sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SOMOS ATORES SOCIAIS

SOMOS ATORES SOCIAIS.

SOMOS SENHORES DE NOSSO DESTINO.
CONSTRUIMOS A NOSSA VIDA COM NOSSAS EXPERIÊNCIAS AO PONTO DEPOIS DE UM CERTO TEMPO NOS TRANSFORMARMOS NUMA INSTITUIÇÃO.
O APRENDIZADO DA VIDA É LONGO.
VIVEMOS NA VERDADE EM FUNÇÃO UM DO OUTRO, NOS INTERAGINDO DENTRO DA SOCIEDADE.
AS EXPERIÊNCIAS NOS ENSINAM MUITO. REPORTA-NOS AO SER QUE NADA SOMOS, APENAS UMA POEIRA CÓSMICA À DERIVA DO PRÓPRIO DESTINO.
NOSSO CORPO? ESSA COISA REVESTIDA DE CÉLULAS, OSSOS, CARNES, HORMÔNIOS, NADA MAIS É DO QUE O FRUTO DE UMA LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO.

ACHAMOS OU MESMO ACREDITAMOS EM NOSSAS VERDADES, ENQUANTO QUE NOSSO PRÓXIMO TEM A SUA, MAIS DURA, PELO QUE VEJO, DO QUE A MINHA VERDADE.
AS PESSOAS, TODAS ELAS, TEM SENTIMENTOS, FALTA-LHES EM GRANDE PARTE O AMOR, O CARINHO, A TERNURA, O RESPEITO, A DIGNIDADE, PORQUE O MUNDO NÃO LHES SORRIO.
É DIFÍCIL SIM, SOBREVIVER DEBAIXO DE UM EMARANHADO SISTEMA EXCLUDENTE, ONDE OS GRUPOS SE FECHAM EM COPAS, NÃO PERMITINDO EM TESE A INSERÇÃO DAS PESSOAS NO CONTEXTO DA SOCIEDADE.
VÍTIMAS OU NÃO DO PODER EXONÔMICO, HÁ UM LADO TAMBÉM SOMBRIO QUE O SEJA O DAS PROFISSÕES.
PARA GANHAR O PÃO DE CADA DIA, EXISTEM PESSOAS QUE SE EXPÕEM, NUM GRITO CONTESTATÓRIO: OLHA EU EXISTO, ESTOU AQUI E FAÇO ISSO, ISSO E AQUILO.
PORÉM NÃO PODEMOS VIVER ESSA HIPOCRISIA SOCIAL, PORQUE O MUNDO LÁ FORA É FEITO EXATAMENTE DESSA FORMA.
COMO ATORES E OBSERVADORES DAS TENDÊNCIAS SOCIAIS TEMOS UMA RADIOGRAFIA PERFEITA DO QUE EXISTE À NOSSA VOLTA. NÃO NOS COMPETE JULGAR OU TECER QUALQUER JULGAMENTO, ATÉ PORQUE NÃO SABEMOS OS REAIS MOTIVOS DAS PESSOAS.
NO ENTANTO SÃO SERES HUMANOS, QUE CAMUFLANDO SUAS IMAGENS QUEREM TRANSMITIR UM RECADO. CABE À NÓS IDENTIFICAR A MENSAGEM DESSES RECADOS DA LINGUAGEM DO CORPO.

TAMBÉM REPRESENTAMOS NOSSO PAPEL. DISSE ALGUÉM: A VIDA É UMA PEÇA DE TEATRO QUE NÃO ADMITE ENSAIOS.
QUANDO NOS POSICIONAMOS FRENTE A UM ESPELHO, NO FUNDO ESTAMOS ENSAIANDO SIM. GOSTAMOS DE NOSSO CORPO, ACHAMOS A FORMA PERFEITA. DESPERTAMOS A LIBIDO DA PARTE CONTRÁRIA.
TODAVIA, ISSO TUDO É PASSAGEIRO, NOSSA PASSAGEM PELO SISTEMA PLANETÁRIO TERRA É CURTÍSSIMO.
NASCEMOS, CRESCEMOS, NOS TORNAMOS ADULTOS E ENVELHECEMOS.
A DISPOSIÇÃO PARA A VIDA É QUE NOS FAZ JOVENS ETERNAMENTE.
QUANDO OCUPAMOS NOSSA MENTE EM ALGO PRODUTIVO, MESMO REPRESENTANDO ALGUMA COISA, NÓS MOTIVAMOS NOSSO CÉREBRO OU MENTE, NOS INDUZINDO FAZER COISAS BOAS E LEGAIS.
NISSO NÃO EXISTE CULPA ALGUMA. PRECISAMOS ABSORVER O QUE EXISTE DE MELHOR DENTRO DA SOCIEDADE, ESQUECENDO OU BANINDO AOS COISAS NEGATIVAS.
SOMOS CORPOS MATERIALIZADOS, FEITO DE PARTÍCULAS ATÔMICAS, COM AS MAIS COMPLEXAS VARIANTES, QUE SE TRADUZ POR ÁCIDOS DEXORIBONUCLÉICOS TIDO COMO DNA, QUE NADA MAIS É DO QUE A REUNIÃO DE GENS DE NOSSO PAI E NOSSA MÃE, QUE UM DIA TIVERAM SEUS MOMENTOS DE LAZER E PAIXÃO E NOS COLOCARAM AQUI NO PLANETINHA. MEDIR OS LIMITES DA SACANAGEM DELES, IMPOSSÍVEL. ERA IMPOSSÍVEL. ERA.
BACANA NÃO? A GENTE SER ATOR, REPRESENTAR, VENDENDO A IMAGEM NA VITRINE DA VIDA, TENDO MOMENTOS ONDE NOS LOCUPLETAMOS COM A OUTRA CARA METADE.
NISSO TUDO DEIXAMOS UM CADINHO DE NÓS NO CORPO DO OUTRO, ALÉM DAS ENERGIAS POSITIVAS OU NEGATIVAS.
DEPOIS NOS ENTREGAMOS AO TORPOR DA CARNE E POR FIM ADORMECEMOS. PARECE QUE A FELICIDADE DO MUNDO CONSISTE NISSO.
E, CONSISTE MESMO.
NA VIDA NÃO É SO TRABALHAR NÃO. É PRECISO UM CADINHO DE LAZER, DE TERNURA, DE PAIXÃO, DE CONTATO COM ALGUÉM. FAZ PARTE DO JOGO DA VIDA.
TODOS HUMANOS NASCEM DESPIDOS OU PELADOS E AO MORREREM DE MORTE NATURAL, VENCIDOS PELA IDADE, TAMBÉM MORREM SOZINHOS, SEM NINGUÉM AO SEU LADO. QUE COISA TRISTE NÃO?
ENTÃO, NÓS BRILHAMOS NAS PASSARELAS DA VIDA, NOS PROJETAMOS SOCIALMENTE, PARA DEPOIS ACABARMOS DA PIOR FORMA POSSÍVEL, REPRESENTANDO STATUS QUE NÃO TEMOS MAIS. ALIÁS, TEMOS SIM. SÃO POUCAS PESSOAS QUE TEM NOÇÃO DISSO.
POR ISSO CADA MOMENTO É MUITO IMPORTANTE EM NOSSAS VIDAS, E SE PUDERMOS ACRESCENTAR ALGO NA VIDA DE ALGUÉM, QUERO SIM, ACRESCENTAR COISAS BOAS EM SUA VIDA. PORQUE A FORÇA DE UMA AMIZADE MOVE O MUNDO E NOS ETERNIZAMOS AO CONSTRUIR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, IGUALITÁRIA E FRATERNA.
BEIJOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário