quarta-feira, 10 de novembro de 2010

CONTRA O TRÁFICO DE DROGAS

O outro lado da moeda

Por: Gabriella Coutinho/ Foto: Weiler Filho


Delegado aponta perfil do traficante de drogas

Orlando Zaccone, delegado da
52ª Delegacia de Polícia
Considerada uma das cidades mais violentas do mundo, o Rio de Janeiro tem hoje grande parte de sua população carcerária detida por tráfico de entorpecentes. Em Acionistas do nada: Quem são os traficantes de drogas, Orlando Zaccone se propõe desvencilhar a violência da imagem do traficante, salientando que os ocupantes das carceragens cariocas passam longe dos monstros desenhados pela mídia

– Todo mundo só pensa em traficante como alguém violento. Mais de 90% dos presos do tráfico são presos sem arma, que acabam sendo punidos por um crime considerado hediondo, diz Zaccone.

O ex-aluno de jornalismo da PUC diz em seu livro que o "soldado do crime", mostrado pela imprensa ostentando armas na favela, não é o perfil do preso no mercado de entorpecentes. A máquina do tráfico, segundo o delegado, é operacionalizada por homens e mulheres pobres, com baixa escolaridade, e cuja entrada na vida do crime se dá, principalmente, pela dificuldade de acesso ao mercado de trabalho.

Na obra, o delegado carioca lembra como o mercado ilegal das drogas está atrelado à lavagem de capital do sistema financeiro, e que as punições, que deveriam se estender a todos os que praticam atos ilícitos, são aplicadas apenas a uma pequena parcela de infratores, que são os que menos lucram com o negócio. Zaccone conta que o sistema penal escolhe os que vão ser condenados porque não é capaz de absorver a todos que cometem delitos

– De repente, quem pratica o ato proibido é o senhor juiz, que não é considerado delinqüente. A partir do momento em que a seletividade punitiva vai escolher algumas pessoas estigmatizadas, você abre um espaço para a ilegalidade dos grupos dominantes. Na questão das drogas isso é claro: enquanto a repressão está toda no varejo, esses bilhões de dólares estão limpando o sistema financeiro, assinala o autor.

A partir da Constituição de 88, o tráfico foi considerado o crime mais grave dentro do ordenamento jurídico. A repressão maior ao traficante e uma política mais branda em relação ao usuário se deu, na visão de Zaccone, porque o perfil do primeiro remete à tríade estigmatizada "preto-pobre-favelado".

– Hoje o grande problema da polícia é o uso da violência letal. Todos falam em tentar limitar a violência, só que todas as propostas que têm sido objeto de clamor público são idéias violentas. Temos que buscar caminhos de reduzi-la por meio de políticas de redução de danos no cárcere, de redução de danos na aplicação das penas. Acho que esse é o caminho, disse o chefe da 52ª Delegacia de Polícia Civil.

O delegado, que desenvolve trabalhos sociais com os presos da 52ª DP de Nova Iguaçu e já morou em um templo hare-krishna, conta que sua experiência como participante da seita o ajudou a manter a serenidade e paciência necessárias para chefiar uma delegacia de polícia

– Acho que tudo isso me deu uma maturidade maior para encarar os desafios da vida, diz Zaccone, que ainda segue os hábitos alimentares da época em que era adepto da filosofia oriental.

--------------------------------------------------------------

‘A pena não tem caráter preventivo, é apenas ferramenta de legitimação do poder’
Jornal da PUC: Na sua opinião, o tráfico de drogas poderia ser legalizado?

Orlando Zaccone: A descriminalização ou a legalização das drogas ilícitas teria de ocorrer no plano internacional, porque a proibição veio de lá. O Brasil hoje não tem autonomia para decidir acerca disso. O que alguns países conseguem fazer é uma política de redução de danos, um controle de venda de algumas dessas substâncias. Mas liberação, que é um tema até pejorativo das campanhas de legalização, acaba sendo inviabilizada porque cartéis do mundo inteiro viriam para o Brasil para mandar droga para os países onde isso é proibido. Talvez o problema da criminalização das drogas seja mesmo o seu objetivo, ou seja, será que esse é um problema do sistema ou será que isso é que o sistema quer ter, operar estereótipos justamente para fazer um controle dessas populações pobres? Fica a interrogação.


JP: Há pessoas que defendem a redução da maioridade penal. O que você pensa sobre isso?

Zaccone: O sistema penal, já está mais do que provado, não ressocializa. Em algum momento vamos ter que, de forma arbitrária, estipular o momento em que a pessoa tem de ter responsabilidade penal, porque então vamos ter de prender por furto a criança que subtrai o brinquedo de outra. Na verdade, o sistema feito para menores também opera com as mesmas condições bárbaras do sistema penal. Essa visão de que a punição previne delitos é algo muito ultrapassado. A pena não tem caráter preventivo, é apenas uma ferramenta de legitimação do poder.


JP: Fale um pouco sobre o Carceragem-Cidadã, o trabalho que você desenvolve na 52ª DP.

Zaccone: Quando eu cheguei em Nova Iguaçu havia 400 presos e eu consegui, em trabalho junto com a Defensoria, reduzir para 250. Esse foi o primeiro momento do projeto. A partir disso eu comecei um trabalho cultural com biblioteca, com a Companhia de Cinema Barato do Marcelo Yuka, fazendo projeções de filmes. A Lei de Execução Penal (LEP), que se aplica tanto aos presos definitivos quanto aos provisórios, garante o direito à cultura, ao lazer, assistência jurídica, assistência médica. Eu fui buscar apoio na Chefia de Polícia, levei o projeto e eles me apoiaram, busquei parceiros como a OAB, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu. Acho que tudo é questão de vontade política.

As DROGAS, a REPRESSÃO e a importância da PREVENÇÃO.

O tráfico de drogas ilícitas adquiriu proporções assustadoras. Os criminosos dominam certas regiões ou bairros. E, em Vacaria?A figura do “poderoso chefão” do crime existe?

Os recentes casos de homicídios cruéis fazem pensar se existe o interesse de criminosos para assumir o controle da venda de drogas.

O vice-presidente do Conselho Municipal Antidrogas, João Carlos Pinto de Abreu, o qual também é inspetor de polícia, responsável pelo setor de inteligência da Polícia Civil de Vacaria e pós-graduado em segurança pública pela PUC-RS afirma que a situação de Vacaria e região já esta sendo comparada com situações à das maiores cidades do Brasil, mas só não se assemelha aos grandes centros graças à atuação de vários setores da polícia e dos trabalhos coesos existentes entre os órgãos da segurança pública.

Isso se deve principalmente ao trabalho incansável de repressão ao tráfico feito pela polícia civil e brigada militar, com mais de setenta (70) traficantes presos no ano de 2009, por exemplo.

Aqui em Vacaria e região, diz o Inspetor Abreu, convivemos com traficantes de menor poder ofensivo, entretanto mesmo assim nos surpreendemos com a crescente brutalidade nas práticas criminosas, como por exemplo, o esfacelamento do rosto de uma vítima de homicídio e a decapitação de outra.

Nós aqui em Vacaria, afirma o inspetor, trabalhamos sempre unidos, PC, BM, PRF e GM, sem disputa de ‘beleza’, o que é bom para a nossa comunidade. Alias, falando da comunidade Vacariense merece destaque em especial, pois sempre colabora com informações, o que sempre é bem vindo aos órgãos policiais.

Além do trabalho de repressão ao tráfico existe também o trabalho visando à prevenção, através do Proerd da Brigada Militar e das palestras para pais, professores e alunos feitos pela Polícia Civil.

Temos um programa chamado 181, conhecido como disque-denúncia, considerado exemplar pelo Ministério da Justiça e já copiado por outros estados, que colabora muito com a polícia para a retirada de circulação de vários traficantes.

Como o crack assumiu o antigo reinado da maconha, pode-se dizer que houve também mudança no tráfico de drogas. Foi uma mudança drástica. O crack, com seu intenso poder de dependência química somado ao baixo preço de aquisição, dizimou parte da nossa sociedade.

Com seu poder avassalador ele escravizou e escraviza muitas pessoas. É uma droga rápida e intensa. Em 15 segundos faz efeito no cérebro que chega a durar cinco minutos no organismo.

Isso faz com que a pessoa queira cada vez mais e a leva inevitavelmente ao mundo da violência.

Um pesquisador brasileiro que acompanhou durante cinco anos mais de 130 viciados em crack no começo dos anos 90 mostra que 90% morreram em condições de violência e os outros 10% por overdose.

O crack fez o tráfico ficar mais forte porque dominou um exército de viciados cada vez mais violentos.

Era comum ouvir antigamente que o traficante era uma figura inteligente, porque não se envolvia com o produto que vendia. Baseado em casos concretos, quando se trata de crack, mudou o perfil do traficante.

Com certeza existem traficantes que comandam crimes não se envolvendo diretamente (com o consumo da droga). Mas, no final das contas, todos eles são o estopim, a causa de crimes como latrocínios, homicídios, furtos e roubos que registramos hoje em dia.

Especialistas indicam que para conter “os problemas causados pelas drogas”, especialmente o crack, são necessárias atuações constantes, de forma implacável e incansável, através dos órgãos policiais, fato que esta acontecendo em Vacaria, e uma punição rápida contra os traficantes de drogas e também aos responsáveis pelo financiamento deste tipo de crime.

Reduzir a impunidade é um dos caminhos para conter com mais eficiência o tráfico de drogas, mas sem agir forte visando à verdadeira prevenção às drogas, de nada adiantará todo este trabalho de repressão, devemos começar na prevenção primária, que começa na família, não dá mais para admitir que alguns pais cheguem ao ponto de procurar a polícia querendo entregar o seu filho de 12 anos, por que 'não podem mais com a vida deles', vamos ter que voltar a dar mais atenção aos nossos filhos e nem tanto a televisão, por exemplo, pois caso contrário, infelizmente, quando percebermos, às vezes tarde de mais, aquele terrível tráfico de drogas, com conseqüências desumanas, que antes só tinha notícia que acontecia em São Paulo, Rio de Janeiro e agora acontece em nossa cidade, pode acontecer debaixo de nosso teto. “TUDO É VÁLIDO NA PREVENÇÃO AS DROGAS, MENOS A NOSSA INDIFERENÇA”
Introdução a como funciona o tráfico de drogas



tráfico de drogas


Nas fraldas do bebê, várias pedras de crack. Bonecas de porcelana cheias de papelotes de cocaína. Com o estudante de medicina, cinqüenta comprimidos de êxtase. Imagens de Nossa Senhora Aparecida recheadas de cocaína. Drogas num fundo falso de uma falsa bíblia. Vestido de padre, um jovem arriscou embarcar num avião com quatro quilos de cocaína sob a batina. Num caminhão, brinquedinhos de papai-noel para crianças pobres com cocaína dentro. Noutro, 300 quilos de maconha escondidos sob um carregamento de arroz.

Agência Estado
Os traficantes escondem as drogas nos lugares mais inusitados.




Tem sido assim em todo o Brasil. No atacado ou no varejo, os traficantes tentam levar suas “mercadorias” aos consumidores. E “fregueses” não faltam. Eram mais de 200 milhões de usuários de drogas no mundo em 2006, segundo o Relatório Mundial de Drogas do Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crimes (UNODC, na sigla em inglês). Isso representa cerca de 5% da população entre 15 e 64 anos. As substâncias mais usadas são maconha, haxixe, cocaína, heroína e drogas sintéticas.

As piores drogas

Álcool e cigarro são drogas mais perigosas para a saúde do que muitas substâncias ilícitas, como a maconha, o LSD e o ecstasy, afirma especialista.


Leia mais em VEJA.com


De acordo com o relatório do UNODC, foram produzidas no mundo 45 mil toneladas de maconha em 82 países. As Nações Unidas (ONU) registraram o tráfico dessa droga em pelo menos 146 países, ou seja, em praticamente todos os países do mundo. O que resulta num mercado que movimenta anualmente cerca de 800 bilhões de dólares no planeta.

No Brasil, o consumo de cocaína e maconha aumentou em 2006. Também cresceu o tráfico de cocaína, especialmente na região Sudeste. Entre os países da América do Sul (com 6,7 milhões de usuários de maconha) foi no Brasil, segundo o relatório, que ocorreu o maior aumento do consumo da droga, a maior parte vinda do Paraguai, porque a produção brasileira de maconha não é suficiente para suprir a demanda.

O consumo da cocaína também aumentou na América do Sul em 2006, subindo de dois milhões de consumidores para 2,25 milhões. De acordo com a Organização das Nações Unidas, o uso da droga no Brasil foi o principal fator para a elevação da taxa de usuários no continente. Foram nas regiões Sudeste e Sul do país que o consumo cresceu mais. Ser usado como “rota”, uma espécie de corredor por onde passa a cocaína que vem da Colômbia (60%), Bolívia (30%) e Peru (10%) com destino à Europa, contribui para o aumento do uso da cocaína no Brasil. A droga vem em grande quantidade e parte dela fica em solo brasileiro. Vendida para grandes traficantes, ela é distribuída aos pequenos que a fazem chegar aos consumidores.

O relatório mostra que a heroína tem no mundo 11 milhões de usuários, dos quais, 600 mil são brasileiros. Prova de que as drogas hoje são um negócio globalizado.

Alguns tipos de drogas
Antes de falar mais sobre tráfico conheça rapidamente algumas das drogas consumidas no mundo.

Maconha

Também apelidada de baseado, erva, tora, bagulho, fininho, beise, a maconha é derivada das folhas de uma planta chamada cannabis sativa, que contém a substância ativa THC-Delta-9, o Tetrahidrocanabinol. É originária da Ásia Central e conhecida há mais de 200 anos. O uso constante pode levar a problemas pulmonares (seu teor de alcatrão é maior do que o do cigarro comum) e até ao câncer, porque nela existe uma substância chamada “benzopireno” um conhecido agente cancerígeno. Há estudos que apontam que a maconha diminui, no homem, a quantidade de testosterona, reduzindo o número de espermatozóides. O homem não fica impotente, mas pode ficar estéril.


Site marijuana.com
Folha de maconha




Na América do Sul, as primeiras plantações aconteceram no Chile, no século 16. Calcula-se que atualmente 160 milhões de pessoas no mundo façam uso dela. Para conhecer mais, leia o artigo sobre a maconha.


Haxixe

Ele é extraído da própria maconha (uma mistura de cannabis sativa mais resina), mas sua substância ativa é potencializada, ou seja, é muito mais “forte”. Para se ter uma idéia, a maconha tem 2% de THC e o haxixe pode ter 14%. Os maiores produtores de haxixe são o Paquistão, o Nepal, o Líbano, a Turquia, além de alguns países da África. É moldado em pequenas barras ou bolos de cor marrom escura.


Skank

Ele é considerado a “supermaconha”. Cultivado em laboratório, seu efeito é mais concentrado. O índice de THC no skank é de 17.5%. A droga vem da Europa e é mais cara, por isso é conhecida como a “supermaconha dos ricos”. Perda da noção de tempo e espaço, alucinações, pupilas dilatadas, excitação, aumento do apetite por doces, perda da coordenação motora e lapsos de memória são algumas das conseqüências do uso da droga.


Cocaína

As notícias do uso das folhas da planta, que depois derivou a droga, são de 4.500 anos atrás, quando eram usadas pelos índios que as mascavam, hábito chamado de “coquear”. Seu nome é Erythroxylon coca, popularmente chamada de cocaína. Sintetizada em 1859 seu uso afeta no cérebro especialmente as áreas motoras, produzindo agitação intensa. Calafrios, pupilas dilatadas, insônia, sangramento do nariz, emagrecimento são algumas das conseqüências do seu uso. Se for usada durante muito tempo também causa danos cerebrais e aceleração do envelhecimento.


Crack



Imagem cedida por U.S. Drug Enforcement Administration
Pedras de crack



Ele surgiu em 1985, nas Bahamas. É derivado da planta da coca que é misturada com bicarbonato de sódio ou amônia e água, resultando em “pedras” que são fumadas em cachimbos. É muito usado por jovens das classes mais pobres porque é mais barato do que a cocaína. Seus efeitos duram menos tempo e ele vicia mais rápido do que outras drogas. Seus efeitos são tão devastadores que os traficantes de São Paulo (os das ruas e os que estão nas cadeias) proibiram a venda e o uso do crack porque ele tira tanto seu usuário da “razão” que ele não paga as dívidas. Além disso, é conhecido como a droga que mata (por seus efeitos danosos ao organismo) e os traficantes preferem seus clientes “vivos”. Agindo sobre o sistema nervoso central o crack gera aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, tremores, dilatação da pupila, suores intensos. Sensação de euforia e poder são seus efeitos psicológicos. Para saber mais sobre a droga leia como funciona o crack.


Merla

É derivada da cocaína e é uma junção de folhas de coca com produtos químicos como o querosene, cal virgem, e ácido sulfúrico. Tudo misturado se transforma numa pasta onde se concentra de 50% a 70% da cocaína. Excitante do sistema nervoso, causa euforia, aumento de energia e diminuição do sono e do apetite, alucinações, delírios e confusões mentais. Muitos usuários durante o uso da merla tem convulsões e perda de consciência.

LSD

Também conhecido como LSD21 é uma substância líquida a base de dietilamida do ácido lisérgico e é fabricada em laboratório. Produz profundas alterações mentais, provocando delírios e alucinações. No Brasil é comercializada em cartelas picotadas similares a um mata-borrão. Cada pequeno quadrado picotado recebe uma gota de LSD que o usuário coloca na pele ou embaixo da língua. É tão potente que doses de 20 a 50 microgramas já fazem efeito. Também conhecido como doce, ácido, papel, microponto e gota, seus efeitos duram de oito a doze horas. O uso faz com que a pessoa tenha ilusões e alucinações visuais e auditivas e os efeitos físicos do LSD são aumento da pressão arterial e freqüência cardíaca, náuseas, vômitos, suores intensos.


Heroína

Derivada do ópio é uma das drogas mais perigosas que se conhece, causando dependência física e psíquica. Danos cerebrais e envelhecimento acelerado são algumas das suas conseqüências. Quando usada seu efeito dura de quatro a seis horas.


Ópio

Seu sabor é amargo e um pouco acre. É feito com o suco resinoso (látex leitoso) retirado da planta papoula. Os principais alcalóides do ópio são morfina, paverina, codeína, tebaína e narceína. O preço é muito alto e são poucos os viciados nesse tipo de droga no Brasil. A droga age quimicamente no corpo humano e causa dependência física e psíquica. Os viciados ficam magros, com um tom amarelado na pele e cai sua resistência a infecções. O efeito dura até doze horas e a abstinência provoca suores, arrepios, tremores, insônia, vômitos e câimbras abdominais.


Êxtase

Ecstasy ou êxtase (no Brasil) é uma substância psicoativa chamada de metilenodioximetanfetamina (MMDA) e foi sintetizada por uma indústria farmacêutica em 1914. Há cerca de dez anos passou a ser usada por jovens de todo o mundo, que tomam os comprimidos com bebidas alcoólicas. O ecstasy age estimulando a produção de serotonina no cérebro, responsável pela sensação de prazer, por isso ficou conhecida como a “droga do amor” entre os adolescentes. O uso do êxtase eleva a pressão arterial e produz intensa elevação da temperatura (uma febre de até 42 graus) o que leva a uma intensa desidratação, por isso os jovens, bebem muita água após ingeri-lo. É muito utilizado em festas “raves”, quando jovens se reúnem para passar de três a quatro dias dançando e usando drogas. Taquicardia, secura na boca, diminuição do apetite, câimbras, dores musculares, dificuldade para andar são alguns dos efeitos. O uso contínuo pode causar lesões cerebrais irreversíveis, levando à depressão, paranóia, alucinações, perda do autocontrole e dificuldade de memória.


Boa Noite Cinderela

Usado no Brasil, Argentina, Estados Unidos e outros lugares do mundo o “Boa Noite Cinderela” é um conjunto de drogas: calmantes, lorazepam, flutnitrazepan e bromazepan. Essa mistura é conhecida como “rape drugs” (droga do estupro). É muito usada em golpes dados por rapazes e garotas, que em boates, bares e danceterias misturam a droga na bebida da vítima. Ao ingerir ela se sente sonolenta e é levada pelos golpistas, que estupram e roubam a vítima. O efeito do sono profundo pode durar até 24 horas.


Anfetaminas

São diversos os tipos de anfetaminas no mundo, feitas de diferentes substâncias, e em geral são consumidas junto com bebidas alcoólicas. O primeiro tipo de anfetamina foi sintetizada pela primeira vez no final do século passado na Europa para uso medicinal, mas já nas décadas de 30 ou 40 passou a ser usada com fins não medicinais e a moda se espalhou pelo mundo. É muito usada por atletas profissionais e amadores porque aumenta a capacidade física do usuário, fazendo com que a pessoa, sob o efeito da droga, consiga praticar exercícios físicos que normalmente não conseguiria.

A história do tráfico no mundo
Desde os anos 60 o consumo de drogas tem crescido e atingido diferentes grupos sociais. Mas, muitas drogas surgiram há muito tempo e, como não eram proibidas, acabavam sendo usadas por muitas pessoas. Algumas delas foram utilizadas durante anos com fins medicinais, como a cocaína. Outras, como a maconha, começam agora a ser utilizada para esses fins.

Na década de 1880, a folha de coca, matéria-prima da cocaína, já era consumida, em forma de chá, por toda a Europa e América do Norte. O chá era conhecido como “melhorador do humor” e sua comercialização era livre. Naquela época, a cocaína passou a ser processada pela indústria farmacêutica para uso como anestésico, estimulante mental e do apetite, afrodisíaco, tratamento da asma e de problemas digestivos. Também foi descoberta sua potência quando injetada e assim o seu uso se popularizou.

Em 1885 surgiu a Coca-Cola, que usava folhas de coca em sua fórmula. Existia também um vinho (Wine-Coca) que era muito popular na Europa e que era feito a base de folhas da planta. Em 1904, foram proibidas todas as bebidas feitas com cocaína e a Coca-Cola mudou sua fórmula. No Brasil, há notícias do uso da cocaína por jovens da burguesia desde 1914, mas foi nos anos 70 que ela entrou pra valer no país. Na década de 90, popularizou-se, sendo consumida não só por pessoas das classes média e alta, mas também por pessoas de menor poder aquisitivo, graças à queda no preço por conta da maior oferta do produto no mercado.

O LSD é uma substância sintética que adquiriu popularidade na década de 60, quando também chegou a ser indicado por médicos no tratamento de algumas doenças.

Já a maconha teve seu cultivo incentivado durante décadas pela indústria que utilizava seus talos para fazer fibras de cordas e têxteis, por causa de sua incrível força e resistência. Também fez, durante séculos, em vários países, parte do arsenal da medicina popular e no final do século 19 foi usada em vários medicamentos produzidos por laboratórios farmacêuticos dos Estados Unidos, sendo indicada como antiespasmódico, analgésico e dilatador de brônquios. No início do século 20, com o aparecimento da morfina, que oferecia melhores resultados, os médicos perderam o interesse pela maconha. No Brasil, ela foi usada como remédio de 1900 a 1930 e era indicada e receitada pelos médicos para insônia, úlcera gástrica, asma e até ronco.



A proibição

Em 1909, aconteceu, em Xangai, a primeira reunião internacional (convocada pelos Estados Unidos) para discutir o uso do ópio e seus derivados. Havia uma preocupação com o excesso do uso da droga no mundo.

Em 1911, aconteceu outra reunião em Haia, na Holanda, e mais uma vez foi discutida a necessidade do combate ao uso do ópio e da cocaína que não atendesse a recomendações médicas. Nesse encontro, todos os países (inclusive o Brasil) assinaram um tratado no qual se comprometeram a coibir o uso das duas drogas.

Em 1914, nos Estados Unidos, é aprovada uma lei interna que proíbe a comercialização e o livre consumo de cocaína e ópio. Em 1924, em mais uma Conferência Internacional, agora em Genebra, que reuniu 45 países, foi discutida também a necessidade de coibir o uso da maconha. Começaram então as perseguições policiais aos usuários de drogas, especialmente de maconha. A partir de 1930, o combate passa a ser mais enérgico em todo o mundo. Em 2007, o Estados Unidos eram o maior consumidor de cocaína do mundo.

História das drogas no Brasil
Até o começo do século 20, o Brasil não tinha qualquer controle estatal sobre as drogas que eram toleradas e usadas em prostíbulos freqüentados por jovens das classes média e alta, filhos da oligarquia da República Velha. No início da década de 20, depois de ter se comprometido na reunião de Haia (1911) a fortalecer o controle sobre o uso de ópio e cocaína, o Brasil começou efetivamente um controle. Naquele momento, o vício até então limitado aos “rapazes finos” dentro dos prostíbulos passou a se espalhar nas ruas entre as classes sociais “perigosas”, ou seja, entre os pardos, negros, imigrantes e pobres, o que começou a incomodar o governo.

Em 1921, surge a primeira lei restritiva na utilização do ópio, morfina, heroína, cocaína no Brasil, passível de punição para todo tipo de utilização que não seguisse recomendações médicas. A maconha foi proibida a partir de 1930 e em 1933 ocorreram as primeiras prisões no país (no Rio de Janeiro) por uso da droga.

Essa proibição se estende até hoje com uma certa variação. Mesmo proibidas, as drogas continuaram a ser consumidas e aumentou a violência em torno do tráfico, com o surgimento de grandes grupos de traficantes, como o Comando Vermelho, no Rio de Janeiro.

Nos anos 60 e 70, no presídio de segurança máxima de Ilha Grande, presos comuns e guerrilheiros urbanos dividiram os mesmos espaços e trocaram “experiências”. Em 1975, anistiados, os guerrilheiros deixaram o presídio mas os presos comuns continuaram lá e passaram a usar, no dia-a-dia, as táticas de organização aprendidas com os companheiros da guerrilha. Com elas, sobreviveram e dominaram outros grupos do complexo penitenciário. Organizaram um grupo de auto-defesa, chamado Falange Vermelha, que em pouco tempo mudaria o nome para Comando Vermelho e se transformaria num dos maiores grupos do crime organizado no Brasil e no mundo.



Agência Estado
O Comando Vermelho troca drogas por armas e vice-versa




No início dos anos 80, o Comando Vermelho já dominava o sistema prisional do Rio de Janeiro. Além disso, quando seus integrantes cumprem suas penas e são liberados, o comando conquista também as ruas e suas idéias se espalham para além das grades. No início dese processo, foram formados grupos para fazer assaltos a bancos. Com o tempo perceberam que há um outro negócio mais lucrativo e menos arriscado do que os constantes assaltos a agências bancárias: o tráfico de drogas.

No final dos anos 70 e início dos 80, o aumento do consumo de cocaína na Europa e nos Estados Unidos fez também elevar a produção e o tráfico nos países andinos e apareceram as primeiras “empresas narcotraficantes", como a liderada por Pablo Escobar, que passaram a produzir cocaína para exportação. É no início dos anos 80 que o Brasil aparece como rota para o escoamento de cocaína para os EUA e a Europa.

Nesse cenário, o Comando Vermelho aparece como uma organização inserida na nova dinâmica internacional do narcotráfico e passa a dominar o mercado de drogas no varejo no Rio de Janeiro. Aparecem os “donos-do-morro”, que se aproveitam da ausência do governo, impõem suas próprias regras e passam a “mandar” nas favelas, onde instalam sua “autoridade”. Em contrapartida, passam a ajudar a população com atitudes assistencialistas: distribuição de comida e gás de cozinha e pagamentos de enterros e batizados.

O Estado responde com a presença de soldados nos morros, ataque a pontos de vendas e prisão de traficantes. Os conflitos são diários com mortes de ambos os lados e são criadas polícias de elite, com o propósito de combater o tráfico. Mas o comércio de drogas já havia tomado proporções enormes. Como demorou a ver e combater o problema, o governo não consegue vencer os traficantes. O Comando Vermelho (CV) continua a intimidar e a traficar. Do Rio passa a enviar a droga a outros Estados, principalmente para São Paulo. Em 2000, os “laços” entre Rio e São Paulo se solidificam quando o CV faz parceria com o PCC (Primeiro Comando da Capital) , facção criminosa paulista, e juntos passam a traficar drogas.


Tida como a maior e mais antiga guerrilha das Américas, as Farc – Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – chegaram a ter 35 mil homens. Fundada em 27 de Maio de 1964, durante uma guerra interna na Colômbia, a organização, que vive nas selvas e montanhas, passou a sobreviver, especialmente, da produção e venda de cocaína e papoula. As Farc produzem 39% da droga colombiana. Outra parte de sua “receita” o grupo obtém com as centenas de seqüestros que realiza no país. Calcula-se em 250 milhões de dólares o montante que a organização chegou a conseguir com resgates.

Provavelmente desde 1980, as Farc montaram na Amazônia bases para o tráfico de drogas e de armas. Em 2004, o juiz federal Odilon de Oliveira, de Ponta Porã, na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, revelou que as Farc se instalaram no Paraguai, na fronteira com o Brasil e passaram a treinar traficantes de São Paulo e do Rio de Janeiro. Deram cursos de guerrilha e também de seqüestros aos bandidos das duas maiores facções criminosas do Brasil: O PCC e o Comando Vermelho. “Eles treinam brasileiros lá para agir aqui” disse o juiz. Segundo ele, as quadrilhas de narcotraficantes brasileiros são os principais “clientes” na compra da cocaína produzida pelas Farc. Antes de chegar ao Brasil, a cocaína é levada para o Paraguai. O pagamento é feito em dólares ou armas. Ponta Porã é a segunda cidade do país em lavagem de dinheiro, perdendo só para Foz do Iguaçu (Paraná).

Os “empresários” da cocaína no Brasil “legalizam” o dinheiro conseguido com o tráfico de drogas, com a compra de hotéis, bingos, redes de farmácia, postos de gasolina, bares, lojas de automóveis, fazendas e gado. Outra forma utilizada por eles e descoberta pelo governo brasileiro foi a compra de bilhetes premiados da loteria. Um esquema montado com donos de lotéricas e funcionários de órgãos públicos funcionava da seguinte forma: os bilhetes ou jogos premiados eram “comprados” dos ganhadores, assim o traficante ou político justificava o dinheiro que tinha dizendo que ganhou na loteria.

As rotas do tráfico no Brasil
Existem diferentes rotas que trazem a cocaína e a maconha para o Brasil. Há as rotas caseiras, destinadas ao transporte da droga consumida pelos brasileiros, as rotas internacionais, nas quais a droga simplesmente passa pelo país que é usado como corredor das drogas que têm como destino final os Estados Unidos e a Europa, e as rotas mistas, que são aquelas em que as drogas vêm para o Brasil e parte fica no país para consumo e outra parte segue para o exterior.

A maior parte da cocaína vem da Colômbia, e boa parte da maconha vem do Paraguai. Apesar do Brasil produzir maconha, principalmente no “Polígono da Maconha”, área do semi-árido nordestino, a quantidade não é suficiente para a demanda interna e, por isso, os traficantes importam a erva do Paraguai.

A principal dificuldade que o Brasil tem para evitar o contrabando e a entrada de drogas e armas no país é o tamanho de suas fronteiras. São 16 mil quilômetros só por terra. Para combater o tráfico feito por via aérea, em 2004 foi regulamentada a lei 7.565, conhecida como a “Lei do Abate”, que permite que aeronaves consideradas suspeitas (que não tenham plano de vôo aprovado) sejam derrubadas em território nacional. Com medo, os contrabandistas de armas e drogas que usavam o espaço aéreo para transportar suas mercadorias, voltaram a usar as rotas terrestres. Segundo a Polícia Federal, grande parte das armas e drogas também chega pelo mar.

O tráfico de armas é um negócio que também movimenta milhões de dólares, só perdendo para o de drogas. Calcula-se que das 17 milhões de armas que existem no país, 4 milhões estejam nas mãos do crime organizado. Tanto as drogas como as armas chegam ao Brasil por meio dos formiguinhas, pessoas que as transportam em veículos particulares, ou pelos grandes traficantes que fazem encomendas de quantidades que chegam via terra, mar e, muito pouco atualmente, por ar. Nessa negociata, muitas vezes, os bandidos pagam suas contas com trocas de produtos. É o caso da rota Brasil-Suriname: os brasileiros vão até o país onde compram armas e pagam com drogas. É pelo Suriname que entra boa parte das armas produzidas na Europa, como o fuzil russo AK-47 e metralhadoras antiaéreas trazidas da Ásia. Armas que interessam aos traficantes brasileiros e a facções criminosas, como o PCC e o CV, para continuar com o controle dos pontos de drogas e a continuidade dos crimes.

Mandar a droga para fora tem um motivo muito especial para os traficantes: o preço. Pra se ter uma idéia, o quilo da cocaína na Colômbia custa US$ 2 mil, chega ao Brasil por US$ 4,5 mil, nos Estados Unidos custa US$ 25 mil e na Europa vale US$ 40 mil. No Oriente Médio e no Japão atinge seu maior valor: US$ 80 mil o quilo.

O Brasil também recebe drogas de outros países, numa rota inversa. O haxixe (a maior parte produzido no Norte da África), por exemplo, é distribuído para a Europa e também para o Brasil. O ecstasy, fabricado principalmente na Europa, é igualmente trazido para o Brasil. Muitas vezes esse tráfico é feito por "mulas" que levam cocaína para a Europa e trazem o ecstasy, uma das anfetaminas mais usadas no país, em troca.

São muitas as portas de entrada das drogas no Brasil. Em novembro de 2007, a polícia apreendeu na cidade de Umuarama (PR) 500 quilos de maconha, que vinham do Paraguai. A droga, segundo a polícia, entrava no Brasil por Guaíra e pertencia ao PCC, que tinha montado uma base em Umuarama. De lá mandavam a maconha para São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, ao preço de R$ 1 mil o quilo.Só nesse “posto” descoberto pela polícia era comercializada uma tonelada de maconha por semana.

O Brasil se difere do Paraguai, Peru, Bolívia e Colômbia por não ser produtor e por ser o ponto mais importante de trânsito para as drogas produzidas nos quatro países. Mas há tempos o Brasil não é mais só corredor em direção a Europa e Estados Unidos. O país passou a ser um importante consumidor de drogas, em especial, de maconha e cocaína. Um mercado ativo e em expansão que conquistou especialmente os jovens.

Um documento divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2006 cita que no Brasil o narcotráfico “emprega” mais de 20 mil “entregadores” de drogas, a grande maioria jovens de 10 a 16 anos que ganham salários de US$ 300 a US$ 500 por mês. Só no Rio de Janeiro, o narcotráfico vende por ano cerca de seis toneladas de drogas, faturando cerca de R$ 900 milhões, de acordo com a Polícia Civil carioca. Desse montante, quase R$ 600 milhões são faturados pelo Comando Vermelho e o Terceiro Comando (outra facção do Rio). Em São Paulo, calcula a polícia, existem cinco mil postos de distribuição da droga. A cidade é hoje o ponto principal do “corredor Brasil”, de onde é mandada a maior parte da cocaína e maconha que abastece a Europa e Estados Unidos.

O relatório da ONU acrescenta que os traficantes possuem armas melhores e mais poderosas de que as da polícia brasileira e que os traficantes, mesmo presos, continuam a comandar o tráfico de dentro da cadeia. Exemplo disso é o caso do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira Mar, um dos principais fornecedores de cocaína para o Comando Vermelho e para o Primeiro Comando da Capital. Em 22 de Novembro de 2007 ,a mulher de Fernandinho foi presa pela Polícia Federal no Rio de Janeiro, acusada de ajudar o marido a comandar uma rede internacional de tráfico de drogas e armas. Beira-Mar, mesmo preso no Presídio de Segurança Máxima em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, comandava suas operações criminosas e tinha “representantes” em vários estados brasileiros. Sob sua chefia, sua organização comprava maconha do Paraguai e cocaína da Bolívia e revendia para o mercado interno e também para o Exterior. O ex-chefe da Polícia do Rio de Janeiro, Hélio Luz, disse que “o tráfico é uma empresa, é uma empresa ilegal”.



O Polígono da maconha

Na divisa de Pernambuco (sertão pernambucano) e Bahia, às margens do Rio São Francisco, 14 municípios no Nordeste do Brasil têm como principal atividade o cultivo da maconha. É a maior área de plantio da erva na América do Sul. Jovens e trabalhadores rurais são cooptados pelo tráfico e trabalham de dez a 12 horas diárias de cinco a seis meses por ano. O Ministério Público do Trabalho de Pernambuco calcula que sejam 40 mil trabalhadores nessa região só no plantio de maconha, sendo dez mil crianças e adolescentes. O cultivo da maconha na área começou em 1977. A estimativa era de que a produção em 2007 atingiu 10 milhões de pés da erva, o que corresponde a quatro mil toneladas de droga. Do “produtor” o quilo saía por R$ 200 e depois de passar pelos “intermediários” chegava aos grandes traficantes por mil reais o quilo. Pra se ter uma idéia, o produtor de cebola vende o quilo por R$ 0,20.

Da plantação ao consumidor
As drogas produzidas aqui no Brasil ou importadas de fora são compradas por grandes traficantes e revendidas aos chamados microtraficantes (aqueles que compram quantidades pequenas), que as revendem para os consumidores. Muitos destes grandes traficantes estão dentro das cadeias e as drogas que compram são revendidas dentro das prisões e também nas ruas. O homem que faz a ponte, ou seja, é o intermediário entre os produtores e os grandes traficantes é chamado de matuto. Nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, o tráfico montou uma espécie de governo paralelo.

Nas favelas e nos morros, eles são os “donos-do-morro” ou “donos-das-bocas” e ditam as leis. Os donos do morro é que decidem onde serão as bocas-de-fumo e quem serão os representantes, que são os microtraficantes. Estes finalmente vão revender a maconha ou a cocaína para o consumidor final, que podem ser jovens pobres da própria favela e morro ou, na maioria das vezes, os filhos da classe média e alta, principais financiadores do esquema do tráfico.

No Rio de Janeiro são quase mil favelas onde moram mais de 1,5 milhão de pessoas, parte delas recrutadas pelo tráfico. Os comandos criminosos cariocas empregam pelo menos 10 mil jovens de 10 a 16 anos que são os “soldados” ou vapores, fogueteiros, aviões. Sem oportunidade de emprego, sem perspectiva de uma vida melhor, os jovens vêem no tráfico uma possibilidade de “vencer” na vida. Espelham-se na fama dos chefões do tráfico, que circulam com carrões, sempre rodeados de mulheres bonitas e com seguranças armados. A eles, além de um “bom salário”, o tráfico oferece lazer e entretenimento, como os bailes funks onde a cocaína é livremente vendida a preço baixo, num território dominado pelos bandidos, onde muito raramente entra a polícia e o poder do estado é ausente. O “movimento”, como se referem os moradores ao tráfico de drogas, também aparece fazendo quadras de futebol e patrocinando festas juninas e natalinas, com distribuição de presentes para as crianças. Durante o ano, há ajuda às famílias até com a compra de remédios. Cerca de 50 grandes grupos controlam todo o tráfico no Rio.

Entre os trabalhadores do tráfico tem o “químico”, que é contratado pelo grande traficante, o “dono-do-morro”. O químico é o responsável por “batizar” a droga, ou seja, pelos ingredientes que vão ser misturados nela. A cocaína, por exemplo, é comprada “pura” pelos grandes traficantes e para que ela “renda” mais, aumente de volume, o químico faz a mistura que pode ser, por exemplo, com bicarbonato. Um quilo da droga pura vira dois quilos depois da mistura e o lucro é maior.

Há jovens que são contratados como “fogueteiros” que ficam em pontos estratégicos, munidos de fogos de artifício para serem soltados em duas ocasiões: quando as drogas chegam e ficam à disposição e quando a polícia está chegando.

No topo da hierarquia do tráfico está o “dono-da-boca”, traficante que compra as grandes quantidades. Abaixo dele os “gerentes”, que repassam a droga para os “aviões” que levam, transportam a droga até as bocas-de-fumo”. Os gerentes também têm a função de arrecadar semanalmente o dinheiro do tráfico nas bocas de fumo e prestar contas ao chefão, o dono-do-morro.

O dono-da-boca contrata os "soldados” ou “vapores” que são os que revendem a droga aos consumidores, aos clientes, que podem estar no morro ou nas avenidas, próximas às favelas e aos morros.

Há também os “esticas” que são os encarregados de vender as drogas em faculdades, boates, bares, prédios e condomínios. O trabalho é ininterrupto. São 2 turnos de 12 horas e os “trabalhadores” se revezam.

Em algumas favelas existe ainda o “drive-thru”. Os traficantes ficam em um ponto fixo e os compradores, de carro, passam, pagam e recebem a droga. Em São Paulo e no Rio também tem o serviço “delivery”. O cliente liga para um determinado número e em pouco tempo um motoqueiro chega com a “encomenda” que pode ser entregue em casa, num shopping, num bar. Os traficantes chegaram a sofisticação de “personalizar” as drogas, fazendo embalagens diferentes, em cores diferenciadas para cada boca-de-fumo. De forma que, se o cliente tiver alguma reclamação, o vendedor do ponto será identificado.



As drogas e a internet

Mundo moderno, traficantes modernos. E a internet entrou em ação. Com um “click” é possível negociar vários tipos de drogas: maconha, cocaína, esctasy. Jovens mantém conversas sobre novos entorpecentes, remédios que têm poderes alucinógenos. Marcam raves e abertamente publicam que nos três dias de festa vai rolar de tudo.

A internet é vista como uma nova possibilidade de negócios, principalmente pela possibilidade de vender drogas por e-mail ou em conversas on-line. Os traficantes chegam a fazer “leilões virtuais”, comercializando a droga para quem pagar mais.




Mulas

É freqüente, nos aeroportos brasileiros, especialmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, a polícia prender pessoas que tentam embarcar para a Europa levando cocaína. Muitas são pessoas recrutadas pelos traficantes, que ingerem cápsulas da droga (embrulhadas em plástico para não estourar) e viajam com ela no estômago. Em um dos casos, em 2006, um jovem preso estava com quase um quilo da droga no estômago. As "mulas", como são chamadas, recebem pelo trabalho cerca de US$ 5 mil por viagem mais as passagens aéreas e a estadia. Quando chegam ao destino, tomam laxante para “despejar” a droga. Alguns repetem o ritual de engolir drogas e voltam para o Brasil com o estômago recheado de esctasy. Esses rapazes e moças ficam dois ou três dias sem comer nada para que caiba mais droga dentro deles e para que após a ingestão elas não se misturem com alimentos no estômago. Nem água podem beber. Há casos em que as cápsulas de cocaína estouram e as mulas morrem de overdose em poucos minutos.



Mortes e crimes

Em seu relatório, de 2006, a ONU destaca que grande parte dos 30 mil homicídios registrados anualmente no país estão ligados ao tráfico e consumo de drogas.

Ressalta que os grupos envolvidos no tráfico de drogas têm nível de violência maior do que os dos ligados a outras atividades criminosas, como o jogo do bicho. É como um ditado popular no Brasil: “O tráfico não perdoa, mata”. Mata porque vendeu e não recebeu, mata porque alguém “quebrou” a lei do silêncio, mata porque algum dono-de-boca foi incorreto na hora do acerto de contas.

O Ministério da Justiça do Brasil fez um levantamento que mostra que em 60% das chacinas ocorridas no país o motivo foi o tráfico de drogas. Em São Paulo e Rio de Janeiro chega a 80%. Sejam os matadores traficantes que venderam e não receberam, sejam traficantes rivais eliminando-se entre si, sejam policiais ou justiceiros os causadores das mortes, as drogas sempre são o pano de fundo.

Nosso país está também incluído no Relatório da Jife (Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes) como um dos países com os maiores índices de violência decorrentes do tráfico e do consumo de drogas.

As drogas aumentam também outros tipos de crimes como assaltos, arrombamentos, prostituição, porque muitas vezes o viciado sem recursos para comprar as drogas acaba cometendo esses crimes para obter o dinheiro.

Combate às drogas no Brasil
A lei brasileira em vigor para combate ao tráfico é a de número 11.343, de 23 de agosto de 2006, a Lei Antidrogas, que estabelece normas para repressão, produção e tráfico de drogas e que diferencia o traficante do consumidor.

O Artigo 28, que trata do consumidor, estabelece:

“Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para uso pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com a determinação legal será submetido as seguintes penas:


Advertência sobre os efeitos da droga
Prestação de Serviços a Comunidade
Medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo."

O Artigo prevê também as mesmas medidas para os que cultivam drogas para consumo próprio, como uma pequena plantação caseira de maconha.

O Artigo não prevê prisão para quem for somente usuário e tiver em seu poder pequena quantidade de drogas. Caberá ao juiz determinar se a quantidade encontrada com o sujeito faz dele, perante a lei, um consumidor ou um traficante.

No Artigo 33, começam as determinações de penas. Por exemplo: de três meses a um ano para quem induzir, instigar ou auxiliar alguém no uso de drogas.

Se forem duas ou mais pessoas e houver objetivo de lucro (cobrança pelas drogas) a pena sobe: de três a dez anos de cadeia.

E para os grandes traficantes, que forem pegos comercializando grandes quantidades e pena é de oito a 20 anos de prisão.


O combate

Dificuldades com nossas enormes fronteiras, poucos policiais federais para fiscalizar, poder financeiro dos traficantes, que em muitos casos corrompem a polícia, e o crescimento das facções criminosas, que se aliaram e dominam o tráfico, são os principais problemas do Brasil no combate ao narcotráfico.

Em 1990, o Brasil deu mais um passo no combate ao tráfico de drogas, com a criação do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), que com satélites e radares teve como objetivo não só proteger as matas, visualizando os pontos de destruição pelos madeireiros, mas também controlar outras atividades clandestinas como o tráfico de drogas.

Em 1998, foi criada a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), ligada ao governo federal e que dá apoio os Estados.



Agência Estado
Policiais federais queimam maconha apreendida no Nordeste



Em 2001, a Polícia Federal, encarregada de desarticular o narcotráfico na fronteira da Amazônia brasileira, fez uma grande operação na região e encontrou bases de produção de cocaína sob o domínio das Farc, que produziam por mês, em território brasileiro, cerca de 45 toneladas de cocaína. A droga era levada em aviões que partiam de pistas clandestinas para a Colômbia, Estados Unidos, Europa e outros estados brasileiros.

Nas grande metrópoles, as policiais civis montaram até departamentos especializados, visando, principalmente, a prender os traficantes, tirá-los de circulação e, conseqüentemente, diminuir a quantidade de drogas em circulação. Em São Paulo, por exemplo, existe o Denarc - Departamento de Investigações sobre Narcóticos, que tem dezenas de delegados e investigadores só para trabalhar contra o narcotráfico. Com equipamentos modernos e a utilização de escutas telefônicas (autorizadas pela Justiça), eles buscam prender “peixes grandes” do tráfico de drogas.

Os policiais grampeiam telefones celulares de bandidos dentro e fora das cadeias e gravam o que eles conversam. Assim descobrem seus planos, as rotas das drogas e das entregas, surpreendendo os bandidos e os prendendo em flagrante. O problema é que muitos desses traficantes, mesmo atrás das grades, continuam com seus negócios.

Além de reprimir, as leis brasileiras também se preocuparam com a recuperação dos viciados, mas infelizmente, na prática, não acontece o que determina o papel. Os usuários dependentes pobres têm muitas dificuldade para encontrar lugares públicos para internação e tratamento. Os das classes média e alta recorrem a clínicas particulares especializadas, que custam muito caro.

Introdução sobre como funcionam as polícias de elite




Armados com fuzis, pistolas, submetralhadoras e metralhadoras e usando máscaras anti-gás e coletes a prova de balas, os policiais avançam.
Os que vão na frente carregam escudos que pesam quase cinco quilos e resistem a impactos de até quinhentos quilos, sejam facadas, golpes de ferro, tijoladas, estilhaços de granadas. Também há escudos especiais, feitos de aramida, fibra sintética que resiste ao impacto de balas de pistolas calibres 45 e 357.

Eles são seguidos por outros soldados que conduzem cães especialmente treinados. Carregam uma “tonfa”, um cassetete de aço com empunhadeira. Outra parte do grupo, os “granadeiros”, leva armas especiais: granadas de gás pimenta e de gás lacrimogêneo. Se a ação precisar se estender até a noite, contam com binóculos infravermelhos.

O inimigo a enfrentar são presos rebelados em uma cadeia, ou bandidos entrincheirados em algum morro, ou um marginal que fez um refém em tentativa frustrada de assalto.ou um grupo de populares manifestantes exaltados com alguma causa, o chamado “controle de distúrbio civil”. É comum, eles usarem de brutalidade e até tortura para conseguir as informações que querem. Alguns usam veículos que parecem verdadeiros tanques de guerra, assustam moradores de favelas ou vizinhos de áreas de conflitos.


É a polícia de elite em ação. Ela está presente em todos os estados brasileiros e são treinadas para situações especiais. Há grupos de elite nas policias Militar e Civil.



Agência Estado
Bope - a polícia de elite do Rio de Janeiro




COE, GOE, Gate, CDC, CME, Tigre, GET, CPE, CIOE, BOE, BME, GRT, RONE, DOE, Rotam, Gote, Bope... As siglas mudam, mas os treinamentos, os objetivos e as missões são as mesmas.

Todos passam por cursos específicos que duram de um a cinco meses,onde aprendem desarmamento de bombas, tiros de precisão, como fazer resgate de reféns e negociação com seqüestradores. Também recebem aulas de técnicas de sobrevivência na mata, uso de rapel, de mergulho. Fazem simulações de invasões em presídios e noções de como fazer a escolta de autoridades ou de presos considerados perigosos. São as tropas especiais, preparadas para tudo.

O curso é uma espécie de “pós-graduação”. Como policiais civis e militares, eles fazem o curso comum a todos os policiais e podem trabalhar em qualquer setor da polícia civil ou batalhão da PM. Mas para ser da Polícia de Elite tem que se especializar mais, aprender mais.

Muitos destes policiais diferenciados fazem cursos no exterior ou recebem treinamento de técnicos da Swat norte-americana, que constantemente desembarcam em solo brasileiro para ensinar novas técnicas ou reforçar os ensinamentos já ministrados anteriormente.

O objetivo é ter uma polícia capaz de enfrentar qualquer tipo de situação com os melhores resultados. Para eles, o melhor equipamento, as melhores armas, os veículos especiais, até blindados se for necessário. Todas as equipes têm atiradores de elite, os “sniper”, capazes de atirar a longa distância e acertar o alvo. As tropas de elite são como pequenos exércitos locais.

A estimativa é que no Brasil, entre policiais civis e militares, cerca de cinco mil homens façam parte destes “rambos” nacionais. (1% do total do efetivo que no Brasil é de quinhentos mil policiais).

Não é possível e nem há recursos para treinar todos os policiais brasileiros. Por isso o treinamento especial é privilégio de alguns grupos. Para os que serão os melhores.

Nesse artigo, você vai conhecer com detalhes os equipamentos, o treinamento, como ingressar e as consideradas melhores polícias de elite do Brasil. Vai saber que elas erram e são acusadas de tortura e outras formas de abuso de poder. Antes conheça algumas siglas usadas pelas polícias de elite no Brasil:

COE – Comando de Operações Especiais ou Companhia de Operações Especiais
GOE – Grupo de Operações Especiais
Gate – Grupo de Ações Táticas Especiais ou Grupo de Apoio Tático Especial
Gote – Grupo de Operações Táticas Especiais
CME - Comando de Missões Especiais
Tigre – Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial
GET – Grupo Especial Tático
CPE – Comando de Policiamento Especializado
Cioe – Companhia Independente de Operações Especiais
BOE – Batalhão de Operações Especiais
BME – Batalhão de Missões Especiais
GRT – Grupo de Resposta Tática
Rone – Ronda Ostensiva de Natureza Especial
DOE – Departamento de Operações Especiais
Rotam – Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas
Bope – Batalhão de Operações Policiais Especiais

Por que foram criadas as elites ?
As primeiras tropas de elite surgiram nos anos sessenta, período da ditadura militar no Brasil, quando apareceram também os “guerrilheiros” brasileiros, contrários ao regime. O primeiro “especial”, a criado em 1966, em Brasília foi o CDC – Controle de Distúrbios Civis, um Batalhão da PM
que já contatava com treinamento de ações táticas e tinha equipamentos especiais.

Em 1967, surge o primeiro grupo especial da Polícia Civil no Brasil. Foi no Rio Grande do Sul e o nome era GOE – Grupo de Operações Especiais. O GOE do Rio Grande do Sul surgiu no mesmo período que a SWAT americana (Special Weapons and Tactics – Armas e Táticas Especiais). O grupo existe até hoje e em 2007 comemorou seus quarenta anos de existência.

Em 1969, para combater os primeiros focos de terrorismo político no Brasil, surgiu o primeiro grupo de elite oficial do Rio de Janeiro, o Goesp – Grupo de Operações Especiais. Foi na gestão do então secretário de Segurança do Rio de Janeiro, general Íris França de Oliveira. O grupo, que tinha 12 homens era comandado pelo inspetor chefe de polícia José Paulo Boneschi.

Nos anos 70, em São Paulo, surgiu a primeira tropa diferenciada da Polícia Militar: a Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), que durante muitos anos atuou na cidade, ganhando fama de violenta e truculenta. Hoje, 2007, a Rota não é mais considerada uma tropa de elite em São Paulo, agora a tropa de elite da PM paulista é o Gate.


O que faz a Rota


Criada na década de 70, período da ditadura no Brasil, a Rota ficou conhecida como a polícia que mata e, durante muitos anos, foi considerada uma polícia de elite. Perdeu o título quando surgiram unidades especializadas e treinadas de forma diferenciada, como o Gate - Grupo de Ações Táticas Especiais, também da Polícia Militar.

Hoje os homens da Rota ainda se diferenciam dos policiais comuns, porque podem atuar em qualquer região da cidade, da grande São Paulo e do Interior oa contrário dos comuns que têm áreas limitadas de trabalho. Ou seja, uma guarnição comum, por exemplo, só pode atender chamados num determinado bairro enquanto a Rota pode agir sem limite de área.

Ligado ao Comando de Choque da Polícia Militar, a Rota tinha, em 2007, 860 homens e oitenta veículos e sua missão é previnir e reprimir crimes. Em geral atua nas regiões mais violentas de São Paulo, em especial nas periferias da cidade. Também se diferencia dos comuns por ter armas um pouco mais potentes (mas ainda menos poderosas das que o Gate possui) e por ter uma seleção mais rigorosa dos policiais que a compõe. É preciso ter dois anos como policial comum para se inscrever e pedir uma vaga na Rota.



A ditadura passou, a democracia foi instalada, mas os grupos especiais continuaram e se espalharam pelo país, conseqüência da crescente violência. Pra se ter uma idéia em 1980, o Brasil registrava 12 homicídios para cada 100 mil habitantes. Em 2005, este número subiu para 25 mortes em cada 100 mil habitantes, segundo o Ministério da Saúde.

Os bandidos se especializaram em crimes, portanto era preciso uma polícia especializada também. Os bandidos passaram a ter armas mais “pesadas” e potentes (conseguidas em contrabandos), portanto a polícia precisava também de armas melhores para combatê-los.

Quem pode ser da elite
Na teoria qualquer soldado ou policial civil pode pertencer as forças especiais de elite. Na prática, só alguns. Em geral para ingressar em um dos batalhões ou grupos especiais, o policial precisa ter trabalhado pelo menos dois anos como policial comum em outras unidades. Aí precisa fazer um requerimento expressando o desejo de ir para a polícia especial e aguardar o chamado, que pode demorar porque as vagas são poucas e a procura é grande.

Quando chamado começam os cursos e testes, sempre difíceis, exigindo muito vigor físico e intelectual. Nem todos conseguem ser aprovados e muitos do que são acabam desistindo no meio do caminho, porque não agüentam a pressão do trabalho e os continuados exercícios e cursos. Alguns também desistem depois de irem para rua e enfrentar a realidade das balas de verdade dos bandidos. Diferente das simulações, nas ruas, o confronto é real e o risco de vida sempre existe.

Para se ter uma idéia da evasão desses inscritos. Em 2006, 34 policiais se inscreveram para o Bope – Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro, mas só 11 conseguiram se formar. Os outros desistiram logo nos primeiros quinze dias de treinamentos e cursos.

Os salários dos policiais de elite (civil ou militar) não são lá muito diferentes dos policiais comuns: eles recebem – dependendo do Estado – uma gratificação extra, um bônus, que vai de R$ 200 a R$ 500 a mais sobre o salário base que é igual ao dos policiais comuns.

As missões e o treinamento dos especiais
As tropas de elite são preparadas para as mais diversas funções e são empregadas de várias formas em diferentes ocorrências e ocasiões de alto risco, como:


controle de rebeliões em presídios
captura de foragidos
escolta de presos
escolta de autoridades
ameaças de bombas e desarmamento de explosivos
seqüestros e negociações com seqüestradores
cercos, bloqueios e batidas policiais
controle de distúrbios civis
operações de resgate em altura
roubos a bancos (prevenção, combate e perseguição)
incursões em favelas
As tropas de elite estão à disposição 24 horas por dia e seus homens podem ser chamados a qualquer hora.


Treinados para a guerra

Em geral, os treinamentos são basicamente os mesmos em todo o país. Os cursos – que são muito rigorosos - duram até cinco meses, e os alunos aprendem muitas táticas e técnicas. A maior parte do treinamento é físico mas há também as provas escritas. É um treinamento cansativo, extenuante e, muitas vezes, truculento onde eles trabalham muito, malham muito, dormem no máximo três horas por dia e se alimentam pouco. O objetivo é que os policiais ganhem experiência em operações de alto risco, como invasões em favelas ou presídios, na selva ou em regiões montanhosas. Eles precisam também aprender a atirar com precisão, lidar com seqüestradores e resgatar vitimas em segurança.

Saem do curso especialistas em operações de conflitos armados em áreas urbanas ou rurais.



Agência Estado
As polícias de elite atuam em favelas para combater o narcotráfico




Veja algumas das aulas que as tropas de elite têm:


Técnicas




Montanhismo - sobem e descem morros
Rapel - usando um rapel, treinam descendo por edifícios e morros
Mergulho - fazem mergulhos no mar ou em rios
Aulas de tiro - em um alvo fixo ou móvel. Os policiais de elite, durante o curso, dão, em média 2.500 tiros. Nos cursos para policiais comuns são 250 tiros.
Aulas de tiro de precisão - este curso é dado para os policiais que serão os atiradores de elite do grupo. Em média disparam, durante os treinos, 5.000 vezes e no fim do curso são capazes de acertar um tiro em uma moedinha de 5 centavos a uma distância de 100 metros.
Exercícios

Correr vários quilômetros
Fazer abdominais, flexões e musculação
Exercícios em cordas e corrida com obstáculos
Caminhar até três horas dentro d’água (de represas ou rios)
Andar a cavalo

Muitas vezes os soldados têm que fazer estes exercícios físicos usando um pesado colete à prova de balas, que pode chegar a seis quilos.



Aulas táticas

Curso de sobrevivência na selva - durante três ou quatro dias os soldados vivem na mata e têm que encontrar o que comer, atravessar rios, suportar os mosquitos, se defender de animais, desbravar matas.
Incursão em favelas - favelas montadas com lonas são os cenários onde os soldados treinam e simulam uma “invasão” a uma favela para prender traficantes. Aprendem como se postar para não tomar tiros e como dar retaguarda aos companheiros. O curso tem o nome oficial de “invasão tática”, e as simulações também ocorrem em ambientes fechados, com corredores estreitos para preparar os alunos para futuras invasões em cadeias e presídios rebelados.
Desarmamento de bombas - neste curso os policiais aprendem os diversos tipos de bombas, quais são os componentes usados para fabricá-las e especialmente como manuseá-las e desarmá-las para que não explodam. Participam deste curso os policiais que se especializarão em desarmar explosivos.
Técnicas de negociação com criminosos - o policial aprende como negociar com os bandidos para que eles se rendam e se entreguem.
Técnicas de negociação com seqüestradores e resgate de reféns - o policial aprende como conversar com o seqüestrador quando ele está com uma vítima como refém. O curso é ministrado também por um policial formado em psicologia que ensina como vencer o inimigo pelo cansaço. Não importa quantas horas sejam necessárias o policial tem que continuar negociando até que a vítima seja libertada. Aprende como acalmar o bandido. Muitos destes treinamentos são contínuos, ou seja, mesmo depois de aprovados, formados e integrantes de grupos de elites os policiais continuam a treinar nos dias em que não há ocorrências a atender.

Aulas de artes marciais


Os alunos aprendem artes marciais de defesa e ataque. Alguns dos cursos:


Jiu-jitsu
Wing tsun (de origem chinesa)
Aikidô
Krav magá (de origem israelense)
MMA, ou Vale tudo

Armas e equipamentos
As tropas de elite usam armas mais “poderosas” e com maior variedade do que a polícia comum. Nas viaturas carregam escudos que resistem até a tiros, máscaras anti-gás, bombas de efeito moral (com gás pimenta e de gás lacrimogênio que provocam ardência nos olhos e fazem a pessoa “chorar” sem controle), algemas, cassetetes de aço.

Também, obrigatoriamente, carregam seus coletes a prova de balas, feitos de um material chamado aramida, que são fibras sintéticas de alta resistência: cinco vezes maior que a do aço. É um material não inflamável e resiste a tiros de Magnum 357, de 9 mm e de Magnum 44 ou armas potentes.

Muitas equipes também têm, entre seu material de trabalho, óculos de visão noturna, igual aqueles que a gente vê em filmes de ação norte-americanos. São óculos especiais que permitem ao policial enxergar com mais nitidez todos os movimentos durante a noite e em locais onde não haja luz.

São tantos os itens que compõem os equipamentos destas policiais especiais que, em geral, eles levam, depois de chamados, de trinta a quarenta minutos para se aprontarem. Enquanto isso, outros policiais vão trabalhando no local até que eles cheguem e assumem o comando.

O armamento que utilizam nas operações também é superior ao utilizado pela PM comum. Veja a diferença:


PM comum

Fuzil Fal
Espingarda Calibre 12
Pistola Taurus PT 92 e ponto 40
Revólver Taurus calibre 38
Granadas de efeito moral (gás pimenta)


Grupos de Elite



Pistola Taurus PT 92 e ponto 40 - armas automáticas com carregador para 12 tiros
Pistola Taurus PT 100 - uma versão mais moderna da PT 92, automática, pesa menos de um quilo
Carabina M-1- uma arma de alcance preciso, semi automática calibre ponto 30. Pesa 4,2 quilos.
Metralhadora Leve HK21 A1 - calibre 7.62x51 é alimentada por cinta de munição. É automática e pode ser usada com seu bipé ou montada sobre um tripé.
Fuzil Coult M-16 - usadas na Guerra do Golfo pelos Estados Unidos o Colt-16 dispara projeteis a 800 metros por segundo e suas balas são capazes de perfurar a couraça de um blindado ou oito pessoas enfileiradas. Pesa 3,7 quilos, dispara 900 balas por minuto e fuzil automático e semi-automático fabricado nos Estados Unidos. A ele pode ser acoplado um lançador de granadas.
Submetralhadora HK MP5 - de origem alemã, tem calibre 9 mm, pesa 3,1 quilos e dispara 800 tiros por minuto.
Fuzil HK G3 - de calibre 7.62x51 mm atira 600 tiros por minuto e suas balas percorrem mil metros em um segundo. Pesa 4,5 quilos e é de origem alemã.
Fuzil Colt M4A1- de calibre 5,56. É considerado o melhor fuzil de assalto do mundo. Fabricado nos Estados Unidos, é rápido, moderno, compacto e leve: pesa 2,6 quilos. Nele pode ser acoplado um supressor de ruídos (silenciador) que diminuiu o barulho na hora do disparo. O Colt M4 dispara 800 tiros por minuto.
Fuzil AK-47 - tem alto poder de destruição e foi criado na Rússia em 1947. Dispara 600 tiros por minuto e tem alcance superior a um quilômetro. Pesa 4,3 quilos e um soldado com prática não leva mais de um minuto para armá-lo. É também a arma mais usadas por traficantes de São Paulo e Rio de Janeiro.
Fuzil Fal - de origem belga o FAL – Fuzil Automático Leve como é chamado no Brasil pesa quatro quilos é automático, seu calibre é 7.62 e pode acertar um alvo a 600 metros de distância.
Fuzil Para-Fal - pesa 4 quilos e tem um alcance de 1.800 metros. Funciona sob sol, chuva e lama e é considerada uma arma segura e simples, de manutenção e operações fáceis.
Fuzil HK PSG - tem alcance efetivo de mil metros, pesa 8,2 quilos e é considerada uma das armas mais precisas do mundo. É um rifle de sniper e usa uma mira telescópica 6x42 mm.
Granada de Luz e Som - seu efeito explosivo associado ao efeito de intensa luminosidade ofusca a visão por alguns segundos, provocando surpresa e atordoamento, criando condições para a rápida intervenção policial.
Explosivos militares - são muitos os tipos de explosivos militares como dinamite, nitrato de amônio (utilizado para abertura de crateras e valetas), pólvora negra (altamente inflamável), Trinitrotolueno – TNT (explosivo de grande potência e alta velocidade de detonação)
­O que é um fuzil de assalto


Em 1944, os alemães apareceram no campo de batalha com uma novidade: uma mistura entre a precisão e o poder do rifle com o poder automático da metralhadora, o MP 44 Sturmgewehr (“rifle de tempestade” se traduzido literalmente ou “rifle para invasões no jargão policial) que ficou conhecido entre os atiradores como Assaut Rifle, Fuzil de Assalto, nome que é usado até hoje.





Veículos especiais


Os veículos que transportam estes policiais também são especiais. Grandes caminhões ou ônibus e viaturas mais velozes ficam a disposição deles.

No Rio de Janeiro, os policiais - acostumados a serem recebidos pelos traficantes com tiros de fuzil, metralhadoras e granadas - usam um carro blindado, que pode chegar a 120 km/hora. Apelidado de “caveirão” (chamado oficialmente de Pacificador), ele transporta até 11 homens e e tem uma espécie de “torre” em cima, com vidros blindados, onde um policial se posta como se estivesse num tanque de guerra e de lá atiram contra os inimigos.


Agência Estado
O caveirão que entra na favela assustando




Os pneus do caveirão são reforçados com um anel de aço que garante que o veículo não pare no caso das rodas serem alvejadas. Se levar tiros nos pneus o blindado consegue rodar de 20 a 80 quilômetros mesmo com o pneu furado. Em 2007, eram oito os “caveirões”: um utilizado pela polícia civil e sete pelo Bope – Batalhão de Operações Especiais, tropa de elite da PM carioca.

Com eles, os policiais podem ultrapassar barreiras colocadas pelo tráfico no acesso as favelas, como barricadas e “quebra-molas”. Imponente, o caveirão é pintado de negro e segundo a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, o uso destes veículos fez cair pela metade o número de policiais mortos em confronto com os narcotraficantes. Em 2005, 44 policiais morreram em combate. Em 2006, o número caiu para 21.

Algumas das pioneiras são consideradas as melhores como o Bope, do Rio de Janeiro, e o Gate, de São Paulo.

Existem no mundo, pelo menos dez cursos de formação de policiais que são reconhecidos internacionalmente pelo grau de dificuldade que apresentam e dois deles são brasileiros: os do Bope - Batalhão de Operações Policiais Especiais – do Rio de Janeiro e do Gate – Grupo de Ações Táticas Especiais de São Paulo. Estão ao nível de cursos como o da Swat americana e o GIGN da França. Assim, o Bope do Rio e o Gate de São Paulo são a “elite da elite” das policias militares do Brasil possuindo os mais modernos equipamentos e armas do país.

O Bope fluminense

“Caveira!” grita o comandante. “Caveira!” repetem aos berros a tropa enfileirada. É o lema do Bope, o Grupo de Operações Policiais Especiais do Rio de Janeiro, a Tropa de Elite da PM carioca. Em 2007, o Bope contava com 400 policiais na tropa. O símbolo do Bope carioca é uma caveira. É o crânio de um esqueleto, com um punhal que a atravessa de cima para baixo e que tem, ainda, cravada em suas laterais, duas pistolas douradas. Significa, para eles, a vitória rápida (da faca) sobre a morte (a caveira).

O Bope (também conhecidos como os “boina-pretas”) foi criado em 19 de janeiro de 1978 e era uma divisão especializada em combater assaltos a bancos. Tinha então trinta homens. Em 1974, um acontecimento fez o governo do Rio respaldar a idéia de ter uma polícia especial, de elite. Foi quando a PM comum falhou no resgate de um major, diretor de uma cadeia, feito refém pelos presos. A PM comum chegou, tentou resolver a crise e liberar o diretor, mas ele foi morto pelos presidiários.

Mas foi em 1988, que o Bope começou a ganhar fama. Os bandidos dos morros cariocas, que ganhavam muito dinheiro com a venda de cocaína, usavam o lucro para comprar armas contrabandeadas pesadas, que nem existiam aqui, como metralhadores e fuzis-AR-15. A polícia “normal” não conseguia vencer a guerra e os traficantes ganhavam força. Aí, chamaram o Bope, que “estreou” fazendo uma operação na favela da Rocinha, onde duas gangues rivais de traficantes brigavam pelo controle das “bocas” (locais onde os bandidos vendem drogas). O Bope foi lá e resolveu a questão. A partir daí não parou mais. Hoje trabalha 24 horas por dia e a missão mais comum e “subir o morro”, entrar em favelas, onde constantemente trocam tiros com marginais. O treinamento do Bope é considerado um dos mais “pesados” entre as tropas de elite do Brasil.

Eles se especializaram em operações de “domínio de morros e favelas” para combater os traficantes e passam por um treinamento de técnicas de combate a guerrilhas, o mesmo que o Exército brasileiro usou, na década de 70, nos conflitos do Araguaia, além de usar táticas de fuzileiros navais das Marinhas americana e brasileira. O treinamento é tão rigoroso que a primeira semana é chamada pelos alunos-soldados de “semana do inferno”.

A uma revista de São Paulo, o coronel comandante do Bope, Alberto Pinheiro Neto, disse, em 2007: “A semana do inferno visa separar o joio do trigo”. A intenção é fazer com que nestes primeiros sete dias de treinamento só fiquem para continuar o curso os soldados realmente determinados, que suportem tudo: de ficar até três horas dentro da água fria de uma represa (de madrugada) a levar tapas na cara.

Quando iniciam o curso, os soldados iniciantes têm o cabelo raspado e passam a ser chamados por números e não mais pelo nome. Durante o aprendizado, os alunos enfrentam exercícios de luta corporal lutando com vários adversários ao mesmo tempo. Também andam horas a cavalo a ponto de ficarem com as nádegas e as pernas cheias de bolhas e feridas. Para que os ferimentos não inflamem eles sentam em bacias com água e sal grosso (salmora). Dizem que dói tanto que muitos chegam a desmaiar.

Os policiais do Bope já deram cursos ensinando suas ações a táticas a policiais de vários outros estados brasileiros: Pará, Espírito Santo, Minas Gerais, Alagoas, Sergipe, Amapá, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Santa Catarina e Distrito Federal.



Conheça os 11 mandamentos do Bope


Os homens que fazem o curso e aspiram uma vaga no Bope são avaliados, durante os treinamentos, em onze critérios:

Controle emocional
Flexibilidade
Agressividade controlada
Disciplina consciente
Espírito de corpo
Iniciativa
Honestidade
Liderança
Lealdade
Versatilidade
Perseverança






O Bope em Ação

Quando está em ação como, por exemplo, na hora de subir o morro, os homens do Bope vão em patrulhas de 8 a 20 homens. É como no filme Tropa de Elite: os mais habilidosos vão na frente e os companheiros ficam com a missão de “proteger” a retaguarda e as laterais. Usam táticas especiais de combate como a conhecida por “dois por um”: quando estão nos becos das favelas um dos soldados aponta a arma para cima ( o soldado fica em pé) e o outro aponta para baixo (o soldado fica abaixado). Em caso de começar uma troca de tiro com os bandidos o soldado que está agachado se deita, o que está em pé se agacha e um terceiro homem do Bope vem na cobertura.
“Posição três-meia-zero”: é este o nome que ele dão a posição que consiste em fazer um círculo apontando suas armas pra frente, um círculo de 360 graus, por isso o nome posição três-meia-zero. O objetivo é proteger o policial que fica dentro do círculo (a Roda de Fogo) ou porque está ferido ou porque está falando no rádio e precisa da proteção dos companheiros.
Outra tática muito comum usada pelo Bope é o “ataque surpresa”. Eles sobem, silenciosamente, pela encosta de um morro onde, do outro lado, na outra encosta há uma favela e onde querem surpreender os traficantes. Quando chegam ao topo do morro descem de rapel pela outra encosta (onde está a favela e os bandidos) chegando direto ao alvo pegando todo mundo de surpresa e realizando a ação.

Quando os policiais do Bope chegam a uma favela no “caveirão”, costumam chegar gritando: “se você deve eu vou pegar a sua alma”.


É verdade
­

Crédito: Belecom/David Prichard
O ator Wagner Moura em Tropa de Elite





Depois que estreou nos cinemas o filme Tropa de Elite, muitos policiais, sem se identificar, deram entrevista a jornais e emissoras de Rádio e Tv, contando que é “verdade” o que o filme mostra e que cenas como a comida jogada nos chão para que os policias almocem ou jantem é uma realidade. Também disseram que é verdade que no primeiro dia de aula, a “aula inaugural”, os aspirantes que fazem curso levam tapas na cara, socos e pontapés dados pelos instrutores e outros policiais que já fazem parte do Bope e que também – quando ingressaram – passaram por isso.

Também confirmaram os “métodos” de violência usados pelos atores no filme como o de afogar o bandido com um saco plástico e introduzir objetos no ânus para que eles confessem ou dê a informação que os policiais querem. Alguns disseram que o método “telefone” (leia detalhes em métodos violentos) é usado tanto em bandidos como nos aspirantes, os soldados que entram no curso do Bope.



O Gate paulista

“O Gate cumpre uma missão delicada, indispensável e arriscada. Precisamos ter gente treinada, equilibrada e preparada para emergências”. As palavras foram ditas em 2007 pelo então governador de São Paulo José Serra, em uma cerimônia para homenagear policiais do Gate que conseguiram, depois de 56 horas de negociações, fazer com que os bandidos se entregassem e libertassem uma família (mãe e três filhos) que foram feitos reféns depois de uma tentativa de assalto frustrada. “Quero transmitir, publicamente, nosso agradecimento por toda as ações que o Gate tem desenvolvido na proteção da população de São Paulo, na entrega de melhores condições de segurança para nosso povo”, completou Serra.

O Gate paulista foi criado em 1988 e é a tropa de Elite da Polícia Militar de São Paulo e seus integrantes já fizeram treinamento em paises como Chile, Colômbia, Estados Unidos, Espanha e Israel. Considerado uma das melhores equipes de Elite do Brasil seus integrantes ministram programas de treinamento para policiais do todo o Brasil.

O grupo é composto por esquadrões táticos especiais com equipe de negociação, anti-bombas e snipers (atiradores de elite) e seus policiais participam de treinamentos para desarmamento e remoção de artefatos explosivos, negociação com seqüestradores e resgate de reféns. São chamados em ocorrências onde haja explosivos, rebeliões em cadeias, ataques de bandidos (como aconteceu em São Paulo em 2006 quando o PCC fez ataques na cidade), reféns nas mãos de bandidos e ações com criminosos armados em locais de difícil aceso. Até o final de 2007, o Gate já somava em seu currículo 3.200 atuações.

O esquadrão anti-bombas do Gate tem um robô entre seu sofisticado material de trabalho. O robozinho, chamado de Vanguard, tem a “missão” de se aproximar de bombas e desarmá-las. Um policial, a distância, manobra o robô com controle remoto. Assim evita-se que, em caso de uma explosão, algum policial saia ferido.

Até o rádio do Gate é diferenciado do resto dos rádios comunicadores da polícia de elite do país. É digital e não permite que bandidos ou qualquer pessoa – senão os próprios homens do Gate – possam ouvir as conversas. Isso evita que os bandidos entrem na freqüência e ouçam as ações que o grupo pretende fazer ou os detalhes das que estão em andamento. Se entrar na freqüência do rádio, de tecnologia avançada, o bandido só vai ouvir chiados e ruídos.

Para entrar no Gate um policial precisa já ter trabalhado pelo menos dois anos como PM comum e fazer o curso que dura dois meses e meio onde aprendem invasão tática, manuseio de explosivos, e técnicas de negociação com criminosos. Também tem aulas de tiro de precisão com cursos especiais para atiradores de elite que usam fuzil com mira telescópica nos treinos. O Lema do Gate é “Se eu lutar, siga-me. Se eu morrer, vinga-me. Se eu fugir, mate-me”.

á muitas denúncias nas corregedorias das polícias civil e militar do Brasil em relação ao emprego de violência por policiais da equipes de elite. Algumas pessoas também procuram organizações não-governamentais ligadas aos direitos humanos para denunciar policiais truculentos e torturadores. Em apenas dois anos, a Campanha Nacional de Combate à Tortura recebeu 777 casos de denúncias de tortura que teriam sido praticados por policiais. Há acusações que vão desde moradores de favelas terem sido surrados por policiais que depois “urinaram” neles até o uso de eletricidade para fazer um detido falar.

Sandra Carvalho, socióloga, diretora da Ong Justiça Global, disse em uma entrevista: “são muitos os relatos de torturas policiais desde tapa na cara, abuso sexual contra mulheres ou introduzir canos no ânus da vítima”

As cenas mostradas no filme Tropa de Elite aconteceriam na vida real, como o “afogamento com saco”. O policial coloca um saco plástico na cabeça da pessoa de forma que ela não possa respirar. Quando a pessoa está quase desfalecendo e tiram e o saco... depois colocam outra vez e assim sucessivamente até a pessoa que está sendo torturada decidir dar a informação que eles querem. Muitas vezes a pessoa chega a ter sangramento pelo nariz por causa da tortura.

Outras formas de “tratar” o bandido para fazê-lo falar que seriam usadas por policiais dos batalhões de elite, de acordo com denúncias as ongs de direitos humanos:


Golfinho - a pessoa é colocada dentro de uma tina cheia de água. Dois fios de eletricidade são então colocados dentro da água de forma que a pessoa leva um tremendo choque elétrico. Com o choque a pessoa se contorce como um “golfinho”.
Pau-de-arara - prática usada pelos militares na época da ditadura, consiste em colocar o indivíduo, nu, e pendurado de cabeça pra baixo. O torturado leva vários choques, especialmente na região genital. Também tem cabos de vassoura ou cassetetes introduzidos no ânus.
Telefone - é um método empregado há muitos anos pelas polícias. Com as mãos em forma de “concha” o policial bate nos ouvidos da vítima, de forma violenta. Um “método” que causa muitas dores e pode até estourar os tímpanos.
Picada - agulhas finas ou farpas de madeira são enfiadas entre as unhas do torturado.
Listada - com uma lista telefônica – pesada – o policial bate sobre a cabeça da pessoa, de forma forte e violenta. Repete a “operação” dezenas de vezes se necessário até que consiga ter a informação que quer. Muitos policiais usam esta forma de violência porque ela tem a “vantagem” de não deixar marcas na vítima.


Em entrevista exclusiva para o HSW Brasil, o ouvidor das Polícias de São Paulo, Antonio Funari Filho, falou sobre a violência policial. A ouvidoria é um órgão que recebe reclamações da população contra policiais. Ele contou que, embora não seja considerada uma tropa de elite, a Rota – Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, uma unidade ligada ao Batalhão de Choque da PM, ainda é a polícia que mata mais, mas garante que é não é mais tão violenta como há alguns anos atrás, quando ganhou a fama de truculenta e torturadora e ganhou slogans do tipo “a polícia que mata”, “a polícia que atira primeiro e pergunta depois”.


A tropa de choque ainda tem um índice de letalidade de ação maior do que a PM Comum?
AFF - Sim. No primeiro semestre deste ano a letalidade da Rota , que é um dos três batalhões do Comando de Policiamento de Choque (CPChoq) foi de mais de 17% acima da média de toda a corporação.

A Rota é ainda violenta como era há alguns anos?
AFF - Não, embora o Regulamento Geral da Polícia Militar da época do governador Paulo Maluf continue, mesmo depois da democratização, a atribuir ao CPChoq “ações de contra guerrilha urbana e rural”.

A Polícia de choque e batalhões como o Gate são necessários?
AFF - Como “responsável pelas ações contra a guerrilha” não. Entretanto, infelizmente ainda é necessária nas ações táticas de policiamento ostensivo e apoio às ocorrências de maior gravidade, onde existe o risco de confronto com meliantes que usam armamento pesadoe explosivos e em operações de saturação em locais previamente definidos e mediante acurado planejamento.



­O que são operações de saturação ?


É quando policiais de um batalhão “invadem” uma favela e permanecem lá por muitos dias, fazendo revistas diárias nas pessoas e de certa forma intimidando a ação de traficantes no local.



Ainda existe tortura policial em São Paulo?
AFF - Sim. Embora estejamos em um processo de diminuição do uso da tortura desde a democratização do país, que possibilitou o controle externo da ação policial pelo Ministério Público, o controle social feito pela Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, entidades de direitos humanos e, principalmente, pela imprensa, o que tem possibilitado maior independência dos órgãos de controle interno, as Corregedorias.

As denúncias de violência são em maior número contra a Polícia Militar ou a Civil?
AFF - As denúncias de violência são em maior número contra a Polícia Militar e as de mal atendimento são relativamente maiores contra a Polícia Civil.

Como combater a violência policial?
AFF - Com ações pró ativas, como

Seleção de candidatos a policiais em que, além das provas de formação, considere-se como exigência básica o equilíbrio psicológico e o comportamento social do pretendente.
Reciclagem anual dos policiais com atualização em legislação e o uso de novas tecnologias na atividade policial
Exames médicos anuais com avaliação psicológica de todos os policiais, independente da hierarquia.
Investimento em equipamento de proteção aos policiais
Investimento em armas não letais
Investimento em preparo para o uso destes equipamentos
Treinamento com maior periodicidade possível no uso defensivo de armas (Método Giraldi)

Também se combate a violência com ações visando o combate a impunidade como a criação de uma carreira própria para integrantes das corregedorias de Polícia, investimento na formação e reciclagem de peritos para atuação em casos de violência policial inclusive em casos de tortura e sensibilização de autoridades policiais, judiciárias e defensorias públicas para o crime de tortura.

Narcotráfico



O traficante

É o tipo mais perigoso que existe, entre os indivíduos ligados às drogas. Através de sua atuação, o vício difunde-se, deteriorando o organismo e despersonalizando a pessoa.
Tanto o plantio, como a importação, exportação e comércio das substâncias tóxicas, nada mais são facetas do tráfico de entorpecentes.
O ponto básico de toda a degradação moral e social dos toxicômanos, nada mais é do que o próprio traficante.
Enriquecem à custa das vicissitudes alheias, exploram a miséria e vivem sobre a degradação moral daqueles que imploram a manutenção do vício. Vão ao ponto de não permitir uma recuperação de quem quer que seja, indo da perseguição até às últimas consequências.
Seu campo de ação vai desde os portões de colégios, às praças públicas, portas de prisões, etc., sempre à espreita de uma nova vítima.
O traficante é um indivíduo frio, calculista, inteligente, ardiloso e insinuante, capaz de perceber o ambiente propício para sua investida e a predisposição psíquica de sua nova vítima.
Chega, às vezes, introduzir a droga sem fazer referência a ela, simplesmente ministrando-a como tratamento para um mal-estar da vítima, provocando, de conformidade com a natureza do entorpecente, o inicío de uma dependência física e/ou psíquica.
Encontrar um traficante, é uma tarefa árdua. Conseguem um perfeito sistema de proteção, com um serviço de informação, que faz inveja a própria polícia, na maioria das vezes com a participação de menores.
O traficante dificilmente entregará a "muamba" diretamente ao dependente. Sempre age indiretamente, daí a dificuldade do flagrante e da prisão.
Geralmente o traficante deixa a droga em local pré-estabelecido, que tanto pode ser uma carrocinha de sorvete, refrigerante, ou doce, como pode ser uma reentrância em um muro de edifício, ou simplesmente um ponto determinado nas areias de uma praia.
Exterminado o traficante, estaremos nos aproximando do ponto final de uma longa e irreparável escala de tóxicos.

O Dependente- Traficante

O traficante dependente age como elemento induzidor e desinibidor perante os novatos. Uma vez efetuada a demonstração do uso (quer fumando, quer ingerindo ), exercita a sua atividade de traficar, vendendo o tóxico aos precipiantes.
Não é comum um traficante descer a dependente, ou seja, passar do comércio ao simples uso, pois a dependência, para os negociantes, é uma fraqueza suscetível de exploração.
É evidente que se um traficante dependente é preso, seu comportamento é totalmente diferente do de um dependente, pois além da atividade de fornecimento, precisa suprir-se também da droga.
Entre os traficantes, de um modo geral, incluindo o traficante dependente, existe como que um código de honra, onde fica proibida, sob pena de execução sumária, a revelação dos outros traficantes.

As Drogas e o Crime

As drogas estão ligadas ao crime em pelo menos quatro maneiras:

1. A posse não-autorizada e o tráfico de drogas são considerados crimes em quase todos os países do mundo. Só nos Estados Unidos, a polícia prende por ano cerca de um milhão de pessoas por envolvimento com drogas. Em alguns países, o sistema judicial está tão lotado de processos criminais ligados às drogas que a polícia e os tribunais simplesmente não conseguem dar vazão.
2. Visto que as drogas são muito caras, muitos usuários recorrem ao crime para financiar o vício. O viciado em cocaína, por exemplo, talvez precise de uns mil dólares semanais para sustentar o vício. Não é para menos que os arrombamentos, os assaltos e a prostituição floresçam quando as drogas fincam raízes numa comunidade.
3. Outros crimes são cometidos para facilitar o narcotráfico, um dos mais lucrativos negócios do mundo. O comércio ilícito das drogas e o crime organizado são mais ou menos interdependentes. Para garantir o fluxo fácil das drogas, os traficantes tentam corromper ou intimidar as autoridades. Alguns têm até mesmo um exército particular. Os enormes lucros dos barões da droga também criam problemas. Sua fabulosa receita poderia facilmente incriminá-los se esse dinheiro não fosse "lavado". Assim, bancos e advogados são usados para despistar a movimentação do dinheiro das drogas.
4. Os efeitos da própria droga podem levar a atividades criminosas. Familiares talvez sofram abusos por parte de usuários de drogas crônicos. Em alguns países africanos afligidos pela guerra civil, crimes horríveis têm sido cometidos por soldados adolescentes drogados.

Como e por onde a cocaína entra no Brasil?*

Uma das mais escancaradas portas de entrada de cocaína no Brasil é o município de Tabatinga (AM), fronteira terrestre com a cidade colombiana de Leticia, onde há um radar instalado, mantido e protegido por fuzileiros navais norte-americanos. Tabatinga fica numa das margens do rio Solimões. Na outra, está o Peru. Essa área é chamada de Alto Solimões.
Do Pará, no norte do país, ao Paraná, no sul, uma extensa faixa fronteiriça brasileira é território livre para o ingresso de abundantes carregamentos de droga.
A tendência é, quanto mais acima (Pará, Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia) entra a cocaína, maior a chance de o seu destino ser o exterior. Se a porta for Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, haverá mais possibilidades de a escala final ser o mercado nacional. Isso é tendência, não a regra.
Relatório da Divisão de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal com o balanço de 1999 relaciona os veículos nos quais as drogas (fundamentalmente cocaína) provenientes do exterior foram apreendidas pelas autoridades brasileiras: aviões (70%), caminhões (15%), carros (10%) e ônibus (5%). Há transporte fluvial, pelos rios amazônicos, e marítimo, mas a polícia evita flagrar os traficantes na embarcação - deixa a droga seguir, para conhecer as conexões. Aí, então, intervém.
Uma das facilidades com que os traficantes brasileiros contam é a abundância de pistas de aviões cuja existência é omitida às autoridades aeronáuticas. No Pará, herança dos garimpos de ouro, há 3 mil anos. No estado de São Paulo, levantamento da Secretaria de Segurança contabilizou 366 "aeroportos clandestinos" em 166 cidades.
O espaço para pouso e decolagem de aeronaves carregadas de drogas, a rigor, não é necessário. As de pequeno e médio porte sobrevoam fazendas a baixa altitude e jogam os pacotes. É o padrão no interior de São Paulo.

Como e por onde a cocaína sai do Brasil?*

A cocaína segue para o exterior por via marítima e aérea. Os principais portos de saída são os de Santos e do Rio. Quantidade volumosa é embarcada, em alto-mar, em barcos que partem da região Norte, principalmente de Belém.
A mercadoria é levada às embarcações em aviões, que a jogam no oceano, de onde é recolhida. O Deprtamento de Estado dos EUA aponta os aeroportos de Guarulhos (SP), Antônio Carlos Jobim Galeão (RJ) e Porto Alegre (RS) como os mais usados para a saída de cocaína.
Nas operações robustas, a cocaína é acondicionada em contêineres, como fumo, frangos, soja, arroz, eletrônicos - tudo o que servir ao disfarce elaborado pelos traficantes.
O tráfico com "mulas", pessoas que levam consigo a mercadoria, responde pela saída de menos droga, mas envolve muita gente. A sofisticação dos truques é tamanha que roupassão engomadas com cocaína, que depois sai na lavagem. Método semelhante é usado com cabelo, pintado com loção impregnada com a droga.
O repertório é vasto. Usam-se latas, pranchas de surfe, pacotes amarrados no corpo. Até um padre com 11,5 quilos de pó sob a batina já foi flagrado. No Brasil, agem "mulas" de dezenas de nacionalidades.
Uma das variantes desse tipo de trabalho implica arriscar a vida, para receber de US$ 3 mil a US$ 5 mil por viagem: a droga viaja dentro de cápsulas ingeridas pelo passageiro. Se uma cápsula se rompe, o transportador pode morrer.
* "Texto extraído do livro Folha Explica O Narcotráfico, de autoria de Mário Magalhães. Publifolha ( www.publifolha.com.br ), 2000."

Quem é quem no tráfico

- Soldado: é o traficante que anda armado dentro da favela e protege as bocas-de-fumo. Ele mora no morro
- Boca-de-fumo: é o local dentro do morro ou da favela onde os traficantes passam a droga para os distribuidores
- Vapor: é o morador do morro que vende a droga na boca-de-fumo. Ele também faz entregas na estica
- Estica: é um posto avançado das bocas-de-fumo da favela no asfalto. Os moradores das redondezas ficam na estica e revendem a droga vinda do morro
- Formiguinha: é o microtraficante que compra pequenas quantidades e revende aos amigos nos bares, academias e escolas. Com o pequeno lucro, custeia o próprio vício
- Disque-drogas: o serviço é bancado pelo traficante autônomo, que compra nos morros boas quantidades, com maior grau de pureza. Ele entrega o produto por meio de motoboys e entregadores de pizza
- Quiosques: além de água-de-coco e refrigerantes, vendem entorpecentes e servem de ponto de contato entre os consumidores e os formiguinhas
- Fume-táxi: motoristas de táxi de fachada utilizam os carros para entregar drogas em pontos chiques da cidade

Jovens em risco: o trabalho no tráfico de drogas
Aline Gatto Boueri 20/12/2006 - 02:00. Comente
Tags: Juventude e Violência Armada Reportagens América América do Sul Brasil
Durante cinco anos, a doutora em psicologia escolar Marisa Fefferman gravou dez horas de conversa com 16 jovens envolvidos em atividades do tráfico de drogas na cidade de São Paulo. Ao fim da pesquisa, 14 entrevistados haviam morrido, e os outros dois continuavam no tráfico. O trabalho, originalmente sua tese de doutorado pela Universidade de São Paulo (Usp), virou livro, lançado em dezembro pela Editora Vozes.


“Vidas Arriscadas” é fruto da convivência da autora com um total de 70 jovens, 16 deles acompanhados regularmente ao longo da pesquisa. Marisa avalia que a situação na qual esses jovens se encontram nada mais é que o reflexo exacerbado de uma cultura da violência que aparece em todas as relações sociais da cidade. “O jovem é a vitrine da sociedade onde vive”, afirma.


Tráfico explora mão-de-obra jovem


Para Marisa, a relação dos jovens com seus chefes nos pontos de venda de drogas reproduz uma relação injusta entre empregador e funcionário: “Os jovens são trabalhadores de um mercado informal e ilegal”, declara Marisa. “Apesar de o contrato ser verbal, a mais-valia é bem clara: o não-cumprimento de ordens é uma sentença de morte.”


A mão-de-obra desses adolescentes, no entanto, é importante para as atividades do tráfico de drogas. Características comuns a qualquer jovem, como a compulsividade, que faz com que ele viva cada experiência com grande intensidade, aumentam a vulnerabilidade dos mais novos. “Os jovens são indispensáveis, mas ao mesmo tempo desprezíveis”, lamenta Marisa. “Aos 18 anos, já podemos considerá-los sobreviventes.”


O contrato social que se forma a partir da relação de trabalho estabelecida pelos adolescentes com seus chefes, ainda que esta pareça injusta aos olhos de quem não vive a realidade do tráfico de drogas, é para Marisa uma importante força atrativa para a atividade. “O jovem encontra ali um lugar de pertencimento”, avalia.


De acordo com Marisa, o Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc – SP) identificou a presença de cinco mil micro-traficantes nas periferias de São Paulo. Para a autora do livro, esse tipo de estatística serve para que as autoridades responsáveis pela segurança pública elaborem a imagem de um monstro, para em seguida alegar a impossibilidade de combatê-lo.


Sem referências, adolescentes ficam vulneráveis


Ainda que relações familiares conflituosas sejam comumente culpadas pelo envolvimento de crianças e jovens em crimes, Marisa considera que esta é uma simplificação. “O que é uma família estruturada?”, questiona. “Os meninos precisam de modelos identificatórios, claro, mas eles não precisam vir necessariamente de uma família dentro dos moldes estabelecidos pela sociedade.”


“Em uma sociedade sem lei e sem regras, onde a polícia é negligente e truculenta, o adolescente fica vulnerável a qualquer tipo de sedução pela atenção”, diz Marisa. Para ela, a ausência de referências contribui para que os gerentes do tráfico possam ocupar um lugar de importância na vida dos jovens. “O PCC passa a ser o padrão com o qual se identificam”, lamenta Marisa.


Há em SP o uso corrente do ‘debate’, uma espécie de acerto de contas entre o gerente da boca-de-fumo e seus subordinados, quando algo foge à normalidade das ações do tráfico de drogas local. “É durante o ‘debate’ que, muitas vezes, os mais velhos exercem o poder paternalista sobre os mais jovens, quando perdoam algum erro deles. Assim, ganham seu afeto, pois esse perdão é muito significativo para os meninos”, afirma Marisa.


Se o perdão é importante para que o jovem se sinta acolhido, o perdão de mãe é invencível. Segundo Marisa, muitas vezes ela é a figura que mais amor e admiração desperta nos meninos, independente da estrutura familiar, e sua presença constitui o lugar de maior confiança para eles. “Se não tiverem dívidas e com o apoio da mãe, eles podem certamente abandonar o trabalho no tráfico de drogas”, conclui.

Denarc traça o perfil dos traficantes
DivulgaçãoA apreensão de drogas no aeroporto Augusto Severo tem sido constante14/06/2009 - Tribuna do Norte

David Freire - Repórter


Homem, faixa etária de 18 a 24 anos, residente na zona Norte de Natal e desempregado. Este é o perfil traçado pela Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc) das pessoas detidas ano passado e que foram denunciadas em Inquéritos Policiais. Trabalhos como este servem como base na troca de informações entre as delegacias especializadas do Nordeste no combate ao tráfico de drogas.

O levantamento sócio-econômico feito pela equipe do delegado Odilon Teodósio dos Santos Filho, titular da Denarc, foi obtido com exclusividade pela TRIBUNA DO NORTE. Vale lembrar que entre 2003 e 2008, o número de homens presos saltou de 106 para 181.

Desses pontos, o que mais preocupa o delegado é a faixa etária dos envolvidos. “Essa é a faixa mais perigosa porque os traficantes usam esses jovens para vender ou transportar a droga. Muitos dos homicídios envolvendo acerto de contas acontecem porque o jovem gasta o dinheiro que seria usado para pagar o traficante e termina pagando com a vida”, declarou.

Outro aspecto do estudo é que 65% dos detidos são pessoas desempregadas, 20% possuem algum emprego e outros 15% se definem como autônomos. Isso reflete diretamente no fato de 89% dos presos não ter um advogado para realizar sua defesa durante o trabalho policial e necessitar do defensor público para isso enquanto apenas 11% tem um advogado constituído para defendê-lo.

Ano passado, a Denarc instaurou 176 Inquéritos Policiais, o que representa um crescimento de 29% nos últimos cinco anos. Só em 2009, já foram registrados 93 inquéritos na Especializada de Narcóticos. “Acredito que vamos chegar aos 200 (inquéritos) até o final do ano”, comentou.

O argumento de Odilon Teodósio para isso é que como a demanda de drogas aumenta, há um crescimento proporcional no número de consumidores. “É uma relação direta”, completou. E ele alerta: “há entre 500 e 1.000 pessoas vendendo drogas nas esquinas da cidade”.

Outro número que chama atenção no levantamento obtido pela TN é a região de Natal em que há mais prisões por conta do tráfico de drogas. A zona Norte da capital potiguar registrou 48% das prisões ocorridas ano passado. Vale Dourado, Nossa Senhora da Apresentação, Igapó, Lagoa Azul, Pajuçara e Redinha são os locais com mais registros no levantamento.

Odilon comentou que em três bairros da zona Leste – Mãe Luiza, Brasília Teimosa e Passo da Pátria – há uma dificuldade da polícia em infiltrar pessoas do setor de inteligência para realizar trabalhos investigativos. “Em lugares como esse, ou você é da comunidade ou não é”, afirmou. Ele fez um alerta que “no Planalto (zona Oeste) o tráfico tem crescido a cada dia”.

Em 6 de fevereiro deste ano, a TN publicou reportagem onde a Coordenadoria de Direitos Humanos e Defesa das Minorias publicou um levantamento onde mostrava o quanto a escalada dos homicídios se tornava preocupante a cada dia, principalmente em Natal e na Grande Natal.

À época, o coordenador de Direitos Humanos e Defesa das Minorias, Marcos Dionísio, comentou que, nos últimos quatro anos, a violência “migrou” da zona Oeste para a zona Norte de Natal e também alcançou cidades da Grande Natal como Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante.

Ainda dentro desse estudo, 61% dos homicídios vitimaram pessoas com faixa etária até 30 anos. Além disso, nos dez bairros com maior número de homicídios ano passado, 73 assassinatos foram contra jovens na faixa de 16 a 20 anos.

Dentro do levantamento da Denarc, 75% daqueles que comercializam drogas, também as consomem. Só 25% apenas comercializa. “Esses são profissionais porque não se deixam seduzir pelo vício”, comentou o delegado.

Para Odilon Teodósio, o ideal para se combater o tráfico de drogas é a criação de uma Divisão de Narcóticos. “Seria algo com uma estrutura de cinco delegados e de 50 agentes com uma estrutura de inteligência”, explicou. Atualmente, a Denarc conta com dois delegados e 15 agentes de Polícia Civil.

Cresce índice de mulheres no tráfico

O envolvimento de mulheres com o tráfico de drogas também é algo que vem crescendo ano após ano no Rio Grande do Norte. Entre 2003 e 2008, o número de pessoas do sexo feminino detidas por tráfico de drogas saltou de 29 para 74, ou seja, quase triplicou nesse intervalo de tempo.

Odilon explicou que como os companheiros dessas mulheres já estão presos em penitenciárias, eles as orientam – via telefone celular – a continuar com o comércio de venda e compra de drogas nos lugares onde possuam a “boca de fumo”.

Segundo o delegado, quando há um traficante na família dificilmente os familiares não se envolvem. “Isso acontece porque o tráfico passa a ser a fonte de renda dessas pessoas”, explicou.

O fato dos traficantes presos usarem aparelhos telefônicos fez com que o delegado da Denarc afirmasse que “o sistema penitenciário é falho”. “Não há um controle das comunicações entre os presos”, declarou. “É preciso eficiência para combater a custódia de detentos nos presídios”, completou Odilon Teodósio. Além dos presos se comunicarem, o delegado disse que “dentro dos presídios circulam drogas” entre os detentos.

Uma coisa que chamou a atenção do delegado foi o material encontrado no computador de uma das mulheres presas pela Denarc este ano. Nele, havia a montagem de um bebê recém-nascido com um cigarro de maconha e a seguinte frase: “é tão bom como leite materno”. “Isso é uma apologia ao crime porque ela enviava isso para outras pessoas”.

Cocaína não é mais só droga de rico

O titular da Denarc disse que nos últimos anos a diferença no consumo de drogas entre classes sociais vem desaparecendo a cada ano. Por exemplo, a cocaína – antes vista como droga usada mais pelas elites devido ao seu alto custo – pode ser encontrada facilmente em bairros periféricos da capital do RN. “Cocaína deixou de ser droga de rico”, afirmou Odilon Teodósio.

Ele revela que o consumo de drogas por parte da classe média “não chega à delegacia” e explica que isso se deve ao fato de as pessoas integrantes desta faixa sócio econômica usarem os entorpecentes em ambientes reservados. “Eles usam isso (drogas) nas rodas de amigos em condomínios fechados”, comentou. Questionado se há denúncias contra pessoas de classe média por consumo de drogas, o delegado disse que “chegam alguns relatos até nós, mas são coisas muito vagas”.

Ele alerta para o crescimento no consumo de crack em todos os níveis sociais. “Nos últimos cinco anos, praticamente se equivaleu à maconha”, analisou. De acordo com Odilon, o lucro maior ao traficante e o fato de agir mais rápido no organismo do usuário são fatores que deixam o crack mais atraente para o consumo. “Tem alguns deles que fazem o mesclado, maconha com o crack”, citou.

No “ranking” das drogas com maior potencial para entorpecer, o crack lidera pelo fato de ser a que vicia mais rápido. Em seguida, vem a cocaína e a maconha. O ecstasy, que é um estimulante, também é citado e provoca dores no corpo do usuário por até duas semanas.

Odilon comenta que 91% dos presos tinham até 100 gramas de drogas ao ser abordado pela polícia, 6,5% tinham entre 101 gramas a um quilo de drogas enquanto 2,5% estavam com mais de um quilo de entorpecente. “Esses 2,5% são fruto do trabalho investigativo a longo prazo”, explicou.

Segundo o relatório, 55% das prisões são realizadas pela Polícia Militar, 26% pela Polícia Civil e 19% especificamente pela Denarc, com as maiores apreensões.

Nova droga sintética é apreendida

Uma nova droga sintética produzida teve sua maior apreensão em território nacional no dia 15 de maio passado, quando foram apreendidos 21.145 comprimidos de piperazinas. Antes, especulou-se que poderiam ser comprimidos de ecstasy.

As características dos comprimidos eram o formato circular, de cor rosa claro e apresentando em ambas as faces um logotipo em baixo relevo semelhante ao símbolo do “Batman”.

A TN teve acesso ao laudo da Polícia Federal em que foi explicado como se chegaram à conclusão que a droga encontrada era as piperazinas, “drogas sintéticas com efeitos análogos ao ecstasy”, segundo o documento.

De acordo com o laudo, as piperazinas são “consideradas capazes de causar dependência física ou psíquica” e “exibem efeitos estimulantes, alucinógenos e de euforia similares ao ecstasy”.

Segundo estudos científicos do Observatório Europeu da Droga e Toxicodependência, esses efeitos surgem alguns minutos após a administração oral, atingindo o pico em 1 a 2 horas e perdurando por 4 a 8 horas. As piperazinas são drogas sintéticas recentes e estão entre as chamadas “designer drugs”, que são drogas psicoativas que foram criadas para burlar as leis anti-drogas existentes. Normalmente, através da modificação da estrutura molecular de drogas já existentes, essas “designer drugs” são sintetizadas para produzir efeitos similares às drogas de abuso ilegais e utilizando-se de substâncias que não sejam proibidas pela legislação.

A forma de apresentação das piperazinas em comprimidos de coloração variada e com logotipos em relevo, são típicas da substância conhecida como ecstasy.

Testes preliminares de cor (spot tests) realizados em amostras de piperazinas podem indicar preliminarmente a presença de ecstasy, porém quando se utilizam análises químicas mais discriminatórias é possível identificar substâncias da família das piperazinas.

Dentre os efeitos adversos do consumo de piperazinas são descritos mal estar, enxaqueca, ressaca prolongada, ansiedade e até sedação. Alterações hormonais associadas à utilização de piperazinas podem levar a mudanças de comportamento e humor, pânico, ansiedade, sensibilidade à luz e barulho, mal-estar e depressão.

Com o surgimento de apreensões de comprimidos de piperazinas e o estudo de seus efeitos, a legislação de diversos países foi atualizada e essas substâncias passaram a ser controladas.

No Brasil, as piperazinas foram inseridas no Anexo I, Lista de Substâncias Entorpecentes, Psicotrópicas, Precursoras e Outras Sob Controle Especial de Portaria da Superintendência de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Desde novembro de 2008 e fevereiro deste ano, essas substâncias passaram a figurar como psicotrópicas na legislação Brasileira.

Orkut: Território de Livre Acesso e Distribuição de Droga
O Brasil é o país com maior número de usuários do ORKUT no mundo. Nos EUA, pelo menos 153 milhões de pessoas têm acesso à internet; já no Brasil, este número cai para apenas 20 milhões. Mesmo assim, o país ultrapassou o número de internautas americanos no Orkut em junho de 2005. Hoje, 41,2% dos usuários do serviço são brasileiros, e apenas 23,5% são americanos.



Li esssa estatística e me veio uma pergunta, O Orkut Brasileiro é também que possui o maior tráfico e influência às drogas.



Será coincidência?



Como 2º capítulo, mostrarei outro motivo que me fez trancar esse site, assim como outros sites de comunidades na empresa em que trabalho.



Tudo começa com os vendedores. No rio de janeiro é onde acontece boa parte do tráfico através do Orkut. Eles não usam armas, não se escondem em morros nem trocam tiros com a polícia. Eles são os Traficantes virtuais.



São jovens ricos ou de classe média que nada têm a ver com os de favelas que se envolvem com a venda de cocaína e de maconha, tornando-se responsáveis por grande parte das ocorrências policiais da cidade. Tendo como origem países europeus e os Estados Unidos, e, como destino as classes média e alta, o ecstasy já é a segunda droga mais consumida no Brasil, atrás apenas da maconha. Como são feitas essas vendas?



- Através do ORKUT, outros sites de comunidades, Irc, MSN, Yahoo Messenger, etc...



De 2002 a 2005, a Polícia Federal apreendeu em solo nacional 220.062 comprimidos. Só no ano passado, a Polícia Civil do Rio realizou três grandes operações na Barra, em Niterói e na Região dos Lagos, efetuando cerca de 40 prisões. Apesar de ainda não terem sido verificadas redes internacionais operando no Brasil, como acontece com a cocaína, as polícias Civil e Federal já identificaram pequenas organizações criminosas que usam empresas de fachada. Elas cooptam jovens de classe média alta para aliciar outros, a maioria estudantes universitários, que serão usados como “mulas” para trazer a droga de cidades como como Amsterdã, na Holanda, principal mercado produtor. Assim distribuído pelo ORKUT (principalmente), eles recebem sua porcentagem e tudo é feito no mais absoluto sigilo.



A maior apreensão já registrada no país aconteceu no Rio no ano passado: um estudante universitário foi preso por agentes federais no Aeroporto Internacional Tom Jobim com 33 mil comprimidos de ecstasy e ainda um quilo de skank (espécie de maconha cultivada em laboratório, que também está na moda entre jovens). O rapaz de 22 anos, foi aliciado por um amigo mais rico, de sua turma de surfe que freqüentava a Praia da Barra. Os dois se conheceram no ORKUT, e lá houve o convite para que ele trabalhasse para esse amigo rico.



Condenado por tráfico, ele nunca mais teve notícias do amigo e diz não conhecer os outros usuários do ORKUT que trabalhavam pra esse amigo.



De acordo com o delegado regional da Polícia Federal no Rio, Roberto Prel, apesar de o preço na Europa e na Ásia ter caído, o ecstasy ainda é uma droga muito cara no Brasil:



"As drogas sintéticas cresceram na Europa e nos Estados Unidos devido ao alto custo para eles da maconha e da cocaína. Lá, o comprimido do ecstasy custa em média R$ 1, enquanto aqui, R$ 30."



Segundo Prel, a Polícia Federal ainda não verificou a entrada de qualquer grande rede de traficantes de drogas sintéticas no país. O mercado ilegal atrai principalmente jovens de classe média alta que aproveitam viagens à Europa para trazer a droga, às vezes em grande quantidade, sendo 70% delas vendidas pela internet.



"Talvez por aparentemente não apresentar riscos, o ecstasy esteja seduzindo tantos jovens de classe média alta. Eles acreditam que vão aferir um lucro fácil e sem risco. Acham que como estão vendendo na internet não há o risco de serem presos, o que não é verdade pois estão cometendo o mesmo crime de tráfico e, uma vez descobertos, podem ser presos e condenados de três a 15 anos de cadeia" — acrescenta Prel.



A preocupação com o crescimento desse novo mercado de drogas no Rio levou o então chefe de Polícia Civil, delegado Álvaro Lins, a determinar a realização de operações nas regiões da Barra e do Recreio, na Zona Sul, em Niterói e na Região dos Lagos. Só o Serviço de Repressão a Entorpecentes de Niterói prendeu 13 jovens em uma única operação, que tinha como alvo a rede relacionamento Orkut.



"A minha preocupação era impedir a entrada no Rio de mais dois tipos de drogas. De um lado, o crack, destinado ao consumidor mais pobre, da favela; e do outro, o ecstasy, a cocaína e a maconha vendida e consumida por jovens de classe média e alta através de comunidades virtuais— disse Lins."



Segundo Álvaro Lins, no tráfico de ecstasy e de outras drogas sintéticas, o perfil do traficante é o mesmo do usuário, que corre um risco muito grande de se tornar um criminoso.



"O ecstasy é considerado uma droga limpa, até pela aparência menos agressiva. É basicamente usado para recreação, na maioria das vezes em festas de música eletrônica. Ninguém compra ecstasy para guardar em casa. É uma droga de ocasião. Para vender, o traficante tem que freqüentar os mesmos eventos dos usuários, tem que ter o mesmo perfil. O mesmo procedimento é feito através da internet por sites de comunidades e de relacionamentos" —explicou ele.



Aqui em Teresina é muito facil comprar, pois em Boites de THE, Blocos de Carnaval e no Piauí Pop já vi pessoas consumindo e vendendo.



É a última geração do tráfico de drogas, com fatores completamente diferentes, formas mais avançadas e complexas de tráfico, onde a polícia federal normalmente quase sempre não conseguem prender todos os envolvidos.



Pro motivos de segurança (a minha principalmente) não divulgarei as comunidades do ORKUT que vendem drogas no Brasil e em Teresina. Mas com certeza quem quiser procurar um pouco encontrará.









************************************
***

Internet é usada para o tráfico



Folha de São Paulo





Especialista em crimes previstos na Lei de Entorpecentes, o advogado criminal Patrick Berriel viu aumentar muito no último ano os casos de tráfico de ecstasy em seu escritório. Segundo ele, por inquéritos em andamento e processos já concluídos, é possível perceber uma certa estrutura de crime no Rio:



Já existe uma certa logística para internar drogas em território nacional, porém o envolvimento de jovens nessa organização pode se dar de várias formas: “mulas”, aliciadores e revendedores em festas rave. Alguns jovens fazem o tráfico pelo dinheiro, pela sensação de poder perante os outros jovens. Outros traficam para sustentar o próprio vício. A grande maioria, para consumo compartilhado.



Responsável por duas operações, ano passado para o desmantelamento de quadrilhas que estariam usando a rede de relacionamento Orkut para negociar drogas sintéticas, o delegado Luiz Marcelo Xavier explica que alguns envolvidos presos não pareciam ter noção da gravidade de seus atos:



"Eles chamam ecstasy de balinha. Combinam venda pela internet ou por telefone, compram e revendem. Alguns visam ao lucro, aceitam fazer o negócio para garantir o próprio consumo. Também há os que fazem isto para conseguir um maior status no grupo. Eles só percebem a gravidade do crime que estão praticando quando, depois de presos, seus pais não conseguem tirá-los da cadeia. "







************************************


Preso outro acusado de divulgar drogas no Orkut



Terça-feira, 26 julho de 2005 - 08:51



O Serviço de Repressão a Entorpecentes de Niterói (SRE) prendeu na segunda-feira (25/07) mais um acusado de integrar a quadrilha que promovia o uso e a venda de drogas pelo site de relacionamento Orkut.

Willian Hunstock, de 29 anos, é produtor de eventos e modelo e foi detido após a interceptação de uma chamada telefônica, segundo policiais.

O rapaz - que desfilou na semana da moda Fashion Rio - foi localizado em sua casa, em um condomínio de luxo, na Rua Nilo Peçanha, no bairro do Ingá, Niterói.

Segundo o delegado Luiz Marcelo da Fontoura Xavier, o rapaz era responsável pelo repasse do entorpecente a Rodrigo Alvarenga dos Santos, um dos nove integrantes da quadrilha desarticulada, na semana passada, que utilizava o Orkut para fazer divulgação do ecstasy, vendido em festas, boates, lanchonetes, entre outros locais.

As investigações que levaram a identificação da quadrilha começaram há dois meses. O grupo atuava em Niterói, Búzios, Região do Lagos, Tijuca, no Rio e também em Belo Horizonte.

Na semana passada, a SRE prendeu dez pessoas acusadas de tráfico de drogas, principalmente sintéticas.

Na ocasião, o delegado Álvaro Lins, chefe de Polícia Civil, declarou que o Orkut tem sido utilizado para difusão de drogas e outros crimes e sugeriu a retirada do site do ar.

Com a prisão do modelo na segunda-feira, faltam ser cumpridos três mandados de prisão, expedidos pela Justiça do Rio de Janeiro.





************************************
*



Orkut usado para rede de distribuição de drogas



Quinta-feira, Julho 21, 2005



Dez jovens de classe média alta foram presos nesta quinta-feira sob acusação de participarem de uma quadrilha que vendia drogas em boates e festas no Estado do Rio de Janeiro. Segundo a polícia, eles usavam o site de relacionamentos Orkut para fazer apologia ao uso de entorpecentes.

O responsável pelo site Orkut no país será chamado para interrogatório. "Não é possível manter um site como esse no ar, no Brasil, sem ter o controle do que está sendo divulgado. Os responsáveis serão chamados para depor, para individualizar a responsabilidade de cada um e haver o indiciamento".







************************************
******



Jovens brasileiros usavam o Orkut para vender ecstasy e maconha



Brasil – Segundo o Jornal do Brasil, a polícia civil brasileira prendeu dez jovens, de nível universitário, acusados de vender ecstasy, maconha e outros entorpecentes em festas, lanchonetes e boates de Niterói.



Segundo agentes do Serviço de Repressão a Entorpecentes (SRE) os suspeitos usavam o Orkut para divulgar e vender as drogas.



************************************
*****

Polícia autua adolescente por homenagear traficante no Orkut



da Folha Online



Um adolescente de 16 anos foi autuado nesta terça-feira pelo ato infracional de contribuir para difundir o tráfico de drogas por manter uma comunidade no site de relacionamentos Orkut em homenagem ao traficante Gilson Ramos da Silva, 22, o Aritana, líder da ADA (Amigo dos Amigos), morto no Rio durante um suposto confronto com policiais no último dia 17.



De acordo com a Polícia Civil, o adolescente foi localizado em Magé (Baixada Fluminense) e levado ao SRE (Serviço de Repressão a Entorpecentes) da Baixada na companhia do padrasto.



Em depoimento, ainda segundo a Polícia Civil, o adolescente admitiu ter criado a comunidade "Saudades do Aritana", mas negou manter qualquer ligação com o traficante. Ele disse ter feito a homenagem por brincadeira, após ver a notícia da morte de Aritana no jornal.



Um serviço de monitoramento do Orkut foi criado há aproximadamente duas semanas no SRE para prevenir práticas como apologia ao crime, ao racismo ou ao preconceito sexual.



Primeiro os usuários ou autores de mensagens suspeitas recebem um aviso sobre as implicações criminais da prática. Em seguida, eles são investigados e a página é tirada do ar. Quem a explora pode ser responsabilizado.



Aritana



Aritana foi morto a tiros em um suposto confronto com a PM (Polícia Militar) durante uma operação no morro do São Carlos (centro do Rio). Ele era apontado como sucessor de Irapuan David Lopes, o Gangan, morto a tiros pela polícia em 2004.



De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, Aritana foi baleado quando reagiu à chegada da PM. Ele chegou a ser levado para o Hospital Souza Aguiar, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Um suposto comparsa dele também foi morto.



Além do São Carlos, Aritana comandava também o tráfico nos morros da Coroa, Zinco (ambos no centro do Rio) e Querosene (zona norte do Rio).

Preço e perfil do vendedor criam divisão de classe
Drogas populares, crack e maconha são vendidas por traficantes da periferia; drogas chiques, ecstasy e LSD são comercializadas por jovens da classe média

Publicado em 21/06/2009 | Mauri König Fale conosco RSS Imprimir Enviar por email Receba notícias pelo celular Receba boletins Aumentar letra Diminuir letra A diferença de preço entre uma droga e outra e o perfil do traficante de cada uma delas criaram uma divisão de classes no mercado de entorpecentes. Crack e maconha são mais populares entre usuários de baixa renda, consumidos na rua mesmo, enquanto ecstasy e LSD são mais comuns entre viciados das classes média e alta, em casas noturnas e festas rave.

O perfil do traficante segue esse padrão. O tráfico de drogas populares é regido por homens e mulheres pobres, de baixa escolaridade, cujo ingresso no mundo do crime se dá, em geral, pela dificuldade de acesso ao mercado de trabalho. Já o de drogas sintéticas é feito por gente de alta escala social. De acordo com a Polícia Federal, este é jovem de classe média, tem entre 20 e 27 anos, em geral cursa universidade, não trabalha e é sustentado pela família, trafica para poder consumir as pílulas e viaja muito. Costuma comprar as pílulas na Holanda, Espanha e Inglaterra.

Saiba mais
Veja as apreensões registradas pelo Narcodenúncia
Os senhores das drogas
De corredor, Paraná vira consumidor
Quase um negócio de família
Relacionamento
Para o tráfico não há amor possível

Não há amores nem amizades possíveis no tráfico. Para o traficante só existem duas classes de gente: o rival e o cliente. Por vezes ele adota uma falsa postura amigável só para fidelizar o cliente. “Ele dá confiança, crédito. Quando vende fiado, você acaba voltando sempre”, diz Júlia, de 23 anos. “Ele te trata como aquele dono de mercearia do bairro, um amigão”, completa Pedro Paulo, 40 anos (os nomes são fictícios). A relação amistosa se encerra no instante em que a dívida ultrapassa as fronteiras consideradas seguras pelo traficante. A partir daí, as mortes servem de aviso para outros usuários.

Mesmo as relações amorosas não podem afetar os negócios. Júlia se envolveu com um deles. Além da dependência química, estava apaixonada. Ela se deu conta do perigo quando uma de suas amigas viciadas, grávida de quatro meses, foi assassinada com três tiros na cabeça porque a dívida ultrapassou o limite permitido. “Eu confiava muito nele, mas notei que o negócio fala mais alto, independente da relação que se tenha”, diz.

A violência integra o rol de comportamentos comuns aos dois tipos de traficantes descritos por ex-usuários. “Há quem vende na miséria e no luxo”, afirma Pedro Paulo. Para muitos drogaditos, o ambiente da favela oferece uma constante sensação de insegurança, inibindo algumas das constantes visitas. “Nos apartamentos de classe média ou alta, o convívio é mais tranquilo”, diz Pedro Paulo. “Na classe média e alta, geralmente está o verdadeiro patrão.

Quase não coloca a mão na droga, deixando o trabalho para quem está nas favelas”, relata Júlia. (VB)
Uma das maiores ações de combate a esse tipo de drogas se deu em março do ano passado, com a apreensão de 3 mil comprimidos de ecstasy e 3 mil micro-pontos de LSD trazidos da Espanha e da Holanda. Foram presos quatro homens e duas mulheres com idade entre 23 e 36 anos, todos moradores de bairros nobres da capital. Eles venderiam a droga para pessoas de alto poder aquisitivo em casas noturnas. A polícia também apreendeu R$ 30 mil e 600 euros em dinheiro, haxixe e dois quilos de cocaína.

Seis meses antes, a polícia já havia desmantelado outra quadrilha que distribuía drogas sintéticas em casas noturnas e raves em Curitiba. Três homens foram presos em Curitiba, um em Colombo e uma mulher em Guarapuava. Entre os presos estavam um bailarino de casa noturna, um organizador de eventos e um estudante de Direito, apontado como um dos principais fornecedores de ecstasy nas festas noturnas realizadas na capital.

Em novembro de 2006, uma operação integrada da polícia prendeu em Curitiba e no Rio 10 pessoas que atuavam havia três anos nos estados do Rio, São Paulo, Goiás e Paraná. A quadrilha era formada por jovens de 26 a 28 anos de classe média e só em Curitiba vendia 3 mil comprimidos por semana. Eles atuavam como mulas, agenciadores, vendedores e financiadores do tráfico de LSD e ecstasy. Usavam as redes de relacionamentos na internet para divulgar e vender as drogas. Eles levavam cocaína e trocavam por ecstasy e LSD na Holanda.

Consumidores

Conforme pesquisa divulgada em 2007 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), quem se declara consumidor de droga no Brasil é jovem, homem, solteiro e seis entre dez são da classe A. De acordo com o levantamento O Estado da Juventude: Drogas, Prisões e Acidentes, 86% deles têm entre 10 e 29 anos, 99% do sexo masculino. O trabalho foi embasado na Pesquisa de Orçamento Familiar do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), de 2003. A pesquisa levou em conta quatro tipos de drogas: maconha, cigarros de maconha, lança-perfume e cocaína. Foram ouvidas182 mil pessoas em todo o país.

O economista Marcelo Néri faz uma ressalva ao estudo que coordenou. Para ele, a percepção de impunidade pode fazer com que os usuários mais ricos tenham menos medo de se expor do que os mais pobres. No estudo, ele defende que os governos estaduais tenham autonomia para elaborar políticas direcionadas aos jovens em pelo menos três áreas: ensino médio, segurança pública e trânsito. “Seria muito importante que deixassem os estados mudarem o parâmetro da sua legislação estadual sobre trânsito e violência para a gente até aprender em termos nacionais e ter uma noção do impacto da medida.”

23% dos dependentes de droga têm até 15 anos
7 Outubro 2008 | Publicado por Editor BRAHA em Cultura das Drogas, Informações Interessantes, Para os Educadores, Para os Estudantes, Para os Jovens, Para os Pais


Imprimir este Post | Enviar por E-mail


Por: Renato Lombardi

Pesquisa do Denarc traça perfil de traficante, usuário e revela crescimento entre jovens.

O dependente de drogas em São Paulo é branco, solteiro, faz uso de maconha e cocaína no mesmo dia, tem 19 a 30 anos e está desempregado. O traficante é branco e tem entre 25 e 25 anos; 77% deles são da Região Sudeste, 71,42% têm ensino fundamental, 97% são brasileiros e 3% estrangeiros.


O perfil do drogado e do traficante foi elaborado pelo Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc), a partir de 3.115 entrevistas com pessoas atendidas pela Divisão de Prevenção e Educação e da prisão de 3.242 pessoas, vendendo ou usando drogas, nos dois últimos anos.

Chamou a atenção dos educadores o uso, ao mesmo tempo, de maconha e cocaína: 40% dos entrevistados disseram usar as duas drogas no mesmo dia. Além da maconha, cocaína e crack, grande parte admitiu usar drogas sintéticas, como ecstasy. Entre os entrevistados, 8% informaram que, além de drogas, também fazem uso de álcool todos os dias.

O diretor do Denar, Ivaney Cayres de Souza, explicou que, dos 3.115 entrevistados, 89% dos homens e 11% das mulheres são dependentes de algum tipo de droga. “O que chamou a atenção na pesquisa foi o aumento, na faixa etária até 15 anos, com 23% de dependentes. O número foi bem menor nos anos anteriores”.

O trabalho revelou ainda que, entre os homens, a cocaína é a mais usada. Entre as mulheres, a maconha. Os homens desempregados somaram 72%, e as mulheres, 57%. Dos atendidos na área de convênio e encaminhamento de dependentes do departamento, 65% receberam orientação dos psicólogos da polícia; 9% foram encaminhados para tratamento em clínicas e 26% receberam orientação familiar. A procura maior na Divisão de Prevenção e Educação do Denarc ocorreu em 1998, quando foram atendidas 12.171 pessoas.

Traficante - Com base nas prisões de traficantes, o Denarc montou o perfil do vendedor de drogas em São Paulo. A maioria (71,42%) tem ensino fundamental. Os que têm ensino médio e superior atingem 26%. Os analfabetos são apenas 2,47%.

A pesquisa mostrou o crescimento dos menores e das mulheres no tráfico e uso de drogas. Com os traficantes presos, os policiais do Denarc, apreenderam, em 2002, uma tonelada de cocaína, quatro toneladas de maconha, 46,9 quilos de crack, 173 quilos de haxixe, 521 comprimidos de LSD, 7.418 comprimidos de ecstasy, 17 quilos de xará (supermaconha preparada em laboratórios na Índia), três quilos de skunk (maconha híbrida produzida em laboratórios da Holanda) e 1.176 frascos de lança perfume. Em 2003, foram apreendidas na capital 1,4 toneladas de cocaína, 22,7 toneladas de maconha e 100 quilos de crack. O número de presos traficantes e dependentes nos dois últimos anos foi de 3.242.

Educação - O projeto Escola Segura, criado por determinação do secretário de segurança, Saulo Abreu, retirou das proximidades das escolas 365 traficantes que vendiam maconha, cocaína e crack para estudantes, maiores e menores, no ano passado. Homens, mulheres e adolescentes de diversas quadrilhas foram presos, acusados de vender drogas, incluindo as sintéticas.

O diretor do Denarc afirmou que uma das preocupações do secretário Abreu é a atuação dos traficantes nas escolas. Os policiais empenhados em evitar a ação dos vendedores de drogas são jovens e se infiltram entre os grupos.

”Antes de prender os traficantes, fora e dentro das escolas, nossos policiais fazem um completo levantamento da região para identificar os vendedores de drogas e evitar prisões no interior dos colégios”. O sucesso do trabalho, segundo Cayres de Souza, está na eficiência do serviço de inteligência, na quantidade extraordinária de flagrantes e de traficantes presos.

Autor: Renato Lombardi
Fonte: Reportagem publicada no jornal O Estado de São Paulo, de 27/02/2004
Site relacionado: http://www.diganaoasdrogas.com.br/artigos.asp


Imprimir este Post | Enviar por E-mail


ATENÇÃO: todos os textos publicados no site BRAHA.ORG têm como objetivo servir de fonte de informações técnicas e científicas para consulta e pesquisa de todos aqueles que desejam saber sobre os temas tratados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário