sábado, 21 de agosto de 2010

UFOLOGIA MAIS UM POUQUINHO

Probabilidades de vida no universo - Cada dia que passa, surgem novas possibilidades de existência de vida no universo. A tecnologia progride e os novos satélites e telescópios vão longe, avançando com novos dados. Pois bem, os números falam por si: 1 trilhão de galáxias, 4 septilhões de estrelas e calcula-se que possam existir ainda 4 quatriliões de planetas e aproximadamente 12 quatrilhoes de satélites, isto tudo para nos confirmar ou assegurar que a vida é regra no Universo e que o contrário evidencia-se claramente como um completo absurdo. Não podemos com isto deixar de agradecer e relembrar o grande astrofísico Norte Americano de origem Russa. CARL SAGAN que trabalhava na NASA e foi autor de diversos Best Sellers, um dos quais em co-autoria com um sábio Russo Sergei Shklovsky intitulado "Vida Inteligente no Universo" ... no qual exprimia a certeza de que existiam outras civilizações, algumas das quais tinham sem duvida visitado os nossos antepassados, num passado longínquo. Contudo, de repente, Carl Sagan passou a defender a hipótese extra terrestre dos OVNIS.

O que são OVNIS?
A sigla OVNI (Objeto Voador NÃO identificado) define a observação de um ou mais objetos voadores que à luz da ciência atual não possui explicação, sejam estes observados no céu, bem como tenham efetuado aterragens na superfície da terra. Na maioria das informações retratadas na imprensa escrita, radio ou televisão, definem o termo OVNI como sendo balões meteorológicos, planetas, meteoritos, satélites, entre outras formas de observações, sendo o termo mais correto para estes casos a identificação de OVI (Objeto Voador Identificado). Geralmente os casos dignos de utilização do termo, encontram-se na visualização de formas que vão ao tradicional "disco", passando pelas fisionomias cilíndricas, ovais, entre as diversas configurações, deixando muito desses objetos marcas no solo e ambiente, provocando inclusive, alguns traumas nas testemunhas quando estas estão a pouca distância dos objetos. Casos mais profundos existem que salientam a real manifestação do fenômeno, como se identificam os objetos ao radar,fotografias em plena luz do dia, ou mesmo, quando a visualização de um OVNI permite contatar um dos seus tripulantes, habitualmente definidos como seres humanóides. É nestas situações que investigadores e estudiosos deste fenômeno se debatem na sua análise, cujos objectivos empreendidos levam a acreditar que estamos perante um dos enigmas mais persistentes da história da humanidade.


UFOPÉDIA – Definições Relacionadas ao Fenômeno.


Abduções Alienígenas - rapto forçado de um espécime humano por uma entidade extraterrestre normalmente com o objetivo de realizar experiências ou outras atividades de estudo na vítima. Termo usado no sentido de "rapto". Um pouco mais suave, refere-se a "raptos" de humanos por extraterrestres. A abdução apresenta diversos propósitos científicos, como coleta de orgãos humanos, pesquisas, engenharia genética...

ALF (Alien Life Form) - Forma de Vida Alienígena. Identificação para criaturas alienígenas.
ALIEN - Abrev. Alienígena. Palavra sinônimo de ET. No Brasil usa-se muito o termo Alienígena.
ANUB - Abreviação de Assossiação Nacional dos Ufólogos do Brasil. Entidade "suprema" na ufologia brasileira.
Área 51 - instalação do governo americano utilizada para fins secretos situado na zona do lago Groom Dry da Área de Ensaios Nucleares e Cobertura Aérea de Nellis, cerca de 130 quilômetros NNW de Las Vegas. Area altamente restrita sobre o deserto de Nevada. Local palco de muitos testes secretos de naves, aviões (fighters), aparelhos... Muitos especulam a presença de vida extraterrestre lá, mas até agora nada foi comprovado. Codenome: Dreamland
Aura Z - grupo de investigação russo similar ao seu correspondente americano Majestic-12.

"Black Projects" - projetos subsidiados pelo governo cujas conclusões são restritos ao público por aparentes razões de segurança.

BUFORA - (British UFO Research Association) foi formada em 1962 como uma federação de oito grupos OVNI regionais da Grã-Bretanha. Estes incluíam a London UFO Research Organization (LUFORO, fundada em 1959) a qual havia sido o mais antigo grupo inglês deste gênero. É a publicadora do UFO TIMES e os seus membros alcançam um número que ronda os 500.

CIA (Central Intelligence Agency) - Agência de Inteligência Central. Uma das instituições que mais sofrem repressões do público ufólogo. Acusada de ocultar grandes informações sobre atuações extraterrestres na Terra, e de estar presente em vários acontecimentos relacionados à Aliens.
CNIFO - (Comissão Nacional de Investigação do Fenômeno OVNI) comissão portuguesa sem ligações governamentais dedicada à investigação de ocorrências relacionadas com OVNIs.
"Crop circles" - desenhos invulgares normalmente encontrados em searas. São principalmente formas geométricas perfeitas (círculos na maior parte dos casos) possivelmente causadas pela presença de um OVNI, usualmente atribuídas a um procedimento de aterragem.
Cydonia - área descoberta em Marte pela sonda Viking I em 1976 onde estranhas formações rochosas foram fotografadas, vagamente formando uma face humana. Surgiu a possibilidade de uma civilização alienígena na superfície de Marte, mas cépticos cedo rejeitaram tal idéia. A confirmação sobre a possível natureza desta descoberta terá lugar com a chegada das sondas Mars Pathfinder e Mars Global Surveyer em 1997.
Disco Voador - designação comum para um OVNI. A sua origem remonta a 1947, usada pela 1ª vez num artigo de jornal que cobria o incidente em Roswell para definir as naves de formato semelhante a um boomerangue que Kenneth Arnold alegadamente viu.
EBE (Entidade Biológica Extraterrestre) - Entidade biológica extraterrestre ou Extraterrestrial Biology Entity, usada para denominar formas de vida de origem extraterrestre.
EXOBIOLOGIA - Estudos de vidas extraterrestre. Do grego, exos (externo), bio (vida) e logos (estudos). Estuda formas de vida de outros mundos, de pequenas bactérias a seres mais complexos.
FBI (Federal Bureau of Investigation) - Agencia Federal de Investigações. Assim como a CIA, sofre muita repressão sobre o público ufólogo.
FLYING SAUCERS - Disco Voador em inglês. Designação universal.
FOIA - (Freedom of Information Act) lei americana que possibilita o acesso do público a informação restrita, se tal ação for autorizada pela ordem de um juiz federal. Porém, está sujeita a ser contrariada, caso o material seja classificado como assunto de segurança nacional.
Hiper-espaço - tecnologia alienígena que permite as suas naves viajarem a velocidades superiores à da luz (330.000 km/s). Isto, no entanto, constitui uma impossibilidade se considerarmos as nossas atuais leis da Física.
HRMS - (High Resolution Microwave Survey) projeto planeado pelo SETI na sua busca de inteligência extraterrestre, que tinha como intenção a pesquisa de um largo grupo de estrelas para localizar provas de civilizações alienígenas.
IAC (Identified Alien Craft) - Usada para denominar uma nave de origem alienígena identificada, oficialmente reconhecida.
INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) - Orgão brasileiro que atua na área de astrofísica, meteorologia e tecnologia aeroespacial.

KGB (Komitet Gossudarstvenoï Bezopasnosti) - Comitê de Segurança do Estado - Rússia. Orgão de inteligência russa responsável pela segurança interna.
Lei de exposição a entidades alienígenas - lei americana que proíbe qualquer cidadão de entrar em contato com uma forma de vida ou objeto ET (incluindo OVNIs e materiais desconhecidos ou utensílios). Se alguém violar esta lei, poderá ser multado até US$5000 e preso. NASA poderá então reclamar o seu direito de estabelecer uma quarentena e realizar uma série de análises e audiências sobre o sujeito. Poderá ser encontrada no Título 14, Seção 1211 do Código de Regulação Federal. Não houve debate público em torno desta lei.
MAJI - "Grupo de controle responsável por todo aspecto de interface com as formas de vida alienígenas, incluindo segurança, inteligência e "desinformação" para prever que o público desconfie de qualquer presença alienígena. MAJI é resposabilidade única do presidente. Local base: Washington DC."
Majestic - nível de segurança que se classifica como o mais elevado na sua hierarquia, sendo até superior ao da Bomba A.
Majestic-12 - grupo secreto de investigação liderado por 12 oficiais do exército americano altamente patenteados e ainda cientistas de renome. Tinha jurisdição sobre todo os aspectos da atividade OVNI e a sua principal missão era a prevenção de histeria generalizada induzida por ações alienígenas.(ver "Black Projects")
MUFON - (Mutual UFO Network) organização fundada em 1969 devota ao estudo e pesquisa do fenômeno OVNI. Não tem ligações governamentais. É considerado como o maior e mais influente grupo de investigação OVNI. Principal entidade sobre assuntos ufológicos. Disposta em todo o mundo, com representantes em diversos países. Age como um grupo ufológico, mas muito respeitado e conhecido pelos continentes.

Mutilações de gado - fenômeno inexplicável cujas únicas manifestações são os seus aparentes resultados diretos: gado morto e esvaído de sangue, cujos restos mortais são encontrados em condições várias. Por norma, não são encontrados quaisquer vestígios de sangue nas proximidades e as intenções alienígenas normalmente associadas ao fenômeno são as de recolha de material genético e estudo das espécies.
NASA (National Aeronautics and Space Administration ) - Instituição de estudos espaciais americana. É a encarregada de todos (a maioria) de eventos astronômicos e aeronáuticos no território americano. A maior instituição de estudos espaciais do mundo.
NERVA - (Nuclear Engines for Rocket Vehicle Applications) projeto da USAF com a intenção de descobrir uma forma de ultrapassar as limitações de foguetes alimentados por combustível químico, através do uso de energia nuclear.
OANI (Objeto Aéreo Não Identificado) - Termo similar à UFO, ou OVNI, só que um pouco mais abrangente, usado comumente na área científica.
OSNI (Objeto Submarino Não Identificado) - Comumente usado no Brasil para identificar um objeto submarino de origem desconhecida. Não somente objetos voadores são avistados pelo mundo; em grandes oceanos, é comum a presença de OSNIs. Nem sempre de origem extraterrestre.
OVNI - (Objecto Voador Não Identificado) objeto voador cujas características incomuns (manobras, comportamento, velocidade, tamanho, forma, etc.) não são compatíveis com qualquer fenômeno ou veículo conhecido.
Projeto "Blue Book" - uma organização criada pelo governo americano com a intenção de estudar fenômenos OVNIs. Foi fundado em 1952, substituindo o Projeto "Grudge" e foi oficialmente encerrado em 1969.
RIV (Res Inexplicata Volans) - Significa UFO em latim. Esta palavra foi oficializada pela igreja, publicada em um dicionário de verbetes do Vaticano. [Nota:Notamos então a conscientização da igreja em relação ao assunto]
SDI - Defense (Strategic Defense Initiative)
STEALTH - Tecnologia "bélica" usada na construção de aviões. Como o B2 - Stealth (caça conhecido por sua invisibilidade à radares), um dos
exemplos da tecnologia stealth em caças bombardeios americanos.
SETI - (Search for Extra-Terrestrial Intelligence) grupo de projetos subsidiados pelo governo americano cujo principal objetivo era a detecção de sinais alienígenas ou qualquer tipo de provas que poderiam levar à descoberta de uma civilização extraterrestre. Em 1988, foi vítima de uma série de cortes no orçamento. Tendo sido considerado dispensável, o subsídio governamental foi retirado. Astrônomos privados continuam o projeto desde então.
Sinal WOW - sinal de 37 segundos de duração massivamente mais potente que qualquer barulho de fundo normalmente captado por um telescópio. Foi apelidado devido à exclamação "WOW!" do astrônomo Jeny Ehman quando a impressão do computador revelou esta invulgar leitura. É ainda hoje considerada como uma possível prova de inteligência extraterrestre.
Sistema de Classificação Hynek - sistema de classificação que categoriza os vários tipos de avistamentos de OVNIs inventado pelo Dr. J. Allen Hynek.
Sistema de Classificação Valee - sistema de classificação que categoriza: comportamentos anômalos (classificação AN), comportamento OVNI (classificação MA), avistamentos de vôo (classificação FB), casos de contatos que é similar ao Sistema de Classificação Hynek (classificação CE) e o nível de credibilidade (classificação SVP).
Telescópio Hubble - potente telescópio em órbita da Terra com o objetivo de pesquisar o espaço exterior.
UFO (Unidentified Flying Object) - Palavra comumente usada para descrever algum objeto voador de origem desconhecida. Não necessariamente de origem extraterrestre. A palavra UFO, de origem inglesa, espalhou-se rapidamente pelo mundo, tornando-se assim sigla universal. Algo que um observador não consegue identificar de primeira vista, seja um balão metereológico, um cometa, ...
UFOLOGIA - Ciência encarregada de estudos sobre vidas extraterrestres, e alguns "subconteúdos".
URE - (Unidentified Radar Echo) leitura de radar cuja natureza incomum é atribuída à detecção de um OVNI.
USAF (United States Air Force) - Força Aérea Americana. Constantemente presente no dia-a-dia ufológico. Acusada de encobrir milhares de fatos que não chegaram
até o público. Principal força aérea mundial.
USO (Unidentified Submarine Object) - Versão inglesa para OSNI.

Probabilidades de vida no universo - Cada dia que passa, surgem novas possibilidades de existência de vida no universo. A tecnologia progride e os novos satélites e telescópios vão longe, avançando com novos dados. Pois bem, os números falam por si: 1 trilhão de galáxias, 4 septilhões de estrelas e calcula-se que possam existir ainda 4 quatriliões de planetas e aproximadamente 12 quatrilhoes de satélites, isto tudo para nos confirmar ou assegurar que a vida é regra no Universo e que o contrário evidencia-se claramente como um completo absurdo. Não podemos com isto deixar de agradecer e relembrar o grande astrofísico Norte Americano de origem Russa. CARL SAGAN que trabalhava na NASA e foi autor de diversos Best Sellers, um dos quais em co-autoria com um sábio Russo Sergei Shklovsky intitulado "Vida Inteligente no Universo" ...

no qual exprimia a certeza de que existiam outras civilizações, algumas das quais tinham sem duvida visitado os nossos antepassados, num passado longínquo. Contudo, de repente, Carl Sagan passou a defender a hipótese extra terrestre dos OVNIS.



O que são OVNIS?
A sigla OVNI (Objeto Voador NÃO identificado) define a observação de um ou mais objetos voadores que à luz da ciência atual não possui explicação, sejam estes observados no céu, bem como tenham efetuado aterragens na superfície da terra. Na maioria das informações retratadas na imprensa escrita, radio ou televisão, definem o termo OVNI como sendo balões meteorológicos, planetas, meteoritos, satélites, entre outras formas de observações, sendo o termo mais correto para estes casos a identificação de OVI (Objeto Voador Identificado). Geralmente os casos dignos de utilização do termo, encontram-se na visualização de formas que vão ao tradicional "disco", passando pelas fisionomias cilíndricas, ovais, entre as diversas configurações, deixando muito desses objetos marcas no solo e ambiente, provocando inclusive, alguns traumas nas testemunhas quando estas estão a pouca distância dos objetos. Casos mais profundos existem que salientam a real manifestação do fenômeno, como se identificam os objetos ao radar,fotografias em plena luz do dia, ou mesmo, quando a visualização de um OVNI permite contatar um dos seus tripulantes, habitualmente definidos como seres humanóides. É nestas situações que investigadores e estudiosos deste fenômeno se debatem na sua análise, cujos objectivos empreendidos levam a acreditar que estamos perante um dos enigmas mais persistentes da história da humanidade.

UFOPÉDIA – Definições Relacionadas ao Fenômeno.
Abduções Alienígenas - rapto forçado de um espécime humano por uma entidade extraterrestre normalmente com o objetivo de realizar experiências ou outras atividades de estudo na vítima. Termo usado no sentido de "rapto". Um pouco mais suave, refere-se a "raptos" de humanos por extraterrestres. A abdução apresenta diversos propósitos científicos, como coleta de orgãos humanos, pesquisas, engenharia genética,...

ALF (Alien Life Form) - Forma de Vida Alienígena. Identificação para criaturas alienígenas.

ALIEN - Abrev. Alienígena. Palavra sinônimo de ET. No Brasil usa-se muito o termo Alienígena.

ANUB - Abreviação de Assossiação Nacional dos Ufólogos do Brasil. Entidade "suprema" na ufologia brasileira.

Área 51 - instalação do governo americano utilizada para fins secretos situado na zona do lago Groom Dry da Área de Ensaios Nucleares e Cobertura Aérea de Nellis, cerca de 130 quilômetros NNW de Las Vegas. Area altamente restrita sobre o deserto de Nevada. Local palco de muitos testes secretos de naves, aviões (fighters), aparelhos... Muitos especulam a presença de vida extraterrestre lá, mas até agora nada foi comprovado. Codenome: Dreamland

Aura Z - grupo de investigação russo similar ao seu correspondente americano Majestic-12. (ver "Majestic-12" e "Black Projects")

"Black Projects" - projetos subsidiados pelo governo cujas conclusões são restritos ao público por aparentes razões de segurança.

BUFORA - (British UFO Research Association) foi formada em 1962 como uma federação de oito grupos OVNI regionais da Grã-Bretanha. Estes incluíam a London UFO Research Organization (LUFORO, fundada em 1959) a qual havia sido o mais antigo grupo inglês deste gênero. É a publicadora do UFO TIMES e os seus membros alcançam um número que ronda os 500.

CIA (Central Intelligence Agency) - Agência de Inteligência Central. Uma das instituições que mais sofrem repressões do público ufólogo. Acusada de ocultar grandes informações sobre atuações extraterrestres na Terra, e de estar presente em vários acontecimentos relacionados à Aliens.

CNIFO - (Comissão Nacional de Investigação do Fenômeno OVNI) comissão portuguesa sem ligações governamentais dedicada à investigação de ocorrências relacionadas com OVNIs.

"Crop circles" - desenhos invulgares normalmente encontrados em searas. São principalmente formas geométricas perfeitas (círculos na maior parte dos casos) possivelmente causadas pela presença de um
OVNI, usualmente atribuídas a um procedimento de aterragem.

Cydonia - área descoberta em Marte pela sonda Viking I em 1976 onde estranhas formações rochosas foram fotografadas, vagamente formando uma face humana. Surgiu a possibilidade de uma civilização alienígena na superfície de Marte, mas cépticos cedo rejeitaram tal idéia. A confirmação sobre a possível natureza desta descoberta terá lugar com a chegada das sondas Mars Pathfinder e Mars Global Surveyer em 1997.

Disco Voador - designação comum para um OVNI. A sua origem remonta a 1947, usada pela 1ª vez num artigo de jornal que cobria o incidente em Roswell para definir as naves de formato semelhante a um boomerangue que Kenneth Arnold alegadamente viu.

EBE (Entidade Biológica Extraterrestre) - Entidade biológica extraterrestre ou Extraterrestrial Biology Entity, usada para denominar formas de vida de origem extraterrestre.

EXOBIOLOGIA - Estudos de vidas extraterrestre. Do grego, exos (externo), bio (vida) e logos (estudos). Estuda formas de vida de outros mundos, de pequenas bactérias a seres mais complexos.

FBI (Federal Bureau of Investigation) - Agencia Federal de Investigações. Assim como a CIA, sofre muita repressão sobre o público ufólogo.

FLYING SAUCERS - Disco Voador em inglês. Designação universal.

FOIA - (Freedom of Information Act) lei americana que possibilita o acesso do público a informação restrita, se tal ação for autorizada pela ordem de um juiz federal. Porém, está sujeita a ser contrariada, caso o material seja classificado como assunto de segurança nacional.

Hiper-espaço - tecnologia alienígena que permite as suas naves viajarem a velocidades superiores à da luz (330.000 km/s). Isto, no entanto, constitui uma impossibilidade se considerarmos as nossas atuais leis da Física.

HRMS - (High Resolution Microwave Survey) projeto planeado pelo SETI na sua busca de inteligência extraterrestre, que tinha como intenção a pesquisa de um largo grupo de estrelas para localizar provas de civilizações alienígenas.

IAC (Identified Alien Craft) - Usada para denominar uma nave de origem alienígena identificada, oficialmente reconhecida.

INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) - Orgão brasileiro que atua na área de astrofísica, meteorologia e tecnologia aeroespacial.

KGB (Komitet Gossudarstvenoï Bezopasnosti) - Comitê de Segurança do Estado - Rússia. Orgão de inteligência russa responsável pela segurança interna.

Lei de exposição a entidades alienígenas - lei americana que proíbe qualquer cidadão de entrar em contato com uma forma de vida ou objeto ET (incluindo OVNIs e materiais desconhecidos ou utensílios). Se alguém violar esta lei, poderá ser multado até US$5000 e preso. NASA poderá então reclamar o seu direito de estabelecer uma quarentena e realizar uma série de análises e audiências sobre o sujeito. Poderá ser encontrada no Título 14, Seção 1211 do Código de Regulação Federal. Não houve debate público em torno desta lei.

MAJI - "Grupo de controle responsável por todo aspecto de interface com as formas de vida alienígenas, incluindo segurança, inteligência e "desinformação" para prever que o público desconfie de qualquer presença alienígena. MAJI é resposabilidade única do presidente. Local base: Washington DC."

Majestic - nível de segurança que se classifica como o mais elevado na sua hierarquia, sendo até superior ao da Bomba A.

Majestic-12 - grupo secreto de investigação liderado por 12 oficiais do exército americano altamente patenteados e ainda cientistas de renome. Tinha jurisdição sobre todo os aspectos da atividade OVNI e a sua principal missão era a prevenção de histeria generalizada induzida por ações alienígenas.(ver "Black Projects")

MUFON - (Mutual UFO Network) organização fundada em 1969 devota ao estudo e pesquisa do fenômeno OVNI. Não tem ligações governamentais. É considerado como o maior e mais influente grupo de investigação OVNI. Principal entidade sobre assuntos ufológicos. Disposta em todo o mundo, com representantes em diversos países. Age como um grupo ufológico, mas muito respeitado e conhecido pelos continentes.

Mutilações de gado - fenômeno inexplicável cujas únicas manifestações são os seus aparentes resultados diretos: gado morto e esvaído de sangue, cujos restos mortais são encontrados em condições várias. Por norma, não são encontrados quaisquer vestígios de sangue nas proximidades e as intenções alienígenas normalmente associadas ao fenômeno são as de recolha de material genético e estudo das espécies.

NASA (National Aeronautics and Space Administration ) - Instituição de estudos espaciais americana. É a encarregada de todos (a maioria) de eventos astronômicos e aeronáuticos no território americano. A maior instituição de estudos espaciais do mundo.

NERVA - (Nuclear Engines for Rocket Vehicle Applications) projeto da USAF com a intenção de descobrir uma forma de ultrapassar as limitações de foguetes alimentados por combustível químico, através do uso de energia nuclear.

OANI (Objeto Aéreo Não Identificado) - Termo similar à UFO, ou OVNI, só que um pouco mais abrangente, usado comumente na área científica.

OSNI (Objeto Submarino Não Identificado) - Comumente usado no Brasil para identificar um objeto submarino de origem desconhecida. Não somente objetos voadores são avistados pelo mundo; em grandes oceanos, é comum a presença de OSNIs. Nem sempre de origem extraterrestre.

OVNI - (Objecto Voador Não Identificado) objeto voador cujas características incomuns (manobras, comportamento, velocidade, tamanho, forma, etc.) não são compatíveis com qualquer fenômeno ou veículo conhecido.

Projeto "Blue Book" - uma organização criada pelo governo americano com a intenção de estudar fenômenos OVNIs. Foi fundado em 1952, substituindo o Projeto "Grudge" e foi oficialmente encerrado em 1969.

RIV (Res Inexplicata Volans) - Significa UFO em latim. Esta palavra foi oficializada pela igreja, publicada em um dicionário de verbetes do Vaticano. [Nota:Notamos então a conscientização da igreja em relação ao assunto]

SDI - Defense (Strategic Defense Initiative)

STEALTH - Tecnologia "bélica" usada na construção de aviões. Como o B2 - Stealth (caça conhecido por sua invisibilidade à radares), um dos
exemplos da tecnologia stealth em caças bombardeios americanos.

SETI - (Search for Extra-Terrestrial Intelligence) grupo de projetos subsidiados pelo governo americano cujo principal objetivo era a detecção de sinais alienígenas ou qualquer tipo de provas que poderiam levar à descoberta de uma civilização extraterrestre. Em 1988, foi vítima de uma série de cortes no orçamento. Tendo sido considerado dispensável, o subsídio governamental foi retirado. Astrônomos privados continuam o projeto desde então.

Sinal WOW - sinal de 37 segundos de duração massivamente mais potente que qualquer barulho de fundo normalmente captado por um telescópio. Foi apelidado devido à exclamação "WOW!" do astrônomo Jeny Ehman quando a impressão do computador revelou esta invulgar leitura. É ainda hoje considerada como uma possível prova de inteligência extraterrestre.

Sistema de Classificação Hynek - sistema de classificação que categoriza os vários tipos de avistamentos de OVNIs inventado pelo Dr. J. Allen Hynek.

Sistema de Classificação Valee - sistema de classificação que categoriza: comportamentos anômalos (classificação AN), comportamento OVNI (classificação MA), avistamentos de vôo (classificação FB), casos de contatos que é similar ao Sistema de Classificação Hynek (classificação CE) e o nível de credibilidade (classificação SVP).

Telescópio Hubble - potente telescópio em órbita da Terra com o objetivo de pesquisar o espaço exterior.

UFO (Unidentified Flying Object) - Palavra comumente usada para descrever algum objeto voador de origem desconhecida. Não necessariamente de origem extraterrestre. A palavra UFO, de origem inglesa, espalhou-se rapidamente pelo mundo, tornando-se assim sigla universal. Algo que um observador não consegue identificar de primeira vista, seja um balão metereológico, um cometa, ...
UFOLOGIA - Ciência encarregada de estudos sobre vidas extraterrestres, e alguns "subconteúdos".

URE - (Unidentified Radar Echo) leitura de radar cuja natureza incomum é atribuída à detecção de um OVNI.

USAF (United States Air Force) - Força Aérea Americana. Constantemente presente no dia-a-dia ufológico. Acusada de encobrir milhares de fatos que não chegaram
até o público. Principal força aérea mundial.

USO (Unidentified Submarine Object) - Versão inglesa para OSNI.



Avistamentos Célebres




ROSWELL - 1947

Cotado como o fenômeno OVNI mais mediatizado e popular de sempre, o caso de Roswell tem sido ao longo dos tempos vítima de uma intensa investigação apenas comparável à especulação que se gerou à sua volta. O inédito sucedeu no dia 2 de Julho de 1947, a 75 milhas de distância de Roswell, Novo México, local da queda de um objecto não identificado. A população, apesar de alarmada pelas estranhas luzes que avistaram no céu, associaram tais fenômenos à base da USAF instalada nas proximidades. O reconhecimento dos destroços foi seguido quase de imediato pelo seu transporte para outra base aérea, a de Carswell. Paralelamente a estes objetos, no mesmo dia e a poucas milhas do local, seria feita outra surpreendente descoberta, um disco metálico de proporções modestas que aparentemente se havia despenhado sobre uma propriedade.


As primeiras declarações, retiradas de uma conferência de imprensa do comandante William Blanchard, operacional da base de Roswell, apareceram no diário local no dia 8 do mesmo mês. Anunciava-se a captura de um "disco-voador" pelas autoridades, relacionando o caso com o estranho surto de atividade OVNI em território norte-americano. A notícia depressa correu mundo, mas viria a perder pouco depois a sua validade oficial com um desmentido por parte do major Jesse Marcel. Este, acompanhado pelos fragmentos de um balão meteorológico, denunciava um erro na identificação dos destroços que afinal não passavam de inocentes pedaços de um aparelho científico. As explicações souberam a pouco e apenas catalisaram mais a indignação civil que não tem parado de crescer.


Recentemente surgiu uma nova explicação oficial. Tudo não passara de um acidente com equipamento de vigilância de um projeto secreto intitulado Mogul, o qual visava monitorar detonações nucleares provenientes do bloco comunista. A natureza confidencial da ação levou a um encobrimento – as duas declarações de imprensa e as gaguejadas explicações que até ai haviam sido verificadas. Restam assim três teorias sobre o sucedido: a última, a que defende um real fenômeno alienígena na zona e a de que tudo não passou de um encobrimento elaborado que visava esconder o verdadeiro acontecimento a 30 milhas do suposto local da queda.

BÉLGICA - 1989
Segundo o que tem vindo a ser dito, tudo começou a Novembro de 1989, na zona este do país. Uma enorme vaga de avistamentos de OVNI's, colocou a Bélgica no Top 10 dos países visitados por entidades alienígenas. Estes objetos aparentavam uma forma triangular, de cor escura e com 4 focos de luz, 3 nos vértices e outro no centro. Não seria a sua primeira aparição pública, mas a enchente, combinada com o fracasso de uma intercepção a 30 de Março por F-16s belgas acompanhada por leituras de radar, levariam a uma extraordinária divulgação do fenômeno.

Esta espécie de OVNI's, aliás, não é propriedade única dos belgas. Tornaram-se comuns as suas visualizações junto a uma base aérea em Lancashire, Inglaterra, que serve de hóspede a experiências com novos veículos. Ainda de acrescentar, uma suposta ligação destes aparelhos a algumas abduções. A especulação quanto à possível origem destes aparelhos delegamos ao leitor, adicionando apenas mais alguns dados: o seu tamanho será superior ao de um Boeing 747 (e não por favor) e que, é capaz de se superiorizar, em termos de velocidade, a um F-16.

VARGINHA - 1957/1996
A aldeia de Varginha, perdida de cidades brasileiras de algum relevo, tem vindo a afirmar-se como um grande expoente da ocorrência de fenômenos estranhos e bizarros. A primeira ocorrência terá sido a 16 de Outubro de 1957, com a abdução de um habitante, António Villas Boas. Segundo este, ao trabalhar na plantação dos seus pais, avistou uma luz vermelha que ao aproximar-se revelou ser uma nave que aterrou nas proximidades. Levado a bordo por três pequenos humanóides vestidos em fatos metálicos cinzentos, foi submetido a uma série de testes e, mais tarde, a uma experiência sexual com um ser que aparentava ser uma mulher e, aliás, amais bela que ele alguma vez tinha visto. Isto, aparentemente, para extrair fluidos corporais, incluindo esperma.

Mais recentemente, a 20 de Janeiro de 1996, uma estranha ocorrência voltou a despertar o interesse nesta pacata aldeia. Desta vez, um estranho e diminuto ser, aparentemente um Cinzento, segundo as descrições, protagonizou algumas aparições junto da população. Julgando ser um animal selvagem, os bombeiros organizaram um grupo de captura, com sucesso. Porém, pouco depois, o ser viria a ser levado por autoridades militares, juntamente com um par semelhante avistado na localidade, apesar de um deles Ter sido dado como morto. Os espécimes terão levado então um complicado trajeto que os levou até aos EUA, passando por uma base militar da zona e Brasília, uma cidade do litoral brasileiro. A versão oficial é de que nada de extraordinário sucedeu neste caso.

NORFOLK - 1980
O mais importante caso OVNI a ocorrer na Grã-Bretanha, a ponto de receber a alcunha de "o Roswell britânico", sucedeu no dia 27 de Dezembro de 1980, na floresta de Rendlesham, em Norfolk. Na noite desse dia, um estranho sinal surgiu nos radares de duas bases da zona. O objeto em questão, obviamente desconhecido, pousou na floresta, destino de uma série de patrulhas. No local, segundo provas reunidas (nas quais se destacam as gravações das mensagens rádio da polícia), foi encontrada uma nave de forma cônica, com algum brilho, assente em três apêndices que constituíam o seu trem de aterragem. Pouco tempo após a chegada das patrulhas, o OVNI voltaria a levantar vôo, fora do alcance de qualquer intervenção possível.

Norfolk não deixaria, no entanto, de ser novamente palco de outro fenômeno aparentemente alienígena. Um outro OVNI, por volta de 5 de Outubro de 1996, percorreria o espaço aéreo britânico, mais especificamente junto à costa de Norfolk, com vários avistamentos, incluindo o de civis e de um barco que permanecia junto à zona e leituras de radar. O objeto, segundo os testemunhos, tratava-se de uma luz brilhante, a qual mudava intermitentemente de cor (verde, branco e vermelho). A explicação oficial do fenômeno foi a de que se tratava do planeta Vênus e de que os UREs haviam sido causados pela torre de uma igreja da localidade.

GULF BREEZE - 1987
Desde há alguns anos que a localidade de Gulf Breeze, situada no estado norte-americano da Flórida, tem sido um foco de interesse para vários investigadores do fenômeno OVNI e outros curiosos do assunto. O fascínio originou-se entre o período de Novembro de 1987 e Maio de 1988, com uma vaga impressionante de OVNI's a assolarem a zona. Quem viria a tirar proveito de tal fato seria Ed Walters, um habitante da região que conseguiu tirar algumas das fotos mais impressionantes de sempre de OVNI's. Nestas fotografias surgem com formas semelhantes a discos, brilhando fortemente. Postas à prova por inúmeras entidades, permanecem ainda intocáveis. Excepção feita às declarações de um habitante que afirma ter auxiliado Walters no fabrico de um modelo que apresentou às autoridades como o verdadeiro objeto visível nas imagens. A credibilidade de Gulf Breeze, no entanto, não parece ter sido afetada, a julgar pela quantidade de pessoas interessadas ainda hoje em observar o céu da zona em busca de uma boa fotografia ou recordação.

IRÃ - 1976
Um dos episódios mais fantásticos de contato entre a força aérea de qualquer país e um OVNI, até à data, ocorreu no ano de 1976, a 19 de Setembro. Seguindo uma série de relatos de um OVNI que sobrevoava a zona de Teerã e após contato radar ser estabelecido com o objeto, foi destacado um F-4 Phantom com a missão de o interceptar. O relato do piloto denuncia uma nave com tamanho superior ao de um Boeing e de brilho bastante elevado. Ao aproximar-se do objeto, teve no entanto de regressar à base devido a uma estranha falta de energia nos instrumentos. Porém, quando havia já ganho alguma distância do alvo, os comandos do avião regressaram à sua operacionalidade normal. Um segundo caça, confiado com a mesma missão, não teria maior sucesso. Enquanto continuava a perseguição do objeto multicolor, este tomou, aparentemente, atos retaliadores: "lançou" um segundo OVNI de dimensões mais modestas de encontro à aeronave que, sem qualquer outro tipo de ação possível , manobrou de forma a evitar o objeto, conseguindo com pouca folga impossibilitar a colisão. O objeto após esta ameaçadora manobra, regressou à sua origem. O caça viria mais tarde a ser obrigado a regressar por falta de combustível a tempo de testemunhar o aparecimento de um terceiro OVNI que descolou do maior vindo a aterrar no deserto.
Este estranho objeto terá seguido então uma rota paralela ao Equador, até Marrocos, subindo ainda até Portugal, para mais tarde desaparecer no Atlântico.

TAUBATÉ - 1996
Descreveremos um avistamento em Taubaté que se deu na noite de 02 de fevereiro de 1996, envolvendo o Primeiro Comando de Aviação do Exército (I ComAvEx), que opera com 78 helicópteros de combate dos modelos Esquilo e Dolphin. A testemunha, na época soldado do Exército, é Alexsandro da Silva Santos, irmão da pesquisadora Janilce, do GEONI de Taubaté. Na ocasião, Alexsandro estava de sentinela na estrada da Vila II – uma espécie de condomínio fechado para oficiais do quartel.

Naquela noite o céu estava limpo e estrelado, e o clima era ameno. Então, por volta de meia noite, Alexandro viu ao norte um grande objeto de intensa luminosidade, cerca de 35º acima do horizonte e a 1000 metros de distância. O UFO possuía dimensões comparáveis à lua cheia, talvez um pouco menor.

Vinha na direção do Alto do Cristo (um morro onde há uma estátua semelhante à do Cristo Redentor), era vermelho e tinha luzes também vermelhas, além de verdes, brancas e azuis ao redor, “....como bolas de luzes coloridas de salão de baili”, lembra a testemunha, informando ainda que o objeto produzia um ruído indefinido. O aparelho seguiu em direção sudoeste e sumiu atrás dos prédios da Vila II. Alexsandro continuou em seu posto, imaginando o que seria aquela “coisa” que passara por ali, e assim permaneceu ate por volta de 01:30 h, quando outro objeto semelhante ao primeiro surgiu da mesma direção e percorreu a mesma trajetória, sumindo também no mesmo local. Sentindo-se perturbado por aquelas luzes estranhas, Alexsandro, em seu posto, contava o tempo restante de seu turno para a troca de guarda para voltar para casa.

Até que, por volta de 02:45 h, surgiu um terceiro objeto com as mesmas características, percorrendo a trajetória dos dois anteriores, porém este parou sobre um morro a cerca de 1500 metros do posto e desceu lentamente, ocultando-se entre as árvores do cume. Alexsandro ligou para a Base Aérea para saber se havia alguma aeronave operando nas redondezas, mas o oficial de plantão respondeu-lhe que não, acrescentando que os hangares e o pátio de manobras estavam fechados.

Agitado, disse ao oficial o que teria presenciado. Nesse instante, o rapaz exclamou; “Olha! Tá subindo, tá levantando vôo!!Venham ver, rápido”. O objeto elevou-se vagarosamente no céu ate que seguiu em direção à Base e, na horizontal, acelerou violentamente. De súbito, ascendeu em diagonal na direção oposta, descreveu um ziguezague e se elevou novamente, desaparecendo no céu e deixando um rastro luminoso em sua trajetória.
Logo depois, oficiais se dirigiram até a guarita e submeteram o soldado a um interrogatório. Então, ordenaram a não comentar o caso com ninguém e a esquecer tudo. Alexsandro já tinha ouvido uma estória semelhante de um colega, mas não acreditou muito. Só depois de presenciar é que passou a dar crédito a esses fenômenos. Fontes militares do I ComAvEx nos informaram que o caso esta registrado num Livro de Ocorrências da Base, cujo acesso é negado ao público. Outro caso relacionado com a base de Taubaté aconteceu no ano de 1996.

A equipe do GEONI-Taubaté foi informada de um fenômeno ufológico manifestado na região sul de Minas Gerais, que envolveu uma aeronave militar daquele órgão. A testemunha contou-nos sobre o caso ocorrido no dia 17 de julho de 1995 em que um helicóptero Dolphin, de fabricação francesa, , fazia um vôo noturno na região de Pouco Alegre, sul do Estado. A tripulação era composta por um sargento mecânico de helicóptero e outros militares de menor patente, além do capitão que comandava a aeronave. Eram aproximadamente 23:30h.

O helicóptero estava a uma altitude de cerca de 300 metros quando um objeto alongado e oval surgiu à frente do mesmo, a uns 800 metros dele. Este objeto brilhava intensamente e possuía luzes coloridas em sua pontas e laterais, que eram direcionadas contra o helicóptero conforme o objeto girava verticalmente.

Um tripulante da aeronave, que no momento portava uma filmadora, registrou a cena de dentro da cabina. Então o comandante pediu instruções à torre de controle. Foi-lhe dada ordem para uma manobra evasiva, a fim de não se aproximar do objeto, porém este se colocou novamente à frente do Dolphin.

Num autêntico jogo de “gato e rato”, iniciou-se uma perseguição aérea. O UFO começou a “caçar” o helicóptero no ar, e este tentava se livrar do objeto a qualquer custo. Toda a perseguição estava sendo filmada. Abruptamente, o objeto desapareceu no ar, sem deixar vestígios, a não ser a filmagem de dentro do helicóptero. Porém, esta evidência teve vida curta: o comandante requisitou a fita de vídeo ao cinegrafista, que foi obrigado a entregá-la. A partir daí, nada mais se soube dela. Fica evidente a preocupação do Exército Brasileiro quando se trata de UFOs.

Que tipo de aeronave seria aquela, capaz de voar a mais de 350 Km/h (a velocidade máxima do Dolphin) e realizar manobras sem Ter asas, hélices ou outro apêndice qualquer, produzir luzes coloridas e se mover de forma tão errática, podendo ainda perseguir um avião militar de combate? Seria um balão junino? Uma pipa fluorescente? Ou seria realmente um UFO? Mas se não o era, por que então a fita de vídeo foi retida?

No dia 10 de agosto de 1997, Giliana Gigli Torres, moradora em Taubaté, colaboradora do GEONI e coordenadora do Instituto de Estudos de Ovnis e Metapsíquica (INEON), estava em seu carro, na companhia de seus filhos quando, às 16:30 h, observou uma luz intensa em pleno céu azul.

Tinha magnitude semelhante à de Vênus, era de cor branca, com formato arredondado e ligeiramente achatado. Pararam o carro e começaram a observar o estranho objeto, que permaneceu estático, por cerca de 15 minutos. Subitamente, diminuiu a intensidade da luz que emitia e moveu-se para baixo num movimento pendular, como “folha seca”, e parou novamente, com o mesmo brilho visto no inicio da observação. Rodrigo, o filho caçula, pegou sua filmadora Handycam e começou a filmar o UFO. Passados cerca de dois minutos, o objeto sumiu atrás de algumas poucas nuvens.

Um piloto de avião viu o aparelho detalhadamente, durante cerca de meia hora enquanto se preparava para retornar à pista de pouso, que fica no I ComAvEx. Outros quatro observadores em terra viram o UFO: três na pista de pouso e um que mora no Parque Aeroporto, do outro lado da cidade. Tinha formato ovóide achatado e era de cor branca. Para surpresa de todos, o UFO parou sobre o I ComAvEx para depois sumir em movimentos de ziguezague. Nenhum militar comentou o fato, o que é bastante compreensível: uma aeronave extraterrestre, parada sobre uma base do Exército que, impotente, nega publicamente tais incidentes.

Dando continuidade à casuística da região, citamos mais um caso ufológico. O fato se passou na Rodovia Paulo Virgínio (SP-171) entre Guaratinguetá e Cunha. A testemunha é o soldado da Polícia Militar Rodoviária de São Paulo, João Batista de Souza, de Guaratinguetá. O caso ocorreu em abril de 1995, numa noite estrelada, com clima ameno, sem vento nem luar.

Era cerca de 01:00 h e João estava de serviço quando repentinamente, as luzes que beiram a estrada e as do posto policial se apagaram. Joãso então pegou uma lanterna e saiu para checar a cabine de força e os fusíveis, porém viu que estava tudo normal. Quando retornava, um companheiro (o cabo Edivan, hoje aposentado) chamou sua atenção: “Venha aqui ver o que é que esta acontecendo!”

Ambos avistaram um objeto pairando imóvel sobre um morro que fica a cerca de 300 metros de onde estavam. O objeto tinha forma clássica de prato sobreposto, girava no sentido anti-horário e alternava sua cor entre vermelha e amarela. O UFO começou a deslocar-se lentamente para a esquerda e, acelerando ligeiramente, tomou o rumo de Cachoeira Paulista (SP). A observação durou cerca de cinco minutos. Quando a energia elétrica se restabeleceu, pediram por rádio informações de companheiros na rota do objeto, mas surpreendentemente ninguém viu nada., nem mesmo os militares da Base Aérea de Guaratinguetá. Ambos foram ridicularizados pelos colegas e até hoje evitam falar no assunto.

Para obter mais informações a respeito do caso, procuramos o pesquisador e engenheiro chefe do setor de lançamento de balões do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de São José dos Campos, Ricardo Varela, que nos informou não haver atividades científicas ou militares na área, o que reforça a hipótese de ser um objeto voador não identificado o aparelho visto pelos patrulheiros naquela data.

A propósito o fato ocorreu meses antes da onda ufológica que assolou a região, próxima à Serra do Quebra-Cangalha. Aparecida e Cunha, onde UFOs foram vistos e fotografados por vários pesquisadores do Grupo Ufológico do Guarujá (GUG), do Instituto de Investigação de Fenômenos Aeroespaciais (INFA) e outros, além de repórteres do Jornal O Estado de São Paulo. Os acontecimentos foram narrados por diversos meios de comunicação e incluíram ainda a abdução de Jorge Divino Pereira.



OVNIS na História
Extraterrestres na História - Civilizações arcaicas
Ao falarmos de civilizações arcaicas, com possível relação com o fenômeno alienígena, centramo-nos nas regiões da América Central, Médio Oriente, fora raras excepções.
Nesta primeira região, encontramos estranhos relatos acerca de deuses, quer aztecas, quer incas, quer toltecas. Estes eram descritos como seres brancos com relativo avanço tecnológico, surgindo esporadicamente. Com a sua vinda, eram realizadas inúmeras cerimônias de adoração, sendo conhecidas evidências destes acontecimentos. Na lenda azteca, trajavam fatos metálicos e viriam dos mares do Oriente (Atlântico), viajando em estranhas embarcações. O extraordinário para este povo devia-se ao fato de não possuírem praticamente nenhum tipo de tecnologia náutica, sendo as visitas encaradas como autênticos milagres. Falta ainda referir o fenômeno Nazca.

No Médio Oriente, diversas ocorrências ao longo dos tempos aparentam características típicas de fenômenos OVNI. Em Baalbeck encontram-se diversas pedras de tamanho monstruoso que foram transportadas para o local de um modo impossível para a época. Um investigador chegou até a imaginar que essas pedras serviam de base de lançamento de naves espaciais.

Finalmente, a mitologia esquimó refere-se à sua gênese de forma curiosa. Segundo a crença, teriam sido transportados por condores de metal desde a Sibéria até ao Polo Norte. Especula-se acerca destes estranhos meios de transporte e a sua possível relação com seres ET’s.



Seres estranhos
A história humana é rica em obscuros e estranhos relatos de seres sobrenaturais. Encontramos demônios, anjos, humanóides vários e outras estranhas criaturas perpetuadas pelo folclore. Temos os trolls na península escandinava, os ogros nas ilhas britânicas, as fadas no continente europeu em geral, os dragões na China, os argonautas nas ilhas do Pacífico e os seres mágicos por todo o mundo. Paralelamente aos indivíduos, temos também diversas zonas pelo mundo fora que foram catalogadas, durante muitos séculos, de territórios proibidos por pertencerem aos seres sobrenaturais ou por lá ocorrerem fenômenos bizarros e inexplicáveis. Damos o exemplo dos espaços sagrados dos índios americanos e dos aborígenes. Relacionado ainda com este fenômeno, falta ainda falar de algumas construções sagradas, muitas vezes motivadas pela aparição destes seres.
ET’s

Importa agora transpor o termo ser estranho para extraterrestre e verificar até que ponto esta passagem tem lógica. Muitos dos seres estranhos são hoje representados como ET’s e muitas das situações anteriormente dadas como sobrenaturais são agora "cientificamente" catalogadas de alienígenas, mas que validade tem esta operação? Só poderemos responder a esta pergunta deixando para trás interesses e convicções a priori, analisando a história como ela se apresenta e não como queremos que ela se revele.

Tipos de OVNIS
Durante bastantes anos, antes de aparecerem os primeiros relatos de contatos com alienígenas, falava-se sobretudo de naves espaciais, dos discos voadores. Com o passar dos anos outros tipos de OVNI's começaram a aparecer, nomeadamente os charutos acabaçados, os esféricos, as luzes e mais recentemente os "black triangles".
O tipo de material constituinte do OVNI's é desconhecido, o meio de propulsão também. Já foram registadas velocidades superiores a 15.000Km/h. Bastantes aviões ao tentarem interceptar estas naves, viram os seus sistemas eletrônicos falhar completamente.
Fenômenos atmosféricos, planetas, estrelas cadentes e aviões militares são facilmente confundidos com OVNI's.

Viagens Espaciais
Em um universo tão amplo como o nosso, não é impossível que existam centenas, até mesmo milhares, de planetas onde vida semelhante à nossa (ou não) possa ter se desenvolvido. Logicamente, estas milhares de civilizações estarão em diferentes estágios de conhecimento científico e tecnológico. Certamente muitas delas já realizam viagens espaciais, utilizando diferentes meios de deslocamento.

Algumas devem dominar o conhecimento necessário para realizar viagens interdimensionais. Outras, em um estagio não tão avançado, talvez estejam conseguindo superar a velocidade da luz que, apesar de todo nosso avanço científico, ainda é a barreira imposta por nossa ciência de acordo com a teoria da relatividade. Além da velocidade da luz, também temos outras barreiras a vencer e, felizmente, existem uma série de caminhos e perspectivas que a nossa ciência começa a deslumbrar, conforme podemos ver pelo texto abaixo.

O sistema de propulsão interestelar ideal deveria ser aquele que permitiria ir para outras estrelas tão depressa e confortavelmente quanto as viagens realizadas por naves criadas pela ficção cientifica, como por exemplo a nave do seriado Jornada das Estrelas. Antes que isto possa se tornar realidade, são necessários pelo menos dois avanços cientifico: A descoberta de meios para superar a velocidade da luz e a descoberta de meios para manipular a junção entre massa e o espaco-tempo (spacetime). Este artigo explica por que estas inovações são necessárias e introduzem as possibilidades emergentes que podem conduzir eventualmente a estas descobertas. É importante salientar que qualquer uma destas descobertas terá conseqüências revolucionarias que por si só teriam um enorme valor.

1) A necessidade de superar a velocidade da luz: Colocando de uma forma simples, o Universo é muito grande. Segundo a nossa ciência atual, a velocidade máxima que um corpo pode atingir é a velocidade da luz. Contudo, mesmo sendo uma velocidade extraordinária em termos de dimensões terrestres, leva mais de quatro anos para luz alcançar nossa estrela vizinha mais próxima. Se nos queremos viajar a outras estrelas em um tempo razoável, nos temos que descobrir um modo para viajar mais rápido que luz.
2) A necessidade para manipular a junção massa e spacetime (4 dimensões do espaço e do tempo de nosso Universo): Esta necessidade é menos obvia do que a necessidade de superar a velocidade da luz. O grande problema é o combustível. De acordo com a terceira lei de newton, a toda ação corresponde uma reação igual e contraria. Assim, por mais potente que seja o motor de um carro, se não houver uma estrada para exercer uma forca em sentido contrario e empurrar o carro para a frente não haverá movimento. Para um avião, existe o ar para exercer uma forca em sentido contrario. Lógico que para foguetes não existem estradas ou ar no espaço. Foguetes têm que levar ao longo de sua jornada toda a massa que eles precisarão empurrar em sentido contrario para satisfazer a terceira Lei de Newton. Para evitar este problema, nos precisamos achar um modo para interagir com o nosso Universo, isto para induzir forcas de propulsão sem usar um propulsor. Isto implica que nos precisaremos achar um modo para alterar a inércia de um veiculo, seu campo gravitacional ou sua conectividade com a própria estrutura do universo.

Para uma nave de tamanho modesto, digamos uma nave com uma carga de 200.000 kg, empreender uma viagem até a estrela mais próxima, baseando-se em suas velocidades atuais, levaria cerca de 900 anos para atingir seu objetivo. No entanto, o combustível necessário tornaria praticamente impossível tal viagem. Aqui esta o quanto de propulsor seria necessário:

Para um foguete convencional, como os lançados pelos americanos e russos, impulsionados por combustão de gases, não ha bastante massa no universo para chegar ao destino. Se usarmos um foguete com um motor a base de fissão nuclear, seria necessário aproximadamente um bilhão de super-tanques de propulsor. Se você usar um foguete de fusão nuclear, você vai precisar de aproximadamente mil super-tanques. E se você conseguir um foguete com um motor de Antimatéria, você provavelmente só vai precisar de aproximadamente de uns 100 super-tanques de combustível. É claro que será ainda pior se você quiser viajar mais rápido e chegar mais cedo.

Ha esperança? Provavelmente sim. Nossa ciência continua avançando. Além dos refinamentos contínuos da relatividade geral, existem outras tentativas para melhor entender a massa, o espaço e o tempo. Algumas teorias recentemente publicadas fornecem novas perspectivas. Cada uma destas teorias tem alguma relevância para propulsão e apresentam novos avanços que permitem vislumbrar perspectivas para o futuro. Algumas destas recentes teorias são resumidas em seguida.

A teoria do "Warp drive" (uma teoria de deformação do espaço, parecido com a dobra espacial da ficção). Usando o formalismo da relatividade geral, pode-se supor que viagens com velocidades mais rápidas que a da luz poderá ser possível. Tudo que você precisa fazer é contrair o espaço em frente da sua nave e ampliar o espaço atras de sua nave. Esta deformação do espaço resultaria em um impulso muito grande e a nave poderia se movimentar com uma "velocidade arbitrariamente grande". Observadores fora desta "deformação espacial" veriam a nave se mover mais rapidamente que a velocidade de luz. Os observadores dentro desta "deformação" não sentiriam nenhuma aceleração, já que eles viajam com a mesma velocidade do espaço deformado.

Kenneth Arnold
No verão de 1947, o conceito de Objetos Voadores não identificados, além de inaugurar uma nova era para a humanidade estupefata, forneceu ainda um assunto explosivo para debates acalorados, que seriam travados nas décadas seguintes.

Estranhamente, essa nova era se iniciou com o aparecimento pouco espetacular de um OVNI e nem se sabe muito bem por que esse acontecimento levantou tanta celuema e mereceu tamanha atenção. Talvez tudo aquilo se devesse ao sugestivo nome OBJETO VOADOR NÃO IDENTIFICADO, que na ocasião foi lançado e que os jornalistas do mundo inteiro exploraram sobejamente, pois esse nome oferecia uma definição que correspondia exatamente às observações que haviam sido feitas. Finalmente, os surpreendentes e assombrosos acontecimentos chegaram a ser identificados: os OVNIs são de fato, objetos voadores não identificados! Chamavam o fenômeno de “pires voador”. Como o pires normalmente não voa sozinho, os repórteres nada arriscaram ao comentarcom ironia a aparição de tais objetos voadores, bastante esquisitos. Em todo caso, a sigla OVNI tornou-se a definição mais popular do aparecimento de objetos voadores não identificados no mundo inteiro.

Em 24 de junho de 1947, Kenneth Arnold, o autor dessa definição, falou aos repórteres: “Teria sido uma deslealdade para com a minha pátria, se eu tivesse deixado de anunciar esse acontecimento.”

Arnold, presidente de uma firma de extintores de incêndio, em Boise, Idaho, pilotou seu próprio avião e, na tarde daquele dia 14 de junho, as 14 horas, decolou do aeroporto de Chehlis, em Washington DC, rumando em direção a Yakima.

De acordo com o relato da comissão de inquérito da Força Aérea, o vôo de Arnold atrasou uma hora, por Ter participado nas buscas de uma avião de carga da Marinha, que deveria Ter caído de uns 3000 metros de altitude, nas imediações ou a sudoeste do Monte Rainier; aproximadamente na altura do planalto sobre o qual se eleva o monte Rainier. Após cerca de uma hora de buscas inúteis, Arnold retomou a sua rota original, dirigindo-se para Yakima.

“Naquele dia, as condições atmosféricas eram tão boas, que o vôo se tornou um verdadeiro prazer”, relatou Arnold. Assim, ele ajeitou seu aparelho e, bastante descontraído, refestelou-se no assento, para observar o céu e apreciar a paisagem que se descortinava lá embaixo. À sua esquerda, havia um DC-4 voando a cerca de 4500 metros de altitude.

Dois ou três minutos depois de Arnold Ter retomado sua rota original, o avião refletiu um deslumbrante raio de luz cuja fonte ele não conseguiu identificar. Da mesma forma, ao norte do monte Rainier, ele avistou, à sua esquerda, uma série de estranhos objetos voadores, que se dirigiam ao sul, voando a uma altitude de aproximadamente 3000 metros. Como aqueles objetos se aproximaram em alta velocidade do monte Rainier, Arnold julgou que fossem aviões a jato.

Em poucos segundos, dois ou três daqueles objetos sumiram, ou mudaram de rumo, apenas o bastante para serem atingidos pela luz solar; porém, como se achassem bem distantes, Arnold não conseguiu distinguir suas formas, nem a formação do vôo. Todavia, quanto mais perto chegavam do Monte Rainier, mais distintos se tornavam seus contornos. No depoimento perante a comissão de inquérito, Arnold confirmou que não observou nenhuma cauda naqueles objetos voadores. No entanto, achou que seriam aviões a jato, de um tipo qualquer. No seu vôo, acompanharam mais ou menos a linha do horizonte, com diferenças que oscilavam 300 metros para cima e para baixo. Arnold chegou a essa conclusão, baseando-se na altitude do vôo dos objetos estranhos que acompanhavam seu aparelho.

Nos depoimentos, Arnold frisou que os objetos voadores em formação quase diagonal, a exemplo de um bando de gansos selvagens, dando a impressão de estarem ligados entre si; mantiveram-se em determinada direção, circundando os cumes das montanhas. Arnold avaliou em cerca de 40 Km a distância entre seu avião e os estranhos objetos e calculou seu tamanho em aproximadamente dois terços de um DC-4. Ao sobrevoarem a serra coberta de neve, Arnold observou como o primeiro OVNI, passou pelo pico sul, enquanto o último atingiu o pico norte.

O levantamento topográfico da serra feito posteriormente acusou seu comprimento como sendo da ordem de cerca de 8 quilômetros; portanto, a formação dos OVNIs teria coberto uma área de uns 8 quilômetros.

O monte Rainier esta situado a cerca de 80 quilômetros do monte Adams. Arnold cronometrou a duração do vôo dos estranhos objetos entre esses dois pontos e obteve 1 minuto e 42 segundos, o que corresponde a uma velocidade de 2600 quilômetros por hora.

“Eles voaram pelo ar cristalino como discos arremessados por cima da água”, disse Arnold aos repórteres, naquela tarde do dia 14 de junho. Aliás, poucas horas após seu pouso em Yakima, estes já o bombardearam com perguntas sobre sua aventura, pois, com o instinto aguçado próprio de todo bom jornalista, pressentiram que tipo de mistério que agora envolvia a vida de Arnold garantiria por muito tempo excelentes manchetes.

Com quem teria Arnold se encontrado? O que seriam aqueles pires voadores? Será que se tratava de um novo tipo de avião, mantido em segredo pela Força Aérea doa EUA, com o qual Arnold deparara por acaso? Ou seriam objetos voadores alienígenas, oriundos das profundezas do Cosmo? Em todo caso, tratava-se de um fenômeno que devia ser levado a sério, pois Arnold não era nenhum idiota, mas, sim, um homem de negócios competentísssimo e piloto experimentado. Logo, o assunto prometia, e muito, oferecendo ótimas espectativas para os jornais.

A julgar pelas manchetes que falavam do acontecimento vivido por Arnold, parecia tartar-se de objetos voadores não identificados, de um fenômeno inédito, jamais visto. Mas, a rigor, não se tratava disso, porque, ao longo da história, sempre foram mencionados objetos voadores desconhecidos.

Por exemplo, durante a Segunda Guerra Mundial, foi registrado um fenômeno raro. Vez ou outra, estranhos objetos voadores em forma de disco acompanharam numerosos pilotos durante os vôos. Os pilotos dos bombardeiros das forças aliadas chamavam de “foo figther” (combatente fantasma) os objetos que “dançavam acima das asas dos seus aparelhos ou os acompanhavam a pouca distância, à frente ou atrás; invariavelmente, demonstravam extraordinária facilidade de manobra e velocidade”. Até as tripulações de navios de guerra observaram as evoluções aéreas desses incríveis foo figters. Inicialmente os aliados acreditaram tratar-se de cargas elétricas; depois, correram rumores dizendo que os alemães ou os japoneses teriam lançado uma nova arma secreta para interferir na ignição dos bombardeiros inimigos. No entanto, quando os foo figters deixaram de tomar qualquer atitude inamistosa, as tripulações das naves aéreas acharam que faziam parte da guerra psicológica do inimigo, que visava enervar os pilotos americanos e ingleses.

Por ironia do destino, foi somente após o fim da Segunda Guerra Mundial que a opinião pública american soube que os pilotos alemães e japoneses tiveram contatos idênticos e que também eles pensaram taratar-se e uma arma secreta do inimigo.

Seja como for, os foo fighters foram levados a sério, a ponto de o 8º Exército Americano ordenar a primeira investigação do fenômeno. E tudo resultou numa alucinação coletiva, uma vez que nenhuma potência militar possuia os requisitos tecnológicos necessários para produção de tais objetos. Por outro lado, os foo fighters eram inofensivos, o que diminuiu sensivelmente seu interesse nos círculos do Pentágono.

Após a Segunda Guerra, Charles Odom, ex-piloto de um B-17, decreveu seu contato com foo fighters, no outono-inverno europeu de 1944-45, sobre a Alemanha:

“Tinham a aparência de esferas de cristal e eram do tamanho de uma bola de basquete. Foram observados com maior frequência sobrevoando as cidades de Munique e Viena, bem como outros alvos importantes. Nunca se aproximaram mais do que 100 metros de uma formação de bombardeiros; depois, pareciam ser atraídos por nossa formação, como por um imã, e continuavam voando conosco, lado a lado. Após certo tempo, abandonavam a nossa formação, como faria um avião, e desapareciam.”

Os casos documentados de contato com extraterrestres são classificados em três categorias, a saber:

Contatos imediatos de primeiro grau – Observação simples do fenômeno, sem que este interfira no ambiente. São queridas pelos ufólogos, como mostradas em algumas fotos típicas.

Contatos imediatos de segundo grau – Semelhantes ao anterior, porém nestes são observados efeitos físicos em animais e matéria orgânica. A vegetação pode ser chamuscada ou podada( o caso dos círculos nas plantações , que poderei citar mais a frente) galhos de árvores quebram-se e animais ficam assustados, faróis de carros, motores e rádios desligam-se por algum tempo.

Contatos imediatos de terceiro grau – Os tripulantes do OVNI são vistos dentro ou nas proximidades da nave.

Os contatos imediatos de terceiro grau trazem os casos mais alucinantes que se pode ter. A variedade de descrições dos seres extraterrestres é imensa, mas após a análise cuidadosa é possível reconhecer alguns padrões nas descrições que se destacam dos demais casos pela intensidade com que se repetem ao redor do mundo. Desta forma a ufologia registrou os tipos de extraterrestres mais comuns, esses tipos são chamados de CEBES (Categorias de Entidades Biologicamente Extraterrestres) e são distribuída em cinco variedades principais:

ALFA: Os mais comuns, representando cerca de 67% dos casos de contatos imediatos de terceiro grau relatados, são chamados de greys "cinzentos", pelo menos do que se conhece em vários países, sobretudo nos EUA; têm geralmente de 0,80m a 1,30m de altura, são esguios, com cabeça desproporcional, olhos grandes, ouvido, nariz e boca pequenos, pele rígida e elástica de cor cinza e, geralmente, quatro dedos;

Esta é a raça mais comum identificada pela Ufologia. São muitos os avistamentos, histórias e teorias referentes a eles, feitas de visionários da Nova Era a diferentes cientistas. Os Greys como são apresentados pela comunidade científica: São muito comumente descritos por suas vítimas de abduções. São considerados uma raça com motivos e propósitos desconhecidos em relação à Terra. Eles parecem estar abduzindo, estudando, testando vários indivíduos por motivos não muito claros. Os Greys como são apresentados pelo Movimento da Nova Era: são freqüentemente identificados como demônios ou raça de energia negativa. Eles são freqüentemente relacionados com muitas outras raças, como os Reptilianos e seus objetivos são desconhecidos. Os Greys são relacionados com diferentes teorias de conspiração - uma mistura de visões científicas e da Nova Era. Uma das teorias afirma que uma ou mais de suas espaçonaves se chocaram e foram capturadas pelo governo dos EUA. O governo americano então fez um acordo secreto com os Greys, permitindo que eles façam abduções de humanos em troca de tecnologia. A teoria da conspiração finaliza, afirmando que os Greys não mantiveram a sua parte no acordo. Estas são as descrições dos diversos tipos de Greys: (são todos Humanóides em aparência, com cabeça, tronco, dois braços, duas pernas e dois pés).

Subtipos:

Alfa 1: Os Greys mais freqüentemente vistos têm em torno de 0,60 cm a 1,20m de altura, muito magros, olhar delicado, de baixo peso, olhos negros extremamente penetrantes e inclinados sem pupilas, vestígios de boca e nariz, cabeça muito grande, com queixo pontiagudo. A cor da pele varia do cinza escuro ao cinza claro; do pálido ao branco e pode também ser bronzeado. Não há pelos em seu corpo.

Alfa 2: Outros também comumente vistos são semelhantes aos descritos anteriormente, exceto nos seus 15,24 cm de altura, e parecem dar as ordens. Uma variação deste mesmo tipo descrito são os olhos negros arredondados como grandes botões negros.

Alfa 3: Mais um tipo de Greys: são como pequenos robôs, atarracados e pequenos, com um liso e redondo capacete, com negros e profundos olhos, com o contorno da boca arredondado, tronco quadrado mostrando círculos concêntricos, cheiram como cabeça de fósforo queimada, e a pele tem a coloração cinza cogumelo. Este Greys agem como guardas de segurança.

BETA: Os tipo beta são o segundo tipo de extraterrestre mais comumente encontrados nos relatos de contato imediatos de terceiro grau computado cerca de 19% dos casos. São amistosos e muito parecidos com os humanos, têm pele clara, cabelos louros, tecnologicamente evoluídos, espiritualizados, benevolentes e confiáveis. Atuam com mais intensidade no hemisfério sul do planeta e Variam de 1,40m a 2,00m de estatura; Os beta alegam representar essencialmente força espirituais interessadas na evolução moral do Planeta Terra, e englobam os relatos envolvendo os Centaurianos e os casos relacionados ao Comando Ashtar. Não somente isto, mas os relatos os descrevem com frequencia como a força líder também junto a outras diferentes raça do ramo da evolução.

GAMA: São altos, entre 2,10m a 2,50m, fortes, corpulentos e, às vezes, um pouco agressivos apresentando-se, em geral, envoltos em roupas especiais. Sua frequencia é elevada entre os casos registrados, computando 8% dos casos, mas sua atuação parece ter diminuido drasticamente desde o fim da guerra fria.

DELTA: Os tipo delta fornecem um modelo menos abrangente do que os tipo alfa, beta e gama. Representam uma infinidade de casos isolados que tem em comum o fato de apresentarem um comportamento animal, quase instintivo. Não apresentam um contato cultural inteligente, mas assemelham-se a animais (como por exemplo, o ET de Varginha) ou robôs analíticos. Possuem, de modo geral, uma baixa estatura; representam cerca de 3% dos casos relatados.

ÔMEGA: Conhecidos pelo nome de Espectrais, e representam aproximadamente 2% de todos os casos analisados de contato imediato de terceiro grau. Esses seres são energéticos ou luminosos e aparecem sobretudo à noite. São raros e não têm forma definida. Possuem uma aura luminosa que se confunde com a luz do ambiente e um corpo mais sutil que o nosso. Apesar de raramente interagirem culturalmente com suas testemunhas, todas elas sao unanimes em afirmar que os tipo ômego emanam sentimentos de paz e amor. Muito espiritualizados, geralmente se apresentam mostrando muita leveza flutuando ou voando, de tal foram que normalmente são confundidos com anjos, arcanjos ou com figuras bíblicas.



Alimente sua alma com mais Tipologia das Entidades Extraterrestres
Entrevista efetuada por Daniel Rebisso e publicada na Revista Realismo Fantástico número 6 de Curitiba. Ernesto Bono, autor de A Grande Conspiração Universal, faz incríveis revelações em entrevista concedida a Realismo Fantástico. Pesquisador italo-brasileiro, naturalizado, radicado no Rio Grande do Sul, o ufólogo Ernesto Bono é um dos pioneiros na abordagem filosófica do fenômeno OVNI. Nesta entrevista concedida ao também famoso ufólogo Daniel Rebisso, Bono fala de suas últimas descobertas sobre a grande conspiração dos extraterrestres que estariam dominando planeta.

Realismo Fantástico — Primeira curiosidade: como a Ufologia entrou em sua vida?

Ernesto Bono — Muitos anos antes de me tornar médico e psiquiatra. Foi por volta dos meus 14 anos que comecei a interessar-me profundamente pelo tema e, desde então, nunca mais abandonei essa temática fantástica ou essa manifestação do insólito.

RF – Como conferencista e escritor, observamos que a sua principal preocupação em relação aos OVNIs tem-se voltado para as questões filosóficas ou, como poderíamos dizer, para o aspecto epistemológico e que envolve o conhecimento das coisas. A seu entender, o que a realidade ufológica freqüentemente impõe aos homens?

EB – Eu suspeito que a presença dos UFOs, entre outras coisas, visa modificar nosso modo de sentir, perceber e entender a Vida e o mundo. Eles estariam aí para que, de algum modo, o homem abandone seus velhos esquemas de mal conhecer, esquemas instituídos no Ocidente pela filosofia e epistemologia de Aristóteles e fortalecida por Tomás de Aquino.

Tanto esses velhos filósofos como René Descartes, também filósofo e precursor da Ciência Moderna estabeleceram a primazia da dualidade perceptual. Para eles, sem qualquer dúvida – e para nós também, condicionados pelas idéias deles – existe uma realidade material que se estende e que dura, a qual pode ser encarada por outra realidade que pensa, o corpo-ego-homem, no caso. Esse dualismo ou multiplicidade perceptual acredita, por exemplo, que o homem é um ser à parte, separado, criado por alguém – Deus bíblico ou Acaso científico –, dotado de sentidos e capaz de sentir, pensar e perceber. O homem confrontar-se-ia então com um mundo que estaria à sua frente, mundo que precisa ser bem enfocado, bem percebido, decifrado. Ou melhor, teríamos que raciocinar em cima do que se enxerga e se percebe. Malgrado a impecabilidade dessa postura, ela infelizmente é um modo de conscientizar ou perceber totalmente errôneo e que vem prevalecendo há milhares de anos. Sem qualquer dúvida é prático e cômodo ao Status Quo, mas não passa de uma safadeza e desonestidade da lógica-razão em nós. Tal gnoseologia ou epistemologia é ótima para que os donos do poder alcancem seus fins, e é ótima principalmente para subjugar e dominar os inocentes e desavisados. Os orientais há milênios deram-se conta das mentiras do pensamento comum e da lógica-razão. Esse é o motivo profundo de os sábios orientais nunca se terem permitido criar uma ciência moderna, por exemplo, com seu modo de mal conhecer e de atuar pior. Embora os UFOs nada tenham a ver com a Sabedoria Oriental, talvez estejam tentando romper com nosso esquema enganador de mal conhecer, perceber, senão todos os UFOs, pelo menos boa parte. A presença anômala e escorregadia dos UFOs quiçá esteja sugerindo que conhecer corretamente não é exatamente aquilo que Aristóteles, Ciência e todos os demais filósofos do Ocidente estabeleceram, porque lhes convinha.

RF – Seria então necessário ver ou interpretar o fenômeno OVNI por um outro ângulo que não o científico?

EB – Aprofundando-me no tema, descobri que as humanas possibilidades de conhecer são somente duas: ou prevalece a Direta ou Sentir (do Sábio Autêntico), ou prevalece a Indireta ou pensar (do homem comum, do ignorante, do cientista confuso e conformado). Explico-me melhor: Conhecimento Direto é quando a Mente em SI – ou a Mente num Homem livre do mal pensar – não se separa do dado, ou daquilo que está à sua frente, isto é, a objetividade, que não precisa ser só e sempre material. Tal Mente Pura (ou SENTIR Primevo) comunga com a Objetividade Primordial – ou com o "ISTO" ou também com o Cosmo Verdadeiro. Em tal Saber-e-Sentir há uma interfusão, interpenetração, intercâmbio constante entre o Ser e a Coisa e que em verdade não são dois, mas sim são uma não-dualidade perfeita… No Conhecimento Direto se Sente, se Sabe e se Intui, se Comunga, mas não se rumina a respeito (raciocínio) ou não se discorre propositadamente sobre o percebido, sobre o que se conscientiza. Não existe um ego, ladrão, salteador e mentiroso para tal, e que se meta a distorcer tudo, a ocultar ou a acrescentar lorotas e enganos perceptuais. No conhecimento indireto se pretende que haja um ego-pensante aqui, que se confronta com determinada coisa, lá e que independeria dele, mas que em verdade é só e totalmente pensada. O ego-pensamento em todos nós sempre acha que sente, que sabe, que intuí, que compreende, que atua etc, quando em verdade só pensar em sentir, pensa em agir, pensa em compreender, mas mais mal conhece do que sabe de fato, mais mal lucubra do que intui; tudo raciocina e nada compreende; só pensa em agir, sem conseguir atuar e contento, livremente e alcançar fins verdadeiros. O que o ego-pensamento alcança é exatamente o fruto pensado ou aquilo que se propôs fazer. Longe porém está de usufruir daquele Saber-Sentir Puro, ou de alcançar aquele Isto Primordial, os quais não são tão transcendentes assim nem tão metafísicos. Os discos voadores autênticos são um ISTO Primordial que só o Saber-e-Sentir no Homem vivencia ou senão surpreende e com eles comunga. Há momentos, porém, que certos OVNIs, como uma concessão deles mesmos, transformam-se em objetos vulgares, fugazes, em aparelhos e que qualquer reconhecimento humano ou mal conhecer discursivo pode captar. Só que as experiências que a testemunha-ego tiver sempre serão precárias, confusas, enganadoras, traumatizantes ou até mesmo sofridas. E toda conclusão que de tal experiência o ego quiser retirar sempre será aparências, enganos ou mentiras.

RF – Mas esse tipo de apreensão ufológica nos parece quase um estado de Iluminação Interior. Será preciso tanto?

EB – E por que não poderia ser assim? Aristóteles, Descartes, Kant, Hegel e a ciência moderna inventaram estórias a respeito da objetividade, do viver cotidiano, do Cosmo, onde os UFOs parecem caber. E quem pode nos garantir que o mundo ou a objetividade tem que ser exatamente como eles disseram? E além de ser assim, quem pode nos garantir que uma objetividade tipo UFO tem que se acomodar às leis e dogmas que a ciência inventou, estabeleceu para resultar em PODER. Ou um UFO tem que se comportar conforme a previsibilidade dos preconceitos humanos?

RF – Mas e o conhecimento indireto de que o amigo fala seria só um fornecedor de aparências e ilusões?

EB – Ele é o pai da própria ilusão e tem como base a própria lógica-razão, mãe de todas as aparências e contradições bipolares e polivalentes! A lógica-razão sempre polariza o que nós acreditamos conhecer por meio dela, ou seja sempre resulta num certo e errado, num longe e perto, num alto e baixo, num longo e curto, num duro e mole etc. –, ou senão oculta a Verdade-Isto, ou ainda distorce o Sentir Primevo e Puro, esconde o Real e em seu lugar engendra substitutos enganadores tipo falso mundo, falso universo, falso objeto. O REAL em si, por sua vez, não é nem material nem anímico, não é nada acrescentado nem dependente, nem é algo que o pensamento comum possa decifrar. Na verdadeira VIDA, em cujo seio os OVNIs também pode caber, e com eles outros Cosmos – e não só o modelo de universo científico – não existe "um homem aqui" e "um mundo lá". O que nessa Vida talvez prevaleça é exatamente uma não-dualidade vivenciável, indescritível para a lógica pura, mas descritível para os sentidos e emoções. Digamos, é um todo em que homem-e-meio são algo completo. Sol-e-Raios, Raios-e-Sol. Aí, portanto, não haveria nenhuma necessidade de o homem na condição calhorda de ego-pensante separar-se desse meio e depois tentar conhecê-lo para dele tirar ou não proveito e implantar o PODER institucionalizado. Bastaria a esse homem comungar com seu meio, reconquistando aquela unidade ou aquela não-dualidade sensorial e que sempre é uma união afetiva e inteligente.

RF – A idéia é interessante, mas como se aplicaria esse Conhecimento Direto à pesquisa ufológica, ou senão ao seu correto entendimento?

EB – Para se aplicar o Conhecimento Direto não existe nem como nem porquê. O fato é que, sempre que se levantam os "como" e os "por quê?" em seguida passa a prevalecer o conhecimento indireto, o grande enganador e distorcedor de verdades simples e imediatas, como certos UFOs, às vezes podem ser. A presença UFO não oferece um "o quê" ou um "como" pensar. De algum modo, apenas sugere que o teu modo de conhecer é precário ou está errado e que tens que te modificar. Sua realidade, quando presentes se fazem, em termos aparentemente objetivos e materiais, é sempre um desafio para um ufólogo honesto e livre de escolas. Parece que eles vivem a nos dizer: Pára de pensar tanto e tão mal e começa a sentir-e-saber de outro modo! Esse teu outro modo de sentir-e-saber pode perfeitamente transformar-se num caminho que te conduzirá até nós". E aí voltaremos a ser aquela não-dualidade, Isto-Sentir e Sentir-Isto, em que tanto os homens de boa vontade como os homens cósmicos, seus irmãos mais velhos, acabarão se confundindo e se abraçando no seio de um mesmo PAI-MÃE, de onde tudo surge, mas nada se cria.


RF – Acreditas que todos os UFOs ou melhor, os ufonautas seriam capazes de tal gesto?

EB – É claro que todos não, mas boa parte sim. E é exatamente contra esta boa parte que o Governo Invisível humano e os ETs nefastos do além estão lutando. Boa parte dos ETs devem ser positivamente neutros ou benevolentes; e quem sabe estejam inseridos nesse modo de conhecer direto ou não-dualista. Estes talvez estejam tentando atrair alguns homens inteligentes para levá-los de volta às suas origens, o centro de tudo, onde tudo converge e também desde onde tudo diverge, sem que nada nem ninguém perca aquela condição primordial de Consciência-EU.

RF – E dos demais extraterrestres, dos ETs nefastos, o que poderias no dizer?

EB – Que são velhos aliados de humanos também nefastos daqui mesmo. Tanto a esses ETs velhacos como os seus compadres terrestres do Governo Invisível interessa e convém que prevaleça o famoso conhecimento indireto e indiretíssimo, ou seja, o conhecimento tipo comum ou tipo científico, a moral gananciosa e mesquinha do materialismo niilista, a falsa religiosidade. Esses ETs bandidos ou até mesmo neutros negativos visam o PODER, no além e no próprio mundo, como também o Governo Invisível visa este PODER ou a hegemonia mundial. Ambos não têm qualquer emoção, amor e sentimentos. São máquinas trituradoras e destruidoras sem o emocional-cardíaco, e que é exatamente a alma humana. Eles são os famosos emissários da morte!

RF – Em seu livro A Grande Conspiração há um capítulo inteiro dedicado às revelações de John Lehar e Milton William Cooper a respeito do Majestic-12 e do governo secreto do mundo. O que te levou a crer na validade dessas denúncias?

EB – Exatamente os pormenores das denúncias que ambos fizeram. Como diz William Moore, que os contra-ataca, ambos podem ser apenas simples paranóides, fascistas, farsantes ou quem sabe agentes da CIA disfarçados. Suspeito que William Moore é muito mais do que eles. Para não ter amor à verdade e ao próximo sofrido, Milton William Cooper estaria se expondo demais, pode até correr risco de vida. Nem ele mesmo se dá conta da incrível e espantosa gravidade de suas denúncias. Põe a nu as manobras de um Governo Invisível que efetivamente existe, encabeçado por uma CIA, MJ-12, CFR, TC, Bilderburger, Sociedade Jason, Alternativas l, 2 e 3 etc. como nunca ninguém o fez. John Lear é muito mais prudente e comedido. Mostra o crime, sim, mas acha que ninguém é criminoso. Só os ETs safados é que seriam. M.W.Cooper prova que a maior culpa cabe não aos ETs, mas ao Governo Invisível, que tem atormentado o mundo inteiro, visando o Poder Máximo… O que mais me deixou pasmo foi saber que desde 1947, atrás de um Truman ou de um Eisenhower, já existiam assessores presidenciais humanos, manipulando o governo norte-americano e soviético, constituindo inclusive e com toda felicidade organizações ocultas e prejudiciais aos homens e aos ETs, digamos bem intencionados, como o MJ-12 (ou melhor, projeto Grudge, Sign, Projeto Grudge, Projeto Bluebook, Projeto Yellowbook, Sociedade Jason etc. etc). O que me deixou abismado foi ver como esses humanos em absoluto nada honestos – alguns dos quais representam exatamente a anti-raça humana – se levantaram em bloco, tentando de todas as maneiras possíveis ocultar e bloquear toda e qualquer difusão de verdades ufológicas que não conviessem aos interesses deles. Eles não podiam deixar transparecer que sociedades secretas ou eles próprios, o Governo Invisível, já lidavam com ETs nefastos há milhares de anos. Também não podiam deixar transparecer que sempre houve uma Grande Conspiração Universal, e que, após a Segunda Guerra Mundial, ou após a Segunda Grande Derrota Mundial – pois não foi o homem quem ganhou tal guerra – outros tipos de UFOs e ETs haviam irrompido no mundo, numa tentativa desesperada de alertar os homens ou de ajeitar o que ainda podia ser ajeitado.

RF – Mas então o que tens a dizer da falsa alegação de que os governos mundiais manteriam o fenômeno UFO em sigilo a fim de manter a ordem social e perpetuar o bem estar de todos?

EB — Essa tese de manter a ordem social, malgrado as histerias que o programa radiofônico de Orson Welles em 1938 causou, é completamente falsa. Os poderosos que Milton William Cooper denuncia, e que eu julgo extremamente prejudiciais para o gênero humano, foram os que se levantaram após o segundo conflito mundial (ou derrota mundial), tentando esconder e sufocar uma coisa que havia resolvido intervir desde fora, desde o Insólito, e com o qual eles não contavam. Ou seja, as aparições em massa de OVNIs neutros e quem sabe benevolentes, não aliados de certos humanos safados e não ligados à Conspiração Universal. Esta última talvez atinja seu ápice neste fim, de século ou no novo.

RF – Acreditas realmente que seres extraterrestres tenham firmado algum pacto ultra-secreto com as grandes Potências da Terra?

EB – Não que assinaram, mas foram induzidos a firmar pelo Governo Invisível, e que manda em todas essas grandes potências aparentes. Por conseguinte, foram enganados tanto pelos ETs nefastos como por certos humanos safados daqui mesmo. Ao assim me exprimir, estou me baseando em dados históricos, filosóficos, religiosos, espirituais e ocultistas. A Grande Conspiração não abrange somente a área política e econômica, mas abrange tudo, principalmente o pretenso lado religioso, espiritual, ocultista e paranormal da humanidade.

RF – Independentemente de Cooper e Lear, de onde tiraste a tua convicção do pacto entre ETs e humanos safados?

EB – Conhecendo bastante bem um plano geral que está em andamento há milhares de anos. Tenho me apercebido dos interesses em jogo e que são da ordem econômica, militar, política, religiosa, filosófica, científica, mágica, ocultista, sociológica etc. A partir da manipulação disso tudo, pode-se conhecer o que o Governo Invisível pretende e sempre pretendeu: a hegemonia mundial absoluta. E para tal, nada melhor do que os alienígenas aliados deles! Sempre confundimos esse Governo Invisível ou clandestino com uma Fraternidade Branca com uma Shamballa, com Agartha, mas essas não tem nada a ver com isso. Forças ocultas nefastas do além e do aquém movem o mundo há centenas, senão há milhares de anos. E essas forças tanto pertencem aos falsos deuses, a Golem, Moloch, Molokron, a ETs tenebrosos, como pertencem a humanos, em momentos senhores e em outros servos daqueles. É a velha luta entre Deuses inseridos na Lei e Demiurgos fora da Lei, ambicionando o Poder. O homem comum infelizmente, fica no meio, como nas duas últimas guerras mundiais, e sempre leva a pior. Não poucos humanos gananciosos são aliados dos demiurgos há já muito tempo.


RF – Mas esse acordo secreto justificaria toda uma série de fatos aterradores, supostamente causados por determinados extraterrestres, como as desaparições misteriosas de seres humanos, mutilações inexplicáveis de animais, abduções de mulheres e homens por OVNIs e que depois são devolvidos totalmente perturbados.


EB – Que o acordo propriamente dito tenha a culpa do que vem acontecendo na Ufologia, duvido; mas que ele entreabriu a porta, entreabriu. Só que os poderosos dos governos não suspeitavam – e quem sabe sequer os líderes do governo invisível suspeitavam – que com essa abertura de leve, as portas iriam se escancarar, favorecendo as patifarias de certos notórios ETs vampiros, de certas larvas, de certas "máquinas" ávidas de sangue. Muitos estudiosos do assunto sabem que esses acordos não somente permitiram que alguns ETs, e que depois se revelaram insidiosos, se instalassem no nosso meio, como inclusive lhes foi concedida certa liberdade para fazer as experiências que lhes conviessem, em troca de favores e avanços técnicos. Esses mesmos ETs, aliás, velhos aliados do Governo Invisível ou clandestino, sempre estiveram aí. O que faz pensar então que tais coisas já vinham acontecendo há muito tempo, só que de modo mais brando e bem disfarçado. As velhas bruxarias e os diabos teológicos levavam a culpa. Tais ETs nos tempos que correm, infelizmente, estão exagerando na medida. Ninguém mais os segura. Entrementes, o que o Governo Invisível está fazendo com suas Alternativas l, 2 e 3, com sua franca difusão das drogas, com o contrabando de armas sofisticadas, com corrupções generalizadas, com desgovernos provocados no terceiro mundo, com inflações totalmente camufladas, com recessões, com misérias agudas, com fome generalizada como as da África, com futuras leis marciais etc. etc. isso meu amigo é muito pior.

RF – Duas raças supostamente extraterrestres, os reticulianos e os rigelianos (além dos reptilianos) estariam atrás dessas operações e acordos secretos. Quem te garante que sejam elas mesmas as que estão fazendo tudo isso?

EB – As palavras reticulianos, rigelianos, reptilianos, e até mesmo procionianos (ou tipo humano, nórdicos) foram inventadas pelos homens, por certos estudiosos de Ufologia. Não sei quantas raças de ETs nefastos existem, mas um tipo cinzento, e que o homem chamou de reticuliano, é o que geralmente prevalece quando se trata de descrever horrores e circunstâncias desagradáveis na Ufologia. Suspeito que dentre as centenas de tipos de ETs já vistos – (vistos pelo conhecimento indireto e enganador do homem e, portanto, ETs mal descritos; ou quem sabe, alienígenas que nos enganam por causa de nossa precariedade perceptual) – possível seria formar três grupos, sem cair no maniqueísmo do bem e do mal, ou seja: os benevolentes, tolerantes e que talvez tentem nos ajudar (os procionianos, quem sabe!), Os neutros e que às vezes se confundem com máquinas, robôs, andróides, clones, e os nefastos que precisam nos vampirizar e sugar tudo o que fortaleça e garanta a sobrevivência deles… Temo que estes últimos sejam a maioria… O relatório Matrix aponta os reticulianos, os rigelianos e os procionianos como sendo os extraterrestres que mais nos visitam e atuam no nosso meio. Suspeita-se também que as potências mundiais do primeiro mundo foram levadas a fazer acordos com reticulianos e rigelianos,. Os procionianos ou os tipo venusino de George Adamski sempre foram rechaçados pelos governos em geral, não se sabe porque e sempre foram vistos como seres criados pela imaginação humana. (É que esses tais se confundem com os alemães, e por conseguinte com os nazistas que fugiram após a WW2). Adamski, no caso, era o pai dessa imaginação, com propensões místicas. É claro que atrás desse rechaço forçado e imposto estava o próprio Governo Invisível… Por outro lado, levando em consideração os diversos relatos e raptos acontecidos, as vítimas geralmente ou descrevem extraterrestres tipo reticuliano, ou senão tipo rigeliano, mas estes bem menos, reforçando sobremaneira a tese das experiências terríveis que tais alienígenas estariam levando a cabo com homens e animais. Por outro lado, não se tem notícias de encontros com procianianos (ou tipo venusino) e que para o contatado tenha resultado em violências e traumas… Posso estar enganado, pois não é possível memorizar todos os contatos de terceiro, quarto e quinto grau que já aconteceram com ETs, no mundo inteiro.

RF – Esses reticulianos e rigelianos teriam eles entrado no cenário terrestres somente após a Segunda Guerra Mundial? Ou melhor dito, somente depois de 1947?

EB – Ai amigo, indiretamente estás me obrigando a tocar num assento delicado. Bem, lá vai, paciência! De fato, certas coisas precisam ser ditas! Como antes sugeri, muito antes de 1947, digamos milhares de anos atrás, certos membros ativos do que hoje mal se suspeita existir como governo invisível já eram aliados de certos extraterrestres. Quero crer que eram aliados de ETs nefastos. Só que estes dificilmente se faziam presentes na superfície do globo. A modo de dizer, viviam invisíveis ou semi-invisíveis em planos imediatos ao plano-Terra. Eles, tranqüilamente sempre efetuaram o comércio do troca-troca… Ou seja, certos bruxos, certos religiosos de mau caráter, sempre estiveram fazendo sacrifícios, geralmente sanguinários, sempre praticavam rituais a favor de tais ETs e que eram vistos como pretensos santos, deuses, guias, líderes de falanges, de egrégoras etc. E estes, em troca, obsequiavam favores e poderes para os seus eleitos, escolhidos ou ritualistas. Talvez alguns do Governo Invisível atuassem assim e tirassem proveito disso. Assim que os pactos ou acordos entre ETs nefastos, necessitando de sangue, hormônios, órgãos, humores, sentimentos, emoções dos seres vivos já são bem antigos. Eles sugam tudo.

RF – Por que razão esse acordo entre ETs cinzentos e grandes Potências, direcionadas por um pretenso governo invisível só foi posto em prática mais intensamente nos últimos anos, digamos, após a Segunda Guerra Mundial.

EB – Vou contar uma piada que parece verdade ou uma verdade que parece uma piada. Conforme ensina a tradição milenar e o próprio Apocalipse, milhares de anos atrás houve um terrível confronto de ETs no céu, confronto que se refletiu na superfície terrestre, de modo catastrófico. Um grupo de ETs benevolentes ou da Luz, capitaneados por alguém, e obedecendo ordens do Centro da Vida, vieram dispostos a eliminar (ou a expulsar) dos céus e da superfície da Terra o Demiurgo usurpador, e seu 1/3 de estrelas (ou ETs nefastos, asseclas, seguidores ou até mesmo outros demiurgos mais). Este Demiurgo usurpador, tomando o lugar do Absoluto, do Ser Primevo, do Deus Pai-Mãe, muito antes fez-se passar pelo deus único, criador do céu e da terra, e que todos deviam obedecer e temer. Em verdade sempre foi e é um farsante, um Titã inimigo dos homens. E tal como conta o Gênesis, em que Abel é atraído para fora por Caim e depois é traído e morto, esse mesmo líder e seus ETs de boa vontade, de algum modo, foram enganados pelo Demiurgo. Tiveram que parar de guerrear contra as hordas do Demiurgo, porque quem estava sendo prejudicado, como de hábito era o homem da superfície terrestre. E, bloqueados, não puderam voltar às suas origens. Para evitar o pior, "esses ETs benevolentes tombaram na superfície terrestre", em pontos especiais e se esconderam por um tempo ou Era. Esses mesmos que se esconderam em algum lugar da terra, como os tempos haviam chegado, por amor ao homem, resolveram reaparecer na superfície. Determinados extraterrestres não derrotados, mas que por força das circunstâncias se ocultaram em mundos subterrâneos e plataformas submarinas, simplesmente resolveram voltar. Juntamente com o retorno à superfície desses, também voltaram a aparecer outros ETs cósmicos, Filhos da Luz, que se situavam muito além do escudo isolador que o Demiurgo havia levantado ao redor da Terra. Com esse aparecimento repentino de ETs positivos do muito além, e os aqui escondidos, o Governo Invisível ou clandestino se apavorou, pois estes, mais, digamos os reticulianos do além, aliados destes, eram inimigos milenares de todos esses outros ETs provavelmente positivos e inclusive inimigos da própria humanidade, que por eles todos sempre foi considerada um pasto aprazível.

RF - Na semana passada, saiu uma grande entrevista na Revista Veja, com Peter Ward, famoso astrônomo, astrofísico norte-americano, o qual afirma, após profundos estudos e pesquisas científicas, que fora do Planeta Terra não existe vida. Sendo ele um renomado cientista que fala assim, num quase coro com os demais colegas de astronomia, o que sobra então para os leigos, para quem não é especialista de astronomia, para os que pretendem ser exobiologistas etc? Por um mero acaso, só a Terra teria vida? E se não existe vida em parte alguma, para que a ciência astronômica, astrofísica vem gastando tanto dinheiro com pretensas conquistas do espaço, viagens para a Marte, para a Lua, com radiotelescópios tipo Arecipo e outros mais?

EB - Sinceramente, malgrado a pretensa seriedade, certos astrônomos deveriam se aposentar ou deveriam ser aposentados. Que nessa visão científica de Marte ou nesse modelo de universo científico não existe vida até dá para acreditar. No caso contudo também se deveria dizer que o que de fato não existe é exatamente esse universo científico, malgrado o falso universo sempre aparece, e que no seu lugar desse universo há Algo mais, o Desconhecido, por exemplo. Conheço bem a pretensa seriedade científica, conheço bem as aludidas provas, a metodologia utilizada para arrancar verdades de um perfeito faz-de-conta.

Por exemplo, eu, feito um cientista ou feito um astrônomo não posso afirmar categoricamente que na minha versão de um Marte científico, ou seja qual for o planeta, não exista vida, e sequer restos de vida que talvez possa ter se existido milhares ou senão milhões de anos atrás. Feito um ufólogo também não posso afirmar categoricamente que no planeta Marte, sinceramente descrito por um pressuposto alienígena autêntico, existe vida por que ele mo disse. Tampouco posso afirmar que num hipotético Marte astralino há vida só porque um pretenso espírito do além, tipo Ramatis, descreveu tal vida, por meio de um médium ou sensitivo. Mas então, se nem o cientista, nem o ufólogo e nem o místico têm razão quem a tem? Digo eu, como a nossa percepção comum e científica está distorcida, como a nossa possibilidade de conhecer não leva a coisa alguma, e quando muito forja ficções e inventa estórias, então ninguém tem razão de coisa nenhuma. Só terá razão aquele que vivenciar o fato e se Aqui e Agora nesse fato couber um planeta Marte, nessa vivência estará a razão.

Os radiotelescópios foram forjados para que a ciência moderna provasse aos contribuintes otários, aos pagadores de impostos, que ela faz alguma coisa de útil, ou senão para pretensamente provar que existem planetas com vida inteligente, planetas que emitem sinais de vida, que existe atividade inteligente perfeitamente captável por meios luminosos e sonoros. Para os UFOs que rolam aos milhares, por aí e inclusive se comunicam, tais astrônomos não dão a mínima importância, mas para captarem falsos sinais de vida a bilhões ou trilhões quilômetros de distância, esses gênios da ciência moderna tudo gastam, em tudo se aplicam. Eles acham que tais radiotelescópios lá pelas tanta inclusive poderiam permitir um intercâmbio de inteligência e informações, pois sim. Custaram uma fortuna, e no entanto, qualquer gaiato em ciência, num paradoxo completo, vem e afirma que não há vida igual a da Terra em nenhum outro planeta. Face a esse paradoxo, as opiniões dos ufólogos são bem menos dispendiosas.

RF - Existe uma imensa presença diante de nossos olhos extasiados que chamamos céu estrelado. Até quinhentos anos atrás, de todo este céu a Terra era o ponto central. Todo o resto girava ao redor. Depois vieram os precursores da ciência, Copérnico, Kepler, Galileu, Newton, e a Terra de central passou à condição periférica. Transformou-se num insignificante terceiro planeta de um banal sistema solar qualquer. O Sol ficou central. De lá para cá, o universo foi-se complicando até o infinito. Bem, mas o Atual modelo científico de universo é de absoluta confiança? Pode-se crer absolutamente nele, ou alguma coisa aí nos estaria enganando, como no tempo do geocentrismo?

EB - Para escândalo de alguns, o atual modelo científico de universo não é algo absolutamente verdadeiro, no qual se possa confiar. Meus amigos, o universo científico nunca falou de por si, nunca provou nada por si mesmo, quem fala por ele é sempre o homem mal pensante, seja este uma pessoa comum, seja este um cientista, seja um contatado, seja um místico, seja um sensitivo. E mesmo que se tente provar que o universo científico é verdadeiro, em realidade aí apenas estão se armando causas e condições que resultam numa ilusão perceptual. Tudo obedece à Lei da Geração Condicionada. (Isto sendo, em pensamento, aquilo aparecem, aquilo se objetiva, aquilo se concretiza se para tal eu executar o ato intencional… E mais) Sou eu que te vejo, ó universo de araque, e vendo-te, me vejo, e vendo-me te faço! Por outro lado, no nosso íntimo existe uma poderosa ferramenta pretensamente perceptora chamada avidya (ou ignorância-ego-pensamento primordial) mas que em verdade distorce tudo o que se coloca na frente dela. Por sua vez, fora de nós existe uma Realidade Desconhecida e que Aqui e Agora só se revela àquele que consegue Vivenciá-la, num Saber-Sentir-Intuir autêntico. E se não for assim, quando a ignorância em nós encara Realidade Cósmica a transforma em mentira, num faz-de-conta, em aparência, ilusão ou em Maya, como dizem os orientais. É por isso que o universo objetivado não é uma realidade lá adiante, em sejam quais forem as versões, não importa se geocentristas, heliocentristas, materialistas, idealistas, animistas etc. etc. Tal máquina universal é um embuste total, é uma completa interdependência entre pessoa pensante e objeto pensado.

RF - A Astronáutica moderna mandou foguetes e sondas para todo o sistema solar, e conforme informam os donos do poder e, por conseguinte os donos da verdade científica, da "verdade conveniente" não há vida nos demais planetas do sistema solar. Parece não haver vida também no tal sistema solar próximo da terra, chamado Alfa Centauro e que estaria a uma distância de 4,3 ou 4,5 anos luz.. Mas e aí de onde vem os tais de discos voadores? Ou será que tais discos não existem e nunca existiram?

EB - Pergunta inteligente mas capciosa. Por causa dela serei obrigado a fazer afirmações diferentes, terei que apresentar teses a respeito da eventual origem dos UFOs. No fundo porém abomino teses, antíteses e sínteses. Mas apesar disso, os discos voadores têm que provir de algum lugar ou senão teriam que provir.

Amigos, um lugar nos dá uma idéia quase clara de espaço e, por conseguinte de tempo. Com isso esses dois embustes universais chamados espaço e tempo físicos se assentariam em termos absolutos, como vêm fazendo a milhares ou milhões de anos. Nós seres humanos vivemos na Terra que seria um pequeno lugar do universo científico. Eles, ETs morariam em outro lugar, em outro planeta desse mesmo universo científico. Segundo a ciência, o Universo científico é constituído e trilhões de trilhões de lugares geométricos-espaciais. Mas será mesmo? Paradoxalmente, porém a ciência, para desgraça nossa, prova que não há planetas habitados. Tal "maravilhosa" conclusão, evidentemente é alcançada por um modo de pensar vergonhosamente deturpador, ou seja, pela inferência, pela elucubração adoidada e por conclusões estapafúrdias. Mas e se os UFOs não viessem de nenhum lugar do universo científico? Digamos que eles não conhecessem os lugares geométrico-espaciais do conhecimento humano!? E se eles simplesmente vêm de outros planos de vida, que não planetas, que não lugares falsamente físicos? Se tais UFOs vierem de outras dimensões que nada tem a ver com a nossa pobre e miserável prisão tridimensional? E se eles são um ponto-instante, ou seja, moram num ponto-instante luminoso, num Aqui e Agora suis generis, que de repente vira um plano existencial, um planeta, um palco de vida etc, a partir do qual eles saem e conseguem se intrometer no nosso meio, manipulando para tal a nossa triste e porca tridimensionalidade, adaptando-se a ela? Tudo isso é delírio minha gente? Delírio absoluto e total, porém, é o modelo científico de universo vigente por meio do qual cientistas e astrônomos arrotam à vontade. Não estou impondo nenhuma tese, e nem quero que tomem defesa do que sugiro ou digo, pois não vale a pena. Minhas palavras, como as de qualquer um "são fantasmagóricas rainhas que criam e matam a outros fantasmas" Amigos, face à evidência gritante dos UFOs e suas intromissões ininterruptas no nosso meio, há já milhares ou milhões de anos, só se pode sugerir, sem nada impor, que eles são extra-situacionais e não extraterrestres. Ou seja, quem sabe, quem sabe, o Cosmo verdadeiro, ao invés de ser constituído de planetas, satélites, sistemas solares, galáxias, nebulosas, buracos negros, quasars, anos luz a serem suplantados e o escambau, pode ser constituído de situações existenciais especiais e que chegam até nós sob a forma de ponto luminoso. Este ponto contudo dilata, encolhe, se aproxima, se afasta, se funde com o nosso meio, simplesmente desaparece etc.etc. Nenhuma certeza amigos, nenhum dogma, apenas conversa bem temperada ou papo de maluco, como diria um senhor Renato Azevedo

RF - Newton, com sua pretensa descoberta da Lei da Gravidade e seu implante, já no seu tempo, transformou o Universo numa verdadeira máquina. E preocupado com isso, arremedou que o Deus, ele a pessoa bíblica, o criador de tudo, estava fora dessa máquina astronômica, daí ele ou os companheiros dele terem dito que Deus é um Deus ex-máchina. Isto é, que Deus estava fora da máquina, estava fora da engrenagem que o pensamento de Newton & Cia forjou. A objetividade universal atualmente se complicou de tal maneira e ficou tão imensa que as idéias, as concepções humanas de Deus criando universos de fato não cabem mais. Quem criou esse universo, deus ou o pensamento humano, pretencioso e delirante?

EB - Escândalo dos escândalos! "Prendam esse homem pois ele está maluco e quer prejudicar nossas instituições tão sagradas e tão proveitosas, pois nos propiciam tanta riqueza e fama!" Qualquer falso puritano, falso cientista, verdadeiro cientificista, cientificóide poderia pensar assim ou poderia gritar assim. Amigos, nunca houve uma criação do mundo, do universo, no espaço e no tempo, primeiro porque estes dois últimos não existem como a astronomia e a física humanas acreditam que sejam. Não existindo espaço, tempo, matéria, energia, plasma, nunca houve também um recipiente prévio, no qual um deus pessoa, barbudo e decorador de bíblias, por meio de taumaturgias começasse a criar o mundo, o sol, a lua, a vida e o homem. Tampouco houve um muito mais ridículo deus acaso da ciência que por meio de uma brutal mentira tipo Big-Bang tenha dado origem à vida, graças ao funcionar de leis físico-químicas-matemáticas que ninguém sabe como vieram a ser, a existir, nem como conseguem criar e conseguem fazer funcionar alguma coisa. Sem impor tese nenhuma, nem conceitos, nem proposições, sugira-se apenas sugira-se, sussurrando, que o Absoluto, que Deus Vivo, Aqui e Agora, livre de espaço, tempo, livre de falsa matéria, falsa energia e falso plasma, Manifesta-se feito Vida, feito Cosmo, e que Aqui e Agora toda essa Manifestação Divina e Extraordinária, também escondida no Coração do Homem, se renova de momento a momento. Por conseguinte nessa Manifestação em constante renovação nada há que uma ciência possa descobrir a nível físico, a nível astronômico, químico, bioquímico, biológico, existencial. E o que a ciência diz descobrir em verdade ela apenas forja, engendra. Tudo o que é descoberto e provado, isso sempre é inventado pelo pensamento humano, o que já é um grande mérito, mormente se determinada forjação manifestar algo positivo e construtivo.

RF - A cada dois minutos ou segundos na superfície da Terra são vistas ou constatadas as mais diferentes presenças celestes, entre as quais os Objetos Voadores não Identificados. Digamos que só 10% disso sejam discos voadores. Se a Terra é o único planeta habitado e está isolado do resto do cosmo, de onde vem tantas presenças anômalas que longe estão de se igualarem a aviões de carreiras?

EB - Essas presenças vêm das infinitas possibilidades do Cosmo Verdadeiro e não necessariamente do universo científico e respectivo modelo. Copérnico-Kepler-Galileu, no século XVII apenas forjaram seu próprio universo quantitativo, Newton o sacramentou por meio de fórmulas físico-matemáticos, e depois disso tal modelo de universo se complicou e entrou em inflação galopante. O universo proposto por esses gênios do pensamento humano é apenas um universo quantitativo e este tinha que entrar em inflação. Brevemente entrará em colapso. A Ciência Moderna se implantou no século XVII graças a essa pretensa revolução astronômica, e eu acho que haverá de modificar-se ou tornar-se uma Ciência científica-filosófica-espiritual graças a outra modificação da concepção astronômica. Certamente quando Jesus, o Mestre da Galiléia disse: "Na casa de meu Pai há muitas moradas ou muitos quartos" estava-se referindo a um Cosmo Autêntico, a um universo qualitativo e não quantitativo, malgrado a frase de Jesus também sugira o lado quantitativo. Sucede porém que "casa e quartos" é algo muito íntimo, muito emocional, muito qualitativo e não quantitativo. Não há nada mais sagrado do que o próprio lar. Só uma casa paterna com muitas moradas encerra infinitas possibilidades cósmicas e existenciais. E desta devem provir os UFOs benevolentes, neutros e até mesmo prejudiciais. E a propósito, os monstros que há milhões de anos tomaram conta da Terra vieram de um anti-universo, vieram da sombra da vida, de um horroroso poço sem fundo, e esses dominam o mundo, e para desgraça nossa, inclusive se intrometem e nos insuflam arremedos de sabedoria, para que essa coisa notável chamada ciência, que derrotou em definitivo as proposições da teologia católica e de alguma maneira eliminou a inquisição, acabe se deturpando até o extremo por simples exageros, falsas certezas absolutas e distorções..

RF - Dr. Bono, em seu livro A Grande Conspiração Universal, o senhor escreve: Eles estão aqui há muito tempo e brigam entre si. O ser humano desavisado está inserido entre dois fogos. Precisamos surpreender quem são os extraterrestres realmente favoráveis ao homem, quais são os neutros e quais os alienígenas nefastos, sem nos comprometer e sem sairmos prejudicados nessa investigação. E principalmente, para que melhor se entenda a temática ufológica, ela tem que se divorciar das idéias científicas de espaço, tempo, matéria, energia, plasma, evolução, porque os paradigmas ou os modos de conhecimento de que os alienígenas se valem são completamente outros. Os ETs não abusam do pensamento como nós. Sentem-e-Sabem que podem fazer determinadas coisas e simplesmente as fazem. Talvez de modo mais mágico do que lógico. Todos esses aspectos têm que ser levados em conta na Ufologia para que alguma luz vingue numa temática tão ambígua. A Ufologia não pode fundamentar-se nos erros da astronomia.

EB -Está muito bem dito, nada a acrescentar.

RF - Os grandes inimigos das viagens espaciais ou astronáuticas são o espaço e o tempo. A matéria, a energia e o plasma até que não são tanto. As distâncias entre os planetas do sistema solar são enormes. Contam-se em bilhões ou trilhões de quilômetros e até em quatrilhões. Entre sistemas solares, então as distâncias são um horror. São medidas em anos luz. A distância que permeia o sistema solar e outro sistema solar mais próximo, e que é o Alfa-Centauro é de 4,3 a 4,5 anos luz.

Um ano luz tem aproximadamente 39 trilhões de quilômetros. Os sistemas solares de nossa galáxia via láctea, digamos as plêiades, ou zeta retículo estão a mais de 100 anos luz de distância. De que maneira ETs ou até mesmo terrestres superariam essas distâncias impossíveis de suplantar?

EB - Quando a ciência astronômica se depara com essas fantásticas distâncias em trilhões de quilômetros tem toda a razão em dizer que os UFOs não existem. Só que eles não se deram conta de que o espaço é uma mentira, o tempo físico também, de que a velocidade da luz em 300.000 km por segundo é um engodo, de que tais distâncias são um absurdo, de que o universo que eles enfocam é apenas uma recriação de suas próprias cabeças. Eles utilizam uma cabeça, um cérebro (tudo mentiras reinventadas), quando em verdade eles utilizam uma mente não material e um pensamento calhorda para perceber e conhecer o que no fundo e em última instância nunca souberam o que era isso. Confiaram em tal enigma perceptor e conhecedor e nunca quiseram ouvir os avisos de outras maneiras antigas de conhecer que já alertavam: "Homem, homem cuidado com o pensamento, porquanto ele é um ótimo servo, um ótimo criado, mas é um péssimo senhor. Se fizeres de teu pensamento (raciocínio, intelecto, falsa percepção) um senhor, ele virará um tirano e te esmagará sempre." Sim, pois o homem não é só mal pensar, mas é principalmente Saber-Sentir-Intuir. "Homem, homem, antes de forjar lorotas e extrojetá-las diante de ti feito um cientista, conhece-te a ti mesmo! Porquanto se te autoconheceres em profundidades, Saberás quem és, de onde vieste e para onde vais. Surpreenderás o trapalhão e salteador ou o ego-pensamento, no teu próprio íntimo forjando mentiras e ilusões com a finalidade de subjugar e dominar o Verdadeiro Homem em ti. Autoconhecendo-te saberás quem é Deus e o que a Vida ou o Universo dentro e fora de ti!"

RF -Enrico Fermi, um dos pais da bomba atômica, pois foi o primeiro a fissionar o átomo em laboratório, como bom cientista descrente que era e em relação aos discos voadores, na década de 1950-1960 declarou: "Não existem seres inteligentes extraterrestres na Terra, agora. Se houvesse outras civilizações inteligentes na via láctea, mais cedo ou mais tarde, elas teriam dominado as viagens interestelares, tendo explorado e colonizado a Galáxia. Como eles não estão aqui e agora, eles não existem!" Este é chamado o paradoxo de Fermi, por meio do qual cientistas e astrônomos acreditam silenciar os argumentos dos ufólogos.

EB - Enrico Fermi não suspeitou o horror que ia desencadear com a sua maneira de pensar e de agir, e que dizem ter sido uma maneira científica de atuar.Ou seja, ele, grosso modo, teria conseguido fissionar o átomo de plutônio, urânio, ou sei lá qual, para que daí aparecesse a explosão atômica. Em verdade ele apenas pôs a Lei da Geração Condicionada em funcionamento como nunca, e incidiu num campo virgem de forjações e manipulações mentais. Daí então saltou fora o seu átomo, as suas pretensas fissões, as suas explosões e tudo o mais, pois sou eu que te vejo, ó átomo de merda, e vendo-me, te vejo, e vendo-me, te faço!" Isto é, sou eu que te vejo, ó átomo de merda, pois eu e tu, em verdade somos não dualidade, não separação, somos unidade. Somos um imã, eu, a parte pensante, sou o pólo A e tu, a parte pensada, és o pólo B. E vendo-me objetivado feito um tu, feito um falso átomo pensado, em realidade me vejo, e vendo-me diferenciado feito um tu, feito um falso átomo, vejo-me obrigado a agir por meio do método científico de experimentação e com isso te faço, te engendro, ó desgraceira, ó poluição máxima, ó imbecilidade atroz!

Enrico Fermi, estimulado pelas pretensas descobertas de Einstein e pela sua fórmula E = mC2 apenas pós a Lei da Geração Condicionada em funcionamento e alcançou um assombro de fruto. "Isto sendo, em pensamento, aquilo aparece, aquilo se sobrepõe, aquilo se objetiva, se concretiza, se para tal eu executar o ato intencional da metodologia científica experimental. Isto não sendo pensado, aquilo não aparece, não se objetiva, não se concretiza porque para tal não somente não penso como inclusive não faço absolutamente nada." "O Paradoxo Verbal de Enrico Fermi", por meio do qual não poucos astrônomos desavisados tanto se ufanam, é puro verbalismo fútil, conversa fiada extremamente requintada e intelectual. Minhas colocações também podem ser pura conversa fiada, por que não? Seres inteligentes em outros planetas, na via láctea, dominando o espaço e o tempo e superando distâncias impossíveis, para finalmente nos dominar é um absurdo total, é contradição completa, é pura conversa fiada, malgrado haja alguns ETs safados, sim, ou extra-situacionais que nos dominam. Só que estes provêm de outras condições existenciais, e estão saturados por um espírito de porco incomparavelmente maldoso ou são verdadeiros demônio, sui generis.

RF - Se a presença dos UFOs na Terra é uma aberração, porque então os poderosos do mundo, o governo norte-americano, principalmente já em 1947, 1948 criaram o projeto Sign (projeto sinal), que evoluiu para o Projeto Grudge (projeto ressentimento), no qual foi elaborado o famoso livro Yellow Book onde se registraram as conversas dos ETs. Porque foi criado o Projeto Blue-book, com suas equipes idiotas, outrora tão conhecidas na televisão brasileira? Por que e para que foram criadas a antiga CIA e a atualíssima NSA (National Security Agency). Por que foram criados o Conselho de Segurança Nacional, o MJ-12, o projeto Red-Light, Snowbird etc.

EB - A hipocrisia das autoridades constituídas mais a do Governo Invisível é tamanha que preenche completamente o universo científico ou o seu pressuposto espaço físico. Por exemplo, a turma governamental do presidente Truman de 1947, quando o acontecimento de Rooswell escorregou e quase se tornou de público conhecimento, correram apressados para tapar o sol com a peneira e aí criaram o Projeto Sign, o Projeto Grude, que iam estudar o vôo das borboletas (ou UFO), igual à expedição da Antártida em que o almirante Bird foi caçar pingüins na Nova Suábia do Pólo Sul. Foi criada nada menos do que a CIA, existente na ocasião só para estudar o escândalo dos UFOs e capturar qualquer objeto voador caído e respectivo tripulante. Depois, a CIA evidentemente evoluiu e se transformou na atual agência de espionagem safada e criminosa. Foi criada essa coisa incrível que praticamente quase suga todas as verbas do mundo ocidental, (Verbas do terceiro mundo, de preferência), ou seja a SNA que lida com os mais incríveis aparelhos eletrônicos só para espionar as mensagens excepcionais saídas de UFOs, ou senão dos meios de comunicação antigos ou também de todos os meios eletrônicos atuais. Tal Security National Agency, via Mossad, pretende inclusive dominar completamente o mundo. E já falam em holocaustos psicotrônicos.

RF - Afinal, existe ou não existe vida fora deste nosso planeta de dor e sofrimento? Houve ou não houve um criador para o milagre chamado Vida? O Universo tem que ser realmente a gigantesca e absurda máquina apontada pela ciência, ou quem sabe ele é algo bem diferente. Ao invés de estar saturado de mundos-bola, opacos ou incandescentes, girando de lá para cá, ou de cá para lá não poderia estar saturado apenas de ilhas-situações existenciais? E se este outro universo não científico não dependesse nem do espaço nem do tempo, aí a impossibilidade de viajar pelo cosmo persistiria? Os ETs ao invés de extraterrestres não poderiam ser extra-situacionais?

EB - Bem, mas esta última pergunta praticamente constitui um resumo de todas as respostas que eu dei. Não se diga porém que outra vida tem que existir fora deste nosso planeta de dor e sofrimento. Esse fora só pode traduzir o universo científico, e este último já ficou mais ou menos evidente que quem sabe não passe de um engano, de uma distorção e talvez sequer exista. Grosso modo, por nossa própria culpa e devido à nossa maneira de mal pensar e pior agir, é que parece estar lá fora, quando o Universo Real deveria estar centrado a Algo mais Verdadeiro. Assim que este nosso mundo supostamente situado nas trevas exteriores, de modo positivo e excepcional só poderia receber visitantes não de trevas mais exteriorizadas ainda (ou espaço científico) e sim de planos existenciais mais equilibrados, de situações cósmicas mais harmônicas e mais centralizadas ao Coração da Vida
Observando a literatura sobre ocultismo de séculos passados podemos constatar que observadores antigos citavam a existência de aparições que normalmente eram classificadas como demônios. O trabalho Oficial de Francis Barret, The Magus - Book 2 (Os Magos - Livro 2), de 1801, entre as páginas 48 e 54, descreve os anjos decaídos ou demônios:

...alguns dos que estão perto de nós perambulam para cima e para baixo neste ar obscuro: outros habitam lagos, rios e mares, outros a terra e aterrorizam todas as coisas... perturbando não só os homens, mas também outras criaturas; alguns se contentam com brincadeiras e zombarias, aborrecendo os homens sem causar-lhes dano; outros... mudando de forma, transtornam os homens e fazem com que eles temam em vão...

...os demônios falam; e o que o homem faz com voz audível, eles o fazem imprimindo a idéia de fala na mente daqueles a quem se dirigem, de um modo melhor do que se fizessem isso em voz audível... todavia, eles muitas vezes emitem uma voz audível.

Em seu livro Earth's Earliest Ages And Their Connection with Modern Spiritualism and Theosophy (As primeiras Idades da Terra e Sua Conexão com o Espiritualismo e Teosofia Modernos, 1876, página 254, G. H. Pember Observa que o ocultista "é levado à comunicação inteligente com espíritos do ar, e pode receber qualquer conhecimento possuído por eles, ou qualquer falsa impressão que decidam comunicar... os demônios parecem ter permissão para operar vários prodígios a seu pedido".

As obras "De Magia" e "De Vinculis in Genere" escritas pelo Mago Bruno Giordano, em meados de 1590, consagradas à magia, apresenta práticas religiosas de origem egípcia para atrair demônios para dentro de suas estátuas e um método de condicionamento da imaginação ou da memória para receber influências demoníacas, através de imagens ou sinais estampados na memória. Estes métodos não seriam suficientes para se criar falsas lembranças de abdução, por exemplo?!

Segundo os milhares de registros de casos de aparições de "tripulantes de discos voadores" em todo o mundo, os supostos extraterrestres variam seu tamanho entre alguns centímetros a quase seis metros, sendo que na maioria dos casos o tamanho fica entre 1,20 m e 2,00 m, sendo, normalmente, de forma humanóide, embora também há casos de formas muito estranhas (semelhantes a insetos, por exemplo) ou fantasmagóricas. Sendo que, por muitas vezes, estes seres correspondem a figuras folclóricas, mitológicas, demoníacas ou do ocultismo, relacionados a muitas tradições e culturas de diversas épocas, mostrando tratar-se de entidades polimorfas que, não tendo um corpo físico, são capazes de criar, de alguma forma, uma imagem adequada às culturas com as quais pretendem interagir.

Na obra "Asclépio" de Hermes Trimegisto, século XVI, há a afirmação de que o Anjo Decaído (Lúcifer ou Satanás) recrimina suas hostes por terem fundamentado suas imagens somente em animais, fazendo simbolizar as constelações com figuras de animais (ursa, áries etc) e, para fazer uma paródia contra Jesus Cristo, o Anjo Decaído admite ser uma besta (um animal), porém vitoriosa, triunfante, a "Bestia Triofante". Levando em conta esta afirmação da obra de Hermes Trimegisto e partindo-se do pressuposto de que entidades sobrenaturais existem e que podem ser classificadas como "demônios" que procuram se adequar às culturas para interagir com a humanidade, não seria ousado contar com a possibilidade de que para os religiosos do antigo Egito, seus deuses eram reais e que transmitiam suas mensagens e mandamentos através dos médiuns egípcios. Afirmações semelhantes poderiam ser feitas com relação à crença na existência de Orixás, Espíritos de Mortos e, para os que não são religiosos, estas entidades poderiam se passar por tripulantes de naves extraterrestres. Até mesmo Martinho Lutero (conforme Commentary on Galatians, cap. 3, verso 1, pág 290) observou:

"Satanás é perfeitamente capaz de afetar todos os sentidos da pessoa, de modo que ela juraria ter visto, ouvido, sentido e tocado algo que - na verdade - não viu, etc.

Também na Bíblia vemos citações à capacidade de Satanás mudar sua forma:

E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz.

(II Coríntios 11:14)

Há diversos registros históricos que nos relatam como eram as possessões demoníacas e, surpreendentemente, o pesquisador Jacques Vallee, após muitos anos de pesquisas do fenômeno OVNI, em sua obra Confrontations (Confrontos), na pág. 63, declara:

"O 'exame médico' a que os seqüestradores dizem ter-se submetido, muitas vezes acompanhados de manipulação sexual sádica, é remanescente das lendas medievais de encontros com demônios. Não faz sentido numa estrutura sofisticada, técnica, ou biológica: qualquer ser inteligente equipado com as maravilhas científicas que os OVNIs possuem estaria em posição de realizar quaisquer desses supostos objetivos científicos num prazo mais curto e com menos riscos".

Eu sou um ex-jornalista e apresentador de televisão da Inglaterra que passou os últimos dez anos descobrindo o maior segredo - quem realmente controla o mundo e tem feito assim por milhares de anos.

Eu escrevi dez livros, inclusive "O Maior Segredo", " ...e a verdade o libertará", e "Eu Sou Eu, Eu Sou Livre". Bridge of love Publications, minha editora, também produziu vários vídeos inclusive "A Estrada da Liberdade", "Mudando o Curso", "Revelações de uma Deusa Mãe", e "A Agenda Reptiliana".

Eu revelo como uma sociedade secreta global chamada Illuminati ("Os Iluminados" como eles se chamam) tem segurado as rédeas do poder no mundo desde tempos antigos, expandindo o seu poder pra fora do Oriente Médio e Próximo Oriente (e outros centros) para controlar primeiro a Europa e então, graças ao Império britânico e outros impérios europeus, assumir o controle das Américas, África, Austrália, Nova Zelândia, Ásia, e em outros lugares.

Quando esses impérios pareceram se retirar destas regiões, a Illuminati deixou para trás as redes de sociedade secretas e a sua linhagem genética e estes continuaram a controlar e orquestrar eventos desde então. Há dois tipos de prisões ou ditaduras. Há a variedade pública, que são ditaduras claras (comunismo, fascismo, etc) e então há a variedade mais efetiva de todas - a ditadura coberta, a que se mascara de liberdade.

As pessoas não se rebelam contra o fato de não serem livres quando elas pensam que são!

A Illuminati têm trabalhado para uma agenda longamente planejada e coordenada para criar um governo mundial, um banco central, um exército, e uma população micro-controlada ligada a um computador global. Qualquer um com um cérebro operacional pode ver que todas estas coisas estão emergindo agora, sempre mais rapidamente.

Debaixo deste edifício de poder global, super estados são projetados como a União européia (evoluída da CEE), a União Americana (a ser evoluída do NAFTA), e a União do Pacífico (a ser evoluída da APEC). a OTAN (fundindo-se com a operação de pacificação da ONU) é planejada para ser o exército mundial, a força policial mundial, para manter na linha os países que não desejam conceder sua soberania ao governo mundial da Illuminati, o qual é planejado para evoluir através das Nações Unidas.

A estrutura de controle global consiste em pirâmides dentro de pirâmides. Muito parecido com bonecas russas, uma boneca dentro da outra. Se você olhar para qualquer organização hoje você verá que é estruturada como uma pirâmide. Aqueles na base da pirâmide não têm nenhuma idéia do que a organização para a qual eles trabalham está realmente fazendo. Eles apenas fazem o seu trabalho e vão para casa todo dia. Eles não sabem como o que eles fazem se conecta com a contribuição de outras pessoas para criar um padrão e direção muito óbvio e sinistro. Só os poucos no topo sabem disso. Desse modo, poucos podem manipular milhares em uma organização para avançar uma agenda que esses milhares nem sabem que existe. Há uma versão global disto que manipula bilhões da mesma maneira.

Essas organizações "individuais", sejam elas bancos, corporações trans-nacionais, impérios de mídia, OTAN, etc., ajustam-se então em pirâmides até mesmo maiores. assim, por exemplo, você descobre que no topo da pirâmide bancária global, todos os bancos são, no final das contas, controlados pelas mesmas pessoas - os Illuminati. O mesmo com as corporações transnacionais, mídia, e assim por diante. Há uma pirâmide global que cerca as pirâmides dos bancos, dos negócios, da mídia, do exército, da política, e das outras instituições que movem o planeta. No topo desta pirâmide você encontra a elite da Illuminati que orquestra a sua agenda para o controle global através de todas as suas organizações aparentemente desconectadas.

É por isso que houve um movimento incessante para a centralização do poder global em todas as áreas de nossas vidas, bancos, negócios, mídia, política, o que quer que seja. Isto é orquestrado pelas MESMAS pessoas em conformidade com a MESMA agenda. Você achará uma corrente de artigos neste site que lhe dará um pano de fundo detalhado para esta agenda e há informações infinitas em meus livros que você poderá encomendar do meu website.

A Illuminati manipula a humanidade pela mente e pelas emoções. Há muitas pessoas e poucos Illuminati para controlá-las fisicamente, exceto em uma escala pequena. Eles têm que manipular o modo que as massas pensam e sentem, assim nós vivemos nossas vidas e vemos o mundo do modo que a Illuminati quer que nós vejamos. Por exemplo, a mais poderosa das técnicas de manipulação é uma que eu chamo Problema-Reação-Solução. Ela funciona assim:

Você quer introduzir algo que você sabe que as pessoas não vão gostar. Esse algo pode ser mais poder para a polícia, uma erosão adicional de liberdades básicas, até mesmo uma guerra. Você sabe que se você oferecer estas políticas abertamente as pessoas reagirão contra elas. Assim você cria primeiro um PROBLEMA, uma taxa de crime ascendente, mais violência, um atentado terrorista, um colapso do governo, ou você pega uma de suas marionetes, como Saddam Hussein, para ir à guerra.

Você assegura-se que outra pessoa seja culpada por este problema e não você (que na verdade é quem está por trás de tudo). Assim você cria um "bode expiatório", como eles os chamam na América, um Timothy McVeigh ou um Lee Harvey Oswald. Então, você usa sua mídia para dizer as pessoas o que eles devem pensar sobre seu evento fabricado e quem eles devem culpar por isto. Isto nos traz para o estágio dois, a REAÇÃO das pessoas: "Isso não pode continuar, o que ELES vão fazer sobre isto?

Então, isto permite que ELES ofereçam abertamente a SOLUÇÃO aos problemas que eles criaram - nova legislação que avança a agenda deles de centralização do poder global ou a erosão de mais liberdades básicas. Esta técnica está sendo usada todo o tempo na mente e nas emoções humanas, não menos com uma corrente de crianças e adultos mente-controlados que enlouquecem com armas ao redor do mundo e imediatamente incitam leis de controle de armas.

Eu digo isto como alguém que não tem armas e acredita apaixonadamente em não-violência. Mas se nós vamos ser sábios, nós precisamos olhar além de nossas próprias convicções e perceber que a Illuminati está buscando sistematicamente desarmar aqueles que USARIAM armas contra eles. Logo antes de Adolf Hitler começar a encher os campos de concentração ele introduziu a mesma legislação anti-arma que nós estamos vendo hoje no mundo inteiro.

Nós estamos agora em um momento crucial na história desta agenda. Tantas cartas estão esperando para serem jogadas pela Illuminati nos próximos 12 meses. Nós estamos em uma encruzilhada na história humana. Nós podemos escolher liberdade ou cair sobre o controle de um estado global fascista, uma versão global da Alemanha nazista.

Isto não tem que acontecer, mas para parar isto muitos traseiros precisam ser removidos de muitas cadeiras. Este website e os meus livros lhe darão o pano de fundo detalhado de tudo isso, com o qual escolhas informadas podem ser feitas.

O que você leu aqui é uma mera fração do que há para saber e o quadro é de longe maior e mais extraordinário do que este breve esboço pôde detalhar. Olhe em qualquer lugar neste site ou em meus livros e você verá o que eu quero dizer!
Questão UFO 1 - À procura dos extraterrestres
Domingo, 23 de setembro de 2001


por Rodolpho Gauthier

O que você pensa a respeito dos discos voadores?

Com certeza, você se lembrará da autópsia do ET apresentada no Fantástico. Ou então, do Caso Varginha. Talvez de um filme. Há mais de 50 anos, um assunto chamado UFOLOGIA se infiltrou no cotidiano de milhões de pessoas espalhadas pelo mundo. A cidade de Araraquara não fica de fora das discussões sobre o tema. Há mais de dois anos, existe uma entidade especializada em pesquisar e estudar casos dessa natureza. Nós da OPUs (Organização de Pesquisas Ufológicas) realizamos reuniões regulares e concentramos nossas atividades na Morada do Sol e microrregião. O grupo não tem fins lucrativos e possui membros de várias idades. A maioria é composta por jovens.

Atividades

Fotos de OVNIs (Objetos Voadores Não-Identificados), avistamentos e relatos antigos são alguns dos mistérios com que temos nos deparado ultimamente. A astronomia e tecnologia aeroespacial são assuntos que também interessam à organização, já que muitas das pesquisas ufológicas requerem conhecimentos nestas áreas. Vigílias, entrevistas às testemunhas e muita leitura são outros exemplos de atividades desempenhadas por ufólogos. Procuramos seguir rigorosamente uma conduta científica. Felizmente, tenta-se fugir ao máximo dos estereótipos que ora nos colocam como fanáticos, ora como charlatães. A OPUs quer fazer Ciência!

No ano passado, a entidade organizou um evento em Araraquara, convidando um dos mais respeitados e conhecidos ufólogos do Brasil, Edson Boaventura Júnior. A palestra contou com quase cem ouvintes. A partir de então, percebeu-se que a aceitação do tema na cidade é mais ampla do que se pensava.



Questão UFO 2 - "Leve-me ao seu líder"
Domingo, 23 de setembro de 2001
Revisado julho 2006.

por Rodolpho Gauthier


Se os extraterrestres realmente existem, porque não entram em contato? Por que uma nave não pousa logo na praça Santa Cruz (centro de Araraquara) e o comandante pede para falar com o Prefeito Edinho?

Essa é uma questão muito complexa. Simplesmente não há uma resposta única e verdadeira. Para tentar esclarecer a o problema, a coluna quinzenal Questão UFO levantará cinco hipóteses. São as possíveis explicações mais conhecidas. Porém, não são as únicas. Vamos a elas:

1-) Os ETs não pousam no pátio da igreja Santa Cruz porque ELES NÃO EXISTEM.

Essa afirmação não se justifica do ponto de vista científico, pois a humanidade conhece muito pouco do além-Terra. Segundo os cálculos dos cientistas, existem cerca de 200 bilhões de estrelas somente em nossa galáxia! Com um número desses, fica impossível dizer que não existe vida extraterrestre. Com certeza, é mais fácil provar que eles existem do que atestar que eles não existem. A ausência de prova, não é prova de ausência.

2-) Eles existem, porém NÃO SÃO DESENVOLVIDOS o suficiente para entrar em contato.

Nos últimos anos, pelo menos 50 planetas foram encontrados orbitando ao redor de uma estrela como o Sol. A água, substância essencial para a vida, foi encontrada em luas de Júpiter e existem fortes indícios de que existiu em abundância em Marte. Cada vez mais, nos aproximamos de encontrar vida extraterrestre microscópica em algum canto do Cosmo. Esses seres não possuem a menor capacidade de contatar uma outra civilização. Será que em nenhum lugar se desenvolveu inteligência? É possível, mas não há como ter certeza. Como dizem alguns pesquisadores, é como procurar uma agulha no palheiro.

3-) Eles não dão as caras verdes porque estão em um ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO MUITO AVANÇADO.

Recentemente, um astrônomo australiano publicou essa teoria na revista Ícarus (http://astrosun.tn.cornell.edu/Icarus/Icarus.html). Parte dos planetas parecidos com a Terra tem 6,4 bilhões de anos contra 4,6 do nosso. Ou seja, "eles" tiveram 2 bilhões de anos a mais para se desenvolver. Há dois bilhões de anos, nossos ancestrais não passavam de seres unicelulares. Segundo o pesquisador, os ETs não teriam interesse em conversar com seres tão atrasados. Fazendo um paralelo, por que nós humanos não tentamos manter contato com tamanduás, por exemplo?

Embora essa hipótese seja plausível, não há como comprovar a superioridade evolutiva dos verdinhos. Nunca pegamos um e mandamos para o laboratório. Ou se isso aconteceu, não temos conhecimento seguro.

4-) Porque os humanos não estão preparados. UM CONTATO GERARIA O CAOS...

É um clichê entre os ufólogos citar o que ocorreu em 30 de outubro de 1938 nos Estados Unidos. Para comemorar o Dia das Bruxas, Orson Welles transmitiu pelo rádio uma versão do romance A Guerra dos Mundos, de H. G. Wells. Na estória, a Terra é invadida por marcianos. Muitas pessoas desavisadas acharam que o que estava sendo narrado era real. Houve gente apavorada atirando contra caixas d´agua pensando serem naves alienígenas.

Sim, o caos seria gerado. Mas depois de alguns meses tudo não se normalizaria? Uma outra coisa: a quem se dirigiriam os que quisessem manter um contato oficial? O fato é que não formamos, nem formaremos tão cedo, uma sociedade planetária. Quanto mais, interplanetária.

5-) É LONGE DEMAIS !!!

É possível que existam civilizações tecnologicamente evoluídas e desejosas de contatos com outros planetas habitados, mas que enfrentem as dificuldades naturais de vencer as grandes distâncias em viagens pelo espaço sideral. Se Einstein estiver certo, é impossível superar a velocidade da luz. Mesmo viajando à essa velocidade, ir de uma estrela à outra pode ser tarefa para centenas de anos.



As idéias aqui apresentadas de forma sucinta tem o objetivo de gerar discussões sobre o assunto. Não há conclusão. As especulações são proveitosas quando realizadas com as pés no chão.



Questão UFO 3 - Astronautas da NASA viram discos voadores?
Domingo, 7 de outubro de 2001

por Fernando Caldas



Na pesquisa de objetos voadores não identificados, relatos de profissionais altamente qualificados,como astronautas, merecem atenção especial.

Missões Mercury e Gemini

Em 1962, o astronauta John Glenn, a bordo da Mercury 6, reportou pontos luminosos no céu, pouco antes de sua reentrada na atmosfera terrestre. Em 1963,no vôo da Mercury 9, Gordon Cooper observou uma luz esverdeada e incandescente;o objeto teria sido captado pela estação de radar de Muchea, próxima a Perth,na Austrália. Ainda na década de 60, durante as missões Gemini 4 e 5, os tripulantes também observaram fenômenos luminosos sem explicação conhecida.

Em uma reunião realizada em 1978 na ONU, Organização das Nações Unidas,Cooper afirmou acreditar que veículos extraterrestres e suas tripulações, tecnicamente mais avançadas do que nós, estão visitando a Terra.

Missões Apolo

Durante a primeira descida do Homem na Lua, surgiram diversos rumores de que os astronautas estariam sendo acompanhados por astronaves extraterrestres. Foram divulgados supostos diálogos entre a tripulação da Apolo 11 e o centro de controle da missão em Houston nos quais os astronautas estariam descrevendo bases alienígenas. O comandante da missão e primeiro ser humano a pisar na Lua, Neil Armstrong, negou enfaticamente.

Imagens do pouso da Apolo 11 na Lua mostram pontos luminosos, visíveis através da escotilha. Ufólogos afirmaram que se tratava de naves extraterrestres. A NASA rebateu explicando que eram reflexos normais sobre a lente, característicos da filmagem. Registros de luzes aparentemente anormais ocorreram também em outras missões, como a Apolo 12, 13 e 14.

Edgar Mitchell, piloto do módulo lunar na Apolo 14, declara abertamente que há relatos de avistamentos de astronaves extraterrestres que são reais.

Ônibus espacial

Em setembro de 1991, astronautas da Discovery filmaram uma misteriosa luz que surgiu na atmosfera terrestre, deslocou-se horizontalmente por alguns instantes para depois acelerar em direção ao espaço. Curiosamente, nas mesmas imagens,aparecem uns "borrifos". A NASA explicou que poderia se tratar de partículas de gelo liberadas pelo próprio ônibus espacial. Ufólogos discordam e afirmam que o objeto mudou de direção e erdirigido de forma inteligente.

"Borrifos"?

Há vários anos, pilotos em vôos noturnos relatam lampejos que sobem em direção ao espaço, partindo do alto de certas nuvens, durante tempestades.

As investigações científicas deste fenômeno utilizam câmeras de alta sensibilidade, uma vez que estes lampejos podem ser muito rápidos e fracos,quase imperceptíveis a olho nu. Em geral, são avermelhados e se iniciam em altitudes de 19 km, subindo até cerca de 100 km. Podem acontecer imediatamente após e diretamente acima de um relâmpago comum.

Um segundo fenômeno igualmente estranho já foi registrado. Também ocorre em grandes altitudes, durante tempestades. É o tal "borrifo". Lembra muito aqueles inseticidas de aerosol, com o spray em direção ao espaço.

NASA

Em documento oficial, a Agência Espacial dos Estados Unidos afirma: " …em diversas missões espaciais, astronautas relataram fenômenos a princípio não explicados … estas observações não poderiam ser classificadas como‘anormais’ no ambiente espacial."

E a resposta? Eles viram ou não viram?

As viagens espaciais são relativamente recentes na história do Homem. É possível que existam diversos fenômenos da natureza ainda não explicados, tanto em grandes altitudes da atmosfera terrestre como fora dela.

É preciso ser cauteloso: muitas pessoas honestas (inclusive altamente qualificadas) já se enganaram, interpretando fenômenos da natureza, satélites,aviões e também fraudes montadas por hábeis trambiqueiros como sendo naves extraterrestres.

Talvez a melhor resposta seja: ainda não sabemos.






Questão UFO 5 - "Parece disco voador, mas não é" Parte 1
(está faltando a parte 2)
Domingo, 4 de novembro de 2001

por Fernando Caldas


Entre 1947 e 1969, a Força Aérea dos Estados Unidos investigou oficialmente os relatos de OVNIs - Objetos Voadores Não Identificados - em uma operação que ficou conhecida como Projeto Blue Book. Dados do relatório final mostram que, de 12618 avistamentos registrados, 701 permanecem inexplicados. Em outras palavras, apenas 6 de cada 100 casos não foram solucionados. Daquela época até os dias de hoje, muita experiência tem sido acumulada no esclarecimento de avistamentos.

Uma luz de arrepiar no céu da Amazônia

Aparecia com freqüência, depois da meia-noite. Flutuava silenciosamente sobre as árvores. Deslocava-se horizontalmente e pousava na floresta. Habitantes de um vilarejo às margens do rio Madeira descreveram o objeto como tendo forma de disco, com janelas. Moradores de outros povoados próximos também haviam notado a presença da luz. O caso chegou à TV através do canal por assinatura A&E Mundo, em programa produzido (1998) e apresentado por Bill Curtis.

A equipe de reportagem conseguiu filmar o objeto. “Meu Deus! Está lá … está se movendo … parece que está pulsando …” - exclamou o cinegrafista, atônito.

Mas havia uma explicação.

Durante a aproximação e descida no aeroporto de Porto Velho (Rondônia), as luzes de um Boeing 737, destinadas a iluminar a pista, apontavam também para o vilarejo.O horário de avistamento e a direção que as testemunhas indicaram coincidem como de uma aeronave procedente de Manaus (00h45min) e com o aeroporto. O mais impressionante: a distância entre a pista de pouso e o local onde estas pessoas estavam era de cerca de 32 km!

Caso também em Araraquara

Quarta-feira, 21 de março de 2001. Três horas da tarde. Um objeto luminoso não identificado é avistado sobre a cidade.A informação é confirmada pelo aeroporto local, de onde também pode ser visto. De acordo com O Imparcial, sua presença não era detectada pelos radares da Aeronáutica, em Pirassununga. Mas de lá vem também a possibilidade de se tratar de um balão meteorológico.

Em colaboração este jornal, o pesquisador da OPUs, Tiago Vital, entra em contato com o Grupo de Lançamento de Balões do IPMet - Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp, em Bauru e o mistério é solucionado. Tratava-se do balão de pesquisas MIR-1. A primeira foto abaixo (IPMet) mostra este balão sendo preparado para o lançamento; à segunda, clicado pela reportagem d´O Imparcial, a cerca de 30 km de altitude. Aviões que vão do Brasil para a Europa, por exemplo, voam a uma altura de cerca de 10 km.





Disco com janelas?

No caso da luz sobre a floresta amazônica, ainda permanece uma diferença entre a explicação para os avistamentos e a descrição da luz, dada pelos moradores da área. Resultados de pesquisas científicas sobre a memória podem trazer o esclarecimento. É um dos temas do próximo artigo Questão UFO.



"Parece disco voador, mas não é" Parte 3
Terça-feira, 4 de dezembro de 2001

por Fernando Caldas

Investigar relatos de avistamentos de OVNIs - objetos voadores não identificados pode ser um desafio interessante, pela multiplicidade de possíveis explicações. O planeta Vênus, por exemplo, quando fica muito brillhante, pode ser tomado como uma astronave extraterrestre.

Em Piracicaba, o reflexo da luz dos holofotes de um circo, apontando para o céu em uma noite com nuvens muito baixas resultou em relatos de “um objeto que se deslocava muito rapidamente, indo e vindo em diversas direções”. Em noites muito escuras nas épocas de festas juninas, os contornos de certos balões podem ficar quase imperceptíveis e fica apenas aquela luz, flutuando misteriosamente...

Estação russa MIR “caindo para cima”?

As conhecidas estrelas cadentes também podem produzir situações curiosas. Como se sabe, são meteoros entrando ou “raspando” a atmosfera terrestre, produzindo riscos luminosos no céu, devido ao atrito com o ar. Dependendo do local onde está a pessoa que observa e da trajetória, um meteoro que está descendo em direção ao solo pode dar a impressão de que está deixando o planeta.

Um exemplo muito interessante desta situação aconteceu durante a queda da estação russa MIR. Em uma foto da agência Reuters, publicada em 24 de março deste ano na primeira página do jornal Folha de S.Paulo, os destroços parecem estar subindo!!!





Nuvens muito suspeitas

O pesquisador J. J. Benitez é um dos defensores da tese de que há astronaves extraterrestres que se camuflam em nuvens. Mas há, com certeza, outros tipos de nuvens que podem nos enganar. Em regiões com grandes extensões planas seguidas de elevações, o vento pode atingir grandes velocidades e, ao bater na encosta, forma redemoinhos que resultam em contornos com forma de disco. São as nuvens lenticulares. Quem já não olhou para o céu e enxergou nuvens com formas de animais, plantas, diversos tipos de objetos e até a silhueta de artistas famosos? Como o leitor já antecipou o que vai estar escrito a seguir, há sim certas nuvens que lembram discos voadores.

OVNIs do centro da Terra

Certos tremores de terra podem produzir atritos de rochas e, ao mesmo tempo, liberar substâncias inflamáveis de camadas mais profundas, gerando fenômenos luminosos, inclusive a vários metros de altura do solo. Em áreas geologicamente ativas, esta é uma das primeiras hipóteses a serem investigadas.

Base super-secreta de OVNIs

Fenômenos da natureza como nuvens, planetas, meteoros e tremores de terra; aviões, satélites, estações espaciais; falhas na percepção e memória humanas; balões, daqueles de festas juninas até os estratosféricos. Esta série de três artigos “Parece disco voador, mas não é” ainda está longe de esgotar este tema.

No artigo anterior trouxemos alguns exemplos sobre o comportamento humano ilustrando a idéia de que nossa própria mente é uma base secreta de parte dos OVNIs. Os hábitos de leitura de nós, brasileiros, criam uma base “terrestre” ainda mais secreta: as páginas dos livros sobre tecnologia e ciências naturais.






Questão UFO 8 - "Fotografei um Disco Voador"
Quinta-feira, 27 de dezembro de 2001
Revisado julho 2006

Por Rodolpho Gauthier.

Texto originalmente publicado no jornal “O Imparcial”.

Brasil, Ilha da Trindade, 12h15, 16 de janeiro de 1958.

Almiro Baraúna, 42, se sentia enjoado. Ele estava a bordo de um veleiro da Marinha chamado Almirante Saldanha. Desacostumado ao balanço do mar, o fotógrafo havia esquecido de tomar a pílula contra enjôo. Contudo, seu profissionalismo fez com que ele estivesse a postos para fotografar o embarque da tripulação. Depois de dias de expedição científica, aquelas pessoas logo voltariam a ver o continente.

Repentinamente, muitos gritos alvoroçados foram ouvidos no convés. "Olha lá! Olha lá!" Um objeto, emitindo uma luz distante que piscava, fazia manobras por entre o pico das montanhas. Baraúna, munido de uma câmera Rolleiflex com tripé, instintivamente começou a fotografar. Restavam apenas seis poses em seu filme. Duas foram desperdiçadas devido ao nervosismo e aos empurrões das pessoas que corriam para ver o fenômeno. Quatro fotos conseguiram flagrar o objeto. Duas delas estão nessa página. Após bater a sexta fotografia, Almiro acabou derrubado pela agitada tripulação.

Alguns oficiais apontaram as armas para o estranho disco cinza com "uma nuvem de vapor esverdeada". Vários pensaram ser um objeto espionando as atividades da expedição. Não houve tiros mas, segundo relatos, Baraúna ficou abalado. Algum tempo depois, o filme foi revelado por ele em um estúdio precário improvisado em um banheiro do navio. Oficiais acompanharam a revelação e proibiram a divulgação antes de uma análise da Marinha.

Contudo, cópias dos instantâneos vazaram e logo a imprensa noticiou escandalosamente o ocorrido. Quatro dias depois, a agência internacional de notícias United Presss levava ao mundo as fotos do brasileiro com enjôo. Enquanto a Marinha não divulgava seu parecer, o passado do fotógrafo vinha a tona. Em 1953, ele havia publicado um irônico e bem-humorado artigo no qual instruía o leitor a juntar duas fichas de metal, amarrá-las em uma linha e fotografar contra a paisagem. Que ironia. Alguém que havia zombado dos OVNIs, fotografar um... Sabe-se que anos depois, Baraúna veio inclusive a participar de entidades ufológicas.

Ou seja, existe a possibilidade de se tratar fraude feita por um experiente profissional. Um embuste tão ousado a ponto de envolver a Marinha. Almiro não enriqueceu devido às fotos, mas sua carreira ganhou grande projeção.

Contudo, muitos testemunhos de oficiais e de civis dados a Marinha e aos jornais confirmaram a versão de Baraúna. O governo soltou um parecer ambíguo. Nem favorável, nem contra. A APRO e a GSW, institutos ufológicos norte-americanos, foram favoráveis quanto a autenticidade das fotos em um análise realizada anos mais tarde.

E então? Qual a conclusão?

Existem vários argumentos contra e a favor. Provavelmente, só mesmo os presentes naquele 16 de janeiro conheçam a verdade. Entretanto, falsas ou verdadeiras, apenas essas polêmicas fotografias dificilmente mudarão o rumo da História na atualidade. Talvez a resposta nos seja dada pelo futuro, mais do que pelo passado. Afinal, fotos já não bastam.






Questão UFO 9 - "Fraudamos um Disco Voador!"
Quinta-feira 3 de janeiro de 2002
Revisado julho 2006

Por Rodolpho Gauthier.

Texto originalmente publicado no jornal “O Imparcial”.

Eduardo (ou Ed) Keffel era alemão. Veio para o Brasil antes da Segunda Grande Guerra e trabalhou como fotógrafo na revista semanal O Cruzeiro. João Martins, engenheiro baiano, também era funcionário da revista, na condição de repórter. Esses homens, aparentemente tão diferentes, foram os principais protagonistas do primeiro caso de OVNI com grande repercussão nacional.

Ed bateu cinco fotografias de um disco voador na Barra da Tijuca em 7 de maio de 1952 (fotos na página). Martins estava junto e foi o responsável pelo texto que saiu no encarte especial feito às pressas. Os exemplares da edição se esgotaram em poucas horas. O Cruzeiro pode ser considerada "a revista Veja do período", por sua alta tiragem e influência.


Não houve outras testemunhas além dos dois. Na época, a Barra da Tijuca era um lugar um tanto deserto. Eles contaram que tinham ido fazer uma reportagem sobre casais que lá se refugiavam. Sentados na areia, viram um objeto parecido com um avião, mas voando de lado. Com rapidez, conseguiram registrar com riqueza de detalhes e nitidez o estranho disco.

A revista Ciência Popular foi uma das únicas a se insurgir contra "a psicose coletiva dos OVNIs". Entretanto, a Força Aérea Brasileira (FAB) concluiu pela autenticidade do evento. Quem diria... O baiano e o alemão conseguiram enganar até a FAB! Sim, as fotos eram falsas.

Declarações de ex-funcionários da revista e análises das fotos realizadas por institutos norte-americanos (GSW) e brasileiros (INFA) dão como praticamente certa a falsificação. Porém, não há um consenso sobre a intenção e real autoria dela. Uma armação da revista para vender mais? Ou uma brincadeira dos dois que acabou indo longe demais?

Keffel era considerado por colegas um gênio do truque fotográfico. Contudo, alguns apontam João Martins como mentor intelectual da história. Ambos falecidos, eles nunca admitiram a fraude.

Provavelmente, nem eles, nem a revista tinham idéia da repercussão mundial que a reportagem ganharia. O alemão conta que décadas depois ainda era reconhecido por populares. Chateado com o rumo dos acontecimentos, considerava esta a pior reportagem de sua vida: "Não guardo revistas, recortes de jornais, nada.Os bens materiais que possuo hoje já os possuía antes do disco. Não ganhei nada com isso". O baiano lidava melhor com o ocorrido e escreveu diversos artigos sobre UFOs nos anos seguintes.






Questão UFO 10 - Pelados no Espaço
Quinta-feira, 17 de janeiro de 2002

Por Rodolpho Gauthier.

Texto originalmente publicado no jornal “O Imparcial”.


Você certamente conhece estórias de náufragos que jogam ao mar garrafas com mensagens. Pois é, o que talvez você não saiba é que a humanidade também já lançou suas "garrafas". Em um oceano bem maior, o Universo.

Trata-se das naves dos projetos norte-americanos Pioneer e Voyager. Esses caríssimos artefatos lançados na década de 70 cumpriram sua missão: enviaram via rádio informações sobre o Sistema Solar. Agora, vão deixando-o em direção ao desconhecido. Silêncio ensurdecedor, escuro absoluto e temperatura externa de –173 ° C. Essas são as circunstâncias em que elas se encontram nesse momento.

Além de centenas de quilos de equipamentos, as naves levam também mensagens. A Pioneer 10 carrega uma placa dourada destinada a possíveis extraterrestres que a resgatem (desenho na página). O objeto está na lateral da sonda e mede aproximadamente 15 por 29 centímetros. A idéia partiu do astrônomo Carl Sagan (1934-1996). Seu objetivo era informar a origem, época e responsabilidade pelo artefato aos possíveis alienígenas. Mas... como fazer isso?


A linguagem universal



O meio escolhido foi a Ciência, a única linguagem que compartilhamos com os destinatários. Entre outras coisas, a mensagem contém o desenho da explosão radial com as posições e períodos de 14 pulsars (no desenho são os riscos que parecem pernas de aranha). Os ETs conhecerão a época e chegarão próximo de identificar a origem da geringonça ao analisarem onde estão tais pulsars e quando tinham a posição que a figura mostra. Percebendo a representação do Sistema Solar na parte de baixo, não restará dúvida sobre o local de lançamento: a Terra.

A parte de menor compreensão será provavelmente os desenhos dos seres humanos com a Pioneer 10 ao fundo. Devido a uma evolução diferente, os alienígenas devem ser em nada parecidos conosco. Eles certamente terão dificuldades de reconhecer que as figuras são de outros animais inteligentes no Cosmo.

Os humanos não estão de mãos dadas para que não se pense que o casal é um único organismo unido pela ponta dos dedos. Do mesmo modo, a mulher não aparece com o braço erguido em sinal de cumprimento. O objetivo é evitar que os ETs julguem que nós todos temos um dos braços levantado. Aliás, é pouco provável que eles compreendam a saudação feita pelo homem.

Houve preocupação também em retratar traços físicos de várias raças. Contudo, o ponto mais polêmico da placa foi a nudez. Setores conservadores se insurgiram contra "o envio de desenhos indecentes de gente nua para o espaço". Segundo alguns "deveria ter sido desenhada uma cegonha transportando uma trouxinha no céu".
Aliens, aqui vamos nós!

Apesar da discussão, a possibilidade de resgate da nave por extraterrestres é bem remota. Nos próximos 10 bilhões de anos, ela não chegará a nenhum sistema planetário. Quando encontrar um porto, certamente todos estaremos mortos.

Talvez a lembrança da placa terá sumido da memória coletiva. Ou, quem sabe, nem a humanidade estará mais aqui para saber do fim de sua solidão cósmica.






Questão UFO 11 - Viva o Caso Varginha!!
Quinta-feira, 25 de janeiro de 2002

por Diego Nyko.

Neste mês de janeiro o Caso Varginha completa seis anos de existência (parabéns),de pesquisas, investigações, hipóteses, intrigas, contradições e muitas dúvidas. Teriam ocorrido mesmo capturas? Os militares estariam envolvidos em um grande movimento para abafar o caso? E as testemunhas? Merecem credibilidade? O que realmente aconteceu?

Uma breve reconstituição

Na semana do dia 13 de janeiro de 1996, avistamentos de OVNIs, perseguições a objetos estranhos no céu, movimentação militar julgada anormal e uma série de outros acontecimentos foram relatados por diversas testemunhas, tanto civis como militares. Uma semana depois, relatos de avistamentos e contatos visuais com estranhas criaturas foram feitos e outra estranha movimentação por parte de militares, polícia e corpo de bombeiros foi reportada. Segundo as testemunhas, o corpo de bombeiros havia capturado algumas criaturas e levado ao hospital, seguindo depois em comboio até a UNICAMP, em Campinas, onde os seres teriam sido analisados. Testemunhos, histórias e suposições: esse é o Caso Varginha.

A comunidade ufológica ainda está em dúvida sobre o que aconteceu em Varginha porque só pode fazer suposições baseadas em relatos de testemunhas que muitas vezes se contradizem, aumentado as incertezas dos pesquisadores. Mas em uma coisa todos concordam: algo realmente muito esquisito ocorreu na cidade.

Varginha, o Roswell brasileiro

Ocaso mais importante da Ufologia brasileira, Varginha, é comparado em grau de importância a Roswell, nos EUA. Em ambos os casos, supostas criaturas foram capturas e aparentemente a história foi acobertada pelo governo e exército. Mas nada se pode afirmar com veemência quando se fala a respeito do que realmente aconteceu.

Apesar da magnitude do Caso Varginha para os ufólogos de todo o mundo e de sua comparação com Roswell, o maior marco da Ufologia mundial, o caso brasileiro ainda é tratado com muito desprezo pelo município de Varginha. Desde as pessoas que ridicularizam e zombam da história até o governo da cidade ainda tem muito que aprender com os habitantes e governantes de Roswell.

Uma lição a aprender

No site da cidade americana de Roswell (www.roswell-usa.com/city/index.html) as pessoas encontram a história completa do caso, vários links sobre o tema (tudo em inglês), e o mais surpreendente (e inteligente): o governo do município estimula o turismo na cidade usando o caso Roswell como mote principal. Foi criado um museu sobre o tema no ano de 1991, o International UFO Museum and Research Center, que até o dia 21 de fevereiro de 2000 já tinha sido visitado por mais de 750 mil pessoas.

A indiferença dos governantes de Varginha reflete o descrédito da pesquisa ufológica no Brasil. As atitudes tomadas pela cidade americana são uma lição para nós brasileiros. Ativa a Ufologia pesquisada com seriedade, incentiva o turismo, cria empregos, gera capital e estimula a iniciação científica em jovens brasileiros.






Questão UFO 12: - Araraquara: destino do ET de Varginha?
Quinta-feira 31 de janeiro de 2002
Revisado julho 2006

por Rodolpho Gauthier

Contam os historiadores que, há muito tempo, um morador de Araraquara não conseguiu se hospedar em uma pousada. O dono do estabelecimento disse que "não abrigava gente de ‘Linchaquara’. O apelido pejorativo da cidade nasceu devido a um episódio conhecido como Linchamento dos Britos. Em 1897, três assassinatos de caráter político e passional levaram a cidade às páginas policiais de vários jornais do país. A partir daí, o estigma de cidade dos linchamentos demoraria gerações para ser apagado da memória coletiva.

Semana passada, em um programa de televisão "Varginha, mais conhecida por seus ETs, tem... [notícia]". A alcunha de cidade dos ETs parece ter realmente se incorporado à cidade do sul de Minas Gerais. Um elogio ou uma expressão depreciativa? A partir de agora, cabe a sociedade varginhense escolher um modo de lidar com o mito criado em torno dos acontecimentos de 1996.

Esquecer ou lembrar?

Para parte dos moradores, a autenticidade do caso já não é tão importante. É preciso resolver o que fazer com a fama que torna a cidade internacionalmente conhecida. Varginha tem, pelo menos, duas opções.

A primeira é deixar apagar gradualmente da memória das pessoas a ligação do local com os ETs. A causa e o tipo de boato são diferentes de Araraquara, mas a solução seria a mesma. Contudo, como no caso do linchamento, pode levar várias décadas para que os fatos saiam definitivamente do dia a dia para ficarem somente nos livros sobre o passado.

Outra alternativa é tirar proveito do momento. Roswell, cidade norte-americana onde supostamente caiu um disco voador, fatura alto com bares temáticos, museus e parques. Varginha poderia fazer o mesmo. Porém, somente a aceitação e apoio do povo poderia conduzir a cidade por esse caminho. E não é isso que acontece. Parte dos varginhenses duvida do seu ET.

Certamente, algo muito estranho ocorreu no local em janeiro de 1996. Contudo, o mistério continuará até que surjam provas físicas ou relatos de novas testemunhas (inclusive militares), que confirmem as suspeitas.

Responsabilidade

Segundo a revista Galileu, as garotas que afirmaram ter visto o pequeno ser viraram motivo de piada na cidade, acusadas de serem oportunistas. Suas vidas viraram de cabeça para baixo. Isso mostram o tamanho da responsabilidade necessária quando se divulga assuntos delicados e importantes como esse.

A mídia e os ufólogos foram os principais divulgadores dos acontecimentos mal-explicados de Varginha. Parece não ter ocorrido má-fé dessas partes, mas as notícias explodiram na imprensa e até hoje afetam, direta ou indiretamente, a vida dos moradores. Cento e vinte mil habitantes na cidade, 120 mil perguntas do tipo: "Você é de Varginha? E aí, é verdade a história do ET?". Não há indícios de fraude, contudo também não existe prova definitiva. Esta seria a resposta mais coerente no momento.

Os acontecimentos podem ensinar uma lição óbvia, mas recorrente: o jornalismo e a ufologia devem ser exercidos com extrema responsabilidade e pensamento crítico. Os dois ofícios não são inofensivos e podem mudar a vida dos cidadãos para melhor ou pior. Portanto, nada de sair por aí falando que caiu um ET em Minas. Só o tempo dirá se Varginha será encarada como palco de um engano ou entrará no hall dos locais onde ocorreram importantes fatos da História da Humanidade.






Questão UFO 13 - O marciano sem tempo
Quinta-feira, 7 de fevereiro de 2002
Revisado julho 2006

por Rodolpho Gauthier

Conheci Ítalo há muito tempo. Era um homem inteligente e de bem com a vida. Apenas uma vez o vi reclamar: "Puxa, ninguém tem tempo pra nada", disse. A frase pode parecer óbvia, mas ficou em minha memória. Talvez pela verdade que carrega. A maioria de nós tem cada vez menos oportunidades de ver um pássaro cantar ou admirar as estrelas. O antigo hábito de observar o céu enluarado em uma noite limpa parece estar acabando. Culpa da fumaça, dos arranha-céus e do relógio.

Contudo, é interessante observar como a figura do extraterrestre persiste no imaginário popular de uma sociedade cada vez menos ligada aos astros. Vide o ET do comercial da provedora de internet Terra ou o marciano Arc, presente nas páginas da revista Veja. Alguns podem argumentar que tudo não passa de uma alegoria ou de mais uma lenda. Mas, certamente não é assim que pensa quem já viu algo diferente fazendo intrigantes manobras no céu.

OVNI ou Disco Voador?

Não é só maluco que vê OVNIs. Alguns políticos, artistas, aviadores e cientistas já tiveram a chance de observar esses objetos. Muitos se emocionaram com o fenômeno. Também é comum as pessoas se apressarem em tirar conclusões. "Não era desse mundo", disse a Tiazinha quando filmou um dirigível no ano passado. O exemplo mostra que é necessário tempo para buscar explicações satisfatórias. Muita gente pode se confundir com balões, satélites, relâmpagos globulares, o planeta Vênus ou mesmo aviões.

Quem observa um OVNI deve procurar especialistas para descartar a hipótese de erro de interpretação ou ilusão de ótica. Astrônomos, meteorologistas, aviadores e outras pessoas podem ajudar a esclarecer os fatos. Depois de descartar as possibilidades de engano, aí sim, "jogue suas mãos para o céu e agradeça se acaso tiver" visto um fenômeno raro e até o momento desconhecido.

Talvez não dê para sair por aí falando que viu um disco voador, mas um OVNI você poderá dizer. Hoje, o termo disco voador é utilizado por muita gente como sinônimo de uma nave extraterrestre. Já um OVNI é apenas um OVNI - um objeto voador desconhecido. Se todas as hipóteses terrestres forem descartadas, ainda sim, poderá ser um fenômeno atmosférico desconhecido ou um avião super-secreto do Bush.

Você acredita em ETs???

Para a ciência, não importa muito se alguém acredita em alienígenas. O fundamental é que se consiga provar cientificamente sua existência. Existiram casos inexplicados que desafiaram os cientistas. Porém, esse fatos não foram suficientes para comprovar que os venusianos estão dando cavalo-de-pau em nossa atmosfera. Ou seja, ninguém demonstrou que existem discos voadores, apenas OVNIs. Parte das testemunhas se queixa da dificuldade de registrar as acontecimentos devido à rapidez do fenômeno. Se forem ETs, eles também são bem apressados, Ítalo.



Questão UFO 14 - Vende-se carne de ET
Quinta-feira 28 de fevereiro de 2002
Revisado julho 2006.

Por Rodolpho Gauthier.

Eram cerca de sete crianças. Todas sentadas na calçadas depois de brincar. Uma delas era caçoada porque tinha ficado com medo do ET que aparecera na televisão. Segundo os amiguinhos, a menina tinha ido "dormir com a mamãezinha de tanto medo". Essa história real aconteceu em setembro de 1995 após o programa Fantástico da Rede Globo que exibiu cenas de um suposto alienígena sendo autopsiado. Dizia-se que era um dos corpos dos ETs que caíram em Roswell, EUA, em 1947.



Fato ou Ficção?

O dono daqueles poucos minutos de filme é o inglês Ray Santilli. Ele conta que procurava imagens antigas para um documentário quando conheceu um ex-cameraman do exército norte-americano. O homem, de pseudônimo Jack Barnett ou JB, gostou do produtor e vendeu-lhe a "autêntica bomba".

A polêmica em torno da autenticidade da película foi geral. Em poucos meses, ela foi taxada como uma grande fraude. Muitos médicos questionaram o modo como foram feitos os procedimentos de abertura do cadáver. Outros disseram que seria impensável realizar algo tão singular para a ciência em apenas duas horas, tempo que nos deixa ver o relógio na parede. Especialistas em filmes antigos também observaram a má qualidade das cenas. Naquela época já existia tecnologia para produzir filmagens coloridas e de melhor qualidade.






Além desses detalhes, muitos outros intrigaram o mundo. Porém, nenhum deles pôde ser considerado como prova conclusiva da farsa. Se tudo for realmente uma fraude, ela foi muito bem montada. O telefone, o relógio de parede, as roupas, a mesa e os objetos do filme eram usados em 1947.

Lucros

Se não se pode afirmar com certeza que o filme é falso, as provas de que ele é verdadeiro também não apareceram. Se elas existem, estão nas mãos do dono. Ray Santilli poderia ter colaborado no esclarecimento dos fatos de duas maneiras. A primeira seria apresentar o ex-cameraman à opinião pública. Embora isso não dependa só dele, parece não ter existido muito esforço nesse sentido. Vários pesquisadores buscaram informações sobre JB e encontraram dados contraditórios.

A segunda contribuição seria disponibilizar os originais para análise. A averiguação por companhias independentes indicaria com precisão a data de fabricação do filme. Mas Santilli se recusou a liberar os fotogramas. Uma atitude, no mínimo, suspeita. Ele disse, certa vez, que não disponibilizou-os porque não queria cortar um filme "muito valioso".

O filme é realmente muito valioso para Santilli. Após a exibição mundial, dezenas de milhares de cópias da fita foram vendidas em poucos dias na Europa. Além disso, muitos milhões foram ganhos com as vendas das imagens às cadeias de televisão. Provavelmente, foi o negócio mais valioso da vida do produtor. Existe também uma versão conspiracionista que diz que tudo não passou de uma manobra do Estado para desacreditar a crença nos OVNIs. Será?

O fato é que a fraude é tida como certa. Afinal, se o filme é verdadeiro, porque Santilli não disponibiliza os originais para uma análise científica? Aquela menininha pode continuar a dormir tranqüila.






Questão UFO 15 - Em breve, possíveis OVNIs no céu de Araraquara
Domingo, 17 de março de 2002

Por Fernando Caldas.

Texto originalmente publicado no jornal “O Imparcial”.

Parte dos relatos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) é de ocorrências em inícios de noites e finais de madrugadas, descrevendo pontos luminosos que deslocam-se em altitudes elevadas, às vezes confundindo-se com as estrelas no céu.

Freqüentemente, as testemunhas dizem "Tinha uma luz diferente e não era avião. Eu conheço luzes de aviões” ou "Vi uma luz em um ponto do céu. Instantes depois, não estava mais lá.".

Muitas destas pessoas concluem que o OVNI poderia ser um satélite. Mas satélites artificiais, lançados por foguetes, geralmente não possuem luminosidade própria. Como podem brilhar com uma intensidade que os torne visíveis daqui do solo?

Espelhos

A ilustração 1 convida o leitor a um passeio na órbita terrestre, bem acima do pólo norte. Observada deste ponto, a Terra gira no sentido anti-horário. Neste exemplo simplificado, a luz do Sol chega ao nosso planeta pela esquerda.

Observe que a cidade que aparece no desenho está na região escura, que não recebe os raios do Sol. É noite ali. O satélite está posicionado em uma órbita acima desta cidade, em uma altitude na qual recebe luz solar. Se esta luz é refletida com uma certa intensidade bem perceptível pelo olho humano, os moradores daquela localidade avistarão no céu um ponto brilhante.

Muitas pessoas se surpreendem quando descobrem que este fenômeno pode acontecer até cerca de duas horas após o anoitecer. O mesmo se dá nos finais de madrugadas.

Assim, especialmente nestes dois horários, certos OVNIs são, de fato, satélites funcionando como espelhos da luz solar. Mesmo que esteja escuro aqui em baixo.
Um espelho muito especial

Além de satélites, outros objetos em órbita podem ficar brilhantes, como por exemplo a ISS (Estação Espacial Internacional). No período de 19 a 24 deste mês, a ISS fará passagens pelo céu de Araraquara que possivelmente serão visíveis. Nuvens podem atrapalhar. Uma delas durará cerca de 12 segundos e as demais estarão na faixa entre 2 e 6 minutos de duração.

A ilustração 2 foi gerada pelo web site www.heavens-above.com, tendo como referência as coordenadas de latitude e longitude da cidade de Araraquara.

Há uma linha que se inicia abaixo, na Argentina, passa pelo Uruguai, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, segue pelo mar, à leste da costa brasileira, em direção ao norte. Trata-se da trajetória da ISS, em uma passagem no dia 22 de março próximo.

A previsão do horário na sexta-feira, dia 15, era: inicio às 19h00min59seg e termino às 19h06min25seg. Mas o especialista que projetou e mantém o web site, Chris Peat, alerta que quanto mais antecipada a previsão, mais imprecisa. Publicaremos no web site da OPUs (endereço no final deste artigo) uma previsão de horário processada na véspera (dia 21) e a direção na qual olhar (será necessário uma bússola).

Mas esta passagem não dura nem 6 minutinhos?

É bom lembrar que a ISS dá uma volta completa ao redor da Terra em cerca de 90 minutos!!!
Conclusão

É compreensível que esta poderá ser uma semana na qual algumas pessoas de nossa região vão dizer: "Eu vi um OVNI no céu, à noitinha".






Questão UFO 16 - Um diálogo sobre Vênus
Quinta-feira 11 de julho de 2002
Por Rodolpho Gauthier.

Texto originalmente publicado no jornal “O Imparcial”.

O planeta Vênus é freqüentemente confundido com Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs). A seguir narraremos um desses enganos que ocorrem diariamente no mundo todo. O planeta também é chamado popularmente de estrela da manhã ou estrela d`alva.

Antenor acordou mais cedo naquele dia. Tomou café e foi buscar o jornal que o entregador havia jogado no quintal. O ar lá fora estava fresco e ele se espreguiçou antes de agachar para pegar as notícias. Quando esticava os braços, viu algo diferente: no céu havia uma luz branca, intensa e que não cintilava. Eram 6h40min. Todas as estrelas já haviam desaparecido e o Sol tinha acabado de nascer. Apenas uma permanecia. Majestosa e solitária no lado leste, o lado do nascente do Sol. Vinte minutos se passaram e a luz foi perdendo seu brilho até desaparecer. "Era uma nave alienígena estacionada?" Provavelmente não, seu Antenor.

“- Mas eu tenho certeza de que estrela não era”

Não era mesmo. O brilho das estrelas é diferente do brilho de planetas como Vênus. Elas cintilam. Ou seja, sofrem permanentes e bruscas alterações de cor e brilho causadas pela atmosfera. Os planetas, pelo contrário, não apresentam o cintilar com mesma intensidade devido a sua proximidade. Somente observado-os com telescópios, poderemos perceber essas alterações, que ocorrem numa escala muito menor do que a nossa atmosfera faz com as estrelas. Mas as coisas não são tão simples. Quando a atmosfera está muito agitada ou o planeta muito baixo no horizonte, sua luz pode apresentar bastante cintilação.

O fato de Vênus permanecer depois que todas as estrelas, ou quase todas, já desapareceram é perfeitamente explicável. Ele está mais próximo do Sol do que a Terra e sempre aparece no céu quando está anoitecendo ou amanhecendo. Pode ficar visível no máximo quatro horas depois que o Sol se pôs ou quatro antes dele nascer. Portanto, seu Antenor, o senhor poderia ter tido o mesmo tipo de avistamento no começo da noite. Às 18h você veria Vênus no lado oposto, ou seja, no oeste. O planeta sempre está próximo ao ponto cardeal em que o Sol aparece (manhã - leste) e desaparece (fim de tarde – oeste).

Jamais poderemos avistar Vênus no meio da noite. Porém seu brilho pode suplantar a luz solar e ser captada por um observador atento em plena luz do dia. E isso também costuma gerar casos de OVNIs. Às vezes com um pouco de treino é possível encontrar o planeta durante o dia. O observador só precisa relaxar a visão, já que o fundo azul do céu não permite definir uma referência de focalização para o nosso olho.

“- A luz parecia se mover de lado. É impossível!”.

A percepção de pequenos movimentos é causada por mudanças nas altas camadas da atmosfera. É por isso que o astro pode parecer se mexer um pouquinho. Obviamente, essa explicação não é válida para "manobras radicais". No caso de Vênus, a percepção de movimentos pode ser realçada se o observador estiver em um carro em movimento. Uma pessoa dirigindo em uma estrada sinuosa pode, com um pouco de imaginação, pensar que está sendo perseguida pelo brilhante planeta. Até experientes pilotos de avião já confundiram o astro com outras aeronaves.

“- Rodolpho, era um brilho muito intenso. Nunca vi estrela ou planeta assim”.

Vênus é o astro com maior brilho depois do Sol e da Lua. Ele tem, ou melhor, ele reflete uma luz 12 vezes mais intensa do que Sirius, a estrela que mais se destaca do céu. Além disso, seu brilho pode ser realçado pela mesma ilusão de ótica que faz com que o Sol do pôr do sol fique imenso. Esse fenômeno proporciona imagens belíssimas, mas pode confundir quando multiplica o brilho de Vênus.

“- Ah, então era a Vênus mesmo?”.

Talvez não. Procure observar o céu diariamente no horário do avistamento. Se todo dia o ponto estiver lá, em uma posição parecida com a do dia anterior, diga "oi" ao planeta. Quem quer ter certeza absoluta pode consultar um especialista ou sites como www.tecepe.com.br/cgi-win/cgiasvis.exe , http://www2.uol.com.br/super/index_mapa.html e www.heavens-above.com.

Esses endereços dão a posição de Vênus. É que ele é temperamental e não aparece em algumas poucas épocas. Se nesses raros dias, uma luz enorme, branca e estática aparecer no céu, cuidado. Pode ser um alienígena com sua nave estacionada em local proibido, seu Antenor.

Revisão Técnica: Jorge Honel – Físico do Centro de Divulgação Científica e Cultural - USP/São Carlos.






Questão UFO 17/18 - FALTANDO



Questão UFO 19 - Seqüestrados por ETs?
Quinta-feira, 8 de agosto de 2002
Por Fernando Caldas.

Texto originalmente publicado no jornal “O Imparcial”.

A testemunha, com muito medo, relata que foi seqüestrada por seres extraterrestres. À noite, do seu quarto, foi levada até uma astronave. Paralisada e submetida a experimentos de diversos tipos, descreve os ETs como sendo baixos, de aparência frágil, crânio proporcionalmente bem maior que dos humanos e grandes olhos escuros. Acordou em sua cama, sem saber explicar como voltou.

Narrativas semelhantes a esta já foram colhidas aos milhares, em todo o mundo. Testemunhas que relatam abduções, termo sinônimo de seqüestro por ETs, geralmente são arredias. Resistem em contar o que passaram. Temem "atrair novamente aquilo", ser consideradas loucas, transformar-se em motivo de rejeição ou gozação por parte de outras pessoas.

Sem dúvida, trata-se do tema mais delicado na pesquisa de contatos com ETs e OVNIs (Objetos Voadores não Identificados). Boa parte dos relatos é carregada de fortes emoções, principalmente medo e sensação de impotência, além da fala embargada. É difícil acreditar que estas pessoas estejam mentindo, inventando tais fatos.

Hipnose

O caminho mais comum é hipnotizar a testemunha para obter mais detalhes sobre o que aconteceu. Como se sabe, a hipnose é um estado semelhante ao sono, que pode favorecer o surgimento de lembranças. Mas não é milagrosa! Especialistas desta área fazem duas advertências importantes. Primeira: as crenças do hipnotizador (se ele acredita que a abdução realmente ocorreu) podem influenciar a mente do hipnotizado que, inconscientemente, acaba falando o que o hipnotizador deseja ouvir. Segunda: da mesma forma que favorece as lembranças, a hipnose aumenta as chances do surgimento de fantasias. O hipnotizado pode, sinceramente, narrar fatos que nunca ocorreram, inclusive manifestando fortes emoções!!!

Adicionalmente, esta abordagem tem sido utilizada sem os devidos cuidados. Vários dos pesquisadores (ufólogos) que investigam abduções praticam hipnose sem ter formação em psicologia ou psiquiatria nem treinamento específico como hipnólogo reconhecido por entidades médicas.

Dentro do cérebro

O neurologista Michael Persinger, da Laurentian University, Canadá, tem uma explicação para os relatos de abdução. Em laboratório, estimulou eletricamente o lobo temporal de voluntários, com resultados muito interessantes. Participantes do experimento sentiram medo, relataram que havia "mais alguém ali, no laboratório" e tiveram a nítida impressão de estar em movimento, sendo arrastados, quando, na realidade, estavam sentados em uma poltrona. Persinger propõe que certas pessoas mentalmente normais podem, espontaneamente, manifestar alucinações como as deste experimento, interpretando-as como um contato com ETs. Por mais vívidas que sejam estas imagens e sensações, estão acontecendo somente dentro do cérebro destes indivíduos. O estado entre vigília e sono favorece muito a ocorrência de distorções na percepção. É importante notar que a maioria dos relatos de abduções acontece exatamente neste estado de transição entre estar acordado e dormir.

Falsas memórias

A pesquisadora Elizabeth Loftus, da Universidade de Washington, EUA, já demonstrou cientificamente que há pessoas, mentalmente normais, capazes de formar em seus cérebros lembranças de fatos que nunca ocorreram, ou seja, falsas memórias. Em um experimento, sugeriu (utilizando persuasão e firmeza) a um grupo de pessoas que haviam se perdido em um shopping center quando crianças. Um de cada quatro dos participantes concordou e chegou a se lembrar do episódio. O detalhe é que o shopping não existia na época!!! Quanto mais a pessoa acreditar nestas falsas memórias, mais fortes são as emoções associadas a elas. Os resultados de sua pesquisa derrubam a idéia, ainda muito difundida, de que "se eu estou sentindo emoções intensas, então isto realmente aconteceu comigo". Em um documentário sobre abduções exibido no canal de TV por assinatura Infinito, Loftus alertou que o conhecido pesquisador de abduções Budd Hopkins, induz testemunhas a formar falsas memórias sobre seqüestros por ETs. Hopkins pratica hipnose e psicoterapia em pessoas que relataram abduções sem ter formação em psicologia ou psiquiatria.

Boas orientações

Mesmo já estando na casa dos milhares, não apareceram, até o momento, evidências físicas como peças, vestimentas, curativos, implantes ou algum tipo de aparelho de tecnologia não humana, que pudessem inquestionavelmente comprovar a origem extraterrestre deste tipo de seqüestradores.

Quanto mais se divulgam detalhes das chamadas abduções, mais aparecem outras pessoas explicando que também foram abduzidas. Especialistas em psicologia social sabem que certas informações muito difundidas podem alimentar o imaginário popular, aumentando as chances de ocorrência dos fenômenos mentais pesquisados por Persinger e Loftus. A grande quantidade de casos acaba não sendo um bom indicador de que estejam ocorrendo verdadeiros seqüestros de humanos por alienígenas.

Boas orientações para uma testemunha que relata uma abdução incluem: 1. Evitar hipnose para não estimular fantasias (principalmente se praticada por pessoas não qualificadas); 2. Informá-la sobre as pesquisas que podem trazer esclarecimentos como as de Michael Persinger (alucinações) e Elizabeth Loftus (falsas memórias); 3. Se os episódios estiverem acontecendo com freqüência ou causarem transtornos, não hesitar em buscar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.






Questão UFO 20 - Mídia - Os ETs estão entre nós
por Tiago Vital
Revisado julho 2006

Depois do episódio do piloto americano Kenneth Arnold em 1947, que disse ter avistado nove objetos com o formato discoidal (ver matéria sobre o caso) fazendo manobras espantosas, os humanos começaram a desconfiar que vários fenômenos aéreos não identificados existentes poderiam ser obra de extraterrestres. A hipótese começou a ganhar adeptos e hoje é conhecida nos quatro cantos do mundo.

Os homenzinhos verdes nunca foram tão atraentes. Podemos ver essa idéia bem difundida nos meios de comunicações, como programas de televisão humorísticos no qual os aliens aparecem como forma de gozação. Basta lembrar do quanto o ‘Casseta & Planeta’ zombou do ET de Varginha. Às vezes, brincou com seu aspecto cabeçudo, ou com os três dedos em cada mão (descrição relatadas pelas pessoas que afirmaram ter tido contato com ETs) e até com sua tecnologia supostamente mais avançada do que a nossa.

A utilização de ETs em propagandas publicitárias é uma constante. A indústria cinematográfica também não perde tempo em produzir filmes que narram grandes invasões de seres extraterrestres, ou ainda, a presença de ETs na sociedade camuflados de humanos. São inúmeros os filmes concernentes aos verdinhos, e alguns deles são indispensáveis de serem citados, pela grande atração que despertaram nos cinemas, tornando-se verdadeiros clássicos.

O mais célebre filme não fala exatamente de ETs. "2001 - Uma Odisséia no Espaço" trata da origem e evolução do seres humanos até o contato com seres desconhecidos que, no filme ocorre justamente em 2001. Essa produção de Stanley Kubrick estreou no Brasil em 1969, ano em que o homem chegou a Lua. Ela se destaca pelos grandes conhecimentos científicos utilizados e pelas, digamos assim, profecias do que seriam as viagens espaciais no mundo detentor de tecnologia espacial. O filme é motivo de comentários até os dias atuais e já foi eleito um dos dez melhores da história.

Outro clássico da ficção científica é "Contatos Imediatos de 3º grau" de 1977, feito pelo mestre Steven Spielberg, que já dominava os efeitos especiais. Esse filme mostra a interferência de astronaves extraterrestres na vida dos americanos, narrando como os discos voadores eram observados por diversas pessoas e o governo utilizava métodos de acobertamento para despistar os curiosos. No final do filme é estabelecido um contato passivo com uma nave e seus tripulantes, através de códigos sonoros e luminosos.

Já entre os filmes atuais, podemos citar a grande produção de Steven Spielberg "Independence Day" de 1996, que trata de uma grande invasão alienígena no nosso planeta, iniciada nos Estados Unidos na data comemorativa de sua independência. Nem é preciso dizer que a Força Aérea Americana consegue destruir os invasores. Essa produção foi um grande sucesso devido principalmente aos fascinantes efeitos especiais utilizados.

Além dos já citados, temos também o belíssimo "Contato" de Zemeckis, produzido em 1997 e baseado no livro do renomado astrônomo Carl Sagan. "E.T., O Extraterrestre", "Intruders", "Fogo no céu", "Roswell", "Invasão", "MIB - Homens de Pretos", "Arquivo X – Resista ao Futuro" são outros filmes bem conhecidos. Enfim, há várias opções nas locadoras. Além disso, os ETs sempre são lembrados nas histórias em quadrinhos, em revistas informativas, nos jornais, nas rádios, em programas de televisão, nos desenhos animados, nas propagandas publicitárias, nos apelidos dos amigos, etc. Com a criatividade do homem os verdinhos, cabeçudos, de três dedos em cada mão, de alguma forma sempre estarão entre nós, independentemente de existirem ou não.






Questão UFO 21 - Ufólogos místicos, clássicos e céticos
Por Fernando Caldas.

Ufologia é a área que investiga relatos de contatos com seres extraterrestres e OVNIs (Objetos Voadores não Identificados)

Estão muito difundidos os termos ufologia mística e ufologia científica entre os pesquisadores (ufólogos) brasileiros que se dedicam ao tema.

Em meados de2001, em uma reunião da OPUs, propusemos uma classificação que inclui três diferentes abordagens na pesquisa ufológica: mística, clássica e cética. Desde então, vem sendo adotada internamente em nossa organização.

A tabela em anexo apresenta as diferenças entre estas três abordagens no estudo de ETs e OVNIs.

Ufologia mística

Nesta classificação, o termo ufologia mística é utilizado com o mesmo significado tradicionalmente conhecido dos ufólogos.

Ufologia clássica

São aqui denominados “clássicos” os ufólogos geralmente conhecidos como “científicos”. Esta mudança não tem o significado de questionar a dedicação e seriedade dos pesquisadores que seguem esta abordagem. Apenas considera o termo “científico” mais adequado a áreas de pesquisa reconhecidas pela comunidade científica em geral, o que não é o caso da Ufologia.

Ufologia cética

Há pesquisadores que se dedicam a esclarecer relatos de contatos com ETs e OVNIs, mas que são céticos com relação à presença de civilizações extraterrestres em nosso planeta. São aqui chamados de ufólogos céticos. Esta é a abordagem seguida pela OPUs.

Boa parte dos ufólogos céticos rejeita a denominação de “ufólogo” por associá-la aos místicos e clássicos. Consideram-se “céticos em relação à ufologia”.

Entretanto, do ponto de vista desta classificação, por investigarem relatos de ETs e OVNIs, não deixam de ser ufólogos.

Tabela comparativa

A tabela em anexo inclui diversas afirmações e as respectivas posições de cada abordagem ufológica. As afirmações devem ser consideradas independentemente para cada uma das abordagens. Na afirmação 7, por exemplo, místicos e clássicos respondem “sim”. Isto não significa, necessariamente, que estejam aceitando como evidências exatamente os mesmos testemunhos.

TABELA COMPARATIVA


Afirmação


ufólogo místico
ufólogo clássico
ufólogo cético

1
Há OVNIs que são astronaves extraterrestres

sim
sim
não há evidências científicas

2
Há um significado maior, místico, transcendental em certos casos de OVNIs

sim
não
não

3
Há ETs que visitam nosso planeta em missão de conscientizar as pessoas sobre sua evolução espiritual, destruição do ambiente e guerras atômicas.

sim
não
não há evidências científicas da presença de ETs na Terra

4
Elevação espiritual e intuição podem favorecer o contato com certos tipos de ETs

sim
não
não

5
Há ETs que visitam nosso planeta para realizar experimentos científicos

sim
sim
não há evidências científicas da presença de ETs na Terra.

6
Há fotos, vídeos e gravações em áudio que constituem evidências de ETs em nosso planeta

sim
sim
Fotos, vídeos e áudios não constituem evidências científicas

7
Há testemunhos que constituem evidências de ETs em nosso planeta

sim
sim
Testemunhos não constituem evidências científicas

8
Há sinais no solo que são marcas de pouso de astronaves alienígenas

sim
sim
Não há elementos suficientes para tal caracterização.

9
Há casos de OVNIs que podem ser explicados por fenômenos da natureza ou artefatos tecnológicos humanos

sim
sim
sim

10
Utiliza recursos tecnológicos e metodologia sistemática na análise de casos
Não é foco essencial em sua pesquisa

sim
sim






Questão UFO 22 - Sinais?
por Fernando Caldas

Marcas em plantações são conhecidas entre os ufólogos como círculos ingleses (crop circles), embora nem todos tenham a forma circular. Fazem parte do enredo do filme Sinais (Signs), do diretor M. Night Shyamalan. Seriam indícios de uma presença extraterrestre em nosso planeta?

Mais de dez mil

Marcas geométricas de diversos tipos apareceram em diversas partes do mundo, não só em plantações, mas também em areia de praia (Brasil) e em um lago congelado (Canadá). O pesquisador inglês Freddy Silva estima a quantidade em mais 10000. Desde a década de 1970 são relatadas estranhas formas, principalmente em lavouras do sul da Inglaterra, aparecendo geralmente entre duas e quatro horas da manhã. Caules das plantas, como o trigo, são curvados até ficarem rentes ao solo formando figuras geométricas em “baixo relevo” nas plantações.

No verão inglês de 1989 surgiram 300. Em 1990, 600. Ao longo da década de 90 cresceram em complexidade, mas diminuiram um pouco em quantidade. Ventos derrubando as plantas ou danos causados por animais foram propostos como causa. Mas as formas são desconcertantemente regulares edetalhadas, descartando a possibilidade de fenômenos da natureza.
Não são raras formações com mais de 100 x 100 metros de extensão (em área, maiores que uma quadra de basquetebol).

Várias testemunhas relatam zunidos vindos de locais onde mais tarde círculos ingleses foram encontrados. Certas pessoas que visitaram os locais onde eles apareceram disseram ser capazes de captar uma energia sutil, capaz até de realizar curas, que seria emanada pela formação geométrica. Alguns pesquisadores afirmam que as plantas foram geneticamente alteradas.
Em geral, os ufólogos que se dedicam a este tema defendem a tese de que os círculos ingleses são feitos por civilizações extraterrestres, como uma forma de tentar comunicar-se conosco. Explicam que seres humanos seriam incapazes de produzir formas geométricas tão complexas curvando os caules de plantas sem quebrá-los.

Humanos que fazem marcas em plantações

Não existem evidências científicas de que os círculos ingleses são feitos por seres ou naves extraterrestres, que tenham propriedades curativas ou emanem qualquer forma de energia. Por outro lado, existem grupos de pessoas (humanos) como os Circle Makers (fazedores de círculos), cujo site na Internet é www.circlemakers.org, que os fazem abertamente e aceitam até encomendas. Foi o caso da Mitsubishi, que utilizou os serviços deste grupo para desenhar um gigantesco automóvel, lançamento na Inglaterra, em uma plantação de trigo. Trabalhando em três pessoas, osCircle Makers fizeram o carro (ilustração) em doze horas, com cerca de 105x 33 metros de tamanho.

Este grupo produz círculos ingleses com o mesmo detalhamento e perfeição de outras marcas que aparecem “misteriosamente” em plantações, refutando a idéia de que a boa qualidade dos contornos geométricos só podem ser obra de seres extraterrestres.

Construir não é tão difícil como parece

Desenhar um grande círculo no trigo é fácil. Bastam duas pessoas. A primeira fica fixa, no ponto que será o centro, segurando uma ponta de um barbante. A segunda segura a outra ponta do barbante, bem esticado, dando uma volta completa, 360 graus. O barbante esticado faz as vezes de um compasso aberto. Para abaixar as plantas, são utilizadas tábuas adaptadas para “empurrar e deitar” os caules, deixando-os rentes ao chão. Com certa prática, é possível curvá-los sem que se quebrem. Bons conhecimentos de construção de figuras geométricas e disposição física podem resultar em belas obras de arte.

Sinais?

O filme de M. Night Shyamalan infelizmente pode estar estimulando a crença de que os círculos ingleses são feitos por seres ou naves extraterrestres, sem que haja comprovação científica. É curioso notar que a época (verão) em que as formações aparecem na Inglaterra coincide com as férias escolares, quando estudantes com bons conhecimentos de geometria e disposição para madrugar nas lavouras têm todo o tempo livre do mundo! O escritor Arthur C.Clarke, em uma série de TV exibida pelo canal por assinatura Infinito, lembra também que pouquíssimos fazendeiros ingleses parecem se importar com a invasão de suas terras, já que podem ganhar um dinheiro adicional com a visita de turistas às formações.

Estes são sinais de que há humanos por detrás dos círculos ingleses.






Questão UFO 23 - "Você está certo disso, Bill?"
por Rodolpho Gauthier
Revisado julho 2006

Domingo a noite: Você está preparado? No duro? Valendo um milhão de reais: - Quem criou a expressão Disco Voador? Resposta A - Hebe Camargo, B- Kenneth Arnold, C- Chapolim colorado ou D- Bill Bequette?

Silêncio na platéia: - Respondo, Silvio. Opção B - Kenneth Arnold.

Silvio novamente: Mas já??? Você está certo disso? (...) Valendo um milhão de reais, qual é a resposta certa? (10 segundos de pura agonia) Resposta Erraaaada. Letra D - Bill Bequette (platéia: aaaahhhhh)

O rapaz, inconsolável: Não é possível, Silvio. Todo mundo sabe que foi Kenneth Arnold. Está em toda as revistas, livros, sites. Não é possível... Pô, Silvio. Não acredito nisso! Como?

Resposta dada pela produção do programa: "Em 24 de julho de 1947, o norte-americano Kenneth Arnold pilotava seu avião quando avistou nove objetos que avançavam em diagonal, emitiam flashes azuis e possivelmente atingiam uma velocidade de 1600 km/h. Esse avistamento teve grande repercussão nos EUA e gerou um onda de novos casos de estanhos objetos voadores. Quando descreveu o que viu, Arnold disse que os objetos se moviam como "peixes voando ao sol", como pires jogados na água. Porém o jornalista Bill Bequette mudou um pouco a coisa e disse que os objetos tinham forma de pires (flying saucer).

Pires que voavam. O mistério imediatamente intrigou a nação. Mais tarde, quando surgiram os pesquisadores de OVNIs, eles escolheram o dia do avistamento, 24 de julho, como Dia Mundial da Ufologia. Disseram que o caso do piloto foi o que inaugurou uma nova era na pesquisa de vida alienígena. Mas eles não sabiam que um importante aspecto do caso tinha sido alterado por um jornalista no momento em que ele tocava as teclas de sua máquina de escrever. Enquanto ufólogos dizem que foi Arnold, a História mostra que Bequette foi o verdadeiro criador da expressão."

Toda essa situação narrada é obviamente fictícia. Silvio Santos provavelmente nunca fará uma pergunta como essa. Contudo, as informações são reais. Keneth Arnold realmente não disse ter visto discos voadores. Foi um jornalista que disse que ele disse. Na foto ao lado, você pode ver como seriam os objetos que ele teria visto. Eles seriam parecidos com bumerangues. Ainda há uma grande discussão em torno desse caso. As principais hipóteses são três: Arnold pode ter visto discos voadores, meteoros ou aves em formação chamadas pelicanos. Mas essa polêmica fica para outro dia.

Implicações

Tão importante quanto a solução do caso são as conseqüências dessa pequena confusão. A repercussão do relato de discos (em inglês pratos) que voavam foi grande. Depois desse avistamento, milhares de pessoas afirmaram ter discos voadores. Embora esta não seja a única forma de OVNI relatada pelas pessoas, até hoje ela é muito "vista". O que aconteceu? Por que as pessoas não começaram a ver o que Arnold realmente observou?

Porque elas começaram a ver o que Bequette erradamente descreveu? "Será que os ets redesenharam suas naves para ficar de acordo com o erro de Bequette?" Ou pode ter sido tudo uma imensa coincidência: exatamente quando Bequette "criou"os discos voadores de Arnold, naves extraterrestres em forma de pires invertidos teriam começado a aparecer? Ou ainda, o mais provável, a população foi influenciada pela mídia a ver o que todo mundo via?

Através desse caso podemos perceber como o ambiente cultural influencia o surgimento de relatos de OVNIs. Nesse sentido, vale fazer fazer um paralelo com o Brasil. Recentemente, o ano de 1996 foi o que mais ocorrências foram registradas no território nacional. Ano de grande atividade alienígena na Terra? Talvez não. Coincidentemente este foi o ano em que estourou o caso Varginha. Além disso, em 1995 houve grande excitação devido à exibição da fraudulenta autópsia de um extraterrestre por um programa de TV grande audiência. O capacidade de influência cultural do "Quarto Poder" (a imprensa) não pode ser subestimada. Afinal, o mito dos discos voadores começou com o jornalista Bill Bequette, que era coadjuvante e virou protagonista da História.






Questão UFO 24 - "Alô, alô, planeta Terra chamando..."
Sexta-feira, 03 de janeiro de 2002
Revisado julho 2006

por Rodolpho Gauthier

Em 1403, europeus e indígenas não se conheciam. Um oceano os isolava. A comunicação entre essas duas civilizações só foi possível quando uma delas desenvolveu tecnologia, bancou os custos e enfrentou os perigos da longa viagem.

Vivemos uma situação parecida atualmente. Se Einstein estiver certo, a velocidade da luz não pode ser superada. Logo, os custos, os perigos e a duração de uma jornada rumo à um planeta fora do sistema solar serão gigantescos. Infelizmente, não há como realizar uma viagem dessas hoje. Entretanto, temos conhecimentos que nossos antepassados não tinham. Na teoria, é possível nos comunicarmos com os "verdinhos" sem que precisemos ir até onde eles moram. Como?

O Programa SETI

Emissões de rádio abundam no universo. Quando você escuta a estática do seu rádio (aquele barulho que aparece quando se muda de estação), você pode estar ouvindo várias emissões de rádio vindas de fora da Terra. Mas não se engane, a estática não é necessariamente mensagem de aliens. Existem no universo fontes naturais de ondas de rádio, tais como os quasares e os pulsares.

Nossas emissões de televisão e rádio também estão sendo lançadas no espaço a todo momento e viajam a velocidade da luz. Se os ETs tiverem algo semelhante à televisão, ou mesmo se tiverem olhos, poderão um dia assistir ao programa da Ana Maria Braga ou, quem sabe, aprender a dança do grupo Rouge. Da mesma forma, existe a possibilidade de captarmos um sinal deles. É exatamente isso o que procura o Programa SETI (Search for ExTraterrestrial Inteligence, em português Busca por Inteligência Extraterrestre).

Surgido nos EUA, na década de 60, o programa já captou mais de uma centena de sinais "estranhos". Porém, como eles não se repetiram, não foi possível precisar sua origem. Através de radiotelescópios (veja foto © VLA, NRAO) , pode-se dizer que os cientistas do SETI procuram uma agulha em um palheiro, pois, em meio a tantas emissões, como saber o que é alienígena? Em um universo tão vasto, para onde apontar os equipamentos de recepção?

O SETI não pesquisa casos de OVNIs. Segundo seus cientistas, viagens espaciais são muito complicadas. Para se ter uma idéia, se utilizássemos a tecnologia atual, demoraríamos cerca de 300 mil anos para chegar à estrela mais próxima do Sol. Embora os aliens possam ter uma tecnologia superior, as distâncias continuariam muito grandes. Além disso, não há evidência científica que indique a existência dos discos voadores, afinal julgamentos pessoais não são evidências físicas ou verificáveis.

Atualmente, o programa não conta com apoio governamental. Muitos acham bobagem procurar ETs. Porém vale lembrar o que disse um astrônomo norte-americano sobre a busca: "Não estamos aumentando o PIB da nação, nem fazendo as pessoas viverem 200 anos, mas alimentando o espírito das pessoas". É a ciência ajudando a responder às mais profundas e inquietantes questões humanas: quem somos?, de onde viemos? e para onde vamos?

Para saber mais

Você pode conhecer melhor o SETI através de livros como Telegramas para Marte (de Eduardo Dorneles Barcelos, Zahar, 2001) e Inteligências Extraterrestres (Jean Heidmann, Zahar, 2001). Existe também um belíssimo romance chamado Contato, do astrônomo norte-americano Carl Sagan. A obra narra o contato com alienígenas feito através do SETI. O livro deu origem a um grande filme estrelado por Jodie Foster no final da década de 1990.

Como ajudar o SETI

O SETI@home é um projeto global da Universidade de Berkeley, Califórnia, EUA, que pretende aproveitar a capacidade de processamento de centenas de milhares de computadores ligados a Internet para a busca de inteligência extraterrestre. Usuários do mundo inteiro podem agora participar desta grande e importante empreitada científica, bastando apenas fazer o download do programa.

O SETI@home é um tipo especial de proteção de tela (screensaver), que inicia o seu funcionamento quando o PC não esta sendo utilizado. Quando ativado, ele analisa dados recebidos no seu computador, que foram capturados pelo maior radiotelescópio do mundo. Existe a hipótese pequena, mas tentadora, de que o seu computador seja o primeiro a detectar uma civilização além-Terra.

A ligação à Internet é fundamental, mas apenas pra receber e enviar os dados a um servidor do SETI. Para o programa funcionar não é necessário estar conectado a Internet.






Questão UFO 25 - Ufologia: para quem?
Quinta-feira, 13 de março de 2003
Revisado julho 2006.

Por Rodolpho Gauthier.

Pesquisar casos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) é importante. Pode parecer coisa de lunáticos ou de gente que não tem o que fazer, mas é uma tarefa que tem sua função social e científica. Ao longo deste texto, falaremos da primeira.

Para mim e para você

A função mais óbvia desse tipo de pesquisa é DESVENDAR OS CASOS. Procurar discernir se um relato, foto ou filmagem é um erro de interpretação, um fenômeno atmosférico, um objeto construído pelo homem ou algo que realmente não pôde ser identificado. O esclarecimento dos relatos é importante porque as pessoas querem saber o que viram. Os avistamentos de OVNIs muitas vezes é um acontecimento que marca as testemunhas. Lembro-me de um caso pesquisado pela OPUs em que uma criancinha havia chorado de medo após ver um OVNI (na realidade, um satélite artificial). Quem é o responsável por o explicar `aquela menininha que o que ela viu não eram naves marcianas?

A pesquisa precisa ter também sua FUNÇÃO HUMANITÁRIA. É relativamente grande o número de pessoas que sofreram traumas psicológicos reais relacionados a supostos OVNIs. Cabe aos pesquisadores contribuir para a melhora da qualidade de vida dessa gente. Tentar encaminhar a suposta testemunha a um psicólogo é uma das soluções.

Pode parecer bobagem a alguns, mas é muito grande o número de pessoas que sentem medo de possíveis ETs. Esse medo é um desconforto que poderia ser evitado. Conheço crianças e até mesmo adultos que já tiveram pesadelos com aliens (Essa gente foi abduzida? Pouco provável. Várias dessas pessoas vivem em edifícios de cidades populosas, ou seja, provavelmente, o porteiro do prédio teria visto algo). É obrigação do pesquisador libertar o homem comum de mais essa angústia do mundo moderno. Não bastasse o medo da violência e do desemprego, temos que nos preocupar com aliens?

Além disso, a pesquisa tem uma FUNÇÃO CIDADÃ. Há vários embusteiros que enganam pessoas com casos falsificados. Alguns querem apenas aparecer na mídia, porém há outros que produzem fraudes para ganhar dinheiro. Cabe ao pesquisador ajudar a proteger a população de patifes que usam o tema como trampolim para seus golpes. Ufologia é uma arma que, como tal, pode ser usada tanto para o bem como para o mal.

A pesquisa tem também um ASPECTO FILOSÓFICO. As pessoas se perguntam se estamos sós no universo e querem uma resposta. Sem dúvida, essa é um questão recorrente no imaginário humano, principalmente depois da ida do homem à Lua. Infelizmente, alguns "pesquisadores" costumam responder que estamos sendo visitados, mas que o governo esconde provas disso. Esta é uma posição pouco produtiva ("eu sei que existem Discos Voadores, não preciso pesquisar") e que não costuma convencer muito a sociedade.

Preocupação com as testemunhas

Ao longo do texto, evitamos dizer que o trabalho dos ufólogos é importante. Isso porque alguns ufólogos não pesquisam casos, ou quando fazem, não utilizam metodologia apropriada. Ou seja, não necessariamente um ufólogo é um pesquisador de casos de OVNIs. Às vezes, eles agem apenas como simpatizantes da hipótese extraterrestre. A pesquisa dos avistamentos de OVNIs pode ser feita por qualquer um: céticos, sociólogos, astrônomos, psicólogos e leigos com conhecimentos científicos abrangentes e relativamente aprofundados, pois não existe diploma de ufólogo. Obviamente, isso não significa que qualquer um pode fazer um bom trabalho de esclarecimento. Nesse sentido, o pensamento crítico é fundamental.

Pesquisar casos de OVNIs é um hobby. Porém o fato de não ser uma profissão regulamentada não diminui a importância do pesquisador. Muito pelo contrário, como qualquer um pode se considerar ufólogo, é fundamental a ele exercer seus deveres de maneira idônea.

Muita gente acredita que o trabalho desse tipo de pesquisador é importante porque ele está lidando com "um grande mistério da humanidade", ou porque está em luta "contra o acobertamento que impede a população de conhecer a verdade". Na realidade, tais atividades podem ter motivações muito mais simples. Se os pesquisadores tivessem preocupações mais sociais, ou seja, se pensassem mais nas testemunhas do que nos supostos extraterrestres, definitivamente seu trabalho entraria no rol das atividades de utilidade pública. Porém, infelizmente, muito do que se faz e se escreve por aí não se preocupa com os terrestres.






Questão UFO 26 - Seitas Ufológicas - O Raelianismo
Por Tiago Vital.
Revisado julho 2006

A redução da influência do catolicismo no Ocidente, iniciada com o Renascimento e com a Reforma Protestante, propiciou o surgimento de outras tendências religiosas. A Ciência também passou a seguir caminhos próprios. Em um fenômeno típico do século XX, seitas se espalharam pelo mundo.

O que agora está presente no cenário internacional, unindo os temas religião, ciência e seitas, é o Raelianismo, fundado pelo francês Claude Vorilhon, 54 anos, jornalista e ex-piloto de carros de corrida. Recentemente, a seguidora desta seita Brigitte Boisselier, formada em físico-química pela Universidade de Dijon e em química analítica pela Universidade de Houston, anunciou o primeiro clone humano de responsabilidade da empresa Clonaid, ligada ao Raelianismo. Tal anúncio foi contestado pelos cientistas devido à falta de provas. O Raelianismo prega que a raça humana é obra de seres extraterrestres. Vários personagens da história como Buda, Moisés, Jesus, Maomé e Leonardo da Vinci, afirma a seita, foram treinados por seres do cosmo.

Como tudo começou

Segundo o relato de Claude Vorilhon, no dia 13 de dezembro de 1973, quando estava no coração da cratera Puy de Lassolas, próxima a Clemond-Ferrand, no centro da França, ele observou um objeto metálico, com aproximadamente 7 metros de diâmetro e no formato de um sino realizando uma trajetória descendente no céu. Logo após, esse objeto teria pousado à sua frente e uma porta se abriu. Ainda conforme o relato, um ser com aparência humana surgiu e se identificou como Yahweh, insinuando a Claude que ele havia sido escolhido para uma missão difícil: tornar-se seu mensageiro para os humanos. Claude, a partir deste suposto episódio, passou a adotar o nome Rael (que significa mensageiro). A origem desse alien seria o planeta Elohim, localizado em um outro sistema solar. O ser extraterrestre ainda teria explicado a Rael (Claude) a importância de seu povo como autores da vida aqui na Terra. Os seres humanos, porém, sempre os teriam confundido com deuses. Leia a suposta mensagem de Elohim à humanidade no dia 13 de Dezembro de 1973:

”Viemos de outro sistema solar e criamos toda a vida na Terra cientificamente, inclusive o Homem, a nossa imagem. Vocês nos confundiram com deuses... Nós vos amamos como nossas próprias crianças e mandamos sabedoria através dos profetas. Vocês deformaram o nosso ensino e o utilizaram para lutar... Agora que são capazes de compreender quem somos, gostaríamos de estabelecer um contato numa embaixada oficial."

A Terra é um laboratório de extraterrestres?

A equipe de Elohim primeiramente teria feito um reconhecimento da Terra através de satélites artificiais para estudar sua constituição e a atmosfera, como fazemos para estudar outros planetas. Feito isto, teria sido implementada uma colônia de cientistas que dariam prosseguimento a um projeto vetado no planeta deles: a criação da vida. O domínio da engenharia genética teria permitido criar várias formas de vida, começando com a elementar síntese de DNA e partindo para formas mais complexas. Os humanos teriam sido criados a imagem e semelhança do povo de Elohim.

Todo tipo de religião que surgiria pela Terra em diferentes cantos teria sido resultado de um minucioso planejamento destes aliens, iniciando-se pelos profetas com o ensino das regras indispensáveis para o nível de consciência. No entanto, a interpretação dos acontecimentos pelos povos antigos, como podemos ver em textos bíblicos, foi prejudicada pela falta de compreensão e por faltar vocabulário para descrever os fatos.

Hoje, a seita Raeliana afirma ter cerca de 55 mil adeptos pelo mundo. Seu fundador, Claude, afirma ter viajado em um “disco voador” e conhecido o planeta Elohim. Segundo ele, o líder dos Elohim, Yahweh quer estabelecer um contato oficial com alguma embaixada, mas para isso o mundo teria que estar preparado. Você está???






Questão UFO 27 - O dia em que Orson Wells invadiu os EUA
Por Tiago Vital.
Revisado julho 2006

No dia 30 de outubro de 1938, véspera de Halloween, os marcianos invadiram a Terra. Nos EUA, o céu já estava escuro e as cidades não apresentavam nenhuma anormalidade: pessoas voltavam do trabalho, crianças brincavam e cachorros latiam. Um pouco antes das 20 horas muitos moradores de quatro estados norte-americanos escutavam músicas na estação de rádio CBS.

Às 8 da noite a programação foi interrompida pelo ator, cineasta e produtor Orson Welles (1915 - 1985). O aviso de que o próximo programa se tratava de uma dramatização foi dado logo no começo. Iniciou-se então a encenação sonora da invasão de marcianos que estavam aniquilando a raça humana. Welles de imediato fez-se passar por um famoso astrônomo do Observatório de Princeton, que concedia uma entrevista sobre alguns fenômenos registrados em Marte que poderiam ser considerados atividades extraterrestres. Algumas notícias davam conta de que muitos combatentes americanos haviam sido dizimados numa batalha em Grovers Mill, New Jersey. Além do discurso de um secretário do governo em Washington admitindo a invasão, Welles caprichou nos efeitos sonoros de naves que vaporizavam humanos, nas gritarias das pessoas aterrorizadas e no próprio nervosismo de quem falava no programa. Esses fatores foram fundamentais para envolver os ouvintes naquela noite.

Muitas pessoas ligaram o rádio depois do início do programa e várias acreditaram no que escutaram. O pânico tomou conta dos moradores. Pessoas do campo corriam para a cidade a procura de ajuda, enquanto pessoas da cidade corriam para o campo atrás de refúgio. Milhares de telefonemas atormentavam as delegacias das cidades e, em poucos minutos, as estradas ficaram lotadas de carros que levavam famílias desorientadas a lugares confusos. Os mais ousados saíam de suas casas com armas de prontidão à procura dos marcianos. Certamente o apresentador não imaginara o tamanho da confusão que causaria.

Terminado o programa, às 21 horas, Orson Welles explicou novamente sua brincadeirinha de Halloween. A dramatização tinha sido baseada na obra A Guerra dos Mundos do escritor Herberth George Wells (1866-1946). H. G. Wells foi um renomado escritor inglês responsável por diversos livros de ficção como A Máquina do Tempo, O Homem Invisível e O Primeiro Homem na Lua. Ele é considerado um dos precursores da ficção científica moderna e influenciou muitos outros escritores.

Uma curiosidade sobre o episódio é a carta de uma mulher entregue a Welles: "Quando aquelas coisas aconteceram, eu achei que a melhor coisa a fazer era dar no pé. Então, peguei os 3,25 dólares que havia economizado e comprei uma passagem. Após ter viajado 16 milhas, ouvi dizer que era tudo uma peça. Agora estou sem o dinheiro e sem os sapatos que ia comprar com ele. O senhor poderia, por favor, mandar alguém me entregar um par de sapatos pretos, tamanho 9 B?". Algumas pessoas tiveram de ser resgatadas semanas após a transmissão nas montanhas de Dakota. Elas não acreditaram que tudo fora ficção.

E se fossemos invadidos...

Estes acontecimentos podem ajudar na análise do comportamento humano caso a Terra fosse realmente invadida por extraterrestres. Sem dúvida, Orson Welles conseguiu demonstrar o poder persuasivo dos veículos de comunicação. Seu programa teve impacto regional, já que na época não existiam meios de comunicação globais como hoje. Mas até que ponto as pessoas chegariam se tudo fosse repetido, desta vez por Steven Spielberg utilizando a CNN? Milhares de pessoas pelo mundo se suicidariam acreditando que a morte era inevitável? As nações esqueceriam as diferenças por um momento e juntos travariam uma batalha interplanetária, ainda que fictícia? Segundo um estudo do professor Hadley Cantril, da Universidade de Princeton, os eventos de 1938 formam a mais célebre histeria coletiva da História. O que aconteceria se tudo ocorresse novamente hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário