sexta-feira, 8 de outubro de 2010

ESTILO NINJA DE SER

Shinobi (忍び ou しのび), também conhecidos como Ninja (忍者 ou ニンジャ) era uma organização secreta marcial que habitava as províncias de Iga e Kōga, no Japão. Eram conhecidos por suas habilidades de infiltração, no Japão feudal do século XIV. Forneciam serviços em troca de pagamento, e seus trabalhos envolviam espionagem, assassinato, sabotagem, dentre outros. Eram isolados e viviam uma espécie de contracultura da época, pois os locais onde habitavam eram de difícil acesso, tornando-se reduto de chineses e coreanos refugiados das guerras, bem como de antigos clãs samurais. Isto proporcionou a estas famílias ninjas gerarem uma cultura extremamente sincrética. Ninjas eram mais eficientes em infiltrações (armadilhas, armas ocultas, inteligência) do que no combate em campo aberto, ao contrário da crença popular.
[editar]História e técnicas

A filosofia de vida dos ninjas era chamada de Ninpō (Ninjutsu), envolvendo a adaptação, a liberdade e a perseverança férrea como princípios básicos.
As espadas ninja, conhecidas por Ninja to, eram devidamente adaptadas às suas técnicas. A Ninja to possuía a lâmina reta e menor do que uma Katana (espada samurai), permitindo um uso mais junto ao corpo, um ocultamento e transporte mais fáceis. Pórem nem sempre era comum a utilização somente desse tipo de equipamento, sendo a shinobi katana uma arma também muito popular na época.
Além das espadas, os ninjas utilizavam também vários outros equipamentos e armas, que eram importantes recursos em suas missões. A Kawanaga, ou gancho de agarre, era muito utilizada para ultrapassar muros e similares. Algumas escolas usavam bombas de fumaça Kemuridama para facilitar suas fugas.
Shakens (ou shurikens), as conhecidas "estrelas ninja", também eram utilizadas amplamente. O Shinobi Shozoku, ou uniforme ninja, tinha por função camuflar o ninja no ambiente, de modo a facilitar a sua "invisibilidade". O uniforme ninja não era totalmente preto como muitas pessoas pensam, pois o preto se destaca mesmo sendo noite, os tons mais comuns eram azul marinho, marrom escuro, e outras tonalidades escuras, pois os ninjas costumavam trabalhar a noite.
Os ninjas também usavam disfarces de camponeses, pescadores, etc. Tudo para facilitar o trabalho como espião.
Também havia mulheres ninja, denominadas Kunoichi. Entre outras vantagens características, as mulheres ninja usavam a sedução (kisha) como arma, pois além de seu treinamento de combate junto com seus companheiros do sexo masculino, também recebiam treinamento na arte da sedução, na arte de elaboração e aplicação de venenos e usavam o Tessen (leque) com lâminas de metal, assim como as das espadas. Atuavam combatendo ou seduzindo homens de alto poder político; com a sedução elas conseguiam maior facilidade em obter as informações de que precisavam.
Os ninjas geralmente buscavam defender suas terras e sua família dos interesses feudais latifundiários. No entanto, alguns clãs shinobi trabalhavam como mercenários e algumas alianças com senhores feudais ocorriam, conforme os interesses políticos do momento.
Entre as inúmeras técnicas do Ninjutsu, estão: a arte da invisibilidade, luta desarmada e armada (envolvendo o manejo de espada, bastão, lança, armas com correntes e outras mais exóticas), pressão de pontos vitais (o que podia levar o adversário a dores insuportáveis ou até mesmo à morte), técnicas de fuga, métodos de caminhar silenciosamente, escalada de obstáculos, luta dentro d'água, envenenamento, hipnose, treinamento de flexibilidade das juntas (o que facilitava fugas de amarras) e, finalmente, a arte dos disfarces, que envolvia também técnicas de dramatização, o que possibilitava o ninja se passar por outras pessoas.
Apesar da tradição de 3000 anos, as primeiras aparições ninja vão ocorrer, no Japão, a partir do século VI até a Era Meiji, no século XIX, a utilização desses agentes como espiões foi aos poucos diminuindo e adentrando, novamente nas brumas da história, para renascerem mais tarde, como, durante a Guerra Russo-Nipônica em 1905 e no período que marca a Segunda Grande Guerra (1939-1945).
Um registro importante é que, enquanto os samurais ainda procuravam entender a eficiência das armas de fogo levadas para o Japão pelos portugueses, os ninjas de pronto já incluíram essas armas em seu arsenal e passaram a utilizá-las em suas operações, pois haviam conhecido-as pelo intermédio de piratas chineses e japoneses.
Fato é que os ninjas, com a Restauração Meiji, foram integrados às forças policiais e militares do Japão e isso ocorre até hoje, não só no Japão, mas no mundo todo. Com isso, o Ninjutsu já é uma arte marcial espalhada pelo planeta e utilizado em larga escala pelos organismos estatais que necessitam do silêncio e da eficiência em suas operações.
NINJA JUHACHI KEI (AS 18 DISCIPLINAS FUNDAMENTAIS DA ARTE NINJA)
Autor: TOTAL IMPORT (5641)
Ver mais Guias do autor | Ver eShop | Ver Produtos
70 de 73 qualificaram esse guia como útil.
Atualizado em 03/08/2006


NINJA JUHACHI KEI (AS 18 DISCIPLINAS FUNDAMENTAIS DA ARTE NINJA)

Os Ninja do Japão medieval, eram treinados em dezoito áreas fundamentais de experiência e estratégia, cobrindo uma área de treinamentos físicos e mentais de vários níveis, onde suas especialidades eram apuradas, e seus instintos naturais de sobrevivência e suficiência, eram desenvolvidos austeramente com disciplina e perseverança.

"Quando chega a Aurora, a noite se desvanece, chorando lágrimas de luz, eu também, devo ir... para algum lugar, muito, muito distante..."

SEISHIN TEKI KYOYO (REFINAMENTO ESPIRITUAL)

O ninja trabalhava no desenvolvimento de um profundo e preciso reconhecimento de si próprio, seu potencial, sua resistência e vulnerabilidades. Praticavam exercícios de resistência mental, percepção do perigo, etc. O ninja se tornou um guerreiro filosófico. Seus combates e missões eram motivados por amor e devoção, e não apenas pelo gosto de combater e guerrear.

TAI JUTSU (COMBATE DESARMADO)

O antigo guerreiro ninja era especialista no combate desarmado, capaz de enfrentar qualquer tipo de oponente com superioridade e maestria. O ninja era perito em Dakentai Jutsu, ataques simultâneos contra o oponente utilizando-se de chutes, socos, e todas as partes do corpo; Jutai Jutsu, o combate corpo a corpo, projeções, luxações, etc; Taihen Jutsu, a movimentação do corpo por completo, sem deter-se com o inesperado. O Tai Jutsu auxiliava defensivamente, o antigo ninja em situações eminentes de perigo.

NINJA BIKEN (AS ESPADAS NINJA)

A espada das sombras era considerada seu principal instrumento de combate. Varias espadas ninja com diferentes aplicabilidades, faziam parte do arsenal de superiores lâminas cortantes do antigo ninja.

SHURIKEN JUTSU (LANÇAMENTO DE ARMAS CORTANTES)

Lâminas eram carregadas em bolsos ocultos como armas de lançamento. Os ninjas usavam uma estrela de lançamento especial, tinha quatro pontas, chamada de "semban shuriken", era constituida de uma fina chapa de aço, tal arma era utilizada também para o combate corpo a corpo, porém quando lançada, o mesmo era efetuado com um rápido movimento circular, geralmente para ferir o inimigo, pois a mesma somente causaria a morte se estivesse envenenada.

BO JUTSU (LUTA COM BASTÃO)

Esta arte praticada pelos samurais e camponeses, era também uma das perícias do antigo guerreiro ninja. Onde era treinado a usar o "bo", bastão longo e o "hambo", bastão curto. O "shinobi-zue", também era muito utilizado, sendo projetado para se parecer com uma bengala comum, mas ocultavam lâminas, correntes, ou dardos que poderiam ser usados contra o inimigo.

YARI JUTSU (LUTA COM LANÇA)

Os ninjas eram ensinados a usar lanças clássicas japonesas como armas de médio alcance. As lanças eram usadas para estocar e penetrar, e raramente eram lançadas em combate. Os Ninjas de togakure-ryu usavam uma lança com lâmina em uma extremidade e um gancho ou foice na outra extremidade chamada "kama-yari".



NAGINATA JUTSU (LUTA COM LÂMINA ARTICULADA)

A naginata japonesa era utilizada para cortar e perfurar os adversários a uma média distância O antigo ninja também era perito com o "bisento", uma grande e pesada versão da naginata; baseada em uma arma chinesa chamada "quan-tao", a enorme lança era pesada o suficiente para fatalmente esmagar as armaduras e derrubar as montarias dos antigos samurais e bushis. Geralmente o bisento era utilizado somente por robustos ninja, que poderiam manusear com eficácia, tal arma grandiosamente pesada.



KUSARI - KAMA (FOICE E CORRENTE ARTICULADA)

A arma japonesa com uma corrente e uma foice foi adota no arsenal dos antigos ninja. Uma corrente de seis a nove pés de comprimento (182.88cm à 274.32 cm) era ligada a uma foice tradicional. A corrente contendo uma pequena bola de aço em sua extremidade era uti1izada para bloquear um ataque inimigo, e a foice usada para liquidar o mesmo. O "kyoketsu-shoge", uma arma similar à kusari-kama, era também usada pelos ninja, a arma consiste em um pequeno punhal articulado interligado por uma corda geralmente feita de cabelo de mulher ou de pelo de cavalo, tendo em sua extremidade um anel de aço do tamanho aproximado da palma da mão de seu usuário.



KAYAKU JUTSU (FOGOS E EXPLOSIVOS)

Os ninja eram experientes na colocação e sincronização de explosivos, para demolir, destruir ou simplesmente afugentar e distrair. O "kemuridama" era muito utilizado para iludiu e tirar a atenção de seus oponentes com uma grande cortina de fumaça. Anos depois a pólvora negra e outros explosivos complementaram a arte dos fogos e explosivos dos antigos ninja, juntamente com o conhecimento das armas de fogo e suas aplicações estratégicas.



HENSO JUTSU (DISFARCE E REPRESENTAÇÃO)

Essencial para o trabalho de espionagem do ninja, era sua habilidade de assumir identidades falsas e se locomover na sua área de operação sem ser descoberto. A imobilidade, velocidade e percepção eram as principais habilidades desenvolvidas na arte do disfarce e camuflagem.



SHINOBI IRI (MOVIMENTOS SILENCIOSOS)

As técnicas dos ninja de mover-se silenciosamente, arrombar e tomar áreas inacessíveis, se tornaram legendárias no Japão feudal. O ninja aprendia métodos de caminhar e correr para cobrir efetivamente longas distâncias, passar sobre assoalhos silenciosamente e se ocultar nas sombras para facilitar sua entrada e saída em grandes castelos medievais.



BA JUTSU (MONTARIA)

O antigo guerreiro das sombras era treinado para ser hábil na montaria de um cavalo; tanto com combates montados como contra ataques montados. Uma das grandes especialidades na arte da montaria era a precisão que os ninja tinham com o arco e flecha durante seus combates.



SUI REN (TREINAMENTO AQUÁTICO)

Mover-se dentro da água silenciosamente, métodos de usar botes especiais flutuantes para atravessar longos trajetos sobre a água, treinavam-se técnicas de combate dentro d?água e remoção de sentinelas



BO-RYAKU (ESTRATÉGIA)

Táticas de fraudes e conspirações políticas; usar a influência para conseguir que o inimigo faça o que o ninja quer sem chamar a atenção para ele próprio, eram algumas das táticas de estratégicas dos antigos ninjas.



CHO HO (ESPIONAGEM)

Os métodos de espionagem eram perfeitos, isto está incluído meios de localizar e recrutar espiões, pois a arte da espionagem é de vital importância para a arte de guerra e superioridade de um exército, sem a espionagem, a capacidade furtiva dos antigos ninja eram impossíveis.



INTON JUTSU (ESCAPE E OCULTAÇÃO)

Os antigos ninja eram perfeitos em usar a natureza para encobrir suas fugas, fazendo parecer que tinham desaparecidos. O "GO TON PO" (cinco elementos de fuga) era baseado no trabalho de se familiarizar com o uso criativo da terra, água, fogo, ar, e vazio.



TEN-MON (METEOROLOGIA)

Prever e tirar vantagem do tempo e fenômenos climáticos eram fatores importantes em qualquer batalha. Os ninja eram treinados para distinguir todos os sinais naturais para prever as condições do tempo, e consequentemente sua estratégia de combate e missão.



CHI-MON (GEOGRAFIA)

O conhecimento e o uso com sucesso das feições do terreno eram habilidades cruciais e vitais na história do ninjutsu.

Como ser um Guerreiro Ninja, e em verdade, mesmo para contemplar o caminho silencioso, é preciso ser um caçador. Isto quer dizer que ele conhece os caminhos seguidos por sua presa. Estuda os seus hábitos, padrões de movimentos e rotinas. Devido a isso, pode atacar quando apresa está mais vulnerável, ou a apanha valendo-se de seus próprios hábitos. Para ser um Ninja, um guerreiro invisível, é necessário aceitar a responsabilidade de seus atos. A estratégia é o instrumento do guerreiro É preciso ser sábio. Isso quer dizer que ele pode "parar o mundo" e ver com os "olhos de Deus". Tal é a essência do Mugei-Mumei No-Jitsu, que pode ser traduzido por " Sem nome, Sem arte".
Mugei-Mumei-no-jtsu (Sem Nome, Sem Arte) O ninjutsu, tal como aqui revelado, é essencialmente uma arte pragmática. Empregará qualquer técnica vinda de qualquer fonte que sirva aos seus objetivos. Sempre se esforçará por se enquadrar na ordem natural das coisas. Esse é o verdadeiro sentido de passar sem deixar sinais de sua passagem. Costuma-se dizer que o ninja pode caminhar em muralhas e transpor qualquer barreira para cumprir seu objetivo. Dizem que quando procurado, não será encontrado, que quando escutado não poderá ser ouvido, e quando sentido não poderá ser tocado. Um Ninja jamais se mostra arrogante, o seu passo é firme e sempre em frente. Não exibe a sua força nem conta vantagens. É chamado Mugei-Mumei-No-Jitsu, "Sem Nome, Sem Arte". Um ninja nunca desiste de uma missão, não importa o tempo que ira precisar para cumpri-la. Um ninja não se rende pacificamente, não leva documentos pessoais que possam implicar os seus superiores. O Ninja age sozinho, confiando na própria habilidade. Conta somente consigo. O que acontecerá com a vida de uma pessoa já está escrito, mas a pessoa deve escolher ali estar. Esse é o caminho do Ninja. " O caminho que pode ser dito não é o caminho eterno... ele não pode ser explicado ou definido, só pode ser experimentado.

O Ninja é capaz de desenvolver poderes da Mente, uma arte utilizada para prever o pensamento de seu adversário, interferir ou controlar o adversário em algumas situações.
Leitura da Mente

Qualquer pessoa tem o poder de intuir os pensamentos de outras. Algumas chegam a desenvolver a leitura da Mente como uma arte sutil. O objetivo da leitura mental é antecipar os movimentos ou a ação de um individuo através de seus gestos, suas emoções, e de sua fala. Primeiro devemos determinar com que tipo de pessoas estamos : visual, auditiva ou tátil. Os artistas são essencialmente visuais, lidam com a cor, com a forma e com as imagens. Os músicos exemplificam a categoria auditiva, relacionando a si mesmo com o tom, com a melodia e com o som, quanto aos escultores dedem representar o grupo tátil, trabalhando com a textura e a forma. É interessante notar que o toque é o habito costumeiro para muitas pessoas. Quando vêem um objeto desconhecido, se aproximam cautelosamente, tateando para descobrir do que se trata. Como um ruído assustador ou o som de uma batida de automóvel, levará o curioso a sentir vibrações em busca da fonte do que ouviu. A maneira de classificar com que tipo de pessoas estamos lidando, está em observar os seus olhos "Os olhos são a janela da alma". Os pensadores visuais olham para cima quando tentam lembrar ou visualizar as coisas. Os tocadores olham para baixo quando estão pensando. Observe para que quadrante o sujeito olha quando esta pensando. Aquele que olham acima do nível dos olhos ou parecem desfocados, pensam e se lembram visualmente. Aqueles que olham de lado a lado estão escutando. Aqueles que olham para baixo e para a esquerda lembram-se de cor ou repetindo trechos, aqueles que olham para baixo e a direita, raciocínio. Se segurar a testa (o terceiro olho), coçar o ouvido, e esfregar a queixo são gestos usados para estimular e encorajar os processos mentais. Tendo determinado em que categoria o sujeito deve ser qualificado, devemos nos ajustar ao modo dele agir. Isto é necessário porque muitas pessoas não tem a idéia de como processam informação, somente sabem que são melhores em uma áreas do que em outras. Agora podemos alterar a nós mesmos, em conformidade ao padrão do sujeito, visto que não podemos esperar altera-lo. O ninja sabe que para influenciar uma pessoa se deve sair do circulo que o pressiona, não podemos esperar mudar sos outros a menos que tenhamos controle sobre nos mesmos. Existem vários Outros métodos que me proponho a abordar em breve.

Sugestão: é a habilidade de implantar uma semente na mente dos outros. Se aquele que for semeado tiver uma imaginação ativa e motivação suficiente, aquela semente irá crescer e florescer. Esta é a base para muitas lendas de curandeiros que "rezam para matar um homem". Por outro lado, se o ouvinte tem auto confiança suficiente e um forte código moral, tais sementes de destruição caem em ouvidos surdos, somente para secar e morrer.

Impressionamento: é uma técnica para assegurar a cooperação de alguém disposto a aceitar uma causa. Veja por exemplo o caso do hipnotizador de palco que pede voluntários. Aqueles que se oferecem como voluntário estão pré dispostos a estar no palco com o mentalista. Ou eles estão a fim de experimentar um pouco do poder do hipnotizador em ação, ou gostariam de desafia-lo a vence-los, mesmo esses últimos podem ser induzidos a cooperar, entretanto, por um simples mecanismo. O impressionismo também é usado no treinamento militar básico. Um indivíduo é escolhido entre a tropa, seja por suas inigualáveis habilidades, seja pela falta delas e mandando executar um desempenho para o resto do batalhão. Se ele tem algum sentimento do orgulho, ele se obrigará a fazer o melhor que possa, seja pela autodisciplina pessoal, seja pela pressão de seus pares, aqueles com quem ele deve continuar a interagir. De tempos a tempos este método revela líderes naturais.

Controlando Opções: Está técnica envolve fazer com que o sujeito tenha a impressão de estar tomando uma decisão livre enquanto estará sendo influenciado a escolher o item desejado. Por exemplo, numa reunião onde existe uma ou mais pessoas que são completamente contrário a você, é sabido que qualquer proposta que você coloque será rejeitada, então trabalhe o oposto do que você deseja, e terá seus opositores trabalhando para aprovar sua proposta. Outro exemplo é lançar uma pergunta aleatória, cuja respostas sejam sempre não apropriada. Quando perguntado "Você parou de bater na sua mulher?". Se a pessoa responder não, isso poderá ser entendido que ele continua batendo nela. Se ele responder sim então terá confessado ter praticado essa violência antes. Se não se der nenhuma resposta, o interlocutor pode alegar que o sujeito teme responder por causa do sentimento de culpa; e se o sujeito alega que isso é um truque, ele pode ser acusado de ser hipersensível. Essencialmente, estes métodos confiam em controlar as opções das pessoas de madeira que apenas uma decisão, aquela que é esperada, é possível, enquanto ao mesmo tempo, se cria a ilusão de que a pessoa esta livre para escolher o que lhe agrada.

Hipnose em Combate: No combate, o HSI MEN JITSU ("Caminho da ponte Mental"), significa a habilidade de induzir o inimigo fazer o que você quer, independente dos interesses dele. Como descrito anteriormente, podemos fazer com que seu melhor interesse será servido com o impressionamento, mas também é possível manipular seu comportamento por meios de truques. Por exemplo: em combate Avance, finja um ataque e deixe o adversário defende-lo. Faça isso duas vezes, na terceira avance como antes, mas ataque em local diferente. O inimigo, foi programado pelo simples recurso de atacar e defender, observará o avanço e fará o mesmo bloqueio pela terceira vez. Nessa ocasião entretanto, o alvo será diferente, essa técnica quase nunca falha. Uma versão mais simples é a finta clássica. O estilo do Dragão é um bom exemplo : Se alguém ataca desferindo um chute voador seguido de uma rasteira, o inimigo, defendendo-se de contra um abre-se para a outra. Outra tática efetiva é usar ganchos psicológicos, como por exemplo: tornar o inimigo raivoso, e encorajando-o a atacar selvagemente. Injuriar para fazer com que o adversário se lance num padrão de ataque também se inclui nessa categoria. Em terceiro lugar, uma tática muito eficaz para o ninja é contradizer o alvo. Usando suas habilidades evasivas, o Ninja evita golpes do inimigo. Isso certamente o frustra. O General Sum Tze dizia, "A arte da guerra se baseia na decepção"; também se baseia no reflexo e no engano.

Ashi-Barai - Passar o pé rasteiro ao chão.
Bong-são - Defesa com o antebraço

Bíceps - braço, grupo muscular do braço

Dachi - postura, posição de luta

Dojo - academia, sala de treino

Dô - caminho, arte

Empy - cotovelada

Fumi-komi - golpe descente, golpe baixo

Guedan - golpe na virilha

Geri - chute, pontapé

Gyaku-zuki - soco ou chute aplicado com o membro recuado

Hisa-geri - golpe com o joelho

Haito-uchi - golpe de mão aberta, geralmente executado na fronte

Yoko - lateral, de lado

Jodan - rosto

Kizamizuki - golpear com o membro da frente

Kekomi - meia altura

Karate-do - O caminho das mãos vazias, sistema de luta japonesa

Kung-fu - sistema de luta chinesa que imita movimentos de animais

Jeet-kune-do - sistema de luta criado pelo mestre Bruce Lee e que significa " O caminho do punho interceptor

Kali - bastão curto utilizado em lutas Filipinas

Koshi - quadril

Kime - potência, força

Low-kick - chute na coxa do adversário

Mae - frontal, de frente

Mae-ashi - frontal circular

Muai-thai - sistema de luta tailandês, onde usam mais golpes com cotovelo, joelho e canela (tíbia)

Mawashi - circular, meia lua

Mawashi-zuki - soco em círculo

Nagashi - defesa espalmada externa

Nukite - estocada, golpe com os dedos

Oizuki - golpear avançando

Punyo - ponta de bastão

Pak-são - defesa espalmada lateral

Shin-kick - chute barreira lateral

Seiken- soco

Shuto-ushi - estomago, plexo solar

Tatiken- soco vertical

Tori - atacante, agressor, oponente, adversário

Tatame - tipo de colchão de palha usado em treino de quedas no judô e Hap-ki-do

Uraken - golpe com as costas do punho

Ushiro - para trás, traseiro

Uke - bloqueio, defesa, defensor

Zen-kutsu-dashi - posição de luta do Karatê

Aisha - um principio Gojo-gyoku que era utilizado para manipular pessoas instáveis

Akindo - comerciante, um disfarce preferido dos Ninjas

Atemi-te - a arte de matar com golpes ou estocadas

Bisento - lança com lâmina larga

Bo-jutsu - Luta com bastões

Chakuzen-no-jutsu - um truque no qual o ninja escondia-se no forro de uma sala, até começar a luta e então provocar uma devastação

Chigiriki-jutsu - técnicas de luta com bastão e corrente

Chigiriki-no-jutsu - espionagem e penetração nas linhas inimigas durante uma batalha

Chiton-jutsu - a utilização de água, fogo, terra, madeira e metal, que possibilitava a fuga de um Ninja.

Chitsumishi - membros de território inimigo que trabalhavam em conjunto com um ninja ali infiltrado.

choyori-kyoso - corrida de longa distância, técnicas de corrida no ninjutsu.

Chumin - posto ninja, intermediário entre o jonin, o genin e o cliente (mandante).

Dakentai-jutsu - técnicas de luta do tai-jutsu que se dirigia contra os ossos do adversário através de chutes, bloqueios e golpes diretamente contra os ossos do atacante.

Dosha - uma tática gojo-gyoku em que se influenciava uma pessoa suscetível, fazendo com que ele cometesse uma leviandade.

Dotom - técnicas de fuga com a utilização de terra, pedras, etc.

Ennyu-no-jutsu - Uma tática ninjutsu na qual se aplicava para penetrar num acampamento inimigo.

Fudo-ryu - escola ninjutsu cuja especialidade era a manipulação da shuriken.

Fukiya - zarabatana para atirar dardos envenenados.

Fukumi-bari - pequenas agulhas que o ninja lançava de dentro de sua boca, nos olhos dos adversários.

Fukuro-gaeshi-zen-jutsu - uma tática chikairi-no-jutsu para provocar discórdia entre o lider inimigo e um de seus parentes.

Futokoro-teppo- pistola de bronze

Geinyy-no-jutsu - uma técnica chikari na qual um ninja penetrava num acampamento inimigo, causando devastação.

Gennin - o lutador Ninja propriamente dito, que também executava as missões.

Genmai - suco feito de arroz não polido

Geta - sandálias de madeira

Gishogiin-no-jutsu - o principio das cinco sensações e dos cincos desejos.

Gotom-no-jutsu - as cincos técnicas de fuga empregadas no Ninjutsu (Mokuton, Katon,Danton,Katon, Suiton)

Gyokku - escola ninjutsu cuja especialidade era a yabi-jutsu.

Gyokuro - veneno de chá verde cozido, misturado com misso-shiro.

Hanbo - bastão de madeira, meio bastão - Bo

Han-kyu - arco ninja curto

Hei-ho - estratégia de luta

Hengen-kashi-no-jutsu - noções sobre os disfarces Ninjas.

Hidama - tática Ninjutsu para irritar os perseguidores com bombas fumegantes e de estampido.

Hira-no-kamae - posição de luta no Tai-jutsu

Hitsuke - tática ninjutsu de provocar incêndio num castelo inimigo em um lugar para poder escapar por outro.

Hojo-jutsu - a arte de algemas

Hoka-no-jutsu - provocar incêndio num acampamento inimigo, no instante em que a batalha começa.

Hokashi - artista de entretenimento itinerante ou também mascate ambulante um disfarce apreciado pelos ninjas.

Hotarubi-no-jutsu - uma tática toiri cuja finalidade era fazer um ninja levar uma mensagem "secreta" através de um território inimigo, de modo que fosse preso e o inimigo levado ao engano com a informação "confidencial".

Hyakurai - Diversas pequenas armas que se colocavam em circulo, dentro de um cilindro de madeira. Um instrumento para fazer barulho.

Iai-jutsu - a arte de sacar a espada.

Ichimoni-no-kamae - posição de luta no tai-jutsu

Impo - a arte de se esconder

Inro - farmácia de viagem

Jirai - minas terrestre

Jô - bastão (Cajado) de madeira de aproximadamente 130cm de comprimento.

Joie-no-jutsu - Tática ninjutsu de introduzir-se furtivamente num acampamento inimigo, sem provocar ruídos ou sombras.

Oei-no-jutsu - uma tática toiri de mandar um ninja a um acampamento inimigo para servir o exército inimigo, quando as lutas começavam.

Jô-jutsu - luta com bastões

Jonin - chefe ninja próprio, chefe de uma ninja-ryu. Meio guerreiro, meio sábio.

Jumonji-no-kamae - posição de luta no tai-jutsu.

Kagashi-gakure - ficar de pé completamente imóvel no terreno.

Kagata-hasami-bune - bote leve, estreito

Kaginawa - corda comprida, com gancho de abordagem para escalar muros, também utilizada como arma.

Ka-jutsu - utilização de materiais explosivos e incendiários.

Kama - Foice ou ceifadora

Kama-gakure - truque para desviar a atenção, jogando-se pequenas peças de metal que produzem ruídos.

Kame-gakure-no-jutsu - técnicas suiton para respirar enbaixo da água, usando diversos instrumentos.

Kamaikata - balsa para uma pessoa, confeccionada com varas cruzadas de bambu, cuja extremidade estão fixadas quatro grandes vasos de cerâmica para fazer a jangada boiar.

Kantokusha - chefe ninja feminina.

Katim-Kunoishi - ninja feminina alugada - elas não eram membros de uma Clã ninja, mas apenas alugadas para uma missão.

Kata-ashi - técnica de andar no ninjutsu (um Passo)

Katagatae -no-jutsu - uma técnica chiari-no-jutsu para provocar confusão num acampamento inimigo, provocando-se um incêndio, enquanto a maior parte dos inimigos abandonam o acampamento para um atake noturno.

Katon - técnica de fuga com a utilização de peças de metal para desviar a atenção do inimigo durante a fuga.

Ken-jutsu - luta com espada

Kenjite - Secreto

Kiai-jutsu - a arte de paralisar ou matar um adversário com um grito.

Kitai - a totalidade das forças e energias de um ser humano.

Kito-gan - pilulas que, segundo dizem, evitam a sede durante 5 dias.

Kitsume-gakure-no-jutsu - técnica impo, para esconder-se dentro ou embaixo da água.

Ko-ashi - técnica de andar no ninjutsu (passo pequeno)

Kokizami - técnica de andar no ninjutsu (passo curto)

Komuso - monge itinerante, disfarce apreciado por um ninja.

Koppo-jutsu -arte de destroncar e quebrar os ossos.

Koshi-jutsu - arte de destroncar e quebrar os ossos

Koshi-jutsu - arte de matar ou aleijar o adversário através de um golpe ou pressão dos dedos em determinados pontos do corpo.

Koto-ryu - escola ninjutsu cuja especialidade era o Koppo-jutsu.

Kotzutsu - armas de madeira para disparar projeteis de ferro ou de pedra.

Kuji-kiri - Os nove gestos básicos da mão (Sha, To, Hei, Rin, Zai, Retsu

Kumi-ushi - arte marcial, luta numa armadura.

Kunoichi - Ninja feminino

Kunoichi-no-jutsu - uma técnica toiri, para preparar mulheres para serem ninjas.

Kurari-gama - Foice com uma corrente de aproximadamente 4 metros de comprimento, com um peso de chumbo na extremidade.

Kusari-gama-jutsu - a arte de lidar com a kusari-gama

Kyonin-no-jutsu - tirar vantagens das superstições e medos de outras pessoas.

Kyu-jutsu - arte de atirar com arco e flecha.

Kyushin-ryu - escola ninjutsu cuja especialidade era o manejo da espada e da yari.

Metsubishi - Pó cegante, mistura de areia, cinza e pimenta.

Mikkyo - Seita mística budista, também chamada shigon

Minomushi-no-jutsu - Uma tática Toiri para induzir pessoas inimigas de confiança, em altos postos a traírem seus príncipes.

Mitzu-taimatsu - Uma tocha preparada de modo que continuasse queimado, mesmo durante uma tempestade.

Mizuguno - Um aparelho para atravessar águas, consistia de quatro peças de madeira, curvas, que eram montadas num círculo. Um pedaço de madeira retangular fixada no centro servia para o apoio do pé.

Mizuzutsu - Uma cana fina de bambu, com a ajuda da qual um Ninja podia manter-se sob água pelo tempo que quisesse.

Mokuton - Técnicas de fuga, com o aproveitamento de plantas.

Mono-no-jutsu - Reconhecimento de um ponto fraco na defesa de um acampamento ou castelo inimigo.

Naginata - Arma alongada (comprida), com lâmina curva, larga.

Naginata-jutsu - A arte de liderar com a nagita.

Nawanuke-no-jutsu - Técnicas de abrir um nó ou se libertar de amarras, deslocando os membros.

Nikutai - O corpo orgânico do ser humano.

Ninja - Guerreiro altamente treinada em combate corpo a corpo e especialistas em armas.

Ninja-to - A espada Ninja.

Nuki-ashi - Técnica de andar no Ninjitsu (passo silencioso).

Nyadaki-no-jutsu - A arte de descobrir fraquezas ou insuficiências das sentinelas inimigas, para então poder penetrar no acampamento.

Nyukyo-no-jutsu - Técnica para descobrir o espaço de tempo apropriado para penetrar num acampamento inimigo.

O-ashi - Técnica de andar no Ninjtsu (passo grande)

Omyodo - Antiga ciência chinesa de adivinhação e da astrologia.

Ryakuunhon-no-jutsu - Uma tática chikairi-no-jutsu, com a qual uma importante pessoa inimiga era seqüestrada.

Sachi-jutsu - Estratégia militar na qual se tiravam vantagens das realidades naturais do terreno.

Sageo - Faixa de seda comprida, chata que era puxada através do colchete - Kurigata - e que servia para a fixação da espada no cinto.

Saimin-jutsu - Arte da hipnose.

Sarugaku - Artista viajante - Disfarce apreciados Ninjas.

Satobito-no-jutsu - Uma tática Toiri de provocar discórdia entre o povo simples de um território inimigo que, além do mais, já está descontente com o seu príncipe.

Satsujin-jutsu - Conhecimentos das condições atmosféricas baseadas na astrologia, adivinhação e meteorologia.

Saya - Bainha da espada.

Shiba-gakure-nojutsu - Técnicas de esconder-se entre ferros velhos, tralhas, etc.

Shichiho-de - Os sete caminhos do disfarce mais utilizados pelos ninjas.

Shikomi-zue - Um bastão (cajado) de madeira que era uma espada camuflada.

Shime-ashi - Técnica de andar no Ninjutsu (passo firme).

Shingon - Seita mística budista, também chamada Mikko, cujos discípulos era os yamabushi.

Shinobi-bune - Barco leve, estreito.

Shinobi-no-jutsu - Antigo nome do Ninjutsu.

Shinobi-shozuku - Traje preto de luta dos Ninjas, consistindo de calça, jaqueta, faixa, calçados e capuz.

Shinobi-zue - Bastão de madeira oco em cujo interior se encontra uma corrente com peso de chumbo.

Tetsubishi - Pequenos objetos de metal, piramidais, de várias pontas.

Tobo-ashi - Técnica de andar no Ninjutsu (passo alado).

Togakure-ryu - Escola Ninjutsu.

Toiri - Estratégia preparatória para a guerra.

Toiri-no-jutsu - Espionagem em termos de paz ou durante os preparativos para a guerra.

Tonkim - Arma de metal, estreita, parecida com uma faca.

Tompo - Técnica de fuga.

Torimaki - Pergaminho secreto no qual estavam manuscritas as diferentes técnicas Ninjutsu das escolas.

Tsuba - Guarda mão de espada.

Tsume-ashi - Técnica de andar no Ninjutsu (passo normal).

Tsumegata - Tipo de camponês japonês; apreciado disfarce dos Ninjas.

Uridaru - Aparelho para atravessar águas, consiste de dias vasilhas nas quais se colocavam os pés.

Ukigasu-gakure - Técnicas ninjutsu para ajustar á terra, com meios de camuflagem apropriados.

Wari-ashi - Técnica de andar Ninjutsu (passo de adaptação)

Yamabiko-shicho-jutsu - Uma tática de desmascarar um agente (espião) duplo, passando uma notícia falsa e observando sua reação;

Yari - Lança.

Yari-jutsu - Luta de lança.

Yoja-no-jutsu - Uma tática chikairo-no-jutsu para penetrar num acampamento inimigo, dando a entender que se é uma pessoa fraca, como mendigo, cego ou aleijado.

Yoji-gakure-jutsu - Truque para desviar a atenção de uma sentinela jogando-se uma pedra por cima de sua cabeça, e então penetrando no acampamento.

Yoko-auruki - Técnica de andar no Ninjutsu (andar de lado).

Yomogami-nojutsu - A providência de um ninja para ficar anônimo, ao assumir dois nomes e duas personalidades.

Yubi-jutsu - A arte de matar ou aleijar o adversário por golpe ou pressão em diversos centros nervosos.

Zagarashi-yaku - Veneno que é extraído de frutos verdes.

s origens do Ninjutsu se perdem na noite do tempo. Ele foi grandemente influenciado pelas técnicas chinesas de espionagem, muitas das quais se encontram na clássica Arte da Guerra de Sun-tse. A própria palavra "Ninjutsu" surgiu durante a Guerra entre o príncipe Shotoku e Moriya, no território de Omi, no Japão, durante o século VI. Naquele conflito, um guerreiro chamado Otomo-no-Saajin contribuiu para a vitória do príncipe Shotoku, obtendo secretamente valiosas informações a respeito das forças inimigas. Por esse motivo, foi recompensado com o titulo de Shinobi, que significa "obtersub-repticiamente". Desse ideograma é que se derivou o de Ninjutsu. Originalmente, o Papel do Ninja consistia em obter informações acerca do inimigo e sabotar suas operações. Ninjutsu não é uma técnica mágica, que nos permite tele-transportar nosso corpo para outro lugar. Não muda a estrutura de nosso corpo, tornando-o invisível. A sua arte de invisibilidade consiste na utilização de eficientes recursos que nos permite ficar despercebido, sob esse aspecto, torna-se uma filosofia. Diziam os velhos mestres. "Uma arvore que caí na floresta sem que ninguém ouça, não faz barulho, mas não deixa de cair", o mesmo se dá com o Ninjutsu. Um Ninja que ataca um cego é invisível, mas nem por isso deixa de estar atacando.
O Ideograma

Em Japonês, Nin-jutsu se escreve com dois ideogramas. Nin que significa natureza da arte e Jutsu a técnica. O ideograma Nin é ele mesmo formado por dois caracteres. O superior que significa "lagrimas". O inferior "coração". O Conjunto significa " O caminho do coração", mas também resistência e perseverança. No pensamento ocidental, poderíamos traduzir esses ideograma por "enfrentar com o espírito a ameaça do inimigo". Eventualmente driblar essa ameaça".

Como se tornar um verdadeiro ninja: Aprenda técnicas de artes marciais e treine Ninjitsu


Written By: Alfonso Almeida

Ninjas estão em jogos de vídeo game. Ninjas são fantasias populares de Halloween. Você deve ter visto as Tartarugas Ninja. Além da representação comercial deles, alguém pode se tornar realmente um verdadeiro ninja?

• Os dois tipos de Ninjas: A crença comum é que um ninja é apenas um assassino ou espião secreto. Acredita-se que o seu único objetivo é matar alguém e que nada fica em seu caminho. Embora esta seja uma parte do mito e história, existe outro tipo de ninja. Um ninja também é definido como quem estuda Ninjitsu, uma verdadeira arte marcial.

• O que é Ninjitsu? Ninjitsu é a arte marcial que se originou no Japão. Um dos seus principais objetivos é o de preservar e transmitir o conhecimento antigo de geração em geração. É considerada a arte das permanentes dificuldades da vida. Há dezoito disciplinas para aprender em Ninjitsu; elas são:

• Seishin-teki kyoyo (refinamento espiritual)

• Naginatajutsu (combates)

• Kusarigamajutsu (armas de corrente e foice)

• Kayakujutsu (fogo e explosivos)

• Taijitsu (combate sem armas)

• Ninja ken (combate com espada)

• Bojutsu (pau e combate pessoal)

• Shurikenjutsu (lançamento de lâminas)

• Sojutsu (combate com lança)

• Hensojutsu (disfarçar e personificação)

• Shinobi-IRI (métodos discretos)

• Bajutsu (equitação)

• Sui-ren (treino na água)

• Boryaku (estratégia militar)

• Choho (espionagem)

• Intonjutsu (fuga e ocultação)

• Tenmon (meteorologia)

• Chi-mon (geografia)

• Comece os treinamentos: Não há por enquanto muitas escolas de Ninjitsu como outras artes marciais. Ninjas também treinam jiujitsu e judô, mas também podem iniciar a sua formação no Taekwondo e karatê. Se você não tem qualquer formação em artes marciais, é uma boa idéia se inscrever em uma arte marcial de sua escolha e aprender sua base. Muitos estúdios e escolas sabem onde e como você pode treinar Ninjitsu. Encorajo você a não gastar muito dinheiro com fitas para treinamento em casa. É sempre melhor freqüentar aulas e ser ensinado por um instrutor certificado.

• Você realmente quer se tornar um Ninja? Se a única razão pela qual você deseja se tornar um ninja é para matar pessoas ou para se tornar a fantasia pictórica que você tem em sua cabeça, isso pode não ser para você. Qualquer um pode se tornar um ninja, mas como acontece com todas as artes marciais, vai demorar vários anos, é um trabalho árduo, que demanda disciplina e foco. Experimente uma semana, em qualquer classe de artes marciais (muitas escolas oferecem aulas experimentais gratuitas). Se descobrir que pode lidar com a turma, então vá em frente a toda a velocidade para se tornar um verdadeiro ninja.

A técnica ninja data do período (794-1185) (1192-1333), assim, extiu desde da era Heian na China até a era Nakamura no Japão. Esta foi a época de ouro do Ninjitsu.Este era uma arte baseada en estratégias "mágicas" e capacidades técnicas que o ninja deveria aprender. Desse modo, desenvolveram as técnicas por necessidade, pois havia muita opressão nos lugares onde viviam, em especial na China e no Japão.As técnicas Ninjas eram passadas de pais para filhos, por isto os ninjas eram considerados uma familia, não integrantes de uma escola.Criaram documentos chamados Torimakis, os quais eram manuscritos criados com códigos secretos para evitar que os enemigos compreendessem a informação se algum destes documentos caissem em seu poder. Muitos destes registros não puderam ser decodificados mesmo nos dias de hoje, só as familias de ninjas entendiam os códigos e só podíam lê-los entre eles.Muitas técnicas ninjas desenvolveram-se à base da natureza, os animais, e o corpo humano. Assim, prestavam muita atenção aos movimentos e técnicas com as quais os animais se defendiam, copiando cuidadosamente todo e cada um de seus movimentos como técnica de ataque e/ou defesa.Desenvolveram mais adiante, técnicas artesanais para defesa, tais como o ukidari que servia para caminhar nas águas, os torinokos para desaparecerem atrás de uma cortina de fumaça, o kyororo kaki usado para arrombar janelas e o kikigami que era usado para escutar conversas através de portas e janelas. Suas técnicas de espionagem baseam-se no livro "A Arte da Guerra de Sun Tzu".Sua resistência à fome e à dor eram respeitáveis, tinham uma corajem superior a de um samurai, entretanto, não consideravam desonroso fugir, pois consideravam que assim teriam uma segunda oportunidade para atacar, o que importava era cumprir sua missão.Se um ninja fosse capturado e devesse acabar com sua vida, o fazia sem vacilar, para não sofrer torturas e satisfazer aos Samurais com isto.Os ninjas não receavam em se sacrificar se deste modo sobrevivesse sua espécie ou "família".

Shinobi, também conhecidos como Ninja era uma organização secreta marcial que habitava as províncias de Iga e Koga, no Japão. Eram conhecidos por suas habilidades de infiltração, no Japão feudal do século XIV. Forneciam serviços em troca de pagamento, e seus trabalhos envolviam espionagem, assassinato, sabotagem, dentre outros. Eram isolados e viviam uma espécie de contracultura da época, pois os locais onde habitavam eram de difícil acesso, tornando-se reduto de chineses e coreanos refugiados das guerras, bem como de antigos clãs samurais. Isto proporcionou a estas famílias ninjas gerarem uma cultura extremamente sincrética. Ninjas eram mais eficientes em infiltrações (armadilhas, armas ocultas, inteligência) do que no combate em campo aberto, ao contrário da crença popular. História e técnicas - A filosofia de vida dos ninjas era chamada de Ninpo (Ninjutsu), envolvendo a adaptação, a liberdade e a perseverança férrea como princípios básicos.

As espadas ninja, conhecidas por Ninja to, eram devidamente adaptadas às suas técnicas. A Ninja to possuía a lâmina reta e menor do que uma Katana (espada samurai), permitindo um uso mais junto ao corpo, um ocultamento e transporte mais fáceis. Pórem nem sempre era comum a utilização somente desse tipo de equipamento, sendo a shinobi katana uma arma também muito popular na época. Além das espadas, os ninjas utilizavam também vários outros equipamentos e armas, que eram importantes recursos em suas missões. A Kawanaga, ou gancho de agarre, era muito utilizada para ultrapassar muros e similares. Algumas escolas usavam bombas de fumaça Kemuridama para facilitar suas fugas.

Shakens (ou shurikens), as conhecidas "estrelas ninja", também eram utilizadas amplamente. O Shinobi Shozoku, ou uniforme ninja, tinha por função camuflar o ninja no ambiente, de modo a facilitar a sua "invisibilidade". O uniforme ninja não era totalmente preto como muitas pessoas pensam, pois o preto se destaca mesmo sendo noite, os tons mais comuns eram azul marinho, marrom escuro, e outras tonalidades escuras, pois os ninjas costumavam trabalhar a noite.

Os ninjas também usavam disfarces de camponeses, pescadores, etc. Tudo para facilitar o trabalho como espião.

Também havia mulheres ninja, denominadas Kunoichi. Entre outras vantagens características, as mulheres ninja usavam a sedução (kisha) como arma, pois além de seu treinamento de combate junto com seus companheiros do sexo masculino, também recebiam treinamento na arte da sedução, na arte de elaboração e aplicação de venenos e usavam o Tessen (leque) com lâminas de metal, assim como as das espadas. Atuavam combatendo ou seduzindo homens de alto poder político; com a sedução elas conseguiam maior facilidade em obter as informações de que precisavam. Os ninjas geralmente buscavam defender suas terras e sua família dos interesses feudais latifundiários. No entanto, alguns clãs shinobi trabalhavam como mercenários e algumas alianças com senhores feudais ocorriam, conforme os interesses políticos do momento.

Entre as inúmeras técnicas do Ninjutsu, estão: a arte da invisibilidade, luta desarmada e armada (envolvendo o manejo de espada, bastão, lança, armas com correntes e outras mais exóticas), pressão de pontos vitais (o que podia levar o adversário a dores insuportáveis ou até mesmo à morte), técnicas de fuga, métodos de caminhar silenciosamente, escalada de obstáculos, luta dentro d'água, envenenamento, hipnose, treinamento de flexibilidade das juntas (o que facilitava fugas de amarras) e, finalmente, a arte dos disfarces, que envolvia também técnicas de dramatização, o que possibilitava o ninja se passar por outras pessoas.

Apesar da tradição de 3000 anos, as primeiras aparições ninja vão ocorrer, no Japão, a partir do século VI até a Era Meiji, no século XIX, a utilização desses agentes como espiões foi aos poucos diminuindo e adentrando, novamente nas brumas da história, para renascerem mais tarde, como, durante a Guerra Russo-Nipônica em 1905 e no período que marca a Segunda Grande Guerra (1939-1945). Um registro importante é que, enquanto os samurais ainda procuravam entender a eficiência das armas de fogo levadas para o Japão pelos portugueses, os ninjas de pronto já incluíram essas armas em seu arsenal e passaram a utilizá-las em suas operações, pois haviam conhecido-as pelo intermédio de piratas chineses e japoneses.

Fato é que os ninjas, com a Restauração Meiji, foram integrados às forças policiais e militares do Japão e isso ocorre até hoje, não só no Japão, mas no mundo todo. Com isso, o Ninjutsu já é uma arte marcial espalhada pelo planeta e utilizado em larga escala pelos organismos estatais que necessitam do silêncio e da eficiência em suas operações.

O universo ninja ainda é tema constante na indústria do entretenimento japonês, sendo explorado nos jogos, mangás e animes. Com certeza, o que mais fascina nesses formidáveis guerreiros é o mistério milenar que os cercam.



Mitos sobre os ninjas
Aprenda alguns mitos históricos sobre esses guerreiros de habilidades incríveis. O ninjutsu, a arte marcial que praticam, é como qualquer outra. Portanto os ninjas não são nada parecidos com os guerreiros sobrenaturais que vemos nos filmes.

Mas, ainda assim a história muitas vezes explica porque alguns mitos surgiram com o passar dos anos.


Ninjas são apenas um mito - Na verdade, os ninjas e sua arte datam de 800 anos atrás. As famílias de ninjas criaram seu estilo de luta para se protegerem de guerreiros, muitas vezes até dos famosos samurais. É sua máxima humilde que dá ao ninjutsu seu estilo único: escape se puder, se não puder então mate. Não havia nada na luta que era considerado como imoral ao ninja. Ele jogaria areia nos olhos de seu oponente, o apunhalaria pelas costas e o atacaria enquanto ele estivesse caído – tudo para proteger sua vida e seu lar. Com o passar dos anos, os ninjas foram usados como espiões, guarda-costas (até o último imperador japonês), e assassinos de aluguel.

Ninjas conseguem parar uma espada usando suas mãos - Não é inteiramente verdade. O método ninja é desviar dos ataques de espada e usá-los em seu benefício, sem nem ao menos chegar perto da arma. Em filmes, o ninja consegue parar um ataque de espada unindo suas mãos e impedindo que a lâmina se mova. Mas de acordo com os ninjas da vida real, há pouquíssima necessidade de apelar para esse tipo de método quando há tantas outras técnicas em seu arsenal. Aparentemente, um ninja pode parar uma espada usando garras e outras armas, mas não com as mãos nuas.

O uniforme dos ninjas é preto e eles sempre usam máscaras - Isso é completamente falso. Nos dias de hoje, ninjas modernos que trabalham como guarda-costas irão vestir um terno, ou uma roupa similar. Mas então como surgiu essa história de que ninjas usam máscaras? Provavelmente há 800 anos atrás, quando eles precisavam se esconder em árvores. Um ninja que usa uma máscara não é diferente de um soldado que usa tinta verde para se camuflar. Tudo depende do ambiente em que ele está se escondendo.

Ninjas podem “desaparecer” - A cena é típica de filmes. Uma nuvem de fumaça encobre o ninja e, no segundo seguinte, ele já não está mais lá. Esse mito vem da máxima ninja “fuja”. Se um ninja pode evitar o combate, ele irá fazer isso. Para conseguir seu objetivo, ele pode criar uma distração, como jogar shurikens ou usar uma das típicas bombas de fumaça. Quando o oponente se concentrar de volta na luta, recuperando-se da distração, o ninja já terá fugido. Não há mágica nenhuma – apenas bom-senso.

Ninjas conseguem matar com apenas um toque - Esse mito, aparentemente, não está longe da verdade. Esse tipo de técnica é ensinada apenas aos estudantes mais avançados que, teoricamente, não teriam necessidade de usá-la. De fato, há uma série de toques que podem matar uma pessoa – tudo depende da pressão usada neles. No entanto técnicas de pontos de pressão fundamental são ensinadas aos alunos logo no início de seu aprendizado. Os ninjas menos experientes conseguem atordoar uma pessoa, se apertarem uma região determinada da garganta ou seus olhos. Esses pontos causam uma grande dor, quando pressionados corretamente. Há também outras técnicas, menos bonitas, que podem ser úteis aos ninjas. Torcer os mamilos do oponente, por exemplo, pode deixar um atacante sem defesas em segundos.







Ninjutsu é o nome de um tipo de luta - Na verdade, “ninjutsu” significa a arte do roubo e da perseverança. É formado mais de estratégias e táticas do que de luta, como outras artes marciais. Na versão atual mais fiel ao ninjutsu original, o Bujinkan Budo Taijutsu, há dezoito disciplinas no treinamento:

Seishin-teki kyoko (refinamento espiritual)
Taijutsu (combate desarmado, usando apenas o corpo)
Kenjutsu (luta com espada)
Bojutsu (luta com cajado)
Shurikenjutsu (arremesso de shuriken)
Sojutsu (luta com lança)
Naginatajutsu (luta com naginata)
Kusarigamajutsu (luta com kusarigama)
Kayakujutsu (pirotécnicos e explosivos)
Hensojutsu (disfarce)
Shinobi-iri (roubo e métodos de invasão)
Bajutsu (equitação)
Sui-ren (treinamento aquático)
Boryaku (tática)
Choho (espionagem)
Intonjutsu (métodos de fuga e aprisionamento)
Tenmon (meteorologia)
Chi-mon (geografia)

Shurikens são usadas para matar à distância - Na verdade, shurikens são usadas como armas secundárias – seja para cortar o inimigo ou para apunhalar. Quando são jogadas, geralmente tem como propósito causar uma distração. Há dois tipos de shuriken: a Hira-Shuriken, mais famosa, com o formato de estrela, e a Bo-Shuriken, que são, basicamente, espetos retos de 21 cm de comprimento. As primeiras eram itens caseiros, que normalmente não eram tão afiadas, usadas apenas para distrair. As segundas também eram de uso doméstico, usadas como espeto e materiais cortantes. Suas origens mostram que, foi apenas de improviso que as shurikens se tornaram armas letais.

Ninjas usam apenas armas japonesas antigas - Eles realmente usam armas antigas, mas não exclusivamente. E muitas das armas consideradas antigas não o são – consistem em adaptações de modelos mais velhos, mas, mesmo assim, são atualizadas. Note que na lista de disciplinas ninja o item Kayakujustsu representa o uso da pólvora. Há muito tempo os ninjas usam esse artifício a seu favor, seja para criar fumaça ou até mesmo bombas destrutivas.

Ninjas precisam ser fortes e rápidos - Na verdade, o verdadeiro esquema do ninjutsu é usar seu corpo da maneira correta, seja você magro, gordo, alto, baixo, forte ou fraco. Tudo é questão de saber o efeito que você pode provocar no oponente movendo-se da forma que lhe é possível. E não há necessidade de velocidade. Sendo calmo, é possível dominar seu atacante

Treinamento



Conheça as principais técnicas ninjutsu para atacar e se esconder

Mokuton quer dizer "uso da árvore". O ninja se esconde atrás de troncos ou agita galhos para desviar a atenção do oponente



Suiton é o "uso da água". O guerreiro pode ficar várias horas submerso, respirando por finos tubos de bambu, ou distrair o inimigo com o ruído da água


Doton, ou "uso do solo e das pedras". Formações rochosas ou buracos no solo são usados para se esconder. As roupas escuras, para não se fazer notar, fizeram os ninjas ficarem conhecidos como "guerreiros das sombras"

Kinton é o "uso do metal", para ofuscar a visão do inimigo refletindo luzes brilhantes ou distraí-lo com ruídos



Katon, ou "uso do fogo". A atenção do oponente é desviada por meio de truques pirotécnicos ou fumaça de pólvora


O combate corpo a corpo é chamado pelos ninjas de jutaijutsu. Na hora de atacar, procuram sempre desarmar o inimigo. Durante a luta, o objetivo é acertar os pontos vitais ou arrebentar os ossos dos adversários


As técnicas de combate ninja se valem de um variado estoque de armas das mais temíveis


A espada - Era a arma mais valorizada no combate. O fato de as técnicas ninjas serem desconhecidaspelos samurais, também lhes dava vantagem


Kusari-gama - Originalmente desenvolvida por fazendeiros, tanto para arar a terra quanto para defesa pessoal. Foi usada num primeiro momento pelos samurais e, depois, adotada pelos ninjas


Kusari-fundo - Correntes usadas para deter a espada do oponente - e também para estrangulá-lo

Shuko - Munhequeira com garras afiadas para deter golpes de espada, mas também úteis em escaladas


Kyoketsu-shogei - Corrente com punhal e gancho nas extremidades, para desarmar ou atingir os adversários à distância.


Shuriken - Estrelas de metal pontiagudas, lançadas à distância, para matar atingindo os órgãos vitais

Técnicas de negociação ninja para detonar em qualquer situação

Aprimorar suas técnicas de negociação pode ajudá-lo na empresa e também em áreas adversas da vida pessoal. Aprender sempre, é a fórmula para os com habilidades inatas tornarem-se ninjas da negociação.


Assim que aprendemos a falar começamos também a negociar. É uma característica do comportamento humano, onde quem o faz bem, alcança rapidamente seus objetivos e as técnicas de negociação ajudam os não tão habilidosos a entrar no jogo.
Para os que já tem o dom natural, ou como dizem os palestrantes - dominam a arte da negociação, há um ganho ampliado. Basta que aprendam as técnicas de negociação certas e receberão novas armas de ataque, além de uma armadura blindada no campo de guerra.
A frase manjada sobre o assunto negociação, costumeiramente é:
A melhor maneira de conduzir uma negociação de sucesso é fazer com que todas as partes fiquem satisfeitas ao fechar um acordo. Autor desconhecido.
Ok, essa é a maneira politicamente correta de explicar as coisas, mas no mundo real existem técnicas terroristas de negociação que usarão contra você. Entender apenas o lado bom da força fará com que suas tentativas sejam destroçadas logo no primeiro minuto.
Hoje escreverei sobre os dois tipos de negociação: negociação do bem e negociação do mal. Meu intuito é que você aplique as boas técnicas, porque assim, manteremos um campo de jogo mais ético com o tempo. Quanto mais usar melhor.
10 técnicas de negociação para praticar
Há muitas idéias aplicáveis no campo da negociação, mas as dez listadas logo adiante são as mais importantes (do meu ponto de vista) e caracterizam um excelente começo.
Considero estas as mais importantes porque foram as que mais me trouxeram resultado. Meu campo de batalha é disputado e conhecer todas as técnicas não foi mais importante que conhecer as técnicas certas.
Aproveite:
Conhecer o objeto da negociação. Aprenda tudo e um pouco mais sobre o produto, preços, tamanho, forma, peso, etc… Informe-se sobre as especificações técnicas, sobre os valores percebidos e agregados. Saiba o que outras pessoas acham dele e pesquise o campo adjacente como fatores ambientais e logísticos que podem estar envolvidos.
Fazer uma lista de interesses. Quais são os interesses envolvidos na negociação, tanto seus como os da contra-parte. A formulação dessa lista poderá trazer-lhe insigths das melhores abordagens, e pontos delicados a serem tratados. Também ajuda a fazer uma reflexão mais profunda e estar psicologicamente preparado.
Controlar as emoções. Nunca deixe uma negociação se transformar em briga. Não fuja dos seus reais interesses e da busca por consenso. Antecipe quais pontos podem provocar reações emocionais em você e na contra-parte, para não ser surpreendido na negociação, pois seu comportamento influencia no resultado.
Não falar demais. Estar muito bem preparado pode transformar-se em uma armadilha, caso você deixe escapar informação valiosa que talvez o outro não tenha pensado. A ansiedade pode fazer com que a antecipação do movimento adversário funcione a favor dele. De tempo e só mostre seus argumentos caso seja realmente necessário.
Escutar com atenção. Influencie fazendo perguntas, não fique fazendo afirmações. Se você já sabe quais são seus interesses e objetivos deixe que o outro lhe diga a solução. Isso não significa que você está sendo conduzido. Na verdade quem conduz uma negociação é quem sabe perguntar e escutar. Pergunte estratégicamente e escute com atenção.
Mirar no coelho, acertar no elefante. Nem sempre o objeto da negociação é o que aparenta ser. Se quiser comprar uma fazenda, negocie pelo valor do lindo rio que há nela e não pela jazida de diamantes que você sabe haver lá, um exemplo dramático, mas que passa o recado.
Ser flexível. Esteja preparado para abrir concessões. Quando você conhece os interesses de seu adversário fica mais fácil abrir concessões que ofereçam valor para ele, e você ficará surpreso em perceber que muitas vezes, o valor que o outro sente do objeto da negociação não é o mesmo do seu, portanto fica fácil dar o que você não quer mais.
Ser positivo e cordial. Estabeleça um clima de reciprocidade, seja educado e respeitador. Principalmente seja genuíno em suas ações, mostre que você está preocupado em satisfazer os desejos do adversário, desde que bom para ambas as partes. As pessoas estão tão acostumadas a ser mal tratadas que isso pode desestabilizar o outro.
Lembrar que dinheiro tem outros nomes. Às vezes a contra-parte é irredutível quanto a negociação de preços, mas o lucro pode vir de outras fontes como produtos em promoção, reinauguração, enxoval, inserção em tablóide, troca, brinde, patrocínio, cortesia, verba, indenização de encalhe, exclusividade, ser o primeiro a receber lançamento, etc…
Saber esperar. Algumas negociações levam dias e as pessoas blefam. Certa vez pedi um desconto impraticável a um supervisor de vendas que estava treinando um vendedor. Ele precisava fazer bonito e negou, negou e negou. Ok então, esperei enquanto ele nos deixava. Quando chegou na porta da loja e viu que eu o deixaria mesmo ir embora, voltou e me deu o desconto.
10 técnicas de negociação para se precaver
As técnicas terroristas ficam por conta do planejamento e criação de suas defesas. Saiba onde poderão te atacar e esteja preparado. Suas chances de sucesso serão muito maiores.
Se for menor de 18 pare de ler agora:
Não ser simpático. Tratar o outro secamente e nunca sorrir. Olhar várias vezes para o relógio, ser ríspido, mas continuar dizendo que é parceiro e está comprometido com o consenso. Interromper o outro várias vezes, fazer tisc, tisc, tisc enquanto acena negativamente com a cabeça. Sair da sala, atender o telefone enquanto negocia.
Nunca ficar satisfeito. Nunca aceitar a primeira oferta, nem a segunda. Quando oferecerem uma terceira oferta dizer que dá pra fazer melhor. Ficar indignado com a falta de margem de negociação que o outro tem.
Judiar dos novatos. Fugir do vendedor organizado, inteligente e esclarecido. Gastar o tempo apenas com vendedores novatos, que estão precisando provar eficiência ou que têm medo de sair sem conseguir fazer a venda.
Mentir e confundir. Dizer que o concorrente tem preço melhor, está mais bem preparado que vai comprar um lote grande com os preços e condições do concorrente. Acenar grandes compras para ver até onde pode chegar, depois diminuir a quantidade a ser comprada.
Desestabilizar o outro. Exigir coisas impossíveis ameaçando romper a negociação a qualquer minuto, marcar horário e não cumprir, passar outro vendedor na frente, ameaçar tirar os produtos dele de linha, expulsar o repositor ou promotor da loja, não dar tempo para o outro se decidir, fazer cálculos mesmo que falsos.
Repetir objeções. Ficar repetindo as mesmas objeções até conseguir desconto, vencer pelo cansaço. Forçar a barra ao limite, perder tempo do vendedor. Fingir começar a concordar com a contra-parte e começar novamente a repetir as mesmas objeções.
Usar o vendedor ‘esperto’. Se perceber que o vendedor é daqueles que tenta olhar preços de produtos no sistema, mudar os preços ou mostrar uma tabela falsa na tela do computador. Deixar que ele veja escondido como a última compra foi com preços baixos, forçar até a contra-parte parar de dar descontos definitivamente.
Falar com o superior. Ameaçar falar com o supervisor de vendas, se não conseguir descontos entrar mesmo em contato com o supervisor e pressionar, mostar que tem contatos importantes e que é influente, aterrorizar o vendedor.
Pedir mais. Se o desconto vem facilmente, considerar que ele já podia ter sido dado desde o início e pedir mais, se o vendedor ligar para o superior e conseguir algum desconto, pedir mais e se conseguir novamente, pedir mais.
Não ter dó. Caso o vendedor estiver em desespero, entrar em pânico, começar a chorar ou ficar branco, continuar pressionando. Se a contra-parte passar mal, dar um anti-ácido para poder continuar pressionando sem parar e sem pena. (cruzes)
ATENÇÃO: Vou repetir, não pratique as técnicas de negociação acima. Isso é o que fazem na prática, é o jogo dos maus. Saiba que mais cedo ou mais tarde vão usá-las contra você e até outras ainda piores que não tive coragem de publicar aqui.
Se quiser praticá-las já vou avisando que nunca conseguirá bons fornecedores. As técnicas de negociação do lado negro podem ser usadas em sua defesa, apenas denuncie o praticante.
Diga que você sabe que o outro está fazendo, colocar a estratégia alheia em evidência também é…

Dicionário Ninja

Sheishim teki kyoio: (refinamento espiritual)

O ninja tem que trabalhar para conseguir um profundo e preciso conhecimento de si próprio; seus pontos forte e fracos, sua influencia na vida.

Tem que ser esclarecido sobre suas intenções suas responsabilidades e suas motivações na vida.

Deve ter uma compreensão mística do processo universal.

A sua ação em combate e de devida necessidade e não ao simples sentimento de satisfação do ego.

Tai-jutsu : (combate sem armas)

São divididas em categorias com diferenças nas aplicações.

As técnicas de dakem-tai-jutsu: se baseam em bloqueios, pontapés e socos.

As técnicas de jutai jutsu: se baseam em agarre, imobilizações, desarmes e escape.

As técnicas de tahem-jutsu: se enquadram nas facetas de movimentos silenciosos, rodar, saltar,etc.

O conjunto destas técnicas eram utilizados para o ninja defender sua vida nos campos de batalha.

Ninja-kem jutsu: (Utilização da espada reta.)

A espada ninja tem características próprias e mais curta e reta, a dos samurais era longa e curvada mas o samurai também possuía outra espada mais curta a Wakisaschi, era conhecida como espada companheira.

Muitos consideram a espada como principal arma ninja, mas não a principal arma do ninja era sua capacidade de superação.

Existem dois aspectos de ensinamento do kenjutsu:

O iai-do saque rápido:eram técnicas de desembainhar rápido, centradas em tirar a espada cortando velozmente podendo ser um contra golpe ou mesmo um golpe.

Ken-jutsu: técnicas de esgrima usadas para lutar contra outras armas, técnicas de defesa e ataque, cortes precisos e contra golpes com esquivas, eram treinados exaustivamente golpes marcados para obter melhores resultados durante um combate.

Bo jutsu: e a arte de combate com bastões, praticadas pelos samurais e utilizadas pelos ninjas e monges por não ser considerada como arma pois qualquer pedaço de madeira se transforma nas mãos de um habilidoso ninja ou qualquer pessoa que tenha o devido conhecimento.


Eram ensinados os diversos tipos de bastões: Bo (bastão longo), hambo (bastão médio), jô (bastão curto), tambo (bastão pequeno).

Armas especiais foram construída para os ninjas eram bastões que internamente levavam dardos, bicos afiados, adagas etc.era um disfarce perfeito pois aparentavam ser uma simples bengala de rua.

Shurikem e shakens: (Laminas e dardos de arremesso)

Serviam para eliminar um perseguidor ou oponente à distancia e eram transportadas em algibeiras ocultas.

Shurikem: eram dardos retos quando lançados cravava no inimigo mortalmente pois eram empregados venenos na suas pontas.


Shakem: eram as famosa estrela ninja, quando arremessadas atingiam grandes velocidades e impacto.

Yari-jutsu (técnica da lança)

O ninja era ensinado a usar lanças tradicionais do exercito.

Eram usada para atacar ou desviar ataques de difícil defesa.

O ninja de koga usavam uma lança especial denominada kama yari, que tinha um gancho na base.

A ponta era utilizada para cravar o gancho para desarmar ou enganchar o seus inimigos, também podia ser utilizada com escada para subir muros ou arvores com rapidez.

Naginata-jutsu (luta com alabarda)

E uma arma antiga formada por uma gaste de madeira guarnecida por ferro comprido, largo e pontiagudo, atravessado por um outro ferro em meia lua e era usado para cortar e defender-se contra adversários situados numa distancia media.

Os ninjas de koga eram experientes com outra versão similar denominada Bisen-to.

Sendo originalmente uma arma de guerra chinesa, era suficiente dura e resistente para penetrar uma armadura e desmontar um cavaleiro samurai.

Kusari-gama (arma com corrente e foice)

Foi incorporada ao arsenal ninja pela sua versatilidade.

A corrente podia desmontar o inimigo e a foice acabar com ele.

A arma similar dos ninja de koga e a kyoketsu-shoge e era constituída por uma adaga , era atada a uma corda trançada com cabelo de mulher ou crina de cavalo.

Um anel de metal que se encontrava no extremo livre da corda.

Kayaku-jutsu: (fogos e explosivo)

Eram especialista na colocação estratégica de explosivo para demolição ou como fatores de despiste.

Posteriormente a utilização de pó preto e outro tipo de explosivo foi suplementada com conhecimento de armas de fogo.

Shinobi iri (métodos de entrada e fuga)

As técnicas do ninjas para movimentar-se silenciosamente, para entra em fortalezas e em lugares praticamente inaccessíveis, chegaram a ser lenda no Japão.

O ninja aprendeu métodos especiais de andar e correr, de passar silenciosamente sobre diversos tipos de solo e de permanecer na sombras enquanto se movia.

Tudo a fim de facilitar as técnicas de entrada e fuga.

Aruque: e a forma de caminhar do ninja são passos utilizados para os mais diversos terrenos.

Henso-jutsu: (mascaar-se)

Com o fim de poder analisar conveniente seu campo de ação, o ninja estudava a língua e os costumes do lugar conseguido uma perfeita fusão com o ambiente desejado.

Ba-jutsu (equitação)

O ninja era ensinado a realizar a montar cavalo com destreza, tanto para o transporte como para combater montado.

Sui rem (treinamento na água)

Os métodos para nadar e deslizar silenciosamente, assim como as de usar barcos para atravessar por cima ou por baixo d'água, eram parte integral do treino ninja.

Aprendiam técnicas de combate subaquática.

Bo-ryaku (estratégia)

Táticas pouco convencionais de engano e de combate eram usadas pelos ninja.

Por meio deste tipo de treino o ninja conseguia que seu oponente fizesse exatamente aquilo que ele queria, sem aparentar atenção.

Cho-ho (espionagem)

Foram aperfeiçoados métodos de espionagem. Incluem métodos de localização e de como fazer prisioneiros, usando agentes de espionagem de maneira mais eficiente.

Inton-jutsu (escapar e ocultar)

Os ninjas foram sempre especialista em usar a natureza para ocultar o seu rastro, permitindo-lhes com isto "desaparecer" à vontade.

Os cinco elementos do gotompo nas técnicas de escape estavam baseados na familiaridade com a utilização criativa dos aspectos da terra, água, fogo, ar e vazio em relação com o ambiente em que se encontravam.

Tem-mon (meteorologia)

Tirar vantagem de aspectos atmosféricos e das estações do ano era uma parte muito importante ao considerar uma batalha.

O ninja era ensinado a estudar o tempo de maneira que pudesse predizer as condições atmosféricas vindouras.

Chi-mom (meteorologia)

Conhecer e usar o terreno a sua própria conveniência foi um aspecto importantíssimo no desenvolvimento histórico do ninjutsu.

Shinobi , também conhecidos como Ninja era uma organização secreta marcial que habitava as províncias de Iga e Kōga, no Japão. Eram conhecidos por suas habilidades de infiltração, no Japão feudal do século XIV. Forneciam serviços em troca de pagamento, e seus trabalhos envolviam espionagem, assassinato, sabotagem, dentre outros. Eram isolados e viviam uma espécie de contracultura da época, pois os locais onde habitavam eram de difícil acesso, tornando-se reduto de chineses e coreanos refugiados das guerras, bem como de antigos clãs samurais. Isto proporcionou a estas famílias ninjas gerarem uma cultura extremamente sintética. Ninjas eram mais eficientes em infiltrações (armadilhas, armas ocultas, inteligência) do que no combate em campo aberto, ao contrário da crença popular.
História e técnicas
A filosofia de vida dos ninjas era chamada de Ninpō (Ninjutsu), envolvendo a adaptação, a liberdade e a perseverança férrea como princípios básicos.
As espadas ninja, conhecidas por Ninja to, eram devidamente adaptadas às suas técnicas. A Ninja to possuía a lâmina recta e menor do que uma Katana (espada samurai), permitindo um uso mais junto ao corpo, um ocultamente e transporte mais fáceis. Pórem nem sempre era comum a utilização somente desse tipo de equipamento, sendo a shinobi katana uma arma também muito popular na época.
Além das espadas, os ninjas utilizavam também vários outros equipamentos e armas, que eram importantes recursos em suas missões. A Kawanaga, ou gancho de agarre, era muito utilizada para ultrapassar muros e similares. Algumas escolas usavam bombas de fumaça Kemuridama para facilitar suas fugas.
Shakens (ou shurikens), as conhecidas "estrelas ninja", também eram utilizadas amplamente. O Shinobi Shozoku, ou uniforme ninja, tinha por função camuflar o ninja no ambiente, de modo a facilitar a sua "invisibilidade". O uniforme ninja não era totalmente preto como muitas pessoas pensam, pois o preto se destaca mesmo sendo noite, os tons mais comuns eram azul marinho, marrom escuro, e outras tonalidades escuras, pois os ninjas costumavam trabalhar a noite.
Os ninjas também usavam disfarces de camponeses, pescadores, etc. Tudo para facilitar o trabalho como espião.
Também havia mulheres ninja, denominadas Kunoichi. Entre outras vantagens características, as mulheres ninja usavam a sedução (kisha) como arma, pois além de seu treino de combate junto com seus companheiros do sexo masculino, também recebiam treino na arte da sedução, na arte de elaboração e aplicação de venenos e usavam o Tessen (leque) com lâminas de metal, assim como as das espadas. Atuavam combatendo ou seduzindo homens de alto poder político; com a sedução elas conseguiam maior facilidade em obter as informações de que precisavam.
Os ninjas geralmente buscavam defender suas terras e sua família dos interesses feudais latifundiários. No entanto, alguns clãs shinobi trabalhavam como mercenários e algumas alianças com senhores feudais ocorriam, conforme os interesses políticos do momento.
Entre as inúmeras técnicas do Ninjutsu, estão: a arte da invisibilidade, luta desarmada e armada (envolvendo o manejo de espada, bastão, lança, armas com correntes e outras mais exóticas), pressão de pontos vitais (o que podia levar o adversário a dores insuportáveis ou até mesmo à morte), técnicas de fuga, métodos de caminhar silenciosamente, escalada de obstáculos, luta dentro d'água, envenenamento, hipnose, treino de flexibilidade das juntas (o que facilitava fugas de amarras) e, finalmente, a arte dos disfarces, que envolvia também técnicas de dramatização, o que possibilitava o ninja se passar por outras pessoas.
Apesar da tradição de 3000 anos, as primeiras aparições ninja vão ocorrer, no Japão, a partir do século VI até a Era Meiji, no século XIX, a utilização desses agentes como espiões foi aos poucos diminuindo e adentrando, novamente nas brumas da história, para renascerem mais tarde, como, durante a Guerra Russo-Nipônica em 1905 e no período que marca a Segunda Grande Guerra (1939-1945).
Um registro importante é que, enquanto os samurais ainda procuravam entender a eficiência das armas de fogo levadas para o Japão pelos portugueses, os ninjas de pronto já incluíram essas armas em seu arsenal e passaram a utilizá-las em suas operações, pois haviam conhecido-as pelo intermédio de piratas chineses e japoneses.
Fato é que os ninjas, com a Restauração Meiji, foram integrados às forças policiais e militares do Japão e isso ocorre até hoje, não só no Japão, mas no mundo todo. Com isso, o Ninjutsu já é uma arte marcial espalhada pelo planeta e utilizado em larga escala pelos organismos estatais que necessitam do silêncio e da eficiência em suas operações.
O ninjutsu, a arte marcial que praticam, é como qualquer outra. Portanto os ninjas não são nada parecidos com os guerreiros sobrenaturais que vemos nos filmes (e desenhos).
Mas, ainda assim a história muitas vezes explica porque alguns mitos surgiram com o passar dos anos.
Descubras as 10 mentiras sobre ninjas.



10. NINJAS SÃO APENAS UM MITO
Na verdade, os ninjas e sua arte datam de 800 anos atrás. As famílias de ninjas criaram seu estilo de luta para se protegerem de guerreiros, muitas vezes até dos famosos samurais. É sua máxima humilde que dá ao ninjutsu seu estilo único: escape se puder, se não puder então mate. Não havia nada na luta que era considerado como imoral ao ninja. Ele jogaria areia nos olhos de seu oponente, o apunhalaria pelas costas e o atacaria enquanto ele estivesse caído – tudo para proteger sua vida e seu lar. Com o passar dos anos, os ninjas foram usados como espiões, guarda-costas (até o último imperador japonês), e assassinos de aluguel.

9. NINJAS CONSEGUEM PARAR UMA ESPADA USANDO SUAS MÃOS
Não é inteiramente verdade. O método ninja é desviar dos ataques de espada e usá-los em seu benefício, sem nem ao menos chegar perto da arma. Em filmes, o ninja consegue parar um ataque de espada unindo suas mãos e impedindo que a lâmina se mova. Mas de acordo com os ninjas da vida real, há pouquíssima necessidade de apelar para esse tipo de método quando há tantas outras técnicas em seu arsenal. Aparentemente, um ninja pode parar uma espada usando garras e outras armas, mas não com as mãos nuas.


8. O UNIFORME DOS NINJAS É PRETO E ELES SEMPRE USAM MÁSCARAS
Isso é completamente falso. Nos dias de hoje, ninjas modernos que trabalham como guarda-costas irão vestir um terno, ou uma roupa similar. Mas então como surgiu essa história de que ninjas usam máscaras? Provavelmente há 800 anos atrás, quando eles precisavam se esconder em árvores. Um ninja que usa uma máscara não é diferente de um soldado que usa tinta verde para se camuflar. Tudo depende do ambiente em que ele está se escondendo.

7. NINJAS PODEM “DESAPARECER”
A cena é típica de filmes. Uma nuvem de fumaça encobre o ninja e, no segundo seguinte, ele já não está mais lá. Esse mito vem da máxima ninja “fuja”. Se um ninja pode evitar o combate, ele irá fazer isso. Para conseguir seu objetivo, ele pode criar uma distração, como jogar shurikens ou usar uma das típicas bombas de fumaça. Quando o oponente se concentrar de volta na luta, recuperando-se da distração, o ninja já terá fugido. Não há mágica nenhuma – apenas bom-senso.

6. NINJAS CONSEGUEM MATAR COM APENAS UM TOQUE
Esse mito, aparentemente, não está longe da verdade. Esse tipo de técnica é ensinada apenas aos estudantes mais avançados que, teoricamente, não teriam necessidade de usá-la. De fato, há uma série de toques que podem matar uma pessoa – tudo depende da pressão usada neles. No entanto técnicas de pontos de pressão fundamental são ensinadas aos alunos logo no início de seu aprendizado. Os ninjas menos experientes conseguem atordoar uma pessoa, se apertarem uma região determinada da garganta ou seus olhos. Esses pontos causam uma grande dor, quando pressionados corretamente. Há também outras técnicas, menos bonitas, que podem ser úteis aos ninjas. Torcer os mamilos do oponente, por exemplo, pode deixar um atacante sem defesas em segundos.

5. NINJUTSU É O NOME DE UM TIPO DE LUTA
Na verdade, “ninjutsu” significa a arte do roubo e da perseverança. É formado mais de estratégias e táticas do que de luta, como outras artes marciais. Na versão atual mais fiel ao ninjutsu original, o Bujinkan Budō Taijutsu, há dezoito disciplinas no treinamento:
Seishin-teki kyōkō (refinamento espiritual)
Taijutsu (combate desarmado, usando apenas o corpo)
Kenjutsu (luta com espada)
Bōjutsu (luta com cajado)
Shurikenjutsu (arremesso de shuriken)
Sōjutsu (luta com lança)
Naginatajutsu (luta com naginata)
Kusarigamajutsu (luta com kusarigama)
Kayakujutsu (pirotécnicos e explosivos)
Hensōjutsu (disfarce)
Shinobi-iri (roubo e métodos de invasão)
Bajutsu (equitação)
Sui-ren (treinamento aquático)
Bōryaku (tática)
Chōhō (espionagem)
Intonjutsu (métodos de fuga e aprisionamento)
Tenmon (meteorologia)
Chi-mon (geografia)


4. SHURIKENS SÃO USADAS PARA MATAR À DISTÂNCIA
Na verdade, shurikens são usadas como armas secundárias – seja para cortar o inimigo ou para apunhalar. Quando são jogadas, geralmente tem como propósito causar uma distração. Há dois tipos de shuriken: a Hira-Shuriken, mais famosa, com o formato de estrela, e a Bo-Shuriken, que são, basicamente, espetos retos de 21 cm de comprimento. As primeiras eram itens caseiros, que normalmente não eram tão afiadas, usadas apenas para distrair. As segundas também eram de uso doméstico, usadas como espeto e materiais cortantes. Suas origens mostram que, foi apenas de improviso que as shurikens se tornaram armas letais.

3. NINJAS USAM APENAS ARMAS JAPONESAS ANTIGAS
Eles realmente usam armas antigas, mas não exclusivamente. E muitas das armas consideradas antigas não o são – consistem em adaptações de modelos mais velhos, mas, mesmo assim, são atualizadas. Note que na lista de disciplinas ninja o item Kayakujustsu representa o uso da pólvora. Há muito tempo os ninjas usam esse artifício a seu favor, seja para criar fumaça ou até mesmo bombas destrutivas.

2. NINJAS PRECISAM SER FORTES E RÁPIDOS
Na verdade, o verdadeiro esquema do ninjutsu é usar seu corpo da maneira correta, seja você magro, gordo, alto, baixo, forte ou fraco. Tudo é questão de saber o efeito que você pode provocar no oponente movendo-se da forma que lhe é possível. E não há necessidade de velocidade. Sendo calmo, é possível dominar seu atacante.

1. PIRATAS SÃO MELHORES DO QUE NINJAS
Esse é um debate travado via internet. Tudo isso por causa de um vídeo difundido no YouTube. A verdade é que não há registros de batalhas entre piratas e ninjas. Eu aposto minhas fichas nos ninjas.


Anúncios Shopping UOL

Ninjas - Os guerreiros das sombras


Os ninjas eram antigos guerreiros que usavam táticas de guerrilha e treinavam inúmeras técnicas: a arte da invisibilidade (camuflagem), luta desarmada e armada, pressão de pontos vitais, técnicas especiais de fuga, caminhar silenciosamente, escalada de obstáculos, luta na água, envenenamento, hipnose, etc. Os ninjas também estudavam técnicas de dramatização e disfarces para se passar por outras pessoas. A lendária figura do mascarado todo vestido de roupa escura era apenas um de seus trajes, apropriado para determinadas missões noturnas onde não devia ser visto. Segundo algumas fontes, o uniforme ninja era, na verdade, azul marinho, marrom escuro ou outras tonalidades escuras, o preto não era usado já que não é uma boa camuflagem na escuridão. Os ninjas também usavam disfarces de camponeses, pescadores, samurais, etc., para facilitar o trabalho como espião.

A origem do guerreiro ninja ou Shinobi está envolta em lendas e mitos antigos que afirmavam que eles descendiam do Tengu, o pássaro-demônio da mitologia japonesa. Na verdade os ninjas surgiram durante o feudalismo japonês devido à perseguição aos budistas por parte do governo. Contrários ao novo sistema de governo e para poder seguir praticando sua religião alguns monges guerreiros se instalaram nas montanhas inóspitas das antigas províncias de Iga e Koga. Organizados em bandos, estes guerreiros formaram os primeiros clãs e precisaram adaptar seus conhecimentos e técnicas marciais a táticas de guerrilha, apropriadas a sua nova situação. Conhecidos por suas habilidades de infiltração tornaram-se grandes espiões no Japão feudal do século XIV. Seus trabalhos envolviam espionagem, assassinato, sabotagem, dentre outros. Habitavam locais de difícil acesso, tornando-se reduto de refugiados de guerras.

Os ninjas geralmente buscavam defender suas terras e sua família dos interesses feudais latifundiários. No entanto alguns clãs Shinobi trabalhavam como mercenários e algumas alianças com senhores feudais ocorriam, conforme os interesses políticos do momento, a ponto de alguns ninjas se tornarem quase samurais, diferindo destes apenas por não seguirem o Bushido, o código dos samurais. E era precisamente por não seguirem o rígido código samurai que eles podiam ser grandes espiões, pois as táticas de guerrilha ninja eram consideradas covardes pelos samurais, cujo código proibia matar pelas costas, envenenar, agir furtivamente ou disfarçado.

Os samurais e os ninjas estavam em extremos opostos (o que não impediu que alguns samurais se tornassem ninjas secretamente), pois os samurais eram oriundos de famílias nobres e tradicionais e ligados aos senhores feudais aos quais deviam obediência, enquanto os ninjas eram pessoas comuns, a maioria camponeses, e deviam obediência apenas aos seus clãs. Assim como os samurais, os ninjas também pertenciam a um grupo familiar, eram treinados deste a infância nas artes militares e também obedeciam a um código de honra, porém bem mais flexível que o dos samurais.

A espada ninja era devidamente adaptada às necessidades do seu usuário. Ao contrário da espada samurai, possuía a lâmina reta e menor, permitindo um uso mais junto ao corpo. Era geralmente transportada presa às constas para deixar os dois braços livres para, por exemplo, permitir escaladas com a Kawanaga, ou gancho de agarre. Algumas escolas usavam bombas de fumaça para facilitar suas fugas. As shurikens, as conhecidas "estrelas ninja", também eram utilizadas amplamente.

Também havia mulheres ninja, denominadas Kunoichi, que acrescentavam ao seu arsenal a arte da sedução, pois, além de seu treinamento normal junto com seus companheiros do sexo masculino, também recebiam treinamento especial na arte da sedução, na arte da elaboração e aplicação de venenos e usavam o Tesen (leque) com lâminas de metal. Atuavam combatendo ou seduzindo homens de alto poder político para obter, com maior facilidade, as informações secretas de que precisavam.

O que mais fascina nesses formidáveis guerreiros é o mistério milenar que os cercam. A crença em seus poderes sobrenaturais vinha de seu extraordinário domínio do ilusionismo. Se um ninja estava sendo perseguido ele podia usar uma "cortina" de fumaça para ocultar-se ou deixar um animal em seu lugar para que seus supersticiosos perseguidores pensassem que ele havia sumido ou se transformado naquele animal. Conta a lenda que um ninja quando percebeu que ia ser capturado matou um pequeno animal sem sangrá-lo, quebrando seu pescoço, e o ocultou em suas roupas. Quando foi capturado pediu para fazer o ritual de suicídio (harakiri). Autorizado a fazê-lo cortou a própria barriga que, naturalmente, sangrou muito. Após o ritual seu corpo foi abandonado e quando se viu sozinho o "morto" levantou e fugiu, pois o sangue era do animal que havia ocultado em sua roupa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário