sábado, 9 de outubro de 2010

VIAGEM NO ASTRAL E TELA DE PROJEÇÃO MENTAL

VIAGEM ASTRAL EM SINTONIA

O assunto "Viagem Astral" é fascinante, mas o enfoque de cada um em cima do estudo dessa capacidade parapsíquica varia de acordo com a tendência de cada pesquisador.

Há aqueles que se preocupam apenas com a parte fenomenológica da projeção; outros, apenas com a parte técnica e científica; e outros, como em meu caso, procuram mesclar os melhores valores das várias linhas espiritualistas com o estudo das saídas do corpo.

Nenhuma linha de raciocínio é superior a outra. Cada pesquisador tem suas características e o grande lance é sabermos conciliar pontos divergentes dentro de uma postura universalista, respeitando o enfoque de cada um e buscando sempre a ampliação de nossos potenciais rumo ao equilíbrio.

O estudo das experiências fora do corpo só faz o ser humano crescer, se for efetuado com alegria, discernimento e amor. De que adianta ser um projetor consciente fora do corpo se isso não melhorar a manifestação da pessoa no seu dia-a-dia?

O objetivo de uma experiência extracorpórea não é fazer turismo extrafísico ou dar uma voltinha pelo "Além". Trata-se simplesmente de acessar outras dimensões para aprender e trabalhar enquanto o corpo repousa no leito. É uma porta aberta para realidades transcendentais, desde que a pessoa esteja buscando a maturidade espiritual e deseje colaborar espiritualmente a favor da evolução de todos.

Como diz um espírito amigo meu: "Sair do corpo é fácil. Difícil é ficar em paz, dentro e fora do corpo!"

* * *

As experiências fora do corpo são estudadas desde a antigüidade, principalmente pelos povos orientais. Os egípcios, hindus, tibetanos e chineses aprofundaram bastante o tema, mas sob um prisma esotérico. Aqui no Ocidente, os iniciados de várias linhas ocultistas aprofundaram seus estudos projetivos, mas, também sob conotação hermética. Isto é, iniciados do Oriente e Ocidente sempre buscaram uma transformação da consciência, a transmutação do velho homem de ferro em um homem de ouro, renovado, renascido (dwidja), pleno de consciência. Por isso, levando em conta a leviandade de muitos que buscam fenômenos, mas não a espiritualidade consciente, os antigos criaram vários processos iniciáticos para seleção dos interessados nas artes espirituais. Isso preservou o conhecimento iniciático das investidas do pessoal "oba-oba" da época.

Porém, o tempo passou e muitas coisas mudaram. Nos dias atuais esse mecanismo iniciático está ultrapassado mesmo. Milhões de pessoas têm experiências fora do corpo espontaneamente, sem saber como aquilo ocorreu. Elas não são iniciadas em coisa alguma. Devido a falta de informação, elas ficam apavoradas. Dependendo para quem narram sua experiência a situação poderá piorar. Um religioso cristão mais ortodoxo explicará aquilo como influência do "demo". Um materialista rotulará tal experiência como pura piração da pessoa. Um espírita dirá que é mediunidade. Um iogue pedirá a pessoa para estudar Ioga. Um ocultista mais ortodoxo alertará que saír do corpo é perigoso e só deve ser praticado por quem for iniciado.

Conclusão: - Há muitas pessoas passando por experiências fora do corpo no mundo todo. E há muitas pessoas falando desse assunto sem o mínimo de informação que possa ajudar seus semelhantes a entenderem isso de maneira natural.

O principal pré-requisito para uma pessoa sair do corpo não é que ela seja iniciada em alguma fraternidade esotérica ou que seja médium. Basta apenas que ela esteja dentro do corpo, pois só sai o que está dentro!

* * *

As experiências fora do corpo são abordadas em várias linhas espiritualistas. Dependendo de época, local e influências culturais ou místicas, há nomenclaturas variadas para essa experiência.

Por exemplo: "Viagem astral" (Ocultismo); "Projeção astral" (Teosofia); "Experiência fora do corpo" (Parapsicologia); "Projeção da consciência" (Projeciologia); "Projeção do corpo psíquico" (Rosacruz); "Emancipação da alma", "Desprendimento espiritual" ou "Desdobramento espiritual" (Espiritismo); "Viagem da alma" (Ecanckar); "Viagem fora do corpo" (pesquisadores parapsíquicos).

Devido à grande variedade de nomes, há uma certa confusão em relação ao tema. Já ouvi dizer que viagem astral não é o mesmo que desdobramento espiritual, que , por sua vez, não é o mesmo que projeção. Na verdade, é tudo uma questão de nomenclaturas diferentes.

* * *

As crianças têm a aura muito solta e sensível. Ainda não estão hipnotizadas pelas preocupações e seus chacras ainda não estão sujos com as vibrações densas de mágoas, desejos de vingança e mediocridades variadas. Por isso, soltam-se facilmente durante o sono para outras dimensões. Isto é, como estão há pouco tempo no plano físico, elas buscam seu plano de origem naturalmente. Vôam espontaneamente para a casa espiritual de onde vieram (e para onde irão após a experiência de vida no plano físico). Com o passar dos anos, os chacras ativam-se e conectam mais profundamente a consciência ao seu novo veículo de manifestação no plano físico. Isso ocorre mais intensamente dos 5 aos 7 anos. É quando a criança perde gradativamente suas percepções parapsíquicas e adapta-se literalmente ao plano terrestre. Na verdade, essas percepções apenas ficam amortecidas pelo novo processo reencarnatório da pessoa. Ao longo da vida, dependendo de fatores variados, essas capacidades latentes poderão vir a tona novamente.

Nos períodos da puberdade e adolescência (épocas de grandes transformações hormonais, psicológicas e energéticas), há uma forte efervecência das projeções novamente. Mas, a essa altura, podem ser interpretadas como sonhos ou pesadelos.

Comecei a ter projeções espontâneas aos 15 anos de idade. Como não tinha alternativa mesmo, aprofundei-me bastante no assunto. Hoje, aos 37 anos, continuo me aprofundando e descobrindo coisas incríveis nessas experiências. Posso dizer com toda segurança que melhorei muito como ser humano estudando tudo isso, na teoria e na prática. Ajudo muitas pessoas fora do corpo, mediante aplicação de passes extrafísicos em pessoas doentes e outras que não estão bem após a morte do corpo físico. Sinto-me útil! E isso faz meus olhos brilharem e meu coração tornar-se um sol.

* * *

Comecei a dar palestras e cursos de projeção, aura , chacras e outros assuntos espirituais aos 19 anos de idade. De lá pra cá, conheci muitas pessoas dentro dessas áreas de estudo. Desde pessoas maravilhosas até pessoas absolutamente complicadas mesmo. Eis algumas reflexões sobre isso:

Conheci pessoas que aplicavam cursos de projeção, mas que não eram projetores conscientes. Normalmente, escoravam-se em um livro sobre o assunto ou em alguma suposta autoridade do assunto e a partir daí, ministravam cursos. Isto é, não sabiam nem para eles mesmos, e mesmo assim queriam ensinar aos outros. E pior: achavam-se grande craques no assunto!
Conheci sensitivos excelentes. Tinham grande potencial, mas não gostavam de estudar seriamente e nem se dedicavam a um aprofundamento de suas qualidades. Isto é, tinham grande prática de projeção, mas não tinham bom embasamento técnico de como elas aconteciam. Não conheciam bem o mecanismo de suas experiências. Portanto, não explicavam para os outros não é porque não queriam, era porque não sabiam mesmo!
Muitos pesquisadores e sensitivos "morrem de medo de ver espíritos". Isto é, falam desses assuntos com certo orgulho, mas "borram-se de medo" do invisível.
No último dia de finados, quantos espiritualistas (em suas várias linhas) foram ao cemitério visitar esqueletos e chorar desconsolados? É estranho! Estudam sobre imortalidade, corpos espirituais, reencarnação, carma, chacras e outras realidades. No entanto, basta a morte bater em suas portas para derrubar todo seu estudo teórico sobre esses temas.
Algumas pessoas fazem um curso de projeção e querem diploma. Engraçado! Trabalho com isso há tantos anos e não tenho diploma de projetor. Como eu mesmo não tenho um diploma, como posso dar diploma para alguém que mal começou a estudar? Que moral eu tenho para dar um diploma dizendo assim?: - Eu, Wagner D. Borges, atesto que fulano(a) de tal é formado em projeção da consciência! O atestado de qualidade de uma consciência é mostrado na prática pelo que ela pensa, sente e faz em suas manifestações, dentro ou fora do corpo. E quem lhe dá o diploma é a vida, mãe de toda experiência!
Para aqueles que estão ansiosos por uma projeção, sugiro que troquem a ansiedade por amor!
Amparadores (guias espirituais, mentores extrafísicos, protetores espirituais, etc.) não são babás de ninguém. Eles não são atraídos por preces ou invocações místicas. Eles vêm pela sintonia de bons propósitos que a pessoa manifestar.
É fundamental pensar no Bem de todos os seres na hora de deitar!
Mais importante do que uma viagem fora do corpo é viajar equilibradamente pela vida.
E mais legal ainda é estudar tudo isso e aumentar o bom humor.
Só conhecimento não é sabedoria. Só boa intenção não resolve. Mas, conhecimento equilibrado pelo amor leva ao equilíbrio!
Ninguém sabe tudo sobre projeção. Não somos craques nem em viver equilibradamente dentro do corpo, quanto mais fora dele.
Conheci pessoas que diziam-se altas iniciadas em grupos esotéricos. Contudo, as cores de suas auras estavam tisnadas pelas vibrações da arrogância. Elas eram iniciadas em diplomas místicos. Infelizmente, não eram iniciadas em compaixão. Elas tinham galgado altos graus de iniciação na arrogância. No entanto, faltava-lhes a iniciação do amor ao próximo. Faltava-lhes o essencial: a iniciação da lucidez, que mostra efetivamente que somos todos neófitos da vida!
* * *

É muito comum ver imagens em nossa tela mental na hora de dormir. Principalmente, na hora em que estamos no estado hipnagógico (estado alterado da consciência fronteiriço entre a vígilia e o sono, conhecido popularmente como cochilo) podem surgir imagens clarividentes em nosso chacra frontal. Nesse momento, seres extrafísicos podem interagir com essas imagens e plasmarem certas cenas para a pessoa ver. Estas experiências já aconteceram comigo.

Mãos invisíveis podem abrir livros na tela mental de alguém e a pessoa lê em segundos tudo que está lá. A mente consciente pode não registrar isso no estado de vigília, mas aquele conhecimento está registrado no subconsciente, e de alguma maneira ele emergirá como idéias e intuições providenciais nos momentos apropriados.

* * *

Há que se tomar um grande cuidado na interpretação de imagens durante as projeções, pois muitas vezes a própria mente produz formas mentais e processa inconscientemente várias coisas. Só com estudo e experiência se consegue identificar uma coisa da outra.

- Wagner Borges -

P.S: Este texto foi postado em partes originalmente na lista temática "Sintonia". Aqui, está sintetizado e adaptado para leitura completa.
Projeção Astral ou Desdobramento astral

Continuando nosso estudo sobre projeção astral, aprenderemos a seguir uma técnica para despertar a consciência no mundo astral, isto é, quando estivermos dormindo e sonhando, despertarmos do sonho e nos darmos conta que estamos no mundo astral e, a partir disso, fazer nossas primeiras experiências conscientes em astral.

A técnica que aprenderemos é a técnica do saltinho, uma forma simples e eficiente para despertar a consciência no astral.
Isso de despertar consciência já estando em astral é chamado por muitos de sonho lúcido.
Alguns consideram projeção astral apenas quando alguém sai em astral do corpo físico conscientemente, o que inclusive aprenderemos também neste curso.
Para nós, no entanto, isso não faz nenhuma diferença, pois o que importa é estar consciente no astral, não importando se saiu consciente do corpo ou se despertou consciência quando já se estava em astral.

A técnica do saltinho é na verdade uma disciplina que incorporamos em nosso dia a dia.
E essa disciplina é a seguinte:

Em nosso dia a dia devemos estar atentos a tudo que nos cerca, pessoas, objetos, lugares, etc. No mundo astral existem muitas coisas e fenômenos que não existem no mundo físico como objetos que voam, seres estranhos, criaturas desconhecidas e uma infinidade de outras coisas.
Então em nosso dia a dia quando vermos algo que nos pareça um pouco estranho ou diferente (uma pessoa com roupa extravagante, uma construção diferente, um objeto incomum ou fora do lugar, enfim qualquer coisa ou situação que seja um pouco diferente) devemos nos questionar “Estou no mundo físico ou no astral agora?”, e então dar um pequeno salto com a intenção de flutuar.
Se não flutuar é óbvio que estará no físico, mas se flutuar significa que até aquele momento você estava sonhando e que agora está consciente no mundo astral.

Quanto mais vezes fizer isto durante o dia melhor, pois será mais fácil de despertar no astral.
Se acostumar a essa disciplina aqui no mundo físico quando ver no astral alguma das muitas coisas estranhas que lá existem fará a mesma coisa, isto é, irá se questionar, dar um saltinho e flutuar, e então se dará conta de que está no astral.

O ideal é sempre dar o saltinho, mas podem ocorrer situações em que isto não seja possível, por exemplo no local de trabalho, perto de outras pessoas, etc.
Nestas situações, após vermos algo que achamos um pouco estranho e nos questionarmos se estamos no físico ou no astral, podemos fazer uma outra coisa ao invés de dar o saltinho: puxar um dedo da mão com a intenção de esticá-lo.
Isto também funciona porque quando puxarmos o dedo no astral ele realmente esticará como se fosse de borracha e então nos daremos conta de que estamos no astral.

O ponto mais importante sobre esta técnica é fazê-la realmente duvidando se estamos no físico ou no astral, até porque só teremos certeza disso quando darmos o saltinho ou puxarmos o dedo.
Afinal, quem garante que agora mesmo você não está apenas sonhando que está lendo este texto??
Se não der o saltinho ou puxar o dedo para comprovar pode ser que você acorde daqui a pouco e se lamente por não ter usado a técnica para despertar no astral.

E quando despertarmos no astral, o que faremos ou para onde iremos?
É claro que temos um objetivo definido para praticarmos estas técnicas de projeção astral: descobrir o que está oculto sobre nós mesmos e sobre muitos outros mistérios.
No entanto ainda estamos “aprendendo a andar” neste assunto de projeção astral e por hora faremos apenas algumas experiências. Estando consciente em astral você pode experimentar saltar muito alto ou mesmo tentar voar. Pode também tentar atravessar paredes e ver o que acontece.
Veremos em outras lições do curso um objetivo muito mais importante para a projeção astral do que as experiências acima sugeridas.

Abaixo transcrevemos um trecho do livro “Sim há inferno, sim há diabo, sim há carma”, que ilustra bem o tema desta lição:

“Uma noite de tantas, entrava pelas portas de uma maravilhosa mansão.
Silente, atravessei um formoso jardim até chegar a uma fastuosa sala. Movido por um impulso interior, passei um pouco mais além e penetrei ousadamente num escritório de advogado.
Ante o bufete achei sentada uma dama de regular estatura, cabeça cana, rosto pálido, lábio delgado e nariz romano. Era aquela senhora de aparência respeitável e mediana estatura. Seu corpo não era muito delgado, porém, tampouco demasiado gordo. Seu olhar mais parecia melancólico e sereno.

Com voz doce e agradável, a dama me convidou para sentar ante a escrivaninha.
Em tais instantes, algo insólito acontece: Vejo, sobre a escrivaninha, duas borboletas de vidro que tinham vida própria, moviam suas asas, respiravam, olhavam, etc., etc., etc. O caso, por certo, parecia-me demasiado exótico e raro. Duas borboletas de vidro e com vida própria?
Acostumado como estava a dividir a atenção em três partes, primeiro: não me esqueci de mim mesmo; segundo: não me identifiquei com aquelas borboletas de vidro; terceiro: observei cuidadosamente o lugar.

Ao contemplar tais animais de vidro, disse a mim mesmo:
Isto não pode ser um fenômeno do mundo físico, porque na região tridimensional de Euclides jamais conheci borboletas de vidro com vida própria. Inquestionavelmente, isto pode ser um fenômeno do mundo astral.
Olhei logo ao meu redor e me fiz as seguintes perguntas:
Por que estou neste lugar? Por que vim aqui? Que estou fazendo aqui?

Dirigindo-me logo à dama, falei-lhe da seguinte forma:
Senhora, permita-me a senhora sair um momento ao jardim que logo regressarei.
A dama assentiu com um movimento de cabeça e eu abandonei, por um instante, aquele escritório.

Já fora, no jardim, dei um saltinho alongado com a intenção de flutuar no ambiente circundante. Grande foi meu assombro quando verifiquei, por mim mesmo, que realmente me achava fora do corpo físico. Então compreendi que estava em astral.
Em tais momentos me recordei de que fazia longo tempo, várias horas que havia abandonado meu corpo físico e que este, inquestionavelmente, se achava agora repousando em seu leito.

Feita a singular comprovação, regressei ao escritório, onde a dama me aguardava.
Então quis convencê-la de que estava fora do corpo físico:
Senhora, disse-lhe. A senhora e eu estamos fora do corpo físico. Quero que recorde que faz umas quantas horas se deitou fora do seu corpo físico, pois sabido é que, quando o corpo dorme, a Consciência, a Essência, desafortunadamente metida entre o ego, anda fora do veículo corpóreo.

Ditas todas estas palavras, a dama me olhou com olhos de sonâmbula, não me entendeu. Eu compreendi que aquela senhora tinha a Consciência adormecida... Não querendo insistir mais, despedi-me dela e abandonei o lugar.

Depois me dirigi para a Califórnia, com o propósito de realizar certas investigações importantes.”

Despertar a consciência no astral é uma experiência nova e muito gratificante, da mesma forma que é para uma criança dar os seus primeiros passos.
Porém, da mesma forma que uma criança que dá os primeiros passos não aprende a correr de um dia para o outro, também nossas primeiras experiências no mundo astral em geral são bem curtas e acabamos retornando ao corpo físico involuntariamente e muito antes do que gostaríamos.

Uma dúvida comum é como fazer para permanecer todo o tempo que se queira em astral e também voltar ao corpo físico no momento em que desejar. A verdade é que isso só se consegue com muita prática.
De qualquer forma, tal qual quando sonhamos (lembre-se que o sonho é simplesmente é uma projeção astral inconsciente), o corpo astral sempre retorna ao corpo físico quando este estiver revitalizado.

Para ter cada vez mais e melhores experiências astrais é fundamental:

Praticar muitas vezes a técnica do saltinho durante o dia.

Praticar muito, muito mesmo a auto-observação e a morte psicológica, pois assim se vai resgatando cada vez mais consciência para atuar em astral com maior lucidez.
Além disso, quanto mais tempo se fica em auto-observação no físico também ficará mais tempo consciente no astral, pois estar consciente é estar em auto-observação.

Estando em astral procurar segurar (ou se segurar em) algum objeto que encontrar ali, pois enquanto estiver segurando algum objeto do astral não se retorna ao corpo físico. Quando quiser retornar solte o objeto.


As técnicas que estudaremos agora requerem do praticante uma boa capacidade de concentração, por isso é muito importante que você já esteja se disciplinando e treinando a concentração, usando, por exemplo, o que aprendemos na lição sobre concentração.
Caso ainda não esteja fazendo isso, você provavelmente terá maior dificuldade em usar as técnicas desta lição.
Porém nunca é tarde para começar a se disciplinar.

Mantras.
Um mantra (do sânscrito Man (mente) e Tra (alavanca)) é um conjunto de sons que podemos pronunciar (vogais, sílabas ou palavras) verbalmente ou mentalmente e que, por terem uma determinada vibração, produzem um efeito desejado.
Os mantras a seguir têm como efeito a projeção astral:

FARAON
LARAS
TAIRÊRÊRÊRÊ
EGIPTO

Clicando nos nomes acima pode-se baixar os arquivos de áudio com os sons destes mantras, para que sejam ouvidos de forma a aprender sua correta pronúncia.
Ouça os mantrans quantas vezes achar necessário e procure imitá-los da melhor forma possível.

Para se fazer esta prática devemos nos deitar em uma posição confortável, fazer o relaxamento do corpo e depois então começamos a pronunciar os mantras com muita concentração, sem pensar em mais nada.

Pode-se fazer os mantras algumas vezes verbalmente e depois passar a fazê-los mentalmente, repetindo o mantra indefinidamente até atrair o sono levemente e sair em astral.
Concentre-se apenas em pronunciar esse mantra, sinta-se submerso no som deste mantra. Quando surgir algum pensamento simplesmente não lhe dê atenção e torne a se concentrar na pronúncia do mantra.
É muito importante não fazer desta prática apenas uma repetição mecânica dos mantras, pois assim não se conseguirá nenhum resultado.

Veja que nesta técnica (e também na outra que aprenderemos nesta lição) o objetivo é muito diferente da técnica do saltinho.
Nas técnicas desta lição o objetivo não é adormecer inconsciente e depois despertar no astral, mas agora o objetivo é provocar e acompanhar conscientemente o processo da projeção astral, perceber o corpo astral saindo do corpo físico.
Por isso que são muito interessantes estas novas técnicas que estamos aprendendo agora, pois o praticante pode, após desdobrar-se, comprovar muito mais coisas.
Pode, por exemplo, ver seu corpo físico que ficou deitado na cama, flutuar em seu quarto, atravessar as paredes de sua casa, e muitas outras coisas que cada um poderá ver por si mesmo, e isso é o que mais importa.

Como agora vamos acompanhar o processo da projeção astral, é normal percebermos alguns sintomas que ocorrem durante o desdobramento, como um “formigamento” generalizado, o corpo físico paralisado e uma forte vibração ou ruído.
Tudo isso é perfeitamente natural e quando perceber esses sintomas apenas continue com os mantras até que saia do corpo físico.

Concentração no coração.
Uma outra prática extremamente eficiente que é utilizada para sair em astral é a concentração no coração.
Os passos preliminares são os mesmos da técnica anterior, ou seja, deitar em uma posição confortável e deixar o corpo bem relaxado.
Após isso o praticante deverá se concentrar e imaginar seu próprio coração.
Procure realmente ver seu coração, como ele bate, como é externamente, sua cor, textura, etc.
Não se preocupe se você não sabe como é um coração detalhadamente, simplesmente imagine da forma que você acha que é.
Com a prática você realmente verá o aspecto real deste órgão (“o sábio que imagina vê”).

Após visualizar bem o coração externamente, penetre com a imaginação dentro de seu coração e passe a ver como ele é e funciona internamente (da forma que você imagina que seja).
Quando estiver satisfeito com a investigação interna de seu coração aprofunde mais a concentração e visualize as células dele. Após concentre-se mais ainda e veja apenas uma célula. Imagine até o interior do núcleo da célula.
Faça essa concentração sem pressa e da melhor forma possível. Procure adormecer fazendo essa concentração.

Usando esta técnica sentiremos os mesmos sintomas vistos na técnica dos mantras. Aqui também você deverá ignorar estes sintomas e continuar com a concentração até sair em astral.

Dicas importantes.

É imprescindível praticar as técnicas com concentração para se ter resultados. Se isto está sendo um problema para você, recomendamos rever a lição 11 e aplicá-la no seu dia a dia. Não se preocupe, pois com a prática isto se resolve.

É fundamental praticar bastante durante o dia a auto-observação e a morte psicológica, pois assim, além de todos os outros benefícios, se consegue ter cada vez mais lucidez nas experiências astrais.

Todas as técnicas descritas nesta lição levam o praticante a se projetar em astral, porém a técnica de concentração no coração é mais objetiva, o que significa que se consegue resultados melhores e mais rapidamente.
Recomendamos dar atenção especial a esta técnica.

É sabido que praticar durante a madrugada, após já ter dormido algumas horas, é mais fácil de se conseguir o desdobramento astral, porque além do corpo físico estar mais descansado (o que refletirá em um sono mais leve) a atmosfera na madrugada é também mais tranqüila e silenciosa. Isso, entretanto, não significa que não se possa praticar durante o dia, caso você tenha tempo disponível e um local silencioso para isso.

Escolha a técnica que mais lhe agradar (mantra ou concentração no coração) e pratique com regularidade. Evite ficar trocando de técnica constantemente, pois desta forma não se chega a lugar algum.

Não conte suas experiência astrais para outras pessoas (nem mesmo sonhos), pois as experiências que temos nos são dadas em confiança como recompensa por nossos esforços no sentido de evoluir espiritualmente.
Isso funciona da mesma forma como quando contamos um segredo a uma pessoa: se essa pessoa revela esse segredo aos outros provavelmente não voltaremos a lhe confiar mais nada, não é mesmo?

Pode estar seguro que ao fazer estas práticas, seguindo as recomendações dadas, terá os resultados desejados.
Muitas pessoas, usando as técnicas acima descritas, puderam e continuam a experimentar por si mesmas a realidade e os benefícios do desdobramento astral.
Tudo o que se necessita é boa vontade, prática e continuidade.

Na próxima e última lição sobre projeção astral, veremos como podemos ir a determinados lugares em astral, e aprenderemos a buscar a autêntica sabedoria em um lugar muito especial.
Viagem astral: O Elo entre o Físico e o Espiritual
Mensagem de Geremyia canalizada por Ann Brewer
Um ser humano consiste em um corpo físico e quatro corpos sutis: o duplo etérico, emocional, mental e astral. Cada corpo sutil tem um papel específico para executar trazendo informação dos reinos não-físicos ao veículo físico. A responsabilidade de seu corpo astral é atravessar a lacuna entre as experiências que acontecem nos planos astrais e sua realidade física. Embora a maioria não tenha consciência de visitar outros planos astrais, você constantemente visita outros lugares a fim de incorporar ensinos etéricos à sua existência física. Alguns chamam isto de experiência fora-do-corpo (out-of-body experiences - OBE), outros chamam isto de viagem astral. Qualquer que seja a terminologia e se você tem ou não recordação consciente, todo ser humano sadio viaja durante o estado de sono para outros reinos.

Algumas pessoas podem estar frustradas porque pensam que não estão recebendo informação de seu espírito guia ou pensam que não sabem como contatar os seres não-físicos. Estas pessoas serão surpreendidas agradavelmente ao saber deste contato noturno! Alguma vez você despertou e tentou abrir seus olhos ou mover seus braços e pernas mas estava impossibilitado do movimento? Esta é uma situação na qual seu corpo físico despertou antes do retorno de seu corpo astral. Ou, então, alguma vez você teve sonhos onde você sobrevoava o quarto ou pairava em cima de seu corpo dormindo? Este é de fato seu corpo astral dando um alegre passeio antes de retornar ao seu campo físico. Existem sete planos astrais positivos e sete negativos associados com Terra.

Os planos astrais que você visita dependem principalmente do estágio de sua alma e seu progresso com seus ensinos espirituais. Por exemplo, as almas que existiram em sociedades "lightworker" da quinta dimensão como Plêiades ou Arcturus antes de reencarnarem na Terra podem visitar este plano astral, enquanto que almas "mais jovens" que se originaram no plano da Terra e não experimentaram outras dimensões, têm restrições para visitar alguns planos superiores.

Semelhante ao nosso sistema de educação, há uma tentativa para se agrupar essas almas como uma experiência para acelerar a aprendizagem. Aqueles que escolheram a energia escura, como a fonte de poder, podem visitar um dos planos astrais negativos desde que estes sejam os ensinos que lhes interessem. Porém, não existe uma regra definida, "trabalhadores da luz" não vão automaticamente para planos positivos enquanto os seres escuros não visitam necessariamente regiões negativas. Há muitas exceções. Se você teve alguma vez em uma vida passada uma relação íntima com um ser positivo em que foi apanhado em um plano astral negativo devido a algumas escolhas infelizes...você não está atento a sua relação passada em um nível consciente, mas sua alma retém na memória esta relação. Sua alma é atormentada pelo pensamento de um ser amado apanhado por seres escuros. Neste caso, seu astral viaja cada noite para o plano negativo para tentar salvar o ser amado.

Naturalmente, a viagem astral a um plano negativo não é defendida por que o faz vulnerável. Embora você possa levar proteção adequada quando visita o plano negativo, mesmo assim você pode não suportar. Mais ainda, você está batalhando com entidades negativas quando desce ao plano astral negativo, logicamente isto não é uma experiência agradável. Trabalhadores da luz que viajam para planos astrais negativos podem experimentar periodicamente pesadelos que estão tentando refletir suas experiência, ou eles poderiam despertar exaustos depois de dormir tranqüilamente uma noite inteira.

O corpo astral é a chave do seu crescimento espiritual devido a ponte que se constrói entre sua existência na Terra e seu trabalho no mundo não-físico. Freqüentemente, você avalia os outros por aspectos de sua existência diária e julga alguém por sua existência aparentemente inócua que parecem estar conduzindo. Porém, você não tem nenhum conceito do tipo de trabalho que eles estão fazendo no plano astral:

. Você não tem nenhuma idéia do que a alma contrai, o que eles realmente fizeram em termos do suposto papel que realizam durante o corrente tempo de vida.
. Você não tem nenhuma visão de onde eles vieram, de que obstáculos eles criaram para melhorar seu propósito e aumentar sua experiência, ou onde eles vão.
Entenda que todo o mundo está aprendendo no nível da alma, embora isto pareça não estar sendo integrado em sua existência terrestre. Julgar o progresso dos outros, não aceitar suas tentativas de evolução, só serve para criar blocos em sua própria evolução. Na transição deste plano ao término de sua vida física, você de fato extrai o seu corpo astral do seu corpo físico. Essencialmente, o corpo astral age como o vínculo conectando de vida para vida. Embora a maioria se refira a esta energia como a alma.

Entre reencarnações, você freqüenta uma escola astral em um dos sete planos positivos, revisa experiências passadas e aprende os ensinamentos de várias escolas de "mistério" e sociedades de alma. Aqueles que viveram experiências próximo-da-morte (near-death experiences - NDE) e se viram caminhando através da luz, de fato estavam movendo em seu corpo astral. Quando contudo determinam que não era hora para passar ao outro lado, eles dirigiram seu corpo astral de volta ao corpo físico. Desde que nós mantemos o nosso corpo astral depois de deixar o corpo (campo) físico, é até mesmo mais crítico curar algum dano que poderia residir neste corpo para manter completa sua capacidade enérgica. Alguns de vocês desenvolveram dano em seu corpo astral devido a vidas passadas que não sustentaram a integração de suas aprendizagens do espiritual para físico. Estes bloqueios impedem sua habilidade para transferir facilmente suas experiências noturnas em todos os seus dias de vida.

Se você sente separado da energia do Criador ou freqüentemente se sente frustrado ou bravo porque parece que você não pode aplicar sua perspectiva espiritual para sua existência diária, você pode ter algum dano espiritual e deve realizar exercícios de cura espiritual, como o que se segue:

. Para curar o dano, deite (fique) em um banho ou flutue em uma piscina. Conscientemente extraia seu corpo astral de seu campo de energia e mergulhe mentalmente em uma suave luz azul. Quando você pode imaginar seu corpo astral incandescente com a luz azul, deixe-o flutuar na água com você até que sinta flutuante e saudável. Este é um exercício simples que lhe permite "reintegrar" a energia dos reinos espirituais mais altos ao seu corpo sutil, através da fusão dos seus campos vibracionais com os campos de vibração da água.

Viagem Astral - É perigosa?

De vez em quando recebo mensagens de amigos da internet me perguntando se é perigoso realizar viagens astrais. Há poucos dias, inclusive, uma pessoa que soube do meu interesse pelo tema, foi curto e grosso - "Já te disseram que você pode morrer fazendo viagens astrais não é"?

Já, já me disseram sim. Já me disseram todo tipo de coisa à respeito. Que seres das trevas poderiam cortar o meu cordão de prata com uma "tesoura" extra-física, que quando meu corpo estivesse "vazio", uma outra alma poderia invadi-lo, que poderia sofrer paradas cardíacas, e por aí vai.

O que eu tenho a dizer é o seguinte, faço viagens astrais desde que nasci, já que todos nós saímos do corpo quando estamos adormecidos, e que há mais ou menos 30 anos que estudo e pratico viagens astrais conscientes ou semiconscientes. É claro que um dia eu vou morrer, e se morrer dormindo só posso considerar que foi uma benção de Deus.

Todos os animais tem um corpo físico e um corpo espiritual, quando dormem, seus corpos espirituais deixam seus casulos físicos e permanecem por algumas horas no plano espiritual. Segundo vários pesquisadores e também deste que vos fala, isto acontece para que este nosso corpo bioenergético possa captar de forma mais plena as energias que o mantém saudável. Vamos pensar um pouco. Por que dormimos? Se tudo fosse uma questão de reposição bioquímica, quando nossos corpos estivessem cansados, bastaria uma lauta refeição e estaríamos recarregados. Mas não é isso que acontece, todo nosso corpo se relaxa e somos tomados por uma inconsciência que dura algumas horas. Pode ter certeza que se o sono não fosse tão importante, já estaria banido de nossa existência pelo caminho da seleção natural pois, enquanto dormimos estamos desprotegidos à mercê dos predadores da natureza. Logo, dormir é fundamental. Existe alguma coisa no sono que é insubstituível, e esta é a razão porque dormimos.

Muito bem, todos dormimos à noite, e durante o sono o nosso espírito abandona a nossa casca física, isto acontece com todos nós, do primeiro ao último dia de nossas vidas. A viagem astral nada mais é do que se manter consciente e transferir para o corpo espiritual ou corpo astral a nossa consciência. É o que o pesquisador Waldo Vieira chama de consciência contínua, um estado que segundo ele, será o futuro de toda humanidade. Ou seja, durante o sono transferimos a consciência para o corpo espiritual, continuando despertos e ao acordar retornamos a consciência ao corpo físico. Tudo muito simples não é?

E os seres das trevas? Bem, meu amigo. Se você sair numa noite escura (digo, sair fisicamente mesmo) for para um local ermo e desconhecido, estará pedindo para sofrer um assalto. Seres bons e ruins existem no plano físico e no plano espiritual. Para você se conservar à distância do chamado baixo astral, só existe um jeito, procure levar uma vida ética, ecológica, evite os maus pensamentos e os maus sentimentos, afaste-se da ganância, cobiça, ira, vaidade, procure se preocupar com o seu próximo e ser uma pessoa útil à sua sociedade. Você pode ter certeza que uma aura pura afasta todos os seres trevosos que possam existir no baixo astral.

Sobre a possibilidade de ter o corpo invadido por outro espírito, isto é uma grande balela, mesmo estando com as nossas consciências afastadas dos nossos corpos físicos, em momento algum perdemos o contato com o mesmo, é o que os místicos chama de cordão de prata. Qualquer coisa que aconteça com o nosso corpo físico e imediatamente somos tragados de volta para o mesmo. Tanto pode ser uma presença próxima aos nossos corpos quanto o vento fazendo barulho na janela. Este é um sistema de segurança do corpo criado pela evolução para a proteção de nossos corpos físicos contra o ataque de predadores. Por isso, fique tranqüilo, seu corpo está bem protegido.

E a possibilidade de morrer, ela existe? Claro! Você pode morrer dormindo, tomando banho, regando o jardim, indo para o trabalho ou executando qualquer tarefa do seu dia a dia, a morte não é privilégio dos viajantes astrais. Muito pelo contrário, a mortalidade durante o sono é de uma freqüência baixíssima. Morre-se muito mais em vigília do que durante o sono. Durma tranqüilo:-)

Bom, por hoje é só. Se você quiser trocar uma idéia sobre o tema viagem astral, não deixe de me escrever. Escreva também se você tiver alguma técnica infalível para promover viagens astrais plenamente conscientes.

Benefícios da projeção:

• O projetor, fora do corpo, observa eventos físicos e extrafísicos, independentemente do concurso de seus sentidos físicos.

• Nas horas em que seu corpo físico está adormecido, o projetor observa, trabalha, participa e aprende fora do corpo.

• O projetor constata, através da experiência pessoal, a realidade do mundo extrafísico (espiritual).

• Pode encontrar-se com consciex (espíritos desencarnados), comprovando assim, para si mesmo, “IN LOCO”, a sobrevivência da consciência além da morte.

• Pode substituir a crença pelo conhecimento direto, através da experiência pessoal.

• Pode ter a retrocognição extrafísica, lembrando assim, de suas vidas anteriores e comprovando, realmente, por si mesmo, a existência da reencarnação.

• Pode prestar amparo extrafísico, através da exteriorização de energias fora do corpo para conscins e consciex doentes.

• Pode fazer o desassédio extrafísico (desobsessão extrafísica; trabalho de desativação da obsessão espiritual).

• Pode encontrar pessoas amadas fora do corpo.

Amparadores (anjos de guarda, guias, mentores): são os benfeitores extrafísicos. Eles auxiliam uma ou várias conscins na sua evolução.

Durante a projeção, esses espíritos desencarnados estão sempre presentes, assistindo e orientando o projetor, mesmo que ele não os perceba.

Muitas projeções podem ocorrer com o auxílio dos amparadores; são as “projeções assistidas”.

Técnicas projetivas:

Relaxamento e MBE (mobilização básica de energia)

Relaxamento:

- Técnica elementar (para os iniciantes):

1. Deite-se de costas (o rosto para cima) na cama ou assoalho (se for neste, cubra-o com um cobertor convenientemente dobrado). Verifique se está usando roupas cômodas e se a temperatura do ambiente está confortavelmente aquecida.

2.Mantenha os pés separados por cerca de meio metro e deixe os tornozelos e os dedos dos pés descansando, inclinados para o lado de fora.

3.Ponha as mãos, com as palmas para baixo, sobre as coxas.

4.Coloque um travesseiro embaixo da cabeça e outro embaixo dos joelhos (isso evita dores na coluna e auxilia na circulação sangüínea).

5.Verifique se os ombros estão apoiados no chão (ou cama) e se as nádegas estão relaxadas e apoiadas no assoalho (ou cama).

6.Mantenha a cabeça em posição confortável.

7.Solte completamente o peso de seu corpo sobre a cama (ou assoalho).

8.Comece a concentrar-se nas extremidades superiores e inferiores dos seu corpo (principalmente nos braços e pernas) e, a cada exalação (expiração normal), sinta que seus braços e pernas vão se tornando cada vez mais pesados. Imagine-se afundando no assoalho (ou cama).

9.Deve-se notar que a concentração nas extremidades permite ao iniciante a maior vantagem da força natural da gravidade. Este relaxamento é preparatório para o seguinte (isso é feito para que o iniciante na projeção não adormeça se partir logo de cara para um relaxamento mais profundo).

Este exercício deve ser praticado durante uma semana (apesar de ser um relaxamento simples, as técnicas de mobilização de energias que serão vistas à frente também devem ser praticadas logo depois desse relaxamento),antes da segunda fase: o relaxamento alertafxC"SWDGH z

- Técnica avançada (relaxamento alerta):

Para começar, sente-se (ou deite, se for na cama) numa poltrona ou cama confortável, espreguice-se e inspire fundo. Depois imagine que cálidas correntes de energia mental estão subindo, bem lentamente, pelos seu corpo. Aja com muito vagar, permitindo que cada grupo de músculos relaxe inteiramente antes de enviar as correntes imaginárias para a parte seguinte do seu corpo. Sinta os músculos dos pés esquentando e relaxando gradativamente enquanto você imagina as correntes percorrendo-os. Imagine que as correntes continuam movendo-se aos poucos, devagar, através de suas panturrilhas, penetrando nas coxas, através dos quadris e nádegas e invadindo a parte inferior das costas e o abdome.

Sinta os músculos da pernas ficando densos, quentes e relaxados enquanto afundam na poltrona em que você está sentado. Quando sentir as pernas profundamente relaxadas, imagine as correntes movendo-se na direção dos ponteiros do relógio, dentro do seu abdome, depois ao longo da espinha e através do tórax, penetrando no peito e nos ombros. Sinta os músculos do seu estômago e da parte inferior das costas liberando qualquer rigidez ou tensão enquanto a corrente o percorre.

Quando a parte inferior do seu corpo ficar profundamente relaxada, imagine as correntes ascendendo, fluindo pelos seus quadris e ombros, aquecendo e aliviando a parte superior do corpo, deixando costas e peito bem cálidos e libertos de qualquer estresse ou tensão. Imagine as correntes virando-se para lhe descerem pelos braços, na direção das pontas dos dedos, rodopiando pelos dedos e mão, depois subindo novamente e passando pelos braços e pescoço até o alto da cabeça.

Agora sinta os músculos do pescoço e rosto ficando gradativamente quentes e relaxados enquanto as correntes imaginárias os percorrem. Depois sinta as correntes fluindo para fora, pelo alto da sua cabeça, deixando o corpo inteiro confortavelmente cálido, repousado e à vontade.

Permita que seu corpo afunde na poltrona(ou cama) em que está sentado(ou deitado, se for cama); ao fazê-lo, talvez note que uma parte interna dele está ficando mais leve, enquanto o corpo como um todo fica cada vez mais pesado. Você pode até começar a sentir uma leve sensação de estar flutuando acima do corpo. Se estiver tendo tais sensações, não as analise nem tente nelas influir diretamente e, quando se sentir bem relaxado, passe para o exercício de MBE(mesmo que você sinta a sensação de estar fora do corpo). Limite-se a permitir que evoluam por si mesmas.

Lembre-se que aqui a chave do sucesso é aprender a entrar num estado de profundo relaxamento físico enquanto se mantém mentalmente alerta. Mas se por acaso pegar no sono enquanto estiver fazendo esse exercício, não se preocupe. No momento em que acordar e perceber o que aconteceu, simplesmente continue o exercício, sem se mexer, do ponto onde parou. Nesta altura você provavelmente estará bem relaxado; portanto, a chave será relaxar ainda mais profundamente, sem voltar a pegar no sono.

*Dica: se você está tendo dificuldade em permanecer acordado durante esses exercícios, existe uma técnica que evita esse problema: antes de começar o relaxamento, com o braço(esquerdo ou direito) ainda deitado, estique o antebraço para cima (sem incliná-lo para frente, lados ou para trás) e mantenha-o assim durante o exercício. Quando estiver adormecendo, o seu antebraço irá cair e você irá despertar (talvez você desperte com o psicossoma um pouco fora do corpo físico).

Técnica da Interiorização de energias: Esta técnica deve ser praticada logo após o término do exercício de relaxamento. O objetivo dessa técnica é fazer a energia circular plenamente em todo o corpo e dissolver bloqueios que possam estar prejudicando o fluxo de energia. Além do mais, ao “puxar” energia imanente para si, você sutiliza e ajuda na purificação da sua própria energia, auxiliando bastante a lucidez extrafísica e fazendo bem à sua própria saúde(somática, psicossomática e holochacral).

Nesse exercício, o pensamento é o poderoso precursor dos fatos e, assim, a energia irá para onde você mentalmente dirigi-la.

A cada inspiração, imagine uma luz branco-dourada, como a do sol, entrando pelo alto da cabeça, vindo de uma fonte ilimitada acima de você.

Imagine essa luz enchendo toda a cavidade da cabeça, depois a área do pescoço. Continue respirando normalmente, visualizando a luz enchendo seu corpo.

Faça a luz preencher toda a caixa torácica, dedicando especial atenção à área do coração. Veja-a escorrendo por seus braços, enchendo as mãos e finalmente saindo pelas palmas e dedos.

Encha todo abdome e o restante do tronco com a bela luz solar envolvendo cada órgão e glândula; dedique especial atenção ao plexo solar. Veja a luz enchendo suas nádegas e órgãos sexuais e depois derramando-se pelas pernas, como se elas fossem canos vazios - coxas, joelhos, barriga das pernas, tornozelos e pés.

EV (estado vibracional, circulação interna de energias): Essa é uma técnica passada pelos amparadores extrafísicos e deve ser feita logo depois da interiorização de energias. Nesta técnica, através da impulsão da vontade, cria-se uma condição máxima de dinamização das energias do holochacra. As moléculas do holochacra vibram intensamente, o que ocasiona uma soltura do psicossoma em relação ao soma e um desbloqueio holochacral mais intenso.

Visualize mentalmente toda a energia de seu corpo se concentrando dentro da sua cabeça. Imagine uma bola de energia dentro da cabeça e envolvendo a mesma. Concentre-se nessa bola de energia e através da impulsão da vontade, visualize ela descendo.

Essa bola de energia vai descendo lentamente pelo pescoço, ombros, tórax, ao mesmo tempo braços, abdome.

Ela continua descendo e agora ela desce pelos órgãos sexuais e nádegas, se aproximando das coxas. Agora ela desce pelas coxas, pernas, e chega nos pés.

Ao chegar nos pés, visualize agora a energia fazendo o percurso contrário, ou seja, dos pés a cabeça. Quando chegar novamente a cabeça, visualize essa energia descendo novamente até os pés pelo mesmo percurso, só que desta vez mais acelerado.

Continue fazendo esse percurso de ida e volta, mas imagine-o acelerando cada vez mais. O “vai-e-vem” vai se acelerando cada vez mais, até ele ficar tão veloz que a energia parece vibrar pelo corpo inteiro.

No decorrer dessa técnica, o projetor pode sentir os seguintes sintomas:

- movimento de ondas vibratórias pulsantes;

- sons fortes;

- formigamento intenso;

- pulsação em tudo;

- pressão intracraniana.

*Obs.: O estado vibracional é uma técnica que também deve e pode ser utilizada em outros momentos. O ideal é fazer a técnica do EV de 10 a 20 vezes por dia, não importa se você está no trabalho, na rua, na escola, faculdade, sentado, deitado, em pé ou andando. O EV além de induzir a projeção é uma técnica de autodefesa energética. Assim, quando se sentir em depressão, em um estado emocional não muito bom, faça a técnica do EV, ela ajuda no processo de restauração do equilíbrio holochacral.

É de se deixar claro que, apesar dessas qualidades do EV, ele não é um cura-tudo. O EV não muda os pensamentos, sentimentos e emoções da consciência. Se não nos esforçarmos em fazer uma reforma íntima e auto-conhecimento sérios, o EV de nada adianta e pode até mesmo piorar a nossa situação, pois ao desbloquear o holochacra, nós nos tornamos mais sensíveis à captação dos pensenes (pensamento - sentimento - energia) das consciências ao nosso redor (principalmente extrafísicas). Mas se mantivermos um bom padrão pensênico (pensamento, sentimento e energias. A consciência deve ter em mente que ela deve desenvolver e equilibrar ambos e não somente as energias e o intelecto por exemplo), criamos uma psicosfera (aura, somatório das energias dos quatro veículos que envolve a consciência) protetora em volta de nós mesmos, repelindo consciências com um padrão energético inferior ao nosso (tudo isso vale para a técnica de interiorização de energias também).

Exteriorização de energias: Esta é a última técnica projetiva e deve ser feita logo após o EV. Um dos objetivos desse exercício é criar um cúpula energética dentro do quarto do projetor, onde somente consciex com o mesmo padrão pensênico do projetor conseguirão entrar no quarto. Isso se deve ao que os pesquisadores chamam de choque anímico: uma consciência com um padrão pensênico inferior, ao entrar em contato com energias de um padrão superior, entra em choque e, ou desmaiam e são levados pelos amparadores para serem tratados (não pelo choque, mas sim pela sua má condição pensênica), ou fogem rapidamente. O projetor pode também utilizar o choque anímico como autodefesa energética da seguinte forma: se você estiver projetado e encontrar alguma consciex (ou conscin projetada) que quiser assustá-lo ou lhe fazer algum mal, exteriorize energia na direção dessa consciência (se ela for de um padrão inferior, ela sofrerá o choque anímico, por isso é bom que o projetor esteja com um bom padrão pensênico para que essa técnica dê certo).

Após o EV, concentre-se na energia que está distribuída por todo o seu corpo. Visualize a energia percorrendo um percurso de saída em vez de entrada, na seguinte ordem:

1. Visualize a energia saindo em forma de fachos de energia pelo alto da cabeça;

2. Visualize agora a energia saindo pela sola dos pés da mesma forma;

3. Imagine a energia saindo por todo o seu lado esquerdo;

4. Imagine a energia saindo por todo os seu lado direito;

5. Imagine agora a energia saindo por toda a extensão frontal do seu corpo;

6. E por fim, visualize a energia saindo por toda a extensão da parte de trás do corpo.

No decorrer dessa técnica, o projetor pode sentir os seguintes sintomas:

- Aragem refrescante;

- Coceira, ardência;

- Arrepios, calafrios;

- Batimentos aceleram;

- Calor e rubores;

- Chuveiro de energia;

- Contrações musculares;

- Eletricidade;

- Pelos eriçados;

- Esticamento das extremidades do psicossoma;

- Sensação de desmaiamento;

- Êxtase;

- Fluxos intermitentes;

- Formigamentos;

- Ferroadas;

- Bocejos;

- Latejamento, pulsações;

- Ondas geladas ou quentes;

- Ballonnement (sensação de se estar se inflando como um balão);

- Sensação de ficar muito leve;

- Tremores involuntários nos olhos;

- Zumbidos.

Fatos negativos para a projeção:

- Triunfalismo;

- Susto;

- Posição de bruços;

- Atividade intelectual prolongada;

- Receio de não voltar;

- Café, chá ou alcalóide são prejudiciais à projeção. Alimentos muito fortes e muitos pesados prejudicam a saída - carne vermelha em excesso;

- Subestimação.

*Obs.: Para o projetor voltar para o soma é só pensar em voltar para o mesmo.

Sensação de estar projetado:

• Você pode sentir-se no espaço vazio;

• Você notar que não pode respirar;

• Você observar que o seu braço estica;

• Você se olha no espelho e não se vê;

• Você reparar que passa pelas pessoas e ninguém te dá bola;

• Você perceber que emite luz própria;

• Você perceber que está mais leve e que não faz sombra;

• Perceber que está deslizando;

• Perceber que está com liberdade;

• Perceber que tem a visão melhor;

• Transparência de tudo;

• Se sentir rejuvenescido;

• Observar a si próprio e não ver o corpo (projeção de mentalsoma);

• Você reparar que faz e refaz cenas com maior facilidade.

Mudando o Curso dos Eventos Mundiais

Uma entrevista com David Icke
por Joseph W.Duggan
(traduzido do site: http://www.davidicke.com/icke/articles/turntide.html)

Artigo retirado da edição 16 de Enigma

David Icke foi um jogador profissional de futebol pela Cidade de Coventry e depois pela Hereford antes que a artrite reumática o forçasse a abandonar a carreira, entre muita publicidade, com 21 anos. Ele então seguiu para o jornalismo e depois para a televisão, tornando-se um âncora e repórter de notícias e jogos esportivos nacionais. Ele também se tornou o porta-voz nacional para o Partido Verde da Inglaterra e se envolveu profundamente em assuntos ambientais.

Uma Vida Transformada Pra Sempre!

Uma visita à uma médium e curandeira britânica em 1990 o colocou na jornada da descoberta que mudou dramaticamente a sua vida e o levou a escrever uma série de livros controversos inclusive Vibrações de Verdade, Não Tem que Ser Assim, Cure O Mundo e A Rebelião dos Robôs. O seu livro mais recente é E a Verdade o Libertará, e tem sido descrito como o livro mais explosivo do século XX. Ele revela o pano de fundo esotérico de uma conspiração mundial para centralizar o poder nas mãos de uma elite global. ele também oferece uma solução espiritual inspiradora na qual cada homem, mulher e criança podem se libertar da programação robótica e recuperar o seu poder de decidir o próprio destino.

Viajando o Mundo Expondo os Fatos

Icke está viajando ao redor do mundo explicando o perigo para o futuro de nosso planeta posto pelo presente sistema econômico mundial dominado e controlado por uma elite global e secreta. A linha de fundo desse "sistema" é o "crescimento econômico", que os economistas dizem que conduz a mais empregos, mais riqueza (para a elite), mais "sucesso" econômico, etc. Isto não poderia ser mais simples, mas na verdade é um sistema de tirar, fazer e jogar fora que aumenta a taxa e quantidade de recursos insubstituíveis que nós tiramos do planeta todos os anos. Esse sistema aumenta a velocidade com que esses produtos, os quais na maioria das vezes nós não precisamos, se tornam obsoletos ou tão fora de uso que as pessoas são forçadas a comprar os mesmos produtos de novo e de novo para sempre gerar maiores aumentos na produção. Isso, em troca, conduz ao aumento da quantidade de recursos naturais, agora chamados de lixo, que nós jogamos fora todos os anos.

Assassinos ambientais

Deve ter sido necessário um gênio para propor isso porque, como diz Icke, "esse sistema é o assassino ambiental e humano perfeito e, contudo, é o sistema que controla o mundo e as mentes das pessoas. Em resumo, para esse atual sistema sobreviver e aumentar a produção todos os anos, é indispensável que nós violentemos o planeta para conseguir mais e mais recursos e o envenenemos com cada vez mais poluição. Esse é o sistema apoiado por todos os principais movimentos políticos do mundo, com exceção dos Verdes. Essa é a "sabedoria" convencional que está destruindo a terra."

Entregando a Individualidade

"Também, em nosso atual sistema global, países individuais entregam o controle do seu próprio destino, a medida que outros países produzem produtos mais baratos utilizando trabalhadores com baixos-salários, e freqüentemente com novas, mas ambientalmente e socialmente destrutivas, tecnologias. O desemprego cresce nesses países que não podem competir, mas e para aqueles que têm empregos? Eles gastam a maior parte do seu tempo de trabalho em fábricas e escritórios produzindo quinquilharias para comprar mais quinquilharias que outras pessoas também estão desperdiçando a vida para fazer em outras fábricas e em outros escritórios."

O Rebanho Humano

"O que aconteceu às nossas vidas? A vasta maioria das pessoas, ricas e pobres, neste planeta estão escravizadas. Escravizadas pela programação robótica do sistema, sua prisão econômica, e pela sua própria recusa em pensar, questionar e achar a libertação que vem para aqueles com uma mente aberta. Nós não vivemos em uma sociedade livre, nós vivemos como robôs em uma sociedade na qual você é livre para fazer o que a sociedade quer que você faça - produzir e consumir - essa é a realidade."

Poucos Controlando a Massa

Icke tem sido capaz de levar a cabo uma análise detalhada que reune eventos mundiais passados e presentes que parecem acontecer independentemente uns dos outros, mas que na verdade têm as mesmas pessoas segurando as rédeas em todos eles. Está se tornando cada vez mais óbvio que pouquíssimas pessoas controlam o mundo persuadindo e pressionando a população através do medo para que ela pense e aja do modo que eles desejam, ou preferivelmente, não agir ou pensar independentemente. Atualmente, quatro corporações multinacionais controlam 90% da mídia global.

A Zona livre de desconforto

Ele explica: "O que acontece na prática é que se você olhar para todos os dogmas em todas as culturas, todas as sociedades têm o que eu chamo de "zona livre de desconforto". É aquela área dentro de qualquer cultura, dentro de cada dogma (religioso, econômico, político etc) em que se você se conforma a ela, você está na zona de conforto. Ninguém vai rir de você, o condenar por ser diferente, ou por expressar sua singularidade, porque você está fechado na mentalidade de rebanho, e você está se conformando ao que os outros dizem que você deveria ser e fazer. Quando você sai desse zona e expressa seu aspecto único em toda a existência e se recusa a ser amedrontado, ou controlado, você imediatamente é exposto ao ridículo ou à condenação como tem acontecido comigo na Inglaterra."

Entregando nossas Mentes

Nas suas conversas, Icke une idéias de conspiração com o espiritual. Ele explica primeiro como nós estamos entregando nossas mentes e os meios pelos quais nós somos condicionados para fazer isso. Ele revela um vasto número de nomes e organizações que são muito famosos, e das pessoas que estão na hierarquia controladora, inclusive o Presidente dos EUA. Ele diz, "eu não faço isso com condenação porque as pessoas envolvidas estão expressando o seu próprio estado de ser na ocasião, eles também estão refletindo de volta para nós a própria mente coletiva humana e os resultados de nossa própria falta de responsabilidade e integridade pessoal. Eu acho que é importante fazer isso primeiro."

"Oppo-Sames" (oppo = opostos, same = iguais)

"Eu também mostro como as mesmas pessoas em lados aparentemente opostos da política estão na verdade conectadas às mesmas organizações de elite. Estas organizações têm a mesma comprovada agenda de um governo mundial, um banco central mundial, um exército mundial, uma moeda mundial, e, dizem alguns, uma população micro-controlada. Esses aparentes opostos na política estão lá para nos fazer acreditar de que nós não estamos vivendo em uma prisão, que nós temos uma escolha. Contudo, estas pessoas não são opostas, mas sim parte de um Estado de um único partido. Os dois últimos Presidentes dos EUA estavam aparentemente em lados diferentes - Bill Clinton e George Bush - contudo ambos estavam fortemente envolvidos dentro das mesmas organizações de elite."

Mitos e Mídia

"A mídia e os políticos têm um confortável acordo não escrito que projeta um mito nas pessoas de que são os primeiro-ministros, presidentes, e políticos de alto-escalão que estão no topo da pirâmide de poder global. Eles caminham então ao redor do cenário mundial e agem como se eles fossem os árbitros finais do poder. A mídia vai junto com eles, o que significa que os escalões acima dos Clintons (que na verdade sustentam as rédeas do poder), nunca são investigados porque eles são invisíveis ao público. Esses são os indivíduos que decidem quem se torna o presidente porque eles possuem o dinheiro e a mídia. O Presidente é só o homem de frente mais famoso do mundo."

Introduza Amor e Compaixão

"É por isso também que movimentos por mudanças sociais, econômicas, e ambientais são ineficazes. Eles são incapazes de mudar o sistema porque eles são, na verdade, forçados a ser parte do sistema para sobreviver. Todos os seus recursos são gastados nos homens de frente enquanto o real poder age subversivamente atrás da cena para fazer o sistema como ele é agora. Também, por fundações não-lucrativas operadas pela elite, muitos movimentos são infiltrados por agentes que os transformam em veículos para promover o sistema. A maioria dos ativistas ataca os elementos do sistema que eles podem perceber com raiva, culpa, e freqüentemente violência. De uma perspectiva espiritual, só é possível transformar a consciência negativa do sistema com amor e compaixão. É por isso que é tão necessário neste momento mudar para um estado mais alto de consciência para resolvermos nossos problemas mundiais."

Controle Mental em massa

Uma técnica de controle mental em massa que é usado por essas organizações de elite todo o tempo é o "problema-reação-solução". Um problema é secretamente criado (pela CIA, KGB, etc) e alguém é culpado pelo problema. O culpado pode ser uma guerra, uma desvalorização da moeda, dívida interna, ou um colapso governamental. Pode ser qualquer coisa. A mídia é usada para estimular tanto a opinião pública em relação ao fabricado problema que o público grita, "Algo precisa ser feito!" Nesse ponto, aqueles que criaram o problema, oferecem abertamente a solução como um meio de conseguir o que eles queriam desde o princípio.

Bósnia e Ruanda

"Um exemplo disto", Icke explica, "é o cenário do exército mundial. A última coisa que o "problema-reação-solução" precisava na Bósnia era uma operação de pacificação da ONU eficaz. Se ela fosse eficaz, teria sido assim em Ruanda e na Somália, mas então não haveria nenhum problema para resolver. Assim, como resultado do fracasso da operação de pacificação da ONU, o problema continuou. Ela foi projetada para não funcionar e foi auxiliada pelos principais negociadores da paz na Bósnia que, casualmente, são todos membros das mesmas organizações de elite que têm como agenda a criação de um exército mundial."

Algo Precisa Ser feito!

"Quanto mais horrorosos ficavam os quadros que vinham da Bósnia, mais alto ficava o clamor público, "Algo precisa ser feito!" Isso era compreensível do ponto de vista do público, mas a solução passada pra frente foi a formação do que é efetivamente um exército mundial, uma força de 60,000 homens... a maior força multinacional desde a Segunda Guerra Mundial e exatamente o que os conspiradores queriam."

Espiritualidade versus conspiração

Icke opera em dois níveis diferentes, o aqui-e-agora, o nível de pesquisa conspiracional para avaliar o que de fato está acontecendo, e o espiritual, que demonstra que se você jogar sua mente fora, haverá conseqüências físicas. Ele diz, "Se nós recuperarmos nosso poder pessoal e espiritual, deixarmos de ser um rebanho de ovelhas e expressarmos nossa individualidade divina, então a habilidade de alguns para controlar nosso mundo desaparece. Uma vez que as pessoas perceberem que elas podem controlar as suas próprias vidas, que o seu próprio poder existe dentro delas mesmas e não fora... o jogo terminou para a elite global. Você não precisa de uma arma. Você não precisa de outro partido político. Você não precisa de outro quarto cheio de fumaça, grupo de protesto, ou reunião. Tudo que você precisa é celebrar sua singularidade, desligar-se da robótica mentalidade de rebanho, e respeitar o direito dos outros de fazer o mesmo. De repente nós removemos o veículo (energia) pelo qual uma conspiração global pode operar nossa mentalidade de rebanho."

Energias da Terra

Icke também tem trabalhado extensivamente com o que ele chama de "energias da terra", e tem viajado para o Peru, Canadá, África, e muito para a Europa, especialmente a Inglaterra, fazendo um trabalho curativo planetário. Ele explica, "Nós somos os guardas da Mãe Terra e temos acesso à consciência mais elevada. Nós podemos agir como facilitadores para curar e equilibrar muitas das perturbações na terra através de um sistema de cruzamentos conhecido como "ley lines" e lugares de poder. Esses lugares de poder agem como pontos de acupuntura na superfície da terra e as ley lines como meridianos, e são rompidos facilmente por atos de violência (guerra), poluição tóxica, construção, etc. Nós temos a habilidade para trabalhar com uma consciência mais elevada para curar e equilibrar a terra."

Quando perguntado onde ele conseguiu todas as suas informações, Icke explicou, "Muitas pessoas dentro do governo e de agências de inteligência como também dentro do exército descobriram há muito tempo o que está acontecendo, mas não sabiam o que fazer com a informação. Eles estão escolhendo me dar essas informações porque eles sabem que eu as espalharei pelo mundo. Eu continuo dizendo às pessoas que a pior coisa que pode me acontecer é que minha consciência se mova para outra realidade de tempo/espaço, e essa é absolutamente a pior coisa que poderia acontecer! Este medo da morte é provavelmente o meio mais eficaz de controle que os conspiradores têm. A verdade é; não há nenhuma morte - só o movimento de consciências entre infinitas realidades de tempo/espaço. Nós somos na realidade unidades imortais e individualizadas de consciência."

A Verdade o Libertará

A sua conferência, "A Verdade o Libertará", expõe os grupos de controladores ativos no mundo e o que as pessoas podem fazer para mudar o curso dos eventos mundiais. No seu seminário ele explica os métodos usados pelas forças controladoras para impedir o conhecimento de nossa verdadeira natureza espiritual e o poder fenomenal que nós temos para criar nossa própria realidade. É a supressão deste conhecimento que tem permitido o controle de muitos por poucos. Ele ensina técnicas de libertação da programação robótica e métodos de alcançar nosso verdadeiro potencial espiritual. Técnicas de cura da Terra usando meditação e rituais também serão apresentadas. Os participantes serão encorajados a se tornarem parte de um grupo mundial de indivíduos dedicados a curarem a si mesmos e a Mãe Terra.
PROJEÇÃO DA CONSCIÊNCIA

Há muito vem sendo estudado um fenômeno parapsíquico considerado como um dos mais interessantes e importantes: o ato de projetar a consciência para fora do corpo físico. Entretanto, somente a algumas décadas, têm-se dedicado uma pesquisa mais aprofundada e científica sobre o assunto.
Antigamente, devido à falta de conhecimento de alguns e ao egocentrismo de outros, as projeções da consciência foram envolvidas em um tom de medo, misticismo e idéias errôneas. Por causa desse desconhecimento, os poucos que estudavam o assunto, ou envolviam a projeção em um clima de perigo e idéias desacertadas, ou evitavam passar o assunto para outras pessoas, ficando o pouco conhecimento dessa faculdade parapsíquica restrita à uma pequena parcela da humanidade.
Atualmente, a projeção, por ganhar maior ênfase científico nos seu estudo e pesquisa, é objeto de estudo da ciência Projeciologia (neologismo criado pelo Dr. Waldo Wieira), que é um novo ramo da parapsicologia cujo principal objetivo é pesquisar as projeções da consciência para fora do corpo humano.


A projeção e suas características

“A projeção consciente permite à criatura substituir a crença pelo conhecimento. Acreditar ou desacreditar nos relatos torna-se secundário. Importante é aceitar a possibilidade dos eventos extrafísicos porque o ideal será a pessoa, interessada, ter a própria experiência.”

- Waldo Wieira -
( Criador da ciência Projeciologia é um dos maiores pesquisadores da projeção da consciência)

Como já foi dito anteriormente, a projeção (também chamada de viagem astral, projeção astral, experiência fora do corpo, desdobramento, viagem da alma, projeção do corpo psíquico e emocional) é a exteriorização da consciência para fora da forma orgânica (corpo biológico). Na realidade, todos nós nos desprendemos do corpo humano durante o sono natural, porém, nem todos se projetam lucidamente ou se recordam dessas ocorrências com nitidez. Apesar disso, todos podem sair do corpo humano com lucidez. Para isso, basta ter persistência, vontade firme e utilizar técnicas específicas.
Mas, se a projeção é a saída da consciência para fora do corpo físico, para onde vai a consciência? Existem outros corpos que a consciência se utiliza para se manifestar? Porque não enxergamos esses corpos? Afinal de contas, o que é a consciência? Para responder essas perguntas e outras mais, vamos fazer um estudo prévio dos conceitos e definições mais importantes da Projeciologia, para que melhor possamos compreender a própria projeção da consciência.


Consciência

A consciência é o ser pensante, individual, indestrutível, real e imortal. É mais do que a energia e a matéria. É a mente não como efeito biológico, mas como causa. Nós somos consciências, assim como todos os seres autoconscientes ao nosso redor.

Conscin: É a consciência intrafísica (encarnada) que possui um corpo biológico.

Consciex: Consciência extrafísica (desencarnado) que não possui um corpo físico, já passou pela morte do corpo biológico (dessoma).


Holossoma: - conjunto dos veículos de manifestação da conscin: soma, holochacra, psicossoma e mentalsoma; e da consciex: psicossoma e mentalsoma.

Soma: é o nome técnico para o corpo humano do homem e da mulher. É o veículo de manifestação mais denso do holossoma da consciência. Por ser mais sólido, o corpo humano faz o homem e a mulher comuns, sem as noções básicas da multidimensionalidade, julgarem que eles mesmos são tão somente os seus somas, antes e acima de tudo, nada mais.

Holochacra (duplo etérico): paracorpo (para = extrafísico) energético da consciência humana. Conjunto de todos os chacras que formam o paracorpo energético da consciência encarnada. É um invólucro energético vibratório pulsante.
O holochacra é uma zona intermediária pela qual passam as correntes energéticas que mantém o corpo humano vivo.

Chacras: distribuídas por todo o soma, existe uma gama de ramificações nervosas constituídas de plexos e gânglios.
Estes órgãos, para muitos, não possuem qualquer função biológica, na verdade estão estreitamente ligados e dirigidos pelos respectivos chacras situados no holochacra. Chacra é o núcleo ou campo limitador de energia consciencial, dentro do corpo energético da consciência (holochacra), que se reflete no corpo humano. Tem como principal função a absorção de energia do meio-ambiente para o interior do campo energético e do corpo físico.
Os chacras principais dividem-se em três grupos e são em número de sete:



CHACRAS:

• Chacras inferiores:
- Básico (na base da coluna)
- Esplênico (no baço)
• Chacras médios:
- Umbilical (no plexo solar)
- Cardíaco (no coração)
- Laríngeo (na garganta)

• Chacras superiores:
- Frontal (na testa)
- Coronário (no alto da cabeça)


Energias (fluidos): para sobreviver, o ser humano necessita assimilar mais do que as substâncias corriqueiramente conhecidas: alimento sólido, líquido e ar. O quarto alimento está representado pelas energias. E sabemos que a importância de um alimento varia na ordem inversa da sua densidade. Quer dizer: quanto mais rarefeito mais necessário é. Pode-se passar muitos dias e até um ou dois meses sem comida, mas não se suporta além de poucos dias sem líquido (água). E seria impossível continuar a existência física sem ar (oxigênio), senão por poucos minutos. Finalmente, um indivíduo, qualquer que fosse sua idade e saúde, dessomaria (desencarnaria) instantaneamente caso lhe faltasse o quarto alimento: as energias.
A consciex André Luiz, no livro “Evolução em dois mundos”, dá a seguinte definição de energia: “ O fluido (energia) vem a ser um “corpo” cujas moléculas cedem invariavelmente à mínima pressão, movendo-se entre si, quando retidas por um agente de contenção, ou separando-se, quando entregues a si mesmas”.

Energia imanente (cósmica): é a energia primária que penetra mutuamente todo o universo interdimensional. É a fonte de origem de todos os outros tipos de energia. É também uma fonte indispensável de absorção de energia para os seres vivos.

Bioenergias: são as energias vitais de todos os tipos de seres vivos.

Energia consciencial: são as bioenergias e a energia imanente absorvida pela consciência após serem qualificadas e impregnadas pelos pensamento e emoções da própria consciência. É a energia pessoal do indivíduo.


Psicossoma (perispírito, corpo astral): É o paracorpo emocional da consciência. Cópia exata do corpo físico. Por ser constituído de matéria extrafísica (que vibra numa freqüência mais sutil e é infinitamente mais refinada do que a matéria física que constitui o soma) é normalmente invisível aos olhos físicos (assim como o holochacra). O psicossoma evoluciona e progride com a consciência e é tanto mais “sutil” e menos “material”, quanto mais elevado e perfeito for o indivíduo.
Serve de molécula, de substrato orgânico para as novas encarnações. Condensando-se no embrião, agrupa em certa ordem as moléculas materiais e assegura o desenvolvimento normal do organismo.
Sem o psicossoma, o resultado da fecundação seria um tumor informe.
O psicossoma não está totalmente preso ao corpo biológico; durante o sono, os laços energéticos que mantém o psicossoma unido ao corpo se afrouxam e o psicossoma se destaca do corpo físico (é de se salientar que a consciência, no momento da exteriorização do psicossoma para fora do soma, acompanha o mesmo, não permanecendo no corpo biológico). Essa é uma das formas mais freqüentes de projeção da consciência para fora do soma (mais à frente veremos a segunda e menos freqüente forma de projeção: a projeção pelo mentalsoma). Apesar do psicossoma poder mudar de forma e aparência de acordo com a vontade e o estado mental da consciência, geralmente ele assume a mesma forma e aparência do corpo físico.

O cordão de prata: os laços energéticos anteriormente citados, que mantém o psicossoma unido ao soma, são um emaranhado de filamentos energéticos interligados. Quando ocorre a projeção, esses laços energéticos que antes estavam distribuídos por todo o corpo, se reúnem e formam um só feixe de energias, acompanhando o psicossoma para onde ele for. Este feixe de energias recebe a denominação de cordão de prata.
O cordão de prata somente se rompe com o dessoma e, ao contrário do medo de alguns, ele jamais se rompe com a projeção, não importando a distância do psicossoma ao soma. Na projeção, o cordão de prata desempenha também a função de conduzir a energia vital do psicossoma para o soma e vice-versa, impedindo consequentemente o enfraquecimento de um ou ambos corpos de manifestação da consciência (psicossoma e soma).

Faixa de atividade do cordão de prata: quando acontece a projeção, o cordão de prata cria um campo vibracional que envolve todo o soma, se expandindo por 3 a 4 metros: é a faixa de atividade do cordão de prata. Dentro desse campo energético criado pelo cordão de prata, ocorrem muitos sintomas e fenômenos na projeção: tração do cordão de prata, repercussões físicas, catalepsia, ballonnement, oscilações do psicossoma, etc. .Esse campo vibracional também evita que outra consciência se “aposse” do corpo físico da conscin enquanto ela estiver projetada.


Mentalsoma (corpo mental): é a sede da consciência. Ele se localiza dentro da paracabeça (cabeça extrafísica) do psicossoma. Nesse veículo de manifestação, a consciência atua isolada, sem a forma humanóide do psicossoma integral: é a projeção em mentalsoma.
Com o decorrer da evolução da consciência humana, o mentalsoma se torna o seu veículo de manifestação (nesse estágio a consciência não precisa mais nem do corpo biológico, nem do psicossoma para evoluir). Nesse estágio, a consciência atingiu tal ápice evolutivo, que não possui mais emoções (oriundas do psicossoma, tais como: ódio, rancor, ciúme e paixão) mas somente sentimentos sublimes (oriundos do mentalsoma, tais como: amor universal, bondade suprema e intensa e constante paz interior) juntamente com uma forte utilização e desenvolvimento do intelecto (também oriundo do mentalsoma).
A projeção lúcida pelo mentalsoma produz o fenômeno da cosmoconsciência que ocorre quando a consciência sente a presença viva do universo e se torna una com ele, compondo temporariamente uma unidade indivisível, onde podem ocorrer comunicações interconscienciais com seres mais evoluídos.

Cordão de ouro: é na verdade um campo energético que une o psicossoma ao mentalsoma. Na projeção em mentalsoma, ele mantém a ligação e transmissão energética entre o mentalsoma e o psicossoma, tal qual o cordão de prata.


Tipos de projeção:

Projeção inconsciente: não há lucidez alguma e nenhum rememoramento. Infelizmente, é o que acontece com a maioria das pessoas, onde o projetor se torna um verdadeiro sonâmbulo extrafísico.

Projeção semiconsciente: é aquela na qual há lucidez, mas esta é irregular e há pouco rememoramento. Se confunde com o sonho, pois o projetor fica totalmente iludido pelas idéias oníricas.

Projeção consciente: é a projeção lúcida e rememorada. O projetor mantém a sua consciência lúcida durante todo o decorrer da experiência extracorpórea. É a projeção que deve ser alcançada e desenvolvida pelo projetor.

Diferenças entre projeção e sonho:

Sonho:
• No sonho, a consciência não tem domínio sobre aquilo que está vivenciando. É totalmente dominada pelo onirismo.
• No sonho, não há coerência.
• No sonho, a capacidade mental é reduzida.

Projeção:
• Na projeção, a consciência tem pleno domínio sobre si mesma.
• Na projeção, a consciência mantém seu padrão normal de coerência, ou até mais ampliado.
• Na projeção, a consciência mantém seu padrão normal de lógica ou até mais ampliado.
• Na projeção, a capacidade mental é ampliada.








Objetivos da projeção:
Agora que já foi feita uma introdução e esclarecimentos a respeito da projeção da consciência, vamos passar para uma questão fundamental: quais são os objetivos da projeção consciente?
A projeção é um fenômeno que deve ser levado muito a sério. O projetor não deve ter interesses mesquinhos e anticosmoéticos pela projeção, pois essa faculdade capacita ao indivíduo, inúmeras oportunidades para o aprimoramento evolutivo pessoal e de outras consciências, assim como o próprio esclarecimento a respeito da multidimensionalidade (a multidimensionalidade é a noção e conseqüente vivência da consciência lúcida, não só na dimensão física, mas também em outras dimensões conscienciais).
Na dimensão extrafísica, predomina a lei em que semelhante atrai semelhante, portanto, aquele projetor que utiliza a projeção para atitudes maléficas e egoístas, atrai para junto de si, consciex de mesmo padrão vibratório (mesmas idéias e pensamentos), o que ocasiona sérios e constantes assédios (obsessão espiritual. É uma intrusão pensênica (pensamento, sentimento e energia) interconsciencial, doentia, podendo até mesmo gerar sérios estados patológicos).
Por isso o projetor deve, através da projeção, ter objetivos sadios, tais como: amparo extrafísico (ajuda através da projeção à consciex e conscins doentes, que precisam de uma doação energética [passe] ou mesmo um pouco de amor e esclarecimento); ampliação do conhecimento em relação a multidimensionalidade; o fortalecimento do amor por todas as criaturas; a substituição da crença pelo conhecimento (através da vivência prática e pessoal da projeção); o aprimoramento moral íntimo, por saber o projetor através de suas experiências, que o destino do homem é ser feliz e a felicidade eterna só é alcançada com a perfeição moral e o amor universal.
Por fim, terminamos essa parte com um texto do professor e pesquisador Wagner Borges, projetor consciente desde os 15 anos de idade:

PROJEÇÃO E MATURIDADE ESPIRITUAL

A projeção consciente não é assunto para pessoas pusilânimes e sem força de vontade. É um assunto que exige “fibra de bandeirante espiritual”, para desbravar os tortuosos caminhos que levam à lucidez espiritual.

A projeção consciente não deve ser encarada como fuga dos problemas da vida. Deve ser sempre considerada como um instrumento parapsíquico com o qual a consciência pode amadurecer mais rápido, a fim de enfrentar, com dignidade e sabedoria, os problemas que a vida oferece nos planos físico e extrafísico. Não existe nenhuma técnica de crescimento espiritual baseada na preguiça.

Para desenvolver boa lucidez extrafísica, há que se desenvolver uma ótima lucidez intrafísica, pois uma é a seqüência da outra, isto é: só é lúcido fora do corpo quem já é lúcido dentro dele.

- Wagner Borges -


Benefícios da projeção:

• O projetor, fora do corpo, observa eventos físicos e extrafísicos, independentemente do concurso de seus sentidos físicos.
• Nas horas em que seu corpo físico está adormecido, o projetor observa, trabalha, participa e aprende fora do corpo.
• O projetor constata, através da experiência pessoal, a realidade do mundo extrafísico (espiritual).
• Pode encontrar-se com consciex (espíritos desencarnados), comprovando assim, para si mesmo, “IN LOCO”, a sobrevivência da consciência além da morte.
• Pode substituir a crença pelo conhecimento direto, através da experiência pessoal.
• Pode ter a retrocognição extrafísica, lembrando assim, de suas vidas anteriores e comprovando, realmente, por si mesmo, a existência da reencarnação.
• Pode prestar amparo extrafísico, através da exteriorização de energias fora do corpo para conscins e consciex doentes.
• Pode fazer o desassédio extrafísico (desobsessão extrafísica; trabalho de desativação da obsessão espiritual).
• Pode encontrar pessoas amadas fora do corpo.


Amparadores (anjos de guarda, guias, mentores): são os benfeitores extrafísicos. Eles auxiliam uma ou várias conscins na sua evolução.
Durante a projeção, esses espíritos desencarnados estão sempre presentes, assistindo e orientando o projetor, mesmo que ele não os perceba.
Muitas projeções podem ocorrer com o auxílio dos amparadores; são as “projeções assistidas”.


Técnicas projetivas:

Relaxamento e MBE (mobilização básica de energia)

Relaxamento:

- Técnica elementar (para os iniciantes):
Deite-se de costas (o rosto para cima) na cama ou assoalho (se for neste, cubra-o com um cobertor convenientemente dobrado). Verifique se está usando roupas cômodas e se a temperatura do ambiente está confortavelmente aquecida.
Mantenha os pés separados por cerca de meio metro e deixe os tornozelos e os dedos dos pés descansando, inclinados para o lado de fora.
Ponha as mãos, com as palmas para baixo, sobre as coxas.
Coloque um travesseiro embaixo da cabeça e outro embaixo dos joelhos (isso evita dores na coluna e auxilia na circulação sangüínea).
Verifique se os ombros estão apoiados no chão (ou cama) e se as nádegas estão relaxadas e apoiadas no assoalho (ou cama).
Mantenha a cabeça em posição confortável.
Solte completamente o peso de seu corpo sobre a cama (ou assoalho).
Comece a concentrar-se nas extremidades superiores e inferiores dos seu corpo (principalmente nos braços e pernas) e, a cada exalação (expiração normal), sinta que seus braços e pernas vão se tornando cada vez mais pesados. Imagine-se afundando no assoalho (ou cama).
Deve-se notar que a concentração nas extremidades permite ao iniciante a maior vantagem da força natural da gravidade. Este relaxamento é preparatório para o seguinte (isso é feito para que o iniciante na projeção não adormeça se partir logo de cara para um relaxamento mais profundo).
Este exercício deve ser praticado durante uma semana (apesar de ser um relaxamento simples, as técnicas de mobilização de energias que serão vistas à frente também devem ser praticadas logo depois desse relaxamento),antes da segunda fase: o relaxamento alerta

- Técnica avançada (relaxamento alerta):
Para começar, sente-se (ou deite, se for na cama) numa poltrona ou cama confortável, espreguice-se e inspire fundo. Depois imagine que cálidas correntes de energia mental estão subindo, bem lentamente, pelos seu corpo. Aja com muito vagar, permitindo que cada grupo de músculos relaxe inteiramente antes de enviar as correntes imaginárias para a parte seguinte do seu corpo. Sinta os músculos dos pés esquentando e relaxando gradativamente enquanto você imagina as correntes percorrendo-os. Imagine que as correntes continuam movendo-se aos poucos, devagar, através de suas panturrilhas, penetrando nas coxas, através dos quadris e nádegas e invadindo a parte inferior das costas e o abdome.
Sinta os músculos da pernas ficando densos, quentes e relaxados enquanto afundam na poltrona em que você está sentado. Quando sentir as pernas profundamente relaxadas, imagine as correntes movendo-se na direção dos ponteiros do relógio, dentro do seu abdome, depois ao longo da espinha e através do tórax, penetrando no peito e nos ombros. Sinta os músculos do seu estômago e da parte inferior das costas liberando qualquer rigidez ou tensão enquanto a corrente o percorre.
Quando a parte inferior do seu corpo ficar profundamente relaxada, imagine as correntes ascendendo, fluindo pelos seus quadris e ombros, aquecendo e aliviando a parte superior do corpo, deixando costas e peito bem cálidos e libertos de qualquer estresse ou tensão. Imagine as correntes virando-se para lhe descerem pelos braços, na direção das pontas dos dedos, rodopiando pelos dedos e mão, depois subindo novamente e passando pelos braços e pescoço até o alto da cabeça.
Agora sinta os músculos do pescoço e rosto ficando gradativamente quentes e relaxados enquanto as correntes imaginárias os percorrem. Depois sinta as correntes fluindo para fora, pelo alto da sua cabeça, deixando o corpo inteiro confortavelmente cálido, repousado e à vontade.
Permita que seu corpo afunde na poltrona(ou cama) em que está sentado(ou deitado, se for cama); ao fazê-lo, talvez note que uma parte interna dele está ficando mais leve, enquanto o corpo como um todo fica cada vez mais pesado. Você pode até começar a sentir uma leve sensação de estar flutuando acima do corpo. Se estiver tendo tais sensações, não as analise nem tente nelas influir diretamente e, quando se sentir bem relaxado, passe para o exercício de MBE(mesmo que você sinta a sensação de estar fora do corpo). Limite-se a permitir que evoluam por si mesmas.
Lembre-se que aqui a chave do sucesso é aprender a entrar num estado de profundo relaxamento físico enquanto se mantém mentalmente alerta. Mas se por acaso pegar no sono enquanto estiver fazendo esse exercício, não se preocupe. No momento em que acordar e perceber o que aconteceu, simplesmente continue o exercício, sem se mexer, do ponto onde parou. Nesta altura você provavelmente estará bem relaxado; portanto, a chave será relaxar ainda mais profundamente, sem voltar a pegar no sono.

*Dica: se você está tendo dificuldade em permanecer acordado durante esses exercícios, existe uma técnica que evita esse problema: antes de começar o relaxamento, com o braço(esquerdo ou direito) ainda deitado, estique o antebraço para cima (sem incliná-lo para frente, lados ou para trás) e mantenha-o assim durante o exercício. Quando estiver adormecendo, o seu antebraço irá cair e você irá despertar (talvez você desperte com o psicossoma um pouco fora do corpo físico).


Técnica da Interiorização de energias: Esta técnica deve ser praticada logo após o término do exercício de relaxamento. O objetivo dessa técnica é fazer a energia circular plenamente em todo o corpo e dissolver bloqueios que possam estar prejudicando o fluxo de energia. Além do mais, ao “puxar” energia imanente para si, você sutiliza e ajuda na purificação da sua própria energia, auxiliando bastante a lucidez extrafísica e fazendo bem à sua própria saúde(somática, psicossomática e holochacral).
Nesse exercício, o pensamento é o poderoso precursor dos fatos e, assim, a energia irá para onde você mentalmente dirigi-la.

A cada inspiração, imagine uma luz branco-dourada, como a do sol, entrando pelo alto da cabeça, vindo de uma fonte ilimitada acima de você.
Imagine essa luz enchendo toda a cavidade da cabeça, depois a área do pescoço. Continue respirando normalmente, visualizando a luz enchendo seu corpo.
Faça a luz preencher toda a caixa torácica, dedicando especial atenção à área do coração. Veja-a escorrendo por seus braços, enchendo as mãos e finalmente saindo pelas palmas e dedos.
Encha todo abdome e o restante do tronco com a bela luz solar envolvendo cada órgão e glândula; dedique especial atenção ao plexo solar. Veja a luz enchendo suas nádegas e órgãos sexuais e depois derramando-se pelas pernas, como se elas fossem canos vazios - coxas, joelhos, barriga das pernas, tornozelos e pés.





EV (estado vibracional, circulação interna de energias): Essa é uma técnica passada pelos amparadores extrafísicos e deve ser feita logo depois da interiorização de energias. Nesta técnica, através da impulsão da vontade, cria-se uma condição máxima de dinamização das energias do holochacra. As moléculas do holochacra vibram intensamente, o que ocasiona uma soltura do psicossoma em relação ao soma e um desbloqueio holochacral mais intenso.

Visualize mentalmente toda a energia de seu corpo se concentrando dentro da sua cabeça. Imagine uma bola de energia dentro da cabeça e envolvendo a mesma. Concentre-se nessa bola de energia e através da impulsão da vontade, visualize ela descendo.
Essa bola de energia vai descendo lentamente pelo pescoço, ombros, tórax, ao mesmo tempo braços, abdome.
Ela continua descendo e agora ela desce pelos órgãos sexuais e nádegas, se aproximando das coxas. Agora ela desce pelas coxas, pernas, e chega nos pés.
Ao chegar nos pés, visualize agora a energia fazendo o percurso contrário, ou seja, dos pés a cabeça. Quando chegar novamente a cabeça, visualize essa energia descendo novamente até os pés pelo mesmo percurso, só que desta vez mais acelerado.
Continue fazendo esse percurso de ida e volta, mas imagine-o acelerando cada vez mais. O “vai-e-vem” vai se acelerando cada vez mais, até ele ficar tão veloz que a energia parece vibrar pelo corpo inteiro.
No decorrer dessa técnica, o projetor pode sentir os seguintes sintomas:
- movimento de ondas vibratórias pulsantes;
- sons fortes;
- formigamento intenso;
- pulsação em tudo;
- pressão intracraniana.

*Obs.: O estado vibracional é uma técnica que também deve e pode ser utilizada em outros momentos. O ideal é fazer a técnica do EV de 10 a 20 vezes por dia, não importa se você está no trabalho, na rua, na escola, faculdade, sentado, deitado, em pé ou andando. O EV além de induzir a projeção é uma técnica de autodefesa energética. Assim, quando se sentir em depressão, em um estado emocional não muito bom, faça a técnica do EV, ela ajuda no processo de restauração do equilíbrio holochacral.
É de se deixar claro que, apesar dessas qualidades do EV, ele não é um cura-tudo. O EV não muda os pensamentos, sentimentos e emoções da consciência. Se não nos esforçarmos em fazer uma reforma íntima e autoconhecimento sérios, o EV de nada adianta e pode até mesmo piorar a nossa situação, pois ao desbloquear o holochacra, nós nos tornamos mais sensíveis à captação dos pensenes (pensamento - sentimento - energia) das consciências ao nosso redor (principalmente extrafísicas). Mas se mantivermos um bom padrão pensênico (pensamento, sentimento e energias. A consciência deve ter em mente que ela deve desenvolver e equilibrar ambos e não somente as energias e o intelecto por exemplo), criamos uma psicosfera (aura, somatório das energias dos quatro veículos que envolve a consciência) protetora em volta de nós mesmos, repelindo consciências com um padrão energético inferior ao nosso (tudo isso vale para a técnica de interiorização de energias também).

Exteriorização de energias: Esta é a última técnica projetiva e deve ser feita logo após o EV. Um dos objetivos desse exercício é criar um cúpula energética dentro do quarto do projetor, onde somente consciex com o mesmo padrão pensênico do projetor conseguirão entrar no quarto. Isso se deve ao que os pesquisadores chamam de choque anímico: uma consciência com um padrão pensênico inferior, ao entrar em contato com energias de um padrão superior, entra em choque e, ou desmaiam e são levados pelos amparadores para serem tratados (não pelo choque, mas sim pela sua má condição pensênica), ou fogem rapidamente. O projetor pode também utilizar o choque anímico como autodefesa energética da seguinte forma: se você estiver projetado e encontrar alguma consciex (ou conscin projetada) que quiser assustá-lo ou lhe fazer algum mal, exteriorize energia na direção dessa consciência (se ela for de um padrão inferior, ela sofrerá o choque anímico, por isso é bom que o projetor esteja com um bom padrão pensênico para que essa técnica dê certo).

Após o EV, concentre-se na energia que está distribuída por todo o seu corpo. Visualize a energia percorrendo um percurso de saída em vez de entrada, na seguinte ordem:
Visualize a energia saindo em forma de fachos de energia pelo alto da cabeça;
Visualize agora a energia saindo pela sola dos pés da mesma forma;
Imagine a energia saindo por todo o seu lado esquerdo;
Imagine a energia saindo por todo os seu lado direito;
Imagine agora a energia saindo por toda a extensão frontal do seu corpo;
E por fim, visualize a energia saindo por toda a extensão da parte de trás do corpo.
No decorrer dessa técnica, o projetor pode sentir os seguintes sintomas:
- Aragem refrescante;
- Coceira, ardência;
- Arrepios, calafrios;
- Batimentos aceleram;
- Calor e rubores;
- Chuveiro de energia;
- Contrações musculares;
- Eletricidade;
- Pelos eriçados;
- Esticamento das extremidades do psicossoma;
- Sensação de desmaiamento;
- Êxtase;
- Fluxos intermitentes;
- Formigamentos;
- Ferroadas;
- Bocejos;
- Latejamento, pulsações;
- Ondas geladas ou quentes;
- Ballonnement (sensação de se estar se inflando como um balão);
- Sensação de ficar muito leve;
- Tremores involuntários nos olhos;
- Zumbidos.


Fatos negativos para a projeção:

- Triunfalismo;
- Susto;
- Posição de bruços;
- Atividade intelectual prolongada;
- Receio de não voltar;
- Café, chá ou alcalóide são prejudiciais à projeção. Alimentos muito fortes e muitos pesados prejudicam a saída - carne vermelha em excesso;
- Subestimação.

*Obs.: Para o projetor voltar para o soma é só pensar em voltar para o mesmo.


Sensação de estar projetado:
• Você pode sentir-se no espaço vazio;
• Você notar que não pode respirar;
• Você observar que o seu braço estica;
• Você se olha no espelho e não se vê;
• Você reparar que passa pelas pessoas e ninguém te dá bola;
• Você perceber que emite luz própria;
• Você perceber que está mais leve e que não faz sombra;
• Perceber que está deslizando;
• Perceber que está com liberdade;
• Perceber que tem a visão melhor;
• Transparência de tudo;
• Se sentir rejuvenescido;
• Observar a si próprio e não ver o corpo (projeção de mentalsoma);
• Você reparar que faz e refaz cenas com maior facilidade.

Viagem Astral



Apesar de nem todas as palavras a baixo serem as mas mesmas do livro, e ter acrescentado alguns pontos de vista, não seria justo da minha parte não deixar aqui os créditos dos ensinamentos abaixo.
As idéias aqui expostas se encontram no livro "Voar sem Vassoura" da autora D.J.Conway. Espero que essas possão servir de ajuda nessa viagem pelo conhecimento. Boa Leitura!

O Plano Astral

Antes de mais, é necessário compreender as divisões da mente que influenciam a viagem astral. Cérebro e mente não são a mesma coisa; o cérebro e um órgão, enquanto a mente, palavra que provém do grego menos (espírito), é uma parte do indivíduo que sente, compreende, pensa, recorda e deseja. Apesar de os cientistas terem determinado muitas das funções cerebrais, a ciência não tem qualquer idéia sobre a função da mente, nem sabe, a não ser de modo vago, como explicá-la, ou onde situá-la.

Nos humanos, a mente consciente está associada ao hemisfério esquerdo do cérebro. Às ondas cerebrais rápidas e de baixa voltagem que vibram entre 14 e os 28 ciclos por segundo, ligadas à atividade de mente consciente, chamamos ondas Beta.

A mente subconsciente está associada ao hemisfério direito do cérebro, que é a parte criativa. É artística, intuitiva, produz imagens e está ligada à imaginação e a criatividade. É a crença poderosa que se forma nesta área da mente que cria as manifestações e nos dá a capacidade de realizar a magia. A mente subconsciente produz as ondas Alfa que vibram entre 8 e os 13 ciclos por segundo.

Freqüentemente, nos períodos de contemplação, estas ondas Alfa estão misturadas com outras ainda mais lentas, a qe chamamos ondas Teta. Quando a mente subconsciente se encontra no estado Alfa-Teta, o seu poder é dez vezes superior ao da mente consciente; este fato dá-lhe a possibilidade de desempenhar feitos "impossíveis". Esta mistura das ondas Alfa-Teta parece ser comum mesmo durante outras atividades que não a meditação nas pessoas que possuem dotes psíquicos e, também, naquelas que são criativas.

Há uma terceira parte da mente à qual a maioria das pessoas presta pouca atenção. Trata-se da mente superconciente, a parte mais nebulosa do nosso processo de pensamento. É esta seção que emite o estado de sonolência das ondas Teta, que vibram entre os 4 e os 7 ciclos por segundo. Quando conseguimos atingir o estado de superconsciência, encontramo-nos em meditação profunda, em transe, ou fazendo viagem astral.

Existem deteminadas pessoas que não deveriam empreender deliberadamente uma viagem astral. Escritores muito conceituados em áreas como a metafísica, a bio-regeneração e a psiquiatria fazem o mesmo aviso: os neuróticos depressivos, os que possuem uma imaginação perigosamente ativa, os epiléticos, os doentes mentais, os grandes fumadores de marijuana e, também, aqueles que estão profundamente dependentes de drogas, nÃo deveriam entrar em estados de meditação profunda, em transe, nem treinar bio-regeneração. Os problemas destas pessoas pioram, freqüentemente, com o desenvolvimento destas práticas.

O mesmo princípio aplica-se às pessoas cujo temperamento é instável, às que são altamente sugestionáveis ou que não desejam enfrentar a verdade dos seus atos na vida.

Todas as tradições que crêe no plano astral nos falam da existência de mais de um nível astral. Várias tradições afirmam que níveis são sete, contendo áreas superiores e inferiores. É possível que estes esteja ligados aos sete chakras, ou centro de força.

Devemos saber também que você só consegue afastar ou exorcizar um espírito com base naquilo que ele acredita, e não naquilo que nós acreditamos. Um exemplo disso é tentar afastar uma entidade que nunca acreditou na Biblia ou em religião Cristã com palavras de Jesus, ou em nome dele. Esse tentativa pode ser totalmente em vão.

Felizmente, a maior parte dos espíritos que habitam o plano astral inferior não tem força ou não sente suficientemente habilitada para causar problemas aos humanos que habitam o corpo físico. Algumas delas estão perdidas em seu próprio subconsciente e pagando por suas "marcas" dos erros causado pela passagem aqui no plano físico.

Antes que encerrar a parte sobre Plano Astral, é bom lembrar que para uma entidade exerça algum poder sobre nós, é necessário que acreditemos nela. Lembre-se também que o plano astral é sensível a pensamentos e às emoções. Negarmos nosso medo, não significa que ele deixou de existir; o que temos que fazer é substituir o pensamento negativo por um outro que seja positivo. Por exemplo: se acreditarmos na reencarnação, não existe motivo algum que nôs leve a temer a morte.

ALGUNS FUNDAMENTOS DO HERMETISMO
Os Sete Princípios da Filosofia Hermética



I – O princípio de Mentalismo

“O TODO é MENTE; o Universo é Mental”


Este é sem dúvida o mais importante de todos os princípios, já que nele estão contidos todos os outros. O TODO (ou seja a realidade que se oculta em todas as manifestações de nosso universo material) é Espírito, é Incognoscível e Indefinível em si mesmo, mas pode ser considerado como uma Mente Vivente Infinita Universal. “Compreendendo a verdade da Natureza Mental do nosso Universo o discípulo estará bem avançado no Caminho do Domínio”, escreveu um velho mestre do Hermetismo. Estas palavras continuam atuais e verdadeiras e são a chave para a nossa compreensão das regras e Leis que regem nosso Universo material.

Observaremos que, se o Universo é Mental e nós existimos na Mente do Todo, como tais, nós somos seres mentais e criamos com a nossa mente, à imagem e semelhança do Todo, conforme explica o Segundo Princípio.


II – O princípio de Correspondência

“O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima”.


A compreensão deste princípio nos ajuda a explicar todos os fenômenos da natureza e compreender a própria existência da vida. Os segredos da Natureza se tornam claros aos olhos do estudante que compreender este princípio chave, aplicado à manifestação universal e que explica os diversos planos do universo material, mental e espiritual. Este é um dos mais importantes princípios e é aplicado na Astrologia e na Alquimia, verdadeiras Ciências de Iniciados, a primeira praticamente desprezada e a segunda quase esquecida. O Princípio da Correspondência habilita o homem inteligente a raciocinar do Conhecido ao Desconhecido ou vice-versa. “Estudando a Mônada, ele chega a conhecer o Arcanjo”, diz o Caibalion.



III – O princípio de Vibração

“Nada está parado, tudo se move, tudo vibra”


Este princípio nos explica que tudo, em nosso Universo, está em constante movimento, isto é, em constante evolução. Este princípio é facilmente compreensível pois a ciência moderna já o confirmou através de suas observações e descobertas. Ele explica que as diferenças entre as diversas manifestações de Matéria, Energia, Mente e Espírito, resultam das ordens variáveis de Vibração. “Desde O TODO, que é puro Espírito, até a forma mais grosseira de Matéria, tudo está em vibração. Quanto mais elevada for a vibração, tanto mais elevada será a posição na escala”. (O Caibalion).

Nas extremidades inferiores da escala estão as vibrações mais grosseiras da matéria, que parecem estar paradas. Ao elevarmos nosso espírito nos campos de vibração mais sutis, entramos em sintonia com O TODO e com a Mente Superior, recebendo assim os benefícios dela emanados. Só os Mestres conseguem aplicar corretamente este Princípio de Vibração, conquistando assim os fenômenos da natureza.

“Aquele que compreende o princípio de Vibração alcançou o Cetro do Poder”, disse um antigo Mestre.


IV – O princípio de Polaridade

“Tudo é Duplo; tudo tem pólos; tudo tem o seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias-verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados”.


Este Princípio é bastante simples e ao mesmo tempo complexo, e contém o axioma hermético dos opostos, ou seja dos pólos que regem toda a vida manifestada tal como nós a conhecemos. O princípio de Polaridade explica, por exemplo, que Luz e Obscuridade são a mesma coisa, manifestada em variações e graus diferentes. Explica também que o Amor e o Ódio são dois estados mentais em aparência totalmente diferentes mas em realidade iguais pois exprimem somente o mesmo sentimento em graus diferentes. E o melhor de tudo isto é que, no caso da mente, podemos modificar as coisas se dominarmos a nossa própria mente, mudando a sua vibração de grau em grau, de estado em estado, através da Arte da Transmutação Mental.

Com o profundo conhecimento deste princípio o estudante poderá modificar a sua própria Polaridade, assim como a dos outros, transformando Ódio em Amor, Raiva em Perdão, Tristeza em Alegria e até, a Doença e Saúde.


V – O princípio de Ritmo

“Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o Ritmo é a compensação”.


Ao analisarmos este princípio temos que compreender que o Universo, da forma como nós o conhecemos, é influenciado por este constante fluxo e refluxo, por este movimento de atração e repulsão, que o torna tão complexo e ao mesmo tempo tão perfeito. Esta lei se manifesta em todas as coisas materiais (e podemos observá-lo no movimento dos planetas e outros objetos que povoam o Universo), e também nos estados mentais do Homem.

Os Hermetistas compreendem este Princípio, reconhecendo a sua aplicação universal e com os profundos estudos e com o domínio da mente, conseguem dominar os seus efeitos aplicando a Lei mental de Neutralização. Porém, o simples observar desta Lei em aplicação na Natureza nos ajuda a melhor enfrentar as vicissitudes da vida, acompanhando o seu fluxo e refluxo e tentando neutralizar a Oscilação Rítmica pendular que tenta nos arrastar para um ou para outro polo.


VI – O princípio de Causa e Efeito

“Toda a Causa tem seu Efeito, todo o Efeito tem sua Causa; tudo acontece de acordo com a Lei; o Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei”.


Neste princípio existe a verdade de que há uma Causa para todo o Efeito e um Efeito para toda a Causa. E O Caibalion nos ensina também que nada acontece sem uma razão, mesmo se nós a desconhecemos, pois tudo é dominado pela Lei. Para nos elevarmos acima da Lei de Causa e Efeito é necessário muito estudo, muita meditação e a compreensão profunda de todos os Princípios Herméticos que fazem do Iniciado um Verdadeiro Mago.

As massas do povo são levadas para frente, seguindo os desejos e vontades dos outros, do coletivo, onde as causas exteriores se tornam mais importantes do que a vontade própria. As massas agem coletivamente, como agem os animais de uma mesma raça ao se comportarem da mesma forma que seus irmãos. O verdadeiro Iniciado deve elevar-se acima da massa, exercitando a sua Vontade para poder exercer o seu Livre Arbítrio. Para escaparmos desta Lei, que nos ata às sucessivas reincarnações, devemos antes de mais nada controlar nossa mente e nossos atos para superar-mos a casualidade.



VII – O princípio de Gênero

“O Gênero está em tudo; tudo tem o seu princípio masculino e o seu princípio feminino; o gênero se manifesta em todos os planos”.


Estudando este princípio, que nos lembra o princípio de Polaridade, percebemos que o gênero é manifestado em tudo e que o princípio feminino e masculino estão sempre presentes, seja no plano físico que no plano mental e espiritual. No plano físico este Princípio se manifesta como sexo, e nos planos superiores ele tem outras formas de manifestação, mas se mantém igual.

Assim, podemos dizer que todas as coisas manifestadas no gênero masculino possuem também um gênero feminino, e todas as coisas do gênero feminino contém também um gênero masculino. Compreendemos assim que não necessitamos da busca do outro princípio (que aparentemente nos falta), pois tudo está imanente em nós, manifestado na forma do gênero. A compreensão deste princípio nos leva à plenitude e à realização interior e nos proporciona o equilíbrio.
POSTADO POR TETRAGRAMA ÀS 23:09 0 COMENTÁRIOS
BREVE TEXTO SOBRE VAMPIRISMO PSIQUICO
O que é vampirismo psíquico?

Um vampiro psíquico, energético ou prânico, ou psyvamp para abreviar, é definido como uma pessoa que tem a habilidade inata para tirar da energia de vida de outros. Explicações relativas aos fatos que geralmente cercam vampirismo psíquico variam de um extremo para o outro. Não há um conjunto de "qualidades" que declaram se uma pessoa é ou não um psyvamp, embora a maioria de psyvamps tenda a ter um conjunto de qualidades em comum. Entre elas (mas não necessariamente apenas essas).
Um recém-nascido, herdou, a habilidade adquirida para tirar energia de outros seres humanos. Esta drenagem de energia pode acontecer por contacto físico, contacto mental, contacto sexual, etc.
Alguns psyvamps também retêm a habilidade para tirar energia de coisas, inclusive animais e vários elementos de natureza. Empatia, ou a habilidade para sentir ou "ler" os sentimentos e emoções de outros.

A habilidade para perceber a aura humana.
A habilidade para manipular energia de vida conscientemente. Esta habilidade às vezes pode ser empregada em várias técnicas curativas.
A habilidade para bloquear ou impedir outros psyvamps de drenar sua energia pessoal.
Uma preferência pela existência nocturna, às vezes envolvendo uma aversão ou reacção para luz solar. Uma atracção para sangue.
A lista acima é só um começo. Nem todos os psyvamps possuem todas as características listadas, da mesma maneira que alguns psyvamps podem possuir características além desses acima. Muitos psyvamps possuem outras habilidades psíquicas também.

Quase todos já entraram em contacto com um psyvamp genuíno na vida. Um encontro com um psyvamp pode deixar uma pessoa sentir mal ou cansada. Este fadiga pode acontecer fisicamente, mentalmente ou emocionalmente. Isto significa que todos os psyvamps são maus e roubam energia de vida preciosa daqueles ao redor deles? Definitivamente, não.

Um psyvamp pode absorver energia, às vezes sem perceber. Alguns psyvamps nem mesmo conhecem sua própria natureza. Como é isto possível? Ninguém nasce com "Você é um Vampiro Psíquico" estampado no peito. Ocasionalmente, esta consciência vem com o contacto com a acção de outro psyvamp, como resultado de um mudança de vida brusca, e às vezes até mesmo um evento traumático. Uma vez ciente de sua natureza de psyvamp, passos devem ser seguidos para ajudar no processo de aprendizagem de como controlar e estabilizar a própria energia, como também como drenar a energia dos outros.

Um psyvamp pode ter mudanças de humor drásticas que dependem do nível de energia pessoal e pode ir rapidamente de hyper (palavra que usamos para definir uma pessoa com excesso energia, feliz, bem disposta e saudável) para extremo down (contrário de hyper) e variando. Um estado chamado de flutuação é definido como depressão e baixa de energia simultaneamente. É sabido que nessas crises, alguns vampiros se suicidaram. Quando um psyvamp não é ensinado, pode drenar a energia inconscientemente de tudo e todos ao seu redor, até que sua energia pessoal seja estabilizada. Alguém em contacto com um psyvamp pode se sentir frequentemente drenado como resultado deste fenómeno. Exposição ininterrupta a este tipo de drenagem de energia pode causar sofrimento físico eventualmente.

Há psyvamps que drenam outros até o ponto de esgotamento para satisfação própria. É minha convicção pessoal que este tipo de psyvamp é raridade. Um psyvamp que opera com intenções boas saberá quando e onde é apropriado alimentar-se, e fará tudo ao seu alcance para evitar drenar energia de outros quando não é necessário. Drenar energia de uma pessoa que é fraca ou doente pode causar dano até mesmo para um psyvamp.


Como vampiros psíquicos drenam energia?

O processo de drenagem de energia de outros é diferente de um psyvamp para outro, entretanto algumas linhas comuns aparecem. Para os que o fazem conscientemente, podem concentrar o olhar e simplesmente puxar a energia para eles. Esta técnica que é geralmente é chamada alimentação ou drenagem.

Contacto físico geralmente não é necessário durante a drenagem, embora algum psyvamps prefiram utilizá-lo. A maioria do psyvamps tem a habilidade para puxar energia de longe. Alguns preferem puxar energia por contacto sexual, e alguns podem puxar energia até mesmo pelo telefone.

Para a maioria dos psyvamps, puxar energia é instintivo. Eles se dão conta subconscientemente da necessidade de energia e imediatamente começam a procurar fontes de energia mentalmente. Um psyvamp pode ser atraído às pessoas hyper. Um psyvamp também pode ser atraído a lugares onde as pessoas congestionam, normalmente lugares onde é provável que energia esteja alta, como clubes ou até mesmo cidades grandes. Nesses casos, um psyvamp pode tirar quantias pequenas de energia de muitas pessoas em vez de escoar um só indivíduo.


Como uma pessoa se torna um vampiro psíquico?

Embora não haja nenhuma regra comprovada, há várias hipóteses que tentam explicar como um psyvamp se origina. Algumas das hipóteses normalmente ouvidas são:

- Uma pessoa nasce um psyvamp.
- Uma pessoa pode herdar vampirismo psíquico geneticamente.
- Uma pessoa pode ser se transformada em um psyvamp como resultado de um ataque por outro psyvamp.
- Uma pessoa pode ser transformada por um psyvamp treinado e habilidoso que controla a transferência de energia entre os dois até um ponto que o torne um psyvamp.
- Uma pessoa pode se tornar um psyvamp depois de se treinar no uso e manipulação de energia.

É importante lembrar que essas hipóteses são apenas especulações. Não há ainda uma teoria correcta e/ou comprovada.


Como eu sei se fui atacado por um vampiro psíquico?

É importante entender a diferença entre ser atacado e só estar cansado. Todo o mundo entra por pontos na vida em que se sente exausto e/ou deprimido, e estes sentimentos necessariamente não indicam um ataque de psyvamp.
Um ataque de psyvamp pode ser sentido frequentemente enquanto está acontecendo, quando a vítima é sensível o suficiente para sentir a própria energia. Se você está ao redor de uma pessoa que constantemente o deixa sentindo "escoado", fraco ou cansado, aquela pessoa pode ser um psyvamp. Eles podem ou não estar conscientes do que estão fazendo.

Defender-se de um ataque de psyvamp não é uma tarefa simples. Uma convicção comum do passado era que cruzar suas pernas e braços simplesmente e enfocar em fechar sua energia dentro de você seriam bastante para impedir para um psyvamp de ganhar acesso à sua energia pessoal. Isto pode funcionar se feito por uma pessoa que é treinada e tem um comando forte sobre a própria energia. Técnicas usadas em treinamento psíquico, como gerar protecções de energia pessoais ou protecções de aura podem ajudar também defender contra um ataque.


"Se você deseja se tornar um psyvamp, aconselho parar e pensar no que pretende ser verdadeiramente... Ser um psyvamp não o faz mais atraente ou sexy. Não o faz mais misterioso. Não lhe oferece o estilo de vida fascinador dos vampiros descrito em ficção, filme e televisão. A realidade da vida de um psyvamp é um real contraste às imagens criadas pelas mídia hoje.
A maioria dos psyvamps são sozinhos, ninguém quer estar ao redor de alguém que constantemente o deixa sentindo falta de energia. Psyvamps são frequentemente prepotentes, como resultado de se alimentar excessivamente em uma tentativa de compensar a falta de energia. Alterações drásticas em humor acontecem frequentemente como resultado de energia instável. Os "baixos períodos" quando o nível de energia de um psyvamp é esvaziado pode conduzir a turnos de depressão. Um psyvamp não treinado pode ser até mesmo perigoso para aqueles ao redor dele. O processo de treinamento é árduo e as vezes longo.
Como você pode ver, as desvantagens são imensas. Eu aconselharia qualquer um com o desejo de se tornar um psyvamp a reconsiderar seriamente. Ainda é desconhecido sobre se um indivíduo deve ou não nascer um psyvamp, ou se a condição pode ser passada. Assim eu recomendaria não alimentar suas esperanças."
POSTADO POR TETRAGRAMA ÀS 22:53 0 COMENTÁRIOS
SEGUNDA-FEIRA, 30 DE AGOSTO DE 2010

COMO TORNAR-SE VISIVEL NO PLANO FISICO
Isso de estar no plano astral e poder se tornar visivel no plano fisico tem sido um assunto muito pouco comentado, pouco explicado e tem sido guardado em segredo. Mas como tudo tem o seu tempo, vou mostrar como se faz, passo a passo, de forma que qualquer pessoa com um pouco de pratica no astral, vai poder ter sucesso. O segredo do sucesso é o desejo aliado a concentração e o uso de energia.
A concentração aliada a visualização e ao desejo sao as bases de qualquer exercicio espiritual seja ele qual for. Entao naturalmente precisamos ter boa concentraçao e capacidade de visualizaçao e um bom controle energetico.
POSTADO POR TETRAGRAMA ÀS 14:15 1 COMENTÁRIOS
SEGUNDA-FEIRA, 7 DE JUNHO DE 2010

PROCEDIMENTOS OCULTOS E PERIGOSOS NO ASTRAL
Inicio aqui algumas explicaçoes e procedimentos poucos conhecidos que se podem fazer no astral e que tem efeito no plano fisico como:

Tornar-se visivel no plano fisico estando no astral.

Movimentar objetos e muda-los de lugar.

Ter dominio sobre o corpo fisico de alguem (Possessão)

Por o corpo fisico no astral (Estado de Jinas)

Causar doenças, morte subita (ataque cardiaco) e o oposto

Fazer ouvir sua voz para alguem.

Entre outros mais.

Vou aos poucos postando



As dimensões ou planos de existência são na verdade espaços que vibram de forma diferente uma da outra. Ou seja, cada dimensão tem sua própria vibração. Essa vibração é a energia primordial emanada da mente de Deus. Todas as dimensões, mundos, galáxias e tudo o que existe, antes de existirem já existia na mente de Deus. Fazemos parte, portanto, da mente de Deus. Somos criação de sua imaginação. Ora, sabemos que a imaginação é a vontade posto em atividade. Quando imaginamos nós criamos e o que criamos será conforme nossa vontade. A vontade pode ser entendida de forma simples como desejo. O desejo é proveniente de nosso livre arbitro. É o livre arbitro é uma faculdade da nossa individualidade. Essa individualidade é uma característica inerente do espírito. O nosso espírito é uma chispa desprendida do espírito de Deus. Portanto somos uma miniatura daquilo que Deus é. Nesse pequeno preâmbulo uma verdade incontestável deve ser compreendida. “ Tudo posso desde que acredito poder” A fé no seu contexto místico e oculto é na verdade a aceitação de si mesmo como parte inseparável de Deus. Bom mas o que isso tem a ver com viagem astral. Para os que querem apenas sair e dar umas voltas por ai. Não tem nada. Mas para aqueles que querem alem de sair algo mais. Tem tudo a ver. Porque sem fé não se consegue o que irei ensinar, pois vamos adentrar agora nos procedimentos ocultos no mundo astral. Procedimentos que não são ensinados com freqüência nem divulgados ao publico leigo. Mas como tudo tem a sua primeira vez, eis aqui eu a ser o primeiro. Criticas virão, mas o que seria da vida sem as criticas.
Imagine as dimensões como uma escada, cada degrau para cima uma dimensão superior, e cada degrau para baixo uma dimensão inferior. Quantos degraus essa escada tem não importa, o importante é você entender e creio que entendera a seguinte explanação. Quando subimos uma rampa ou inclinação naturalmente usamos mais energia, ou melhor, dizendo força nas pernas para andar. E quando andamos num declive ou uma descida ou pirambeira menos esforço faz. Assim também é nas dimensões. Sempre numa dimensão superior a nossa será difícil ir, e numa dimensão inferior mais fácil ir. A estrutura espiritual de cada ser esta invariavelmente ligada a sua dimensão característica. Assim é com todos e assim é com nós. Um ser espiritual cuja estrutura espiritual seja de uma dimensão superior a nossa, se nos visitar ele terá aqui no nosso plano capacidades sobrenaturais, como exemplo temos os anjos que a bíblia cita. Isso se deve ao fato de que sua estrutura espiritual já absorveu em si mesma de forma natural e evolutiva a natureza (processos e multiprocessos energéticos do plano físico). Ora, isso também acontece com nós se formos para uma dimensão inferior a nossa. Certa vez estava eu no astral quando de repente me senti puxado para baixo e entre muitas casas senti-me impelido a adentrar em uma delas. Naquela casa estava na sala umas três mulheres orando pedindo auxilio para uma enfermidade que oprimia uma delas. Numa outra oportunidade fui parar num lugar onde todos se ajoelhavam diante de mim. Dentre muitos outros acontecimentos o que acontece lá quando vamos para uma dimensão inferior é o mesmo que acontece aqui quando visitados por um ser de um plano superior. O poder de um ser só é superior quando numa dimensão inferior a sua. Entendendo esse processo podemos claramente desvendar e elucidar o modus operandi das entidades ou ditos espíritos do alem. Mas isso não é o caso para ser estudado no momento. A Tonica desse texto é mostrar que muitas coisas podem ser feitas no mundo astral, tanto para o bem como para o mal. Por ora basta saber que se gasta muita energia pra subir e pouca energia pra descer. E que um grau abaixo de nosso plano, temos capacidades que os que estão lá não tem.
Quando saímos do nosso corpo entramos numa vibração atômica diferente, o plano astral. Andamos no mundo físico através dessa vibração ou película dimensional. Tudo o que vemos de lá, é o mesmo do plano físico. Claro que para isso devemos ter pratica e disciplina mental. Pois, como todos sabem o plano astral é sensível plasmaticamente aos desejos e que plasma facilmente as nossas fantasias mentais. Uma mente confusa naturalmente plasmara confusão.
POSTADO POR TETRAGRAMA ÀS 09:27 0 COMENTÁRIOS
DOMINGO, 30 DE MAIO DE 2010

DESABAFO EM ORAÇÃO
Texto de autoria de Maria Izilda Marcellino Cappi

Desabafo em oração

Senhor dirigi meus pensamentos para a tua luz
sei que posso curar meu sofrimento,
mas estou num momento tão confuso,que não consigo me concentrar
perdoa minha falta de analise interior
sei que me propus ser feliz...mas ...mas esta situação altera minha fé
enfraquece meus pensamentos desenquilibra minnh''alma
tira-me a pureza e a razão do pensar e ponderar
estou enfraquecida meus corpos (fisico e astral) já não me obedecem
ampara-me fortalece todo meu ser...deixa me sentir tua presença
ataves deste desabafo
traduz tua vontade em mim
que eu consiga aceitar esse desafio
como tarefa e lição
quero assim...mas não e stou conseguindo
ajusta-me a tua luz.
vos dou graças
POSTADO POR TETRAGRAMA ÀS 19:00 2 COMENTÁRIOS
QUINTA-FEIRA, 27 DE MAIO DE 2010

PASSE MAGNETICO
IMPOSIÇÃO DAS MÃOS

Quando nos identificamos com o pensamento do Cristo e nos impregnamos
da mensagem de que Ele se fez Messias, sempre temos algo que dar em
Seu nome, àqueles que se nos cercam em aflição.

Dentre os recursos valiosos de que podemos dispor em benefício do
nosso próximo, destaca-se a imposição das mãos em socorro da saúde
alquebrada ou das forças em deperecimento. A recuperação de
pacientes, portadores de diversas enfermidades, estava incluída na
pauta de tarefas libertadoras de Jesus.

De acordo com a Gênese do mal de que cada necessitado se fazia
portador, Ele aplicava o concurso terapêutico, restabelecendo o
equilíbrio e favorecendo a paz.

"Impondo as mãos" generosas, cegos e surdos, mudos e feridos
renovavam-se, tornando ao estado de bem-estar anterior. Estimuladas
pela força invisível que Ele transmitia, as células se refaziam,
restaurando o organismo em carência.

Com o seu auxílio, os alienados mentais eram trazidos de volta à
lucidez e os obsidiados recobravam a ordem psíquica em face dos
espíritos atormentadores que os maltratavam, os deixarem.

Extáticos e catalépticos obedeciam-lhe à voz, quando chamados de
retorno.

Esse ministério, porém, que decorre do amor, Ele nos facultou
realizar, para que demos prosseguimento ao Seu trabalho entre os
homens sofredores do mundo.

Certamente que não nos encontramos em condições de conseguir os
efeitos e êxitos que Ele produziu. Sem embargo, interessados na paz e
na renovação do próximo, é-nos lícito oferecer as possibilidades de
que dispomos, na certeza de que os nossos tentames não serão em vão.

Jesus conhecia o passado daqueles que O buscavam, favorecendo-os de
acordo com o merecimento de cada um. Outrossim, doando misericórdia
de acréscimo, mediante a qual os beneficiados poderiam conquistar
valores para o futuro, repartindo os bens de alegria, estrada afora,
em festa de corações renovados.

Colocando-se o cristão novo, às disposição do bem, pode e deve "impor
as mãos" nos companheiros desfalecidos na luta, nos que tombaram, nos
que se encontram aturdidos por obsessões tenazes ou desalinhados
mentalmente...

Ampliando o campo de terapia espiritual, podemos aplicar sobre a água
os fluidos curadores que revitalizarão os campos vibratórios
desajustados naqueles que a sorverem, confiantes e resolutos à ação
salutar da própria transformação interior.

Tal concurso, propiciado pela caridade fraternal, não só beneficia os
padecentes em provas e expiações redentoras, como ajuda àqueles que
se aprestam ao labor, em razão destes filtrarem as energias benéficas
que promanam da Espiritualidade através dos mentores desencarnados e
que são canalizadas na direção daqueles necessitados.

É compreensível que se não devam aguardar resultados imediatos, nem
efeitos retumbantes, considerando-se a distância de evolução que
medeia entre nós e o Senhor, máxime na luta de ascensão e reparação
dos erros conforme nos encontramos.

Ninguém se prenda, nesse ministério, a fórmulas sacramentais ou a
formas estereotipadas, que distraem a mente que se deve fixar no
objetivo do bem e não na maneira de expressá-lo.

Toda técnica é valiosa, quando a essência superior é preservada.
Assim, se distende o passe socorrista com atitude mental enobrecida,
procurando amparar o irmão agoniado que te pede socorro.

Não procures motivos para escusar-te.

Abre-te ao amor e o amor te atenderá, embora reconheças as próprias
limitações e dificuldades, em cujo campo te movimentas.

Dentre muitos que buscavam Jesus, para o toque curador, destacamos a
força de confiança expressa no apelo a que se refere Marcos, no
capítulo cinco, versículo vinte e três do Evangelho: "E rogava-Lhe
muito, dizendo: - Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e
lhe imponha as mãos para que sare e viva.

Faze, portanto, a "imposição das mãos", com o amor e a "fé que remove
montanhas", em benefício do teu próximo, conforme gostarás que ele
faça contigo, quando for a tua vez de necessidade.

Joanna de Ângelis

Página psicografada pelo médium Divaldo P. Franco, no dia 02 de abril
de 1983,
em Bucaramanga, Colômbia, extraída do livro "o Passe", de Rino Curti.



Introdução

"Espíritas! Amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este
o segundo. No Cristianismo encontram-se todas as verdades; são de
origem humana os erros que nele se enraizaram." ( O Evangelho segundo
o Espiritismo, Allan Kardec )

Estudar o espiritismo na sua limpidez cristalina e sabedoria
incontestável é dever que não nos é lícito postergar, seja qual for a
justificativa a que nos apoiemos. Dentre os diversos temas trazidos à
estudo pelo espiritismo, temos a prática de passes, nas suas diversas
modalidades. Técnica socorrista por excelência, consolida-se por uma
das mais antigas formas da arte de curar, conhecida pela humanidade.
A sua prática, aliada ao estudo teórico, dota o passista de maior
conhecimento a respeito da magnetização e de seus efeitos,
possibilitando-lhe um melhor direcionamento desta força. Vimos,
através deste trabalho, trazer alguns conceitos básicos, para serem
aprofundados mais tarde, em pesquisas mais ordenadas, na vasta
bibliografia que se apresenta sobre o referido assunto.

Conceito

Quando duas mentes se sintonizam, uma passivamente e outra
ativamente, estabelece-se entre ambas, uma corrente mental cujo
efeito é o de plasmar condições pelas quais o "ativo" exerce
influência sobre o "passivo". A esse fenômeno denominamos
magnetização. Assim, magnetismo é o processo pelo qual o homem,
emitindo energia do seu perispírito, age sobre outro homem, bem como
sobre todos os corpos animados ou inanimados. A foto Kirlian concluiu
pela emissão dessa energia, através das mãos do curador. Foi
fotografada a energia brilhante que flui do curador para o paciente,
o que indica que a cura envolve uma "transferência de energia do
corpo bioplásmico do curador para o do paciente." Temos, portanto,
que o passe é uma transfusão de energia do passista e/ou espírito
para o paciente. Pode-se dizer que é uma transfusão fisio-psíquica,
que resulta na troca de elementos vivos e atuantes, recurso
fundamental para rearmonização do perispírito. Podemos dizer que o
passe atua diretamente sobre o perispírito, agindo de três formas
diferentes: - como revitalizador, compondo as energias perdidas. -
dispersando fluidos negativos contraídos. - auxiliando na cura das
enfermidades, a partir do reequilíbrio do perispírito.

Perispírito

Breve Histórico

A magnetização tem sua origem na mais remota antigüidade, porque a
força magnética é inerente ao homem. Essa prática de socorrer o
próximo em sofrimento, é um dos mais velhos métodos conhecidos pela
humanidade.

Os sacerdotes dos templos dos deuses, no antigo Egito, já eram
iniciados nos segredos das experimentações magnéticas, segundo
demonstra o Papiro Harris; na Grécia antiga, vemos também práticas
hipnóticas, cujos fatos não foram desconhecidos também pelos Medas,
Caldeus, Brâmanes, etc.

Na Idade Média, os fatos relativos ao magnetismo eram cercados de
mistérios, sendo inclusive condenados aqueles que usavam tais
práticas.

No século XV surgiu Paracelso como o primeiro grande teórico do
magnetismo. Mesmer, porém, foi quem despertou a atenção pública para
os fenômenos magnéticos e provocou a intervenção acadêmica quando, em
1765, defendeu em sua tese de doutorado, as idéias de Paracelso e
outros pesquisadores do passado. Ele afirmou que das mãos e dos
olhos, alguns indivíduos poderiam agir, mediante um fluido especial
que emana à vontade de seus organismos. Surgiu assim o "Mesmerismo"
que afirmava, dentre outras coisas, que "a moléstia é apenas
resultante da falta ou do desequilíbrio na distribuição do magnetismo
pelo corpo", o que foi mais tarde comprovado pela Kirliangrafia.

As propostas de Mesmer, contudo foram rejeitadas pela Faculdade de
Medicina; nem por isso, outros deixaram de pesquisar e de enriquecer
as suas idéias. Entre os seus diversos seguidores, podemos citar:

- Deleuze ( 1785) - reconheceu existir não somente um efeito físico,
como previra inicialmente Mesmer, mas também um efeito espiritual na
magnetização.

- Marquês de Puységur ( 1787) - utilizando o magnetismo na cura de
doenças.

- Chardel ( 1818) - publicou a "Memória sobre o magnetismo animal"

- Bruno ( 1819) - publicou "Dos princípios e dos processos do
magnetismo animal e das suas relações com as leis da física e da
fisiologia"; iniciou também a prática da oração antes da realização
dos trabalhos de magnetização.

- Barão Du Potet ( 1852) - publicou o "Tratado completo sobre
magnetismo animal". Mais tarde, um médico inglês, J. Braid, retomou a
exame os fatos anunciados pelo Mesmerismo, lançando as bases do
hipnotismo moderno, que deriva diretamente de Mesmer; um novo
processo, uma nova técnica, um novo nome: Heis como a ciência oficial
poderia aceitar o magnetismo. A partir daí, voltou-se a estudar os
fatos e a comprová-los em diversas oportunidades, sob denominações
novas.

Os cristãos da antigüidade difundiram com muita freqüência as
práticas magnéticas, principalmente pelas mãos do Cristo, quando
fazia curas na Sua peregrinação evangélica pela Palestina. Disso,
temos vários exemplos relatados no Novo Testamento.

Com o Espiritismo, a prática magnética ressurge com mais freqüência,
através do emprego do passe. Surgiram, com a nova ciência, duas
diretrizes: uma científica( Mesmer) e outra científica-religiosa (
Kardec).

Classificação

Os passes estão divididos em três grupos:

1- Passe mediúnico - é aquele transmitido por incorporação do médium.
Deve-se ter o cuidado devido a mistificações, tanto do médium
imprevidente, como de espíritos ignorantes ou malfeitores.

2- Passe espiritual- é aquele transmitido por espíritos
desencarnados, que se encontram fora do alcance de nossa vista
material. Refere-se a atuações devida a súplicas de pessoas
interessadas, aos espíritos de bem.

3- Passe magnético - é aquele transmitido pelo indivíduo, fornecendo
somente os seus próprios fluidos, a sua própria força irradiante. O
passe se processa do corpo do magnetizador diretamente para o corpo
do enfermo.

Em realidade, no passe magnético, é difícil identificarmos se é
apenas magnético ou se tem algum componente espiritual; devemos levar
em conta o constante auxílio e interferência do mundo dos espíritos,
que se faz presente em nossas vidas, em função dos méritos dos
trabalhadores.

Os magnetizadores do passado, já pressentiam o mundo espiritual
atuando na magnetização ( Deleuze, Du Potet, etc.) Mesmer afirmava
que o fluido obedecia a leis mecânicas e que os efeitos eram
exclusivamente de ordem física, ao passo que a maioria dos
magnetizadores viu nele um fenômeno espiritual, sujeito a leis
psíquicas e não físicas.

Respondendo a Kardec ( O Livro dos Médiuns ), os espíritos afirmam
que "a força magnética reside, sem dúvida, no homem, mas é aumentada
pela ação dos espíritos que ele chama em seu auxílio..." Ainda é
Kardec que afirma que "a ação magnética pode produzir-se de três
maneiras:

1- pelo próprio fluido magnetizador ( magnetismo humano);

2- pelo fluido dos espíritos, atuando diretamente e sem intermediário
( magnetismo espiritual );

3- pelos fluidos que os espíritos derramam sobre o magnetizador, que
serve de veículo ( magnetismo misto, semi-espiritual ou humano-
espiritual) . Combinado com o fluido humano, o fluido espiritual lhe
imprime qualidades de que ele carece."

Corpo Humano

O nosso organismo é formado por células, órgãos e sistemas que
desempenham funções específicas mas complementares.

Somos constituídos dos seguintes sistemas:

- sistema nervoso
- sistema endócrino
- sistema respiratório
- sistema cárdio-vascular
- sistema digestivo
- sistema genito-urinário
- sistema ósteo-muscular

SISTEMA NERVOSO - é o mais complexo no que se refere às funções e às
atividades. Coordena todas as atividades orgânicas, conduzindo
sensações e idéias para o espírito e do espírito, serve como elemento
adaptador do organismo às condições do momento.

SISTEMA ENDÓCRINO - é formado por glândulas que secretam hormônios:
hipotálamo, hipófise, tireóide, paratireóide, supra-renais, pâncreas,
epifise, ovários (mulher) e testículos (homem).

Hipófise e hipotálamo- estão divididas no interior do crânio e
elaboram diversos hormônios que participam do:

- desenvolvimento do indivíduo.

- controle da secreção dos hormônios produzidos pelas supra-renais,
tireóide, ovários, testículos, etc.

Pineal - situada no interior do crânio. A sua função não está
devidamente esclarecida

Tireóide - localizada no pescoço. Interfere no psiquismo, freqüência
cardíaca, peso ponderal, tensão arterial, etc.

Paratireóide - são em número de quatro e estão ao nível do pescoço.
Regulam o metabolismo do cálcio.

Supra-renais - localizadas no abdome, estão alojadas na parte
superior do rim e exercem múltiplas funções: controle da pressão
arterial, influencia o psiquismo, regula o peso ponderal, etc.

Pâncreas endócrino - localizado no abdome, produz a insulina que
participa do metabolismo da glicose.

Ovários - situados bilateralmente no abdome, elaboram os hormônios
que asseguram os caracteres sexuais femininos.

Testículos - são em número de dois; produzem o hormônio responsável
pelos caracteres sexuais masculinos.

SISTEMA RESPIRATÓRIO - É formado pelos seguintes componentes: fossas
nasais, laringe, traquéia, brônquios e pulmões. Função:

a) absorção do oxigênio proveniente da atmosfera;

b) transformar o sangue venoso enviado pelo coração em sangue
arterial.

SISTEMA CARDIO VASCULAR - constituído pelo coração e vasos
sangüíneos. O coração é formado por quatro cavidades: aurícula
direita, ventrículo direito, aurícula esquerda e ventrículo esquerdo.
A fisiologia cardíaca é composta pela sístole e diástole. Durante a
sístole ( fase de contração), o sangue arterial é enviado para todo o
organismo garantindo a vitalidade dos órgãos e o sangue venoso é
impulsionado para os pulmões. Na fase de diástole (fase de
relaxamento), ocorre o enchimento das cavidades cardíacas.
Sintetizando: sístole- esvaziamento, diástole- enchimento.

SISTEMA DIGESTIVO - é formado pelos órgãos: boca, esôfago, estômago,
intestino delgado, intestino grosso, pâncreas, fígado e vesícula
biliar. Boca- A digestão inicia-se nesta cavidade, quando os
alimentos são submetidos à ação das enzimas. Esôfago- possui a função
de transportar alimentos para o estômago Estômago- realiza a
digestão, armazenamento e produção do suco gástrico. Intestino
Delgado- participa da digestão dos alimentos e contribui
decisivamente para a absorção das substâncias nutritivas ou seja,
encaminhando-as para o sangue. Intestino Grosso- tem a função
principal de armazenar o bolo fecal e excretá-lo. Fígado- é uma
glândula que exerce múltiplas atividades:

a) transformação das substâncias

b) armazenamento da glicose

c) metabolismo do colesterol

d) produção de bile e) produção de substâncias que participam da
coagulação sangüínea.

Vesícula biliar - órgão localizado no abdome. Armazena a bile
temporariamente, a qual será encaminhada para o intestino delgado.

Pâncreas exócrino - produz suco pancreático rico em água e enzimas
que participam da digestão dos alimentos.

Sistema Gênito-urinário - tem os seguintes componentes:

Urinário - formado pelos rins, bexiga e uretra. Elabora a urina, que
é um veículo de excreção das substâncias tóxicas ou em excesso,
existentes no sangue.

Genital - No sexo feminino encontramos: ovários, trompas, útero e
vagina. No masculino, detectamos os testículos, os epidídimos,
vesículas seminais, canais deferentes e próstata. Em ambos os sexos,
desempenham a função de reprodução.

Sistema ósteo-muscular - No seu conjunto, originam o arcabouço rijo
que sustenta o corpo, protege-o e dá-lhe forma. Divisão anatômica do
abdome. É dividido em regiões, visando localizar a situação
topográfica dos órgãos:

a) hipocôndrio direito

b) epigastro

c) hipocôndrio esquerdo

d) flanco direito

e) mesogástrio

f) flanco esquerdo

g) fossa ilíaca direita

h) hipogástrio

i) fossa ilíaca esquerda.

Chakras e Plexos

Os corpos orgânicos são compostos de células que nascem, alimentam-
se, reproduzem-se e morrem. Por isso, dizem os biólogos que o corpo
inteiro e renova totalmente de sete em sete anos, embora alguns
tecidos se refaçam com maior rapidez.

As células nervosas, no entanto, não sofrem essas mutações; elas
nascem e crescem, permanecendo as mesmas até a desencarnação, jamais
se reproduzem e, se lesadas, não se recompõem.

O sistema nervoso constitui a parte mais grosseira do corpo astral ou
perispírito. Os neurônios são células altamente especializadas;
unidos vão formar as fibras nervosas e estas, os nervos.

O sistema nervoso é complexo e atravessa todo o corpo físico,
formando uma série de "cordões". Em certos pontos, as células
nervosas formam uma espécie de rede compacta, em emaranhados que
parecem nós de uma linha embaraçada. Chama-se esses pontos de
"plexos" nervosos. Existem alguns no corpo, mas alguns são
considerados de maior importância, pela localização e pelo trabalho
que realizam.

Esses plexos, localizados no corpo físico, se apresentam no corpo
astral, contraparte que não se materializa, e possuem funções que
realizam trabalho específico. Assim, correspondendo aos locais dos
plexos físicos, o corpo astral possui "turbilhões", que servem de
ligação e captação dos elementos fluídicos do plano astral. A estes
pontos ou centros de força, chamamos "chakras".

Vários são os chakras existentes, variando sua denominação e número
total, de acordo com os autores estudados. Os mais importantes, no
entanto, são:

básico, genésico, gástrico, esplênico, cardíaco, laríngeo, frontal e
coronário.

Chakra básico ou fundamental - está localizado no períneo (região
entre o ânus e os órgãos genitais, no fim da coluna vertebral).
Possui força vitalizadora conhecida como kundaline; essa força
revigora o sexo e também pode ser transformada em vigor mental,
alimentando outros centros.

Chakra genésico - localiza-se na região dos órgãos genitais; recebe
influência direta do básico; regula as atividades ligadas ao sexo.

Chakra gástrico ou umbilical - responsável pela absorção de elementos
extraídos da atmosfera que vitalizam o sistema digestivo; controla o
funcionamento do sistema vago - simpático. É responsável pelas
emoções. Nesta chakra é que se operam as ligações, por fio fluídico,
de espíritos sofredores e obsessores, nas reuniões mediúnicas.

Chakra esplênico - situado na altura do baço. É responsável pela
vitalidade do organismo pois absorve o prana (vitalidade do sol) e o
distribui pelo corpo; é nesse chakra que os espíritos inferiores se
ligam (obsessões) e sugam toda a energia vitalizadora do indivíduo
(vampirismo).

Chakra cardíaco - localiza-se na altura do coração físico, sobre o
plexo cardíaco; sua função principal é governar o sistema
circulatório, presidindo à purificação do sangue nos pulmões e ao
envio de oxigênio a todas as células. Comanda os sentimentos, mas nos
indivíduos menos evoluídos, deixa-se influenciar pelas vibrações do
chakra umbilical, que transfere para o cardíaco as emoções
inferiores.

Chakra laríngeo - está localizado na garganta, mais ou menos na
altura da tireóide; responsável pela emissão da voz e pelo controle
de certas glândulas endócrinas. O desenvolvimento desse chakra apura
não só a emissão da voz, que se torna agradável e musical, como ainda
a pronúncia das palavras.

Chakra frontal - Está localizado entre as sobrancelhas; corresponde à
hipófise. É responsável pela clareza do raciocínio e pela percepção
intelectual; comanda os cinco sentidos.

Chakra coronário - está localizado no alto da cabeça, na direção da
glândula pineal, a que corresponde. É o sintonizador das intuições
provenientes do mundo espiritual.



O Perispírito e as Doenças

Na gênese das doenças, encontramos a participação da mente, do
perispírito e do corpo físico. O indivíduo que possui um campo mental
constituído por ondas de baixo teor vibratório, de maneira constante,
gera um desequilíbrio no perispírito, que por sua vez, desequilibra a
fisiologia do corpo físico.

MENTE. - Depressão constante, mágoa, ódio duradouro, paixão intensa,
irritabilidade freqüente, distúrbios sexuais, associações de ondas
mentais (depressão e irritabilidade.)

LESÕES NO PERISPÍRITO .- Distúrbio no chakra gástrico, distúrbio no
chakra genésico ou desequilíbrio de vários chakras.

DOENÇAS NO CORPO FÍSICO. Às vezes a doença atual possui origem em
encarnações anteriores; condutas negativas originam lesões
perispirituais, com repercussão no corpo físico atual, dificultando a
cura pelos processos médicos habituais. Em outras situações, as
doenças são geradas pelas condutas atuais.

A partir desses conhecimentos, concluímos que no tratamento das
doenças, é fundamental o acoplamento das seguintes medidas:

a) modificação do campo mental - otimismo - objetivo constante -
oração - meditação

b) restruturação do perispírito - passes - água fluidificada

c) - recuperação da saúde física - tratamento médico.



Preparo do Passista e do Paciente

Kardec ( obras póstumas ) nos informa que "A força magnética é
puramente orgânica; pode, como a força muscular, ser partilha de toda
gente, mesmo do homem perverso; mas só o homem de bem se serve dela
exclusivamente para o bem... mais depurado, o seu fluido possui
propriedades benfazejas e reparadoras, que não pode ter o homem
vicioso ou interessado."

Analisando esta assertiva, concluímos que, para que exista um
perfeito entrosamento Espírito protetor - passista, e para o Espírito
que vem auxiliar possa realmente combinar o seu fluido com o fluido
humano, lhe imprimindo qualidades de que ele carece, é necessário que
o passista dê condições para que esse intercâmbio se faça, condições
essas de natureza física e espiritual.

A saúde do passista é uma condição primordial para a realização de um
bom trabalho. Assim, como a qualidade do fluido está na razão direta
do estado de evolução da alma, assim também, a maior ou menor
eficiência da magnetização, depende da saúde do corpo físico; a razão
é clara: um corpo sem saúde não pode transmitir aquilo que não
possui.

Quanto mais equilibrado o organismo, maior o rendimento de suas
energias, que serão partilhadas. De um modo geral, deve-se evitar
tudo quanto implica em desgaste ou perda de energia: Excessos
sexuais, trabalhos demasiados, alimentação imprópria, hiperácida, bem
como o álcool, a nicotina e os entorpecentes de toda a espécie.

Para o passista, na execução da tarefa que lhe está subordinada, não
basta a boa vontade, como acontece em outros setores; é necessário
revelar determinadas qualidades de ordem superior, apresentando
grande domínio de si mesmo, espontâneo equilíbrio de sentimentos,
acentuado amor aos semelhantes, alta compreensão da vida, fé vigorosa
e profunda, confiança no poder divino.

Semelhantes requisitos constituem exigências a que não se pode fugir,
mas a boa vontade sincera, em alguns casos pode suprir essa ou aquela
deficiência, o que se justifica em virtude da assistência prestada
pelos benfeitores espirituais aos servidores humanos, ainda
incompletos no terreno das qualidades desejáveis.

A prece representa elemento indispensável para que a alma do passista
estabeleça comunhão direta com as forças do bem, favorecendo assim, a
canalização através da mente, dos recursos magnéticos necessários das
esferas elevadas.

Não se deve também abusar da magnetização, com processos prolongados
ou em grandes quantidades, o que ocasiona dispêndio de fluidos, e
consequentemente, a fadiga. Não se deve transmitir uma força já em
grau de esgotamento, a qual não beneficia quem recebe, e prejudica
quem transmite.

Resumindo, vida sóbria e moderada, sem abusos, desequilíbrios, sem
excessos e desvios, é o que se prescreve ao magnetizador.

Existem doentes, em que o magnetismo nenhuma influência exerce, e
outros em que a ação desde logo é evidenciada e decisiva, por fatores
devido ao magnetizador, ao magnetizado, ou a ambos.

Preparar um doente para aplicação do devido tratamento espiritual, é
colocá-lo em estado de perfeita harmonia com a fé em Deus.

Alguns itens deverão ser observados para a preparação do paciente,
tais como o ambiente familiar, a sua posição mental e o estado
espiritual.

O principal agente de cura, reside no próprio doente: é o desejo de
transformação interior, e a elevação mental. Com isso, muito mais
eficiente será a ação da magnetização, e do auxílio do mundo
espiritual superior, far-se-á mais naturalmente.

O magnetismo, em certos estados de ordem psíquica ou espiritual,
basta e pode ser o melhor agente corretivo. Porém não se pode ter o
magnetismo, como agente curador exclusivo, para a maioria dos casos e
dos indivíduos. É preciso atentar para o corpo já afetado, e
principalmente, para problemas cármicos, quando então o magnetismo
atuará como renovador de energias, para que possa se suportar com fé
e equilíbrio, as expiações de vidas pretéritas.

O Fluido Magnético

A força vital é uma forma sutil de energia eletromagnética. Pode ser
imaginada como um campo de energia circulando e penetrando o corpo.
Flui através do organismo como se estivesse seguindo uma corrente
circulatória invisível carregando todas as células em sua trajetória.

Esse fluido magnético forma em torno do corpo uma atmosfera
característica do indivíduo e não sendo impulsionada pela vontade,
não age sobre os indivíduos que nos cercam; porém, desde que a
vontade do espírito o impulsione e dirija, ele se move com toda a
força que se lhe imprima.

Embora as radiações se propaguem de aura a aura, as mãos do passista
colocadas próximas ao corpo do assistido, criam para elas um caminho
mais curto, de mais fácil penetração e portanto de maior escoamento.

O pensamento e a vontade constantemente ativos, aceleram a emissão
desses fluidos, que seguem o trajeto dos condutores naturais, os
braços e os dedos, que irão atingir os órgãos sobre os quais se
pretende atuar.

Contato

O magnetizador deverá, antes de tudo, certificar-se do ambiente em
que vai operar, de maneira que possa agir com calma, atenção,
recolhimento, sem receio de que possa ser perturbado.

Depois da prece, passará o passista à tomada de relação ou contato,
isto é, a estabelecer entre ele e o paciente, uma relação magnética
ou ligação mental, pela qual se possa realizar a transmissão do
fluido de um para o outro. Essa ligação é imprescindível para o bom
êxito da operação a realizar.

Para estabelecer contato com o doente, muitas vezes bastam apenas
poucos minutos de concentração contínua, sendo que outras vezes é
mister mais tempo.

O tempo depende muito da simpatia que possa existir entre o passista
e o paciente. No começo do tratamento, a ligação leva mais tempo; se
estabelece, ordinariamente dentro do espaço de cinco minutos, tempo
este que poderá ser diminuído nas magnetizações posteriores.

Os sinais que denunciam quando o contato está estabelecido, embora
muitas vezes não se apresentem, são em primeiro lugar, a impressão
física causada pelos fluidos que começam a envolver o passista;
quando já está um pouco exercitado, sente depressa quando a relação
se estabelece: grande calor nas mãos, formigamento na ponta dos
dedos, são os indícios mais comuns. Pode-se sentir também
adormecimento nas mãos e cãibras nos dedos.

O paciente pode, também, sentir sinais semelhantes, sendo mais comum
a sensação de calor ou de frio, peso na cabeça, sonolência,
aceleração ou diminuição do pulso, etc. Esses sinais não são
infalíveis. Vezes há que nenhum sinal se apresenta, e nem por isso o
contato deixa de ser estabelecido.

Passes Longitudinais

Passe longitudinal é aquele feito ao longo do corpo, de cima para
baixo. A base fundamental desta aplicação é a formação de uma
corrente de fluidos que, partindo do operador, veiculado pelas suas
mãos, transmite-se ao corpo do paciente.

Os passes longitudinais movimentam os fluidos e os distribuem, mas
quando ultrapassam as extremidades ( pés e mãos), os descarregam.

O passe é composto de três movimentos: O primeiro é a imposição das
mãos na altura dos parietais, onde é estabelecido o contato entre as
correntes magnéticas, do passista e do receptor.

Os passes se executam com os braços estendidos naturalmente, sem
nenhuma contração e com a necessária flexibilidade para a realização
dos movimentos; como regra geral, que deve ser rigorosamente
observada, os passes não podem ser feitos no sentido contrário às
correntes, isto é, de baixo para cima, o que seria, se assim podemos
nos exprimir, uma verdadeira "desmagnetização". Por isso, as mãos
devem descer suavemente, em movimento nem muito lento, nem muito
apressado, até o ponto terminal do passe e cada vez que se repete um
passe, deve-se ter o cuidado de fechar as mãos e afastá-las do corpo
do paciente e, assim voltar rapidamente ao ponto de partida.

Com a descida das mãos, inicia-se o segundo movimento que é a limpeza
dos fluidos arrastados pelas mãos; ao final do movimento, as mãos se
fecham e em seguida é feita a eliminação dos fluidos negativos da
mesma, para baixo ou para trás.

O terceiro movimento é a colocação dos fluidos salutares. Neste
momento, através das mãos, se realiza a doação dos fluidos e o
movimento deve ser suave, não sendo necessário imprimir força ao
mesmo. Com relação a esta terceira etapa, pode-se estabelecer a
seguinte comparação: Na frente do paciente existe uma linha contendo
gotas de orvalho que descerão sobre o mesmo, de forma suave. Assim
deve-se dimensionar o ato de doação.


Fluidificação da Água

A água, pela sua própria natureza, já é um fluido condensado. Porém
em espiritismo, entende-se por água fluida, aquela em que os fluidos
medicamentosos foram imergidos, por ação magnética do médium ou por
intermédio dos "Espíritos Benfazejos".

São três os processos de fluidificação da água:

1- Pela própria pessoa.

Coloca-se a vasilha com água à frente de si (copo, garrafa ou outro
recipiente), destampada, embora isso não impeça a penetração dos
fluidos, e em prece, suplica-se o que se deseja que seja feito na
água. Caso o suplicante não se ache habilitado para isso, que deixe a
água exposta ao sereno durante a noite. No dia seguinte a água estará
fluidificada pelos espíritos do bem.

2- Pelo médium.

Quando age o médium, toma este a vasilha com uma das mãos, abrangendo
com os dedos, ligeiramente separados, as faces laterais da mesma e,
com a outra mão faz a devida "imposição técnica". Em seguida, inicia
os passes laterais ( cinco ou mais vezes)

3- Pelos Espíritos Elevados.

A fluidificação da água pelos Espíritos pode processar-se na presença
do médium ou à distância. No primeiro caso, não é dispensada a
concentração do médium. No segundo é feita a exposição da vasilha ao
sereno da noite, como já foi dito.

Quando houver necessidade de certa quantidade de água fluida, apenas
um copo que esteja fluido poderá servir para fluidificar uma talha ou
mais, misturando-se os líquidos. Também poderá ser magnetizada: água
para banho, roupa de uso e demais objetos, alimentos e até o próprio
ar, quando o tratamento é feito inteiramente pela força magnética.
POSTADO POR TETRAGRAMA ÀS 09:25 0 COMENTÁRIOS
COMO REALIZAR UMA VIAGEM ASTRAL
Tenha sempre em mente que a projeção astral é absolutamente segura.
Deite-se ou sente-se em local confortável, isolado, avise a todos
para não ser perturbado, relaxe completamente o seu corpo.
A melhor posição é a deitada, em decúbito dorsal (barriga para
cima) com as pernas estendidas, com os braços abertos ao lado do
corpo e com as palmas das mãos para cima. Se sentir alguma tensão
na base da coluna, coloque uma almofada ou travesseiro sob cada
joelho.
Mentalize e visualize cada parte do seu corpo e peça para que se
relaxe. Inicie pelos dedos dos pés e suba lentamente até o alto da
cabeça. Mantenha a concentração.
• Tome algumas respirações profundas, concentrando-se na respiração.
• Acalme a respiração, respire lentamente.
• Afaste todos os pensamentos. Concentre-se no seu único desejo,
fazer uma viagem astral.
Repita calma e tranqüilamente, à cada inspiração uma frase que
resuma a sua vontade (p.ex."Eu vou sair de meu corpo agora, terei
plena consciência, antes durante e depois de minha viagem astral.
Quando acordar, me recordarei de cada detalhe de minha experiência").
Visualize mentalmente o trajeto que irá percorrer.
Imagine-se flutuando pelo seu quarto.
Não tente fazer uma viagem interplanetária na primeira tentativa.
Inicie por um lugar conhecido perto de onde deixou o seu corpo.
Evite toda emoção quando deixar o corpo, isto te trará de volta
antes do desejado.
Repita mentalmente várias vezes, que realizará uma viagem astral.
Afirmações para induzir um estado predisponente a viagem astral:
É fácil para mim fazer viagens astrais.
Tenho agora numerosas viagens astrais, todos os meses
(ou semanas).
Induzo viagens astrais rotineiramente e sem o menor
esforço.
Viagens astrais são completamente seguras.
Estou agora extra-corpóreo
Elimine todo o medo.
Crie uma atmosfera positiva.
Leia e estude sobre projeção.
Sature a mente com idéias sobre projeção.
Mantenha junto à cama um gravador ou um bloco de anotações e ca-
neta, para anotar seus sonhos e experiências fora do corpo. É in-
crível a facilidade com que esquecemos as experiências projetivas.
Crie o hábito de praticar a exteriorização de energia (passes,
johrei, etc.) para alguém ou aparentemente para o escuro. Isto me-
lhora as condições da aura e deixa o duplo-etérico mais solto.
Não desista com poucas tentativas.
Seja persistente.

Dicas de William Buhlman em seu livro "Aventuras além do corpo"
Rio de Janeiro: Ediouro, 1998.

Reconhecendo e respondendo ao estado vibratório:

Sinais iniciais associados à uma experiência extra-
corpórea:
• Zumbidos, sussurros ou bramidos
• Sensações incomuns de formigamento ou energéticas
• Vozes, risos ou ouvir seu nome sendo gritado
• Opressão ou abatimento
• Torpor ou paralisia em qualquer parte do corpo
• Ausência de peso ou leveza crescente
• Qualquer vibração interna fora do normal
• Sensação de energia semelhante à eletricidade
• Ruído de passos ou outros sons delatando a presença
de uma pessoa
• Balanço, rotação ou movimento interno de qualquer tipo
• Braços ou pernas que se levantam enquanto você dorme
• Ondas de energia percorrendo o seu corpo
• Qualquer barulho fora do normal: vento, motor, música,
sinos ou coisas assim

Atitude:
• Permaneça calmo. Vibrações, sons, torpor e catalepsia
são experiências normais
• Permita e estimule a difusão das vibrações por todo o
seu corpo. Lembre-se de não se mexer nem pensar no seu
corpo físico; qualquer movimento físico suspenderá o
processo vibratório
• Permitindo a expansão das vibrações, visualize-se afas-
tando-se do seu corpo físico em direção a outra parte de
sua residência. Você pode intensificar esta visualização
guiando-se com um pensamento repetido: "Agora vou até a
porta (ou qualquer outro local longe do seu corpo)"
• Após ter sido obtida a completa separação, as vibrações
diminuirão imediatamente. Nesse momento é importante cen-
trar e manter toda atenção longe do corpo físico

======================================================================



PROJEÇÃO

Projeção da Consciência é a capacidade que todo ser humano tem de pro-
jetar a sua consciência para fora do corpo físico. Essa experiência
tem recebido diversas nomenclaturas, dependendo da doutrina ou cor-
rente de pensamento que a mencione: Viagem Astral (Esoterismo), Pro-
jeção Astral (Teosofia), Experiência Fora do Corpo (Parapsicologia),
Desdobramento, Desprendimento Espiritual ou Emancipação da Alma
(Espiritismo), Viagem da Alma (Eckancar), Projeção do Corpo Psíquico
ou Emocional (Rosacruz), Projeção da Consciência (Projeciologia), etc.
É sabido, desde a mais remota antigüidade, que a "Experiência Fora do
Corpo" é um fato, envolvendo técnicas nítidas de cunho científico.
Porém, devido ao desconhecimento sobre o assunto, grupos desinformados
geraram fantasias sobre os "perigos" que envolveriam o processo, aliás
inexistentes. Desse desconhecimento advieram reservas e idéias errôneas,
ficando o assunto restrito à uma minoria com pseudo controle e domínio
de suas técnicas e conseqüências.
Hoje, a "Projeciologia" insere-se na Parapsicologia como ciência
adstrita, digna do maior crédito, contando com pesquisadores de vulto
como Wagner Borges, Waldo Vieira, Sylvan Muldoon, Hereward Carington,
Robert A. Monroe, entre tantos outros nacionais e internacionais, em
vasta bibliografia.

PSICOSSOMA

O Psicossoma pode ser definido como contraparte extrafísica do corpo
físico, ao qual se assemelha e com o qual coincide minuciosamente,
parte por parte. É uma réplica exata do corpo físico em toda a sua
estrutura. O psicossoma é constituído de matéria astral, que vibra
numa freqüência mais sutil e é infinitamente mais refinada do que a
matéria física que constitui o corpo físico. É normalmente invisível
e intangível ao olhar e toque físicos. O psicossoma coincide com o
corpo físico durante as horas em que a consciência está totalmente
desperta. Mas, no sono, os laços que mantêm os veículos de manifesta-
ção unidos se afrouxam e o psicossoma se destaca do corpo físico.
Essa separação é que constitui o fenômeno da projeção astral.
Normalmente, o psicossoma, quando projetado além do físico, mantém a
forma daquele corpo, de modo que o projetor é facilmente reconhecido
por aqueles que o conhecem fisicamente. Ele também é denominado de
corpo astral, perispírito, duplo astral, corpo fluídico, etc.
O psicossoma é ligado ao corpo físico por um apêndice energético
conhecido como cordão de prata.

CORDÃO DE PRATA

O psicossoma é ligado ao corpo físico por um apêndice energético conhe-
cido como cordão de prata, através do qual é transmitida a energia vi-
tal para o corpo físico, abandonado durante a projeção. Em contrapar-
tida, o cordão de prata também conduz energia do corpo físico para o
psicossoma, criando um circuito energético de ida-e-volta. Esse inter-
fluxo energético mantém os dois veículos de manifestação em relação
direta, independentemente da distância em que o psicossoma estiver pro-
jetado. Enquanto os dois corpos estão próximos, o cordão é como um cabo
grosso. À medida que o psicossoma se afasta das imediações do corpo
físico, o cordão torna-se cada vez mais fino e sutil.
O cordão de prata também tem recebido diversas denominações: cordão as-
tral, cordão fluídico, fio de prata, teia de prata, cordão luminoso,
cordão vital, cordão energético, etc.
Um dos medos básicos do iniciante é o de que o cordão energético venha
a se partir durante a projeção, acarretando, assim, a morte do corpo
físico. Tal medo é infundado, pois isso não acontece. Por mais longe que
o projetor estiver, o cordão de prata sempre o trará de volta para den-
tro do corpo físico. Também é impossível o projetor se perder fora do
corpo ou não querer voltar ao físico.
Para voltar, basta pensar firmemente no seu corpo físico e o retorno se
dará automaticamente. É nesse instante que muitos projetores têm a sen-
sação de queda e acordam assustados no corpo físico.
O cordão de prata é um feixe de energias, um emaranhado de filamentos
energéticos interligados. Quando ocorre a projeção, esses filamentos
energéticos, que estavam embutidos em toda a extensão do corpo físico,
projetam-se simultaneamente de todas as partes dele e se reúnem, forman-
do o cordão de prata. Os principais filamentos energéticos são aqueles
que partem da área da cabeça.

COMO ACONTECE

A Projeção pode ser involuntária ou voluntária.
Na projeção involuntária, a pessoa sai do corpo sem querer e não entende
como isso aconteceu. Geralmente, a pessoa se deita e adormece normalmen-
te. Quando desperta, descobre que está flutuando fora do corpo físico
na proximidade deste ou à distância, em locais conhecidos ou desconhe-
cidos. Em alguns casos, a projeção ocorre antes mesmo da pessoa adorme-
cer. Na maioria das projeções involuntárias, a pessoa projetada observa
seu corpo físico deitado na cama e fica assustada, imaginando que está
desencarnada. Alguns projetores ficam tão desesperados que mergulham no
corpo físico violentamente na ânsia de escapar daquela situação estranha.
Outros pensam que estão vivendo um pesadelo e procuram, desesperadamente,
acordar seu corpo físico.
Entretanto, outras pessoas que se projetam involuntariamente se sentem
tão bem nessa situação que nem se questionam sobre que fato é aquele,
como ocorreu e porquê. A sensação de liberdade e flutuação é tão boa que
nada mais importa para elas. Ao despertar no corpo físico, algumas imagi-
nam que aquela vivência era um sonho bom. Muitos sonhos de vôo e de queda
estão relacionados diretamente com a movimentação do psicossoma durante a
projeção.
Existem as projeções voluntárias, nas quais a pessoa tenta sair do corpo
pela vontade e consegue. Nesse caso, o projetor comanda o desenvolvimento
da experiência e está totalmente consciente fora do corpo; pode observar
seu corpofísico com tranqüilidade; viajar à vontade para lugares dife-
rentes no plano físico ou extrafísico; encontrar com outros projetores
ou com entidades desencarnadas. Pode voar e atravessar objetos físicos,
entrando no corpo físico à hora que desejar.
Na projeção voluntária, a pessoa tem pleno conhecimento do que ocorre
e procura desenvolver o processo à sua vontade. Na projeção involun-
tária, a pessoa não tem conhecimento do que ocorre e, por isso, tem
medo da experiência. Esse medo está na razão direta da falta de conhe-
cimento das pessoas sobre o fato em questão.

SINTOMAS

Ocasionalmente, o projetor pode sentir uma paralisia dos seus veículos
de manifestação, principalmente dentro da faixa de atividade do cordão
de prata.
Essa paralisia é chamada de catalepsia projetiva ou astral. Não deve
ser confundida com a catalepsia patológica, que é uma doença rara.
Catalepsia projetiva pode ocorrer tanto antes quanto após a projeção.
Geralmente, ela acontece da seguinte maneira: a pessoa desperta duran-
te a noite e descobre que não pode se mover. Parece que uma força in-
visível lhe tolhe os movimentos. Desesperada, ela tenta gritar, mas
não consegue. Tenta abrir os olhos, mas também não obtém resultado.
Alguns criam fantasias subconscientes imaginando que um espírito lhe
dominou e tolheu seus movimentos. Essa catalepsia é benigna e pode
produzir a projeção se a pessoa ficar calma e pensar em flutuar aci-
ma do corpo físico. Ela não apresenta nenhum risco, pelo contrário, é
totalmente inofensiva.
Portanto, se você se encontrar nessa situação em uma noite qualquer,
não tente se mover. Fique calmo e pense firmemente em sair do corpo e
flutuar acima dele.
Não tenha medo nem ansiedade e a projeção se realizará.
Caso não pretenda se arriscar e deseje recuperar o controle de seu
corpo físico, basta tentar com muita calma mover um dedo da mão ou uma
pálpebra, que imediatamente, readquirirá o movimento.
Além da catalepsia projetiva, podem ocorrer pequenas repercussões fí-
sicas no início da projeção, principalmente nos membros. Muitas pessoas,
quando estão começando a adormecer, têm a sensação de estar "escor-
regando" ou caindo por um buraco e despertam sobressaltadas. Isso
acontece devido a uma pequena movimentação do psicossoma no interior
do corpo físico.

ESTADO VIBRACIONAL

São vibrações intensas que percorrem o psicos-
soma e o corpo físico antes da projeção. Algumas vezes, essas vibra-
ções se intensificam e formam anéis energéticos que envolvem os dois
corpos. Ocasionalmente, o estado vibracional pode produzir uma espécie
de zumbido ou ruído estridente que incomoda o projetor. Na verdade,
essas vibrações são causadas pela aceleração das partículas energé-
ticas do psicossoma, criando assim um circuito fechado de energias.
Essas energias são totalmente inofensivas e têm como finalidade a
separação dos dois corpos.

TIPOS DE PROJEÇÃO

PROJEÇÃO CONSCIENTE - É aquela na qual o projetor sai do corpo e man-
tém a sua consciência lúcida durante todo o transcurso da experiência
extra-corpórea.

PROJEÇÃO SEMICONSCIENTE - É aquela na qual a lucidez da consciência
é irregular e o projetor fica sonhando fora do corpo, totalmente iludi-
do pelas idéias oníricas.

PROJEÇÃO INCONSCIENTE - É aquela na qual o projetor sai do corpo total-
mente inconsciente. É um sonâmbulo extrafísico. Infelizmente, a maioria
dos encarnados está nessa situação.
Em toda a projeção, os amparadores estão presentes assistindo e orien-
tando o projetor, mesmo que ele não os perceba. Na maioria das vezes,
eles ficam invisíveis e intangíveis ao projetor. A projeção em que o
amparador ajuda o projetor a sair do corpo é denominada de Projeção
Assistida.

PROJEÇÃO E SONHO

Muitas pessoas confundem projeção com sonho. Outras confundem sonho com
projeção. As diferenças entre sonho e projeção são bem óbvias:
• No sonho, a consciência não tem domínio sobre aquilo que está
vivenciando. É totalmente dominada pelo onirismo.
• Na projeção, a consciência tem pleno domínio sobre si mesma.
• No sonho, não há coerência.
• Na projeção, a consciência mantém o seu padrão normal de coerência,
ou até mais ampliado.
• No sonho, a capacidade mental é reduzida.
• Na projeção, a capacidade mental é ampliada.

BENEFÍCIOS DA PROJEÇÃO

• O projetor, fora do corpo, observa eventos físicos e extrafísicos,
independentemente do concurso dos seus sentidos físicos.
• Nas horas em que o seu corpo físico está adormecido, o projetor
observa, trabalha, participa e aprende fora do corpo.
• projetor constata, através da experiência pessoal, a realidade do
mundo espiritual.
• Pode encontrar com espíritos desencarnados, comprovando assim,
para si mesmo, "in loco", a sobrevivência da consciência além da morte.
• Pode substituir a crença pelo conhecimento direto, através da
experiência pessoal.
• Pode ter a retrocognição extrafísica, isto é, lembrando de suas
vidas anteriores e comprovando, realmente, por si mesmo, a exis-
tência da reencarnação.
• Pode prestar assistência extrafísica através de exteriorização de
energias fora do corpo, para doentes desencarnados e encarnados.
• Pode fazer a desobsessão extrafísica.
• Pode encontrar com pessoas amadas fora do corpo.
• Pode adquirir conhecimentos, diretamente, com amparadores fora
do corpo.

BIOENERGIAS

ENERGIA CÓSMICA OU IMANENTE

É o princípio vital que interpenetra e nutre todas as coisas no
Universo Interdimensional.
É aparentemente onipresente e impessoal, permeando praticamente
todos os planos de manifestação. Podemos então dizer que existe uma
energia física (etérica), astral e mental.
Einstein, na verdade, parece que partiu deste princípio quando demon-
strou a substancial identidade entre a energia e a matéria e a
possibilidade de transformar uma em outra: a matéria é energia em
estado de condensação, a energia é matéria em estado radiante.
A nomenclatura sobre a energia é bastante diversificada, variando de
filosofia para filosofia. Ex: Luz astral (Cabala), Prana (Yoga), Mana
(Kahunas), Força ódica (Barão Von Reichenbach), Energia Orgônica
(Wilhelm Reich), Telesma (Hermes Trimegistus), etc.
A palavra energia é derivada do grego "Energes" (ativo) que, por sua
vez, deriva de "Ergon" (obra). Logo, etimologicamente, significa
"atividade".
A palavra prana, como a energia é mais conhecida na Índia, pátria
original do Yoga, é derivada do sânscrito "Pra" e de "Na"
(respirar, viver). Logo, etimologicamente significa "sopro vital".
No Japão, a energia é conhecida como "Ki".
Na China, a energia é conhecida como "Chi".
As energias que os seres vivos absorvem e metabolizam são proveni-
entes de fontes variadas: o Sol, o espaço infinito, o próprio
planeta, etc. Os ocultistas orientais dividiram essas energias em
três grupos distintos:
• Fohat (eletricidade): energia conversível em calor, luz, som,
movimento, etc.;
• Prana (vitalidade): energia integrante que coordena as moléculas e
células físicas e as reúne num organismo definido;
• Kundalini (fogo serpentino): energia primária, violenta, estrutu-
radora das formas. É proveniente do centro do planeta.

ENERGIA CONSCIENCIAL OU PESSOAL

É a energia cósmica que a consciência absorve e emprega nas suas
manifestações gerais.
Essa energia consciencial é chamada em geral de energia anímica
ou magnetismo pessoal.
Ao ser metabolizada pela consciência, a energia cósmica deixa de
ser impessoal e assume as características pessoais da criatura.

FONTES BÁSICAS DE ENERGIA VITAL

• Alimentação de sólidos e líquidos, através do aparelho digestivo.
• Ar atmosférico, através do aparelho respiratório e da pele.
• Absorção de energia pelos chakras.
• Sono, através da descoincidência dos veículos de manifestações
da consciência.
• Projeção da consciência, através da absorção energética no
plano astral.
POSTADO POR TETRAGRAMA ÀS 09:17 0 COMENTÁRIOS
QUARTA-FEIRA, 26 DE MAIO DE 2010

12º DIA (EXERCICIO CANSAÇO MENTAL
MÉTODO TETRAGRAMA DE VIAGEM ASTRAL
Continuação.......
12º DIA (EXERCICIO DO CANSAÇO MENTAL)

Nesse exercicio iremos usar a sugestão aliada ao cansaço mental.

Deite-se e relaxe corpo e mente. Então bem relaxados, respire profundamente por umas 4 vezes, deixe a respiração normalizar por si mesmo.

Comece a contar de 1 a 100 dessa forma:

1 eu saio em astral
2 eu saio em astral
e assim por diante.

Chega uma hora que a mente começa a patinar, ou seja embaralhar e se confundir, ela esta cansando. É nesse momento que esta o segredo. Quando ela começar a patinar, embaralhar, voce deve se levantar da cama literalmente. Nas primeiras vezes que levantar pode não acontecer nada. Então volte a deitar e comece tudo de novo, ate chegar o momento de levantar novamente e assim por diante. Uma hora da certo e sai em astral. Esse exercicio funciona como causador de estafa ou cansaço mental. Vai chegar uma hora que sua mente não aguenta mais de tanto vc encher o saco dela, que faz tudo acontecer. É como se ela dissesse assim " Porra deixa eu fazer o que ele quer se não não vou ter sossego"

O interessante desse exercicio é que se voce tiver perseverança e fazer ele todos os dias, isso vai ficar marcado na sua mente. Ela vai perceber que isso sempre vai acontecer ate voce sair em astral, então ela antecede isso, faz voce sair bem rapidinho pra poder descansar.
É um exercicio que se posto em pratica com perseverança é certeza que sai em astral.
POSTADO POR TETRAGRAMA ÀS 17:37 0 COMENTÁRIOS
TECNICAS PARA SAIR DO CORPO


EXERCÍCIOS PRELIMINARES


Um fato óbvio: a única maneira possível de um indivíduo analisar a
verdade do segundo corpo e a existência dentro dele é pela
experiência própria.

Logicamente, se isso fosse incumbência fácil, seria hoje
lugar-comum. Desconfio que somente uma curiosidade inata
permitirá às pessoas vencerem os obstáculos no caminho dessa
conquista. Conquanto existam muitos casos de existência sofridos
à parte do corpo físico, eles têm sido, em sua maioria, pelo menos
no mundo ocidental, de natureza espontânea e antiga, ocorrendo
nos momentos de tensão ou incapacidade física.

Estamos falando de coisa inteiramente diferente, que pode ser
investigada objetivamente. O experimentador desejará proceder de
maneira a produzir resultados consistentes; talvez não o tempo
todo, mas com freqüência bastante para comprovar os indícios,
para sua própria satisfação. Acredito que todo mundo pode sentir
a existência num segundo corpo, se o desejo for grande ó
bastante. Se todo mundo deveria fazê-lo está além da essência do
meu julgamento.

As provas me têm levado a crer que a maior parte, senão todos,
dos seres humanos abandona seus corpos físicos, de várias
formas, durante o sono. Leitura subsequente confirma que essa
concepção tem milhares de anos de idade na história do homem.
Se ela é uma premissa válida, então o estado em si não é
antinatural. Por outro lado, parece que a prática consciente,
voluntária, da separação do físico é contrária do padrão, em face
dos limitados dados disponíveis.

Efeitos físicos maléficos derivados de tal atividade são indefinidos.
Não verifiquei (nem médico nenhum) quaisquer mudanças
fisiológicas, boas ou ruins, que possam ser atribuídas diretamente
à experiência fora-do-corpo.

Houve, sim, diversas transformações psicológicas que confirmo, e
provavelmente muitas mais de que não fiquei a par. No entanto,
mesmo meus amigos da profissão psiquiátrica não afirmaram que
elas têm sido prejudiciais. Minha revisão gradativa dos conceitos e
crenças básicos é visível, em certas atitudes, no decorrer desta
obra. Se tais mudanças psicológicas e de personalidade são
realmente nocivas, atualmente não há muito que se possa fazer a
respeito.

Recomenda-se cautela àqueles interessados em experimentar
pois, uma vez aberta, a porta para essa experiência não pode ser
fechada. Ou mais exatamente: é o caso típico de "você não pode
viver com isso, e você não pode viver sem isso". A atividade e
resultante conscientização mostram-se bastante incompatíveis
com a ciência, religião e outros aspectos da sociedade em que
vivemos. A História está semeada de mártires cujo crime único foi
o não conformismo. Quando seus objetivo,' e pesquisa.'. se tornam
conhecidos por todos, você corre o risco de ser rotulado de louco,
charlatão ou pior, e de cair no ostracismo. A 'despeito disso,
alguma coisa extremamente vital estaria faltando se não se
continuasse a explorar e investigar. Nos incontáveis períodos de
"baixa", quando não consegue produzir os fenômenos, não importa
quão cuidadosamente tente, você percebe isso profundamente.
Tem forte sensação de estar sendo deixado por fora das coisas,
do encerramento de uma fonte de grande significado para a vida.

Eis a melhor descrição escrita que posso oferecer da técnica da
elaboração da experiência não física.



meio-ambiente no qual ele opera. Talvez seja o único obstáculo
significativo. Está presente em todas as pessoas, sem exceção.
Pode estar escondido por camadas de inibição e condicionamento,
mas quando elas são arrancadas, o obstáculo permanece. f a
barreira do medo cego, irracional. Ao receber simplesmente
pequenos ímpetos, transforma-se em pânico, e depois em terror.
Se você ultrapassa conscientemente a barreira do medo, terá
vencido um marco importante na sua investigação.

Estou razoavelmente seguro de que essa barreira é ultrapassada
inconscientemente por muitos de n6s toda noite. Quando essa
parte de nós além da consciência tem o domínio das coisas, ela
não é inibida pelo medo, embora pareça sofrer influência do
pensamento e ação da mente consciente. Parece estar
acostumada a operar além da barreira do temor, e compreende
melhor as normas de existência desse outro mundo. Quando a
mente consciente se aquieta para dormir, essa supermente ama?)
assume o controle.

O processo investigador relativo ao segundo corpo e seu
meio-ambiente parece ser fusão ou mistura do consciente com
essa supermente. Se isso é verdade, a barreira do medo é
superada.

Tal barreira é multifacetada. O mais temerário dentre n6s acredita
que ela não existe até, muito para nossa surpresa, a encontrarmos
dentro de nós mesmos. Primeiro e principalmente há medo da
morte. Devido à separação do corpo físico ser muito parecida com
o que se encara como morte, são automáticas as reações
imediatas à experiência. Você pensa: "volte pro físico, depressa!
Você está morrendo! A vida é lá no físico! Volte rápido!"

Tais reações aparecem, a despeito de qualquer treinamento
intelectual ou emocional. Somente ap6s repetir o processo dezoito
ou vinte vezes é que finalmente reuni coragem suficiente (e
curiosidade) para permanecer fora mais que alguns segundos,
para observar objetivamente. O medo da morte foi limitado, ou
amenizado, por me ser familiar. Outros que têm praticado essa
técnica interrompem tudo após a primeira ou segunda experiência,
incapazes de suprimir o primeiro aspecto da barreira.

O segundo aspecto dela também é ligado ao medo da morte: será
que conseguirei retornar ao físico ou voltar para "dentro dele Sem
diretrizes ou instruções específicas isso persistiu como meu
primeiro medo durante vários anos, até que descobri uma resposta
simples que fez a coisa funcionar toda vez. O meu caso foi uma
questão de racionalização. Eu estivera "fora" várias centenas de
vezes, e os indícios mostravam que eu conseguia regressar com
segurança, de um modo ou de outro. Portanto a probabilidade era
a de que eu retorna ileso também na próxima vez.

O terceiro medo básico era o do desconhecido, As regras e
perigos do nosso ambiente físico podem ser numerados em grau
razoável. Passamos a vida inteira elaborando reflexos que os
combatam. Agora, subitamente, surge mais outro conjunto de
normas completamente diverso; outro mundo de possibilidades
inteiramente diferentes, habitado por seres que parecem
conhecê-las todas. Não se tem um regulamento, nem mapa de
estradas, nem livro de etiqueta, nem cursos apropriados de física e
química, nem autoridade incontestável a quem se possa apelar
para conselhos e respostas. Muitos missionários foram mortos em
regiões remotas, sob tais condições!

Devo confessar que esse terceiro medo ainda aflora, e com razão
O desconhecido continua assim em grande parte. Penetração
como eu fiz levantou lamentavelmente poucos critérios inalteráveis
e consistentes. Só posso dizer que até hoje sobrevivi a essas
expedições. Há muita coisa que não entendo, porque está além da
minha capacidade de compreensão.

Outro medo são os efeitos conseqüentes no corpo físico, bem
como na mente consciente, da participação e experimentação
dessa forma de atividade. Isso também é muito real, já que nossa
história, pelo menos que eu saiba, parece não conter registros
precisos sobra essa área. Temos estudos de paran6ia,
esquizofrenia, fobias, epilepsia, alcoolismo, doença do sono, acne,
doenças virulentas etc., mas nenhum conjunto de dados objetivos
sobre a patologia do segundo corpo.

Não sei como enganar a barreira do medo, a não ser por
cautelosos passos iniciais que criem conhecimento íntimo, pouco a
pouco, à medida que você avança. Espero que esta obra, no seu
todo, vá fornecer um "passo" psico16gico para transpor a barreira.
Talvez ajude no reconhecimento de estados e padr5es que são
familiares a pelo menos uma pessoa que teve experiências
semelhantes e sobreviveu.


1. RELAXAÇAO

A capacidade de descontrair-se é o requisito preliminar, talvez
mesmo a própria fase primeira. 8 deliberadamente gerada e é
tanto física quanto mental. Incluído no estado de relaxação deverá
estar o alívio de qualquer senso de premência de tempo. Você não
pode estar com hora marcada. Nenhum compromisso ou
telefonema marcado, senão a atenção porá seus pensamentos em
desordem. Impaciência d qualquer gênero poderá efetivamente
refrear suas perspectivas de sucesso.

Há muitas técnicas disponíveis para a obtenção desse tipo de
descontração, e certo número de bons livros abordam o assunto.
'Simplesmente selecione o método que funciona melhor para você.
Existem três métodos gerais que parecem dar certo, dois dos quais
inseridos nestes exercícios:

Auto-hipnose. A maior parte dos livros sobre auto-estudo oferece
esse método em versões diferentes. Novamente é assunto mais
eficaz para você individualmente. O meio mais veloz e eficiente é
aprender auto-hipnose por meio de treinamento com hipnotizador
experiente. Ele saberá impor a sugestão pós-hipnótica que trará
resultados imediatos. Contudo, selecione um professor com
cuidado. São raros os praticantes de responsabilidade, mas
numerosos os neófitos. Formas de meditação podem ser
convertidas em relaxação eficaz.

Estado de sono fronteiriço. Esse é talvez o método mais fácil e
natural, e geralmente assegura descontração simultânea do corpo
e da mente. A dificuldade está na preservação daquela delicada
"fronteira" entre o sono e a vigília total. Com muita freqüência a
pessoa simplesmente cai no sono e isso encerra o experimento,
por enquanto.

Com a prática, a conscientização pode ser transportada para esse"
estado fronteiriço, penetrar nele, e atravessá-lo, chegando, após,
à sua destinação. Que eu saiba não existe outra maneira de
alcançar isso a não ser pela prática. A técnica é a seguinte:
deite-se, de preferência ' cansa e sonolento. Quando se
descontrair e começar a cair no sono, mantenha a atenção em
alguma coisa, qualquer coisa, com os olhos fechados. Uma vez
conseguindo manter indefinidamente o estado fronteiriço sem cair
no sono, é sinal que passou pelo primeiro estágio. Entretanto é
padrão normal cair no sono muitas vezes durante esse processo
de aprofundamento da consciência. Você não poderá ajudar a si
mesmo, porém não deixe que isso o desanime. Não se aprende o
processo da noite para o dia. Você perceberá que teve êxito
quando sentir monotonia e desejar que aconteça mais alguma
coisa!

Se as tentativas de permanecer no estado fronteiriço o tornarem
nervoso, essa também é uma reação normal. A mente consciente
parece não gostar de partilhar a autoridade de que dispõe quando
em vigília. Se tal ocorrer, interrompa a relaxação, levante-se e
caminhe um pouco, faça exercícios, e deite-se de novo. Se isso
não aliviar o nervosismo, vá dormir e tente em outra ocasião. Você
simplesmente ~ não está disposto.

Quando seu "fixativo", isto é, a imagem pensada na qual vinha se
apoiando, fugir e você se vir pensando em alguma outra coisa, é
porque está na iminência de completar o Estado A.

Uma vez lá chegando, a capacidade para manter-se calmamente
no estado Fronteiriço indefinidamente, com a mente num
pensamento exclusivo, você estará pronto para a fase seguinte. O
Estado B é análogo, mas elimina-se a concentração. Não pense
em coisa alguma, e I permaneça equilibrado entre vigília e sono.
Apenas olhe através dos olhos fechados para a escuridão à sua
frente. Não faça mais nada. Após certo número de exercícios você
poderá: "inventar imagens mentais" ou padrões luminosos. Tais
efeitos não têm grande e significado, e podem meramente formas
de descarga nervosa. Lembro-me, por exemplo, de quanto tentei
alcançar esse estado após assistir a um jogo de futebol na TV
durante horas. Tudo que eu via eram imagens '~ mentais de
jogadores de futebol americano se agarrando, correndo, I'
passando a bola etc. Levou pelo menos meia hora para o padrão
desvanecer-se. Essas imagens mentais são aparentemente
relacionadas i sua concentração visual nas oito ou dez horas
precedentes. Quanto, mais intensa a concentração, maior parece
ser a demora para eliminar ' as impressões.

Você terá conquistado o Estado B quando conseguir ficar deitado
indefinidamente após õ desaparecimento das impressões, sem
nervosismo, e vendo tão-somente a escuridão.

O Estado C é o aprofundamento sistemático da consciência
enquanto no Estado B. Isso é atingido quando se libera
cuidadosamente a firme preservação da fase fronteiriça do sono e
se aprofunda pouco a pouco durante cada exercício. Você
aprenderá a estabelecer os graus desse aprofundamento da
consciência "descendo" até determinado nível, e regressando
voluntariamente. E reconhecerá tais graus pelo fechamento de
várias entradas do mecanismo sensorial. O sentido . do tato
aparentemente some primeiro. Você tem a impressão de não
sentir nada em qualquer parte do corpo. Olfato e paladar vêm em
seguida. Os sinais de audição somem, em seqüência, e o ultimo a
desaparecer é a visão (às vezes os dois últimos são invertidos.
Desconfio que o motivo pelo qual a visão vai por último é que o
exercício requer o uso da rede visual, mesmo na escuridão).

O Estado D é a consecução do C quando se está inteiramente
descansado e revigorado, ao invés de cansado e sonolento, no
princípio do exercício. Isso é muito importante, e nem de perto tão
fácil de atingir como de escrever a respeito. Entrar no estado de
relaxação cheio de energia e consciência é forte garantia para
manter controle consciente. A melhor abordagem nas primeiras
tentativas dos exercícios no Estado D é começar imediatamente
após acordar de uma soneca ou uma noite completa de sono.
Principie o exercício antes de mexer-se fisicamente na cama,
enquanto seu corpo ainda se acha entorpecido pelo sono, e a
mente em alerta total. Não tome muitos líquidos antes de dormir
para não sentir necessidade imediata de esvaziar a bexiga assim
que acordar.

Indução por drogas. Nenhum dos remédios que produzem
relaxação e que são prontamente acessíveis parece ajudar. Os
barbitúricos forçam a perda do controle consciente e somente
provocam estado de confusão quando em consciência profunda. O
mesmo ocorre em grau menor com tranqüilizantes. Atinge-se a
relaxação, sim, mas a custo da percepção. O álcool sob qualquer
aspecto provoca efeitos análogos. Compostos mais exóticos, tais
como alcalóides e alucinógenos, podem ser mais produtivos. Não
tenho tido bastante experiência ou contato com os últimos a ponto
de poder fornecer uma opinião, ou mesmo adivinhação, com base
em conhecimento. Parece-me que uma pesquisa a longo prazo é
indicada para esse caso.

Já utilizei os três métodos e rejeitei a relaxação por meio de drogas
bem no início, pois resultou tanto em muita perda do controle
consciente quanto na deturpação da percepção. Na primeira
técnica, fitas para indução hipnótica foram especialmente
preparadas para o experimento. Mostraram-se bastante úteis e
eficazes. As técnicas do estado de sono fronteiriço têm sido
empregadas com muita freqüência. A despeito do procedimento
aparentemente complicado, para mim é o método mais natural.



2. ESTADO DE VIBRAÇAO

A produção desse efeito é a mais crítica de todas. A impressão
sensorial subjetiva que ela cria vem descrita em outro ponto da
obra. Uma vez alcançado, sem dúvida não lhe precisarão dizer que
teve êxito, e então terá passado por outro grande obstáculo.


Tudo o que se pode fornecer são pistas. Ao nível atual de
conhecimento, não se sabe por que essas coisas funcionam. É
muito parecido com o ato de ligar-se um interruptor para obter luz
sem noção alguma de como o interruptor opera, de onde vem a
eletricidade, ou por que e como ele atua numa lâmpada
protegendo filamentos e tungstênio.

Todo o material aqui contido foi constituído tão empiricamente
como possível. A parte o principal laboratório humano, este
escritor, várias outros indivíduos tentaram. Basta dizer que
obtiveram resultados positivos.

Complementos para o estado vibratório. Deite-se em qualquer
posição mais propícia ao seu estado de relaxação. Afrouxe
qualquer roupa que estiver usando. Mantenha-se coberto para
sentir-se ligeiramente mais aquecido do que geralmente o
confortável para você. Afaste qualquer jóia ou objeto de metal
perto ou tocando a sua pele. Certifique-se de que seus braços,
pernas e pescoço se descontrairão numa posição que não
impedirá a circulação sangüínea. Escureça o aposento o bastante
para assegurar-se de que nenhuma luz possa ser percebida
através de suas pálpebras. Não utilize um aposento totalmente
escuro, pois assim não terá ponto visual de referência.

Requisitos absolutos. Certifique-se de que não será interrompido
de maneira alguma, seja por intervenção física direta, por telefone
tocando, ou outros ruídos interruptores. Não estabeleça limite de
tempo ou de prazo. O tempo que despender no experimento não
será mais valiosamente empregado em outra coisa, e você não
deverá' ter assunto pendente, o que poderia tornar breve a sua
atividade.

Atinja o estado de relaxação. Faça isso por qualquer método que
tenha achado operável para o seu caso individual. Trabalhe até o
Estado D, ou seu equivalente, e mantenha-se no mais profundo
estado de relaxação possível, sem enfraquecer a consciência.
Assim que houver gasto tanto tempo quanto necessário para
alcançar isso, repita mentalmente: "eu reconhecerei e me
lembrarei de tudo o que encontrar durante esse período de
relaxação. Vou recordar em detalhes, quando estiver
completamente acordado, somente aqueles assuntos que serão
benéficos às minhas condições mental e física". Diga isso
mentalmente cinco vezes. Depois comece a respirar pela boca
semi-aberta.

Organize as ondas vibratórias. Enquanto continua respirando pela
boca semi-aberta, concentre-se na escuridão diante dos seus
olhos fechados. Primeiro olhe para um ponto na escuridão a trinta
centímetros da sua fronte. Agora desloque seu ponto de
concentração para um metro de distância, e depois dois metros.
Mantenha-o assim até se tornar firme. Daí vire o ponto para cima,
numa linha paralela ao eixo do corpo e acima da cabeça. Alcance
as vibrações naquele ;,' ponto. Quando as encontrar, puxe-as
mentalmente de volta à sua :,,~ cabeça.

Essa descrição simples deve provocar muitas perguntas: alcançar
o quê? Puxar o quê de volta à cabeça? Tentemos outro sistema
de': explanação. Inicie uma concentração mental, como se duas
linhas se estendessem dos lados externos de seus olhos
fechados. Pense nelas convergindo para um ponto a trinta
centímetros de sua fronte. Visualize uma resistência, ou pressão,
quando as duas linhas se encontrarem como se dois fios elétricos
se unissem, ou os pólos de um ímã fossem forçados a se tocar.
Agora estenda essa junção até cerca de um metro ~,~ afora, ou a
extensão de seu braço esticado. Devido à diferença angular, o
padrão de pressão será alterado. Uma compressão do espaço
(forças?) entre as linhas convergentes deverá ser o resultado, e a,
pressão deverá, por conseguinte, aumentar para manter a
convergência. Depois que a extensão de um metro foi efetuada e
preservada, estenda o ponto de interseção para metro de
distância da sua cabeça, ou 30º (para que você possa visualizar
devidamente o ângulo exato que 30º representam : talvez ajude
estabelecer um ângulo de 30º no papel, com um transferidor, e
decorar seu desenho).

Uma vez tendo aprendido a realizar e manter o ângulo de 30º para
fora (ou mais ou menos a uns dois metros de distância), curve o
ponto de interseção 90º (ou faça um "L") para cima, na direção de
sua cabeça, mas paralelo ao eixo do corpo. Você faz o
"estiramento" com esse ponto de interseção. Esticar ou estirar
mais com. esse ponto até obter uma reação. Novamente, você
saberá quando consegui-la. É como se uma onda sibilante,
ritmicamente pulsante, cheia de faíscas, viesse rugindo para
dentro da sua cabeça. E daí ela parece ir varrendo o resto do
corpo, tornando-o rígido e imóvel.

Depois que você aprender o processo ou o conceito, não mais
seria necessário efetuar todas as operações rotineiras. Precisará
apenas pensar nas vibrações, enquanto no estado de relaxação, e
elas começarão a formar-se. Instituiu-se um reflexo condicionado,
ou uma trilha nas neurônios, que pode ser seguida sempre e
sempre. Ainda uma vez, não é técnica passível de realizar-se na
primeira tentativa. A probabilidade de êxito aumenta a cada
esforço sucessivo. Quanto maior a freqüência com que o tentar,
maiores as possibilidades de obter resultados positivos. No
entanto, uma vez alcançado o sucesso, nem sempre o ato se
repete voluntariamente. Existem ainda muitos desvios que
interferem, e que ainda não foram isolados e identifica-los. Porém,
a coisa "funciona" com freqüência bastante para ser objeto de
contínuo estudo.



3.CONTROLE DAS VIBRAÇOES

Quando você conquistar o estado vibratório, haverá diretrizes
definidas para seguir. A utilização desse estado sob controle
consciente é o objetivo que você almeja. Para realizar isso terá de
observar medidas cautelosas. Elas deverão, lógico, ser mantidas
em seqüência e na ordem apresentada.

Não há vestígios indicando que esse estado vibratório tem efeito
nocivo sobre a mente ou o corpo físico. Vejamos, então, alguns
esquemas que se podem adaptar sistematicamente. Eles são o
resumo de literalmente centenas de experimentos pelo método das
tentativas.

Aclimatação e adaptação. Essa é uma forma de dizer que você
deve deixar-se acostumar com a sensação desse estado invulgar.
Qualquer medo ou pânico deve ser eliminado quando sentir ondas
iguais a um choque elétrico sem dor, invadindo seu corpo. O
melhor método parece ser o de não fazer nada quando elas
surgirem. Fique deitado quieto, e analise-as objetivamente até
sumirem de modo espontâneo. Isso costuma acontecer no espaço
de cinco minutos. Após diversas experiências do gênero você
perceberá não estar sendo eletrocutado. Tente evitar entrar em
pânico, lutando para romper a sensação de paralisia. Você pode
interrompê-la sentando-se com grande força de vontade, mas
ficará decepcionado consigo mesmo por tê-lo feito. Afinal, era isso
que estava querendo realizar.

Manipulação e modulação. Uma vez tendo eliminado as reações
de medo, você está pronto para as fases de controle. Primeiro
"dirija' mentalmente as vibrações para um anel ou force-as todas
para dentro da sua cabeça. Depois mentalmente empurre-as pelo
seu corpo abaixo, até os dedos dos pés, devolvendo-as à cabeça.
Em seguida comece a impulsioná-las em onda, acima do corpo, e
ritmadamente, da cabeça, aos pés, e depois voltando novamente.
Após ter efetuado o mov1-mento de onda, deixe-o agir
espontaneamente até desvanecer-se. Isso deverá levar uns dez
segundos, cinco para baixo, cinco na volta, até que a onda
complete o circuito desde a cabeça até os pés, e volte. Pratique
isso até a onda vibratória começar instantaneamente após a
ordem mental, e deslocar-se firmemente até desaparecer.

A essa altura você terá notado a "rudeza" das vibrações, como se
seu corpo estivesse sendo sacudido severamente até o nível
molecular, ou atômico. Isso pode ser um tanto desagradável, e
você vai sentir vontade de "amaciá-las". Pode fazê-lo,
obrigando-as a "pulsar" ' mentalmente a fim de aumentar-1hes a
freqüência. Seu padrão vibratório original parece ser da ordem de
uns vinte e sete ciclos por segundo (esse é o padrão da própria
vibração, não da freqüência cabeça-aos-pés). O padrão reage a
essa ordem de pulsação muito sutilmente, e lentamente, no
princípio. Sua primeira indicação de êxito vem quando as
vibrações não mais parecem grosseiras e trêmulas. Você está na
iminência de controlá-las quando produzirem efeito firme e sólido.

É essencial que aprenda e pratique esse processo de aceleração.
O efeito de vibração acelerada é a forma que permite a
dissociação do físico. Uma vez tendo determinado o momento da
aceleração, ela parece acontecer automaticamente.
Eventualmente você poderá"'; sentir as vibrações apenas quando
se iniciam. Elas elevarão sua freqüência, como um motor sendo
acelerado, até ficar tão alta que você não consegue distingui-la.
Nessa fase o efeito sensorial é de calor no corpo, e de
formigamento, mas sem excessos.

A conquista consistente desse estágio é sinal de que você se
acha. pronto para os experimentos de dissociação física iniciais.
Outro conselho aqui: além desse ponto acredito que você não
consiga recuar. Como conseqüência você se envolverá com a
realidade dessa outra existência. Como isso afetará sua
personalidade, sua vida diária, seu futuro e suas filosofias
dependem inteiramente de você, como indivíduo. Depois que você
for "aberto" a essa outra realidade, não poderá evitá-la, por mais
que se esforce. A pressão dos problemas materiais poderá
sublimá-la durante certo período, porém ela regressará. Você não
poderá ficar sempre de guarda contra sua reabertura. Quando
começar a dormir, ou em vigília; quando meramente descansar,
onda de vibrações poderá surgir sem ser chamada. Claro que
você poderá detê-la, mas eventualmente estará cansado demais
para dar ao trabalho, e lá vai você em outra excursão. Sentirá que
estará lutando contra si mesmo.

E quem deseja lutar contra si próprio ao preço de uma boa noite
de sono!?




Após ter atingido o estado vibratório e certo controle do seu
estágio de relaxação, um fator adicional deve ser levado em
consideração. É provável que você já o tenha dominado,
tratando-se normalmente de um produto dos exercícios prévios.
Contudo, deve ser enfatizado.

Esse fator é o controle do pensamento. No estado de vibração
você fica aparentemente sujeito a qualquer pensamento, tanto
voluntário quanto involuntário, que passe pela sua mente. Assim,
você deve colocar-se o mais pr6ximo possível dos estados de
"nenhum pensamento", ou "pensamento único" (concentração). Se
alguma idéia dispersa passa pela sua mente, você reage
instantaneamente, e às vezes de maneira indesejável. Desconfio
que jamais se esteja livre dessa orientação errônea. Pelo menos
tem sido assim comigo, o que talvez explique as muitas
inexplicáveis viagens a lugares e pessoas que não conheço.
Parece que elas são produzidas por pensamentos ou idéias que
eu não sabia que me ocorriam, e abaixo do nível consciente. A
melhor abordagem é fazer o melhor que você puder.

Tendo isso em mente, as primeiras experiências na dissociação do
segundo corpo físico deveriam limitar-se a tempo e ação. O que se
segue é elaborado basicamente como técnica de familiarização e
orientação, que deverá permitir uma abordagem à dissociação,
sem medo nem preocupação.

Liberação das extremidades. Isso serve para familiarizar você com
as sensações do segundo corpo, sem entrega total. Procure
relaxar-se, e após a criação do estado vibratório, trabalhe com
braço e mão direitos, ou esquerdos, um de cada vez. Isso é tão
importante como o será sua primeira confirmação da verdade do
segundo corpo. Com uma das mãos tente tocar um objeto
qualquer: chão, parede, porta, ou outros, que você se lembre
como estando longe do seu braço físico. Tente atingir o objeto.
Realize o processo de estiramento, mas não para cima ou para
baixo, mas na direção em que seu braço estiver' apontando. Faça
isso como se estivesse esticando o braço, sem levantá-lo ou
abaixá-lo. Uma variação consiste simplesmente em esticar mão e
braço da mesma maneira, sem objeto especifico em mente. Esse
método é freqüentemente melhor, pois na hora você não tem idéia
preconcebida do que "tocará".

Quando se "alcança" desse modo e nada se sente, recomenda-se,'
adiantar a mão um pouco mais e continuar suavemente, como se
estivesse estendendo o braço, até a mão encontrar algum objeto
material. Se o padrão de vibração estiver fazendo efeito, ela
funcionará, e sua mão finalmente sentirá ou tocará em qualquer
coisa. Assim que fizer, examine, com seu sentido de tato, os
detalhes físicos do objeto. Procure quaisquer rachaduras, entalhes
ou detalhes incomuns que, mais tarde poderá identificar. A essa
altura nada parecerá invulgar. Seus mecanismos sensoriais lhe
dirão que está tocando no objeto com ' a mão física.

Eis, então, seu primeiro teste. Depois de familiarizar-se com o
objeto por meio da mão esticada, endireite-a e pressione o objeto
com as pontas dos dedos. No início encontrará resistência.
Empurre um pouco mais, e suavemente vença a resistência que
estiver sentindo. A essa altura sua mão parecerá atravessar direto
o objeto. Continue fazendo pressão até sua mão atravessá-lo
completamente e achar algum outro objeto físico. Identifique o
segundo objeto pelo toque. Depois retire cuidadosamente sua
mão, recue através do primeiro, objeto, e recue lentamente até o
normal para que ela se sinta no lugar • ao qual "pertence".

Depois disso diminua as vibrações. A melhor maneira de fazer isso
é tentar vagarosamente mexer o corpo físico. Pense nele e abra os
olhos físicos. Traga de volta seus sentidos físicos
deliberadamente.

Depois de as vibrações se esvaírem completamente, fique deitado,
quieto durante alguns minutos até o retorno integral. A seguir
levante-se e faça anotações a respeito do objeto que "sentiu",
localizando-o de acordo com a posição de sua mão e braço
quando estava deitado. Anote os detalhes tanto do primeiro quanto
do segundo objeto que sentiu. Tendo feito isso, compare sua
descrição com o primeiro objeto real. Faça registro especial dos
pequenos detalhes que não poderia ter enxergado de longe. Sinta
o objeto pelo tato a fim de compará-lo com o que sentiu sob
influência das vibrações.
Examine o segundo objeto da mesma forma. Talvez você não
tenha reconhecido conscientemente sua presença ou posição
anterior à experiência. Isso também é muito importante. Teste a
linha de direção desde o ponto onde ficou sua mão física; quando
atravessou os primeiro objeto, e até o segundo. Será uma linha
reta?

Verifique os resultados. Esteve o primeiro objeto que tocou
fisicamente localizado numa distância na qual teria sido
absolutamente impossível alcançá-lo sem movimento físico? Os
detalhes do objeto, especialmente os detalhes mínimos, coincidem
com as anotações feitas por você? Faça a mesma comparação
com o segundo objeto.

Se suas respostas forem afirmativas é porque alcançou seu
primeiro êxito. Se os fatos não conferirem, tente de novo outro dia.
Se você produziu o estado vibratório, pode efetuar esse exercício
quase sem restrições.

Poderá igualmente realizar o seguinte com muita facilidade: após
produzir o estado vibrat6riò, deitado de costas, com os braços ou
nos lados, ou em cima do peito, erga-os 1evemente sem olhar
para eles, e una os dedos. Faça isso distraidamente, e recorde-se
dos resultados sensoriais. Depois de ter cruzado as mãos sobre o
peito, olhe-as primeiro com os olhos fechados. Se você se moveu
com relativa facilidade, verá tanto os braços físicos quanto os não
físicos. Os físicos estarão descansando do seu lado ou em cima
do peito. As impressões sensoriais estarão com os braços e mãos
não físicos acima do seu corpo físico. Você deverá testar esse
fenômeno quantas vezes desejar, e como quer que deseje. Prove
para si mesmo que não está deslocando seus braços físicos, mas
outra coisa. Faça-o pelos meios que forem necessários para 1he
garantir inteiramente essa verdade.

É sempre importante devolver seus braços não físicos à conexão
plena, com suas contrapartes físicas, antes de "desligar" o estado
vibratório. Conquanto possa não haver efeitos posteriores graves,
caso isso não seja feito, acho melhor não tentar isso nos primeiros
estágios.

Técnica de dissociação. O método mais simples de usar quando
na separação do físico é o processo de "decolagem". O alvo, neste
caso, não é viajar para lugares muito distantes, mas sim
familiarizar-se com as sensações no seu pr6prio quarto, em
ambiente já conhecido. A razão disso é que a primeira experiência
de verdade será, então examinada e explorada com pontos de
referência identificáveis.

Com o fito de reforçar essa orientação é melhor que esses
primeiros exercícios de completa dissociação sejam conduzidos à
luz do dia. Teste suas pr6prias necessidades quanto à quantidade
de luz no quarto. Evite luz elétrica, se possível.

Para alcançar as condições, atinja o estado vibratório e mantenha
o completo controle dos seus processos de pensar. Você vai
permanecer apenas nos limites do seu quarto, o qual lhe é familiar.
Pense que está ficando mais leve; que está flutuando e subindo, e
como seria gostoso flutuar em direção ao alto. Certifique-se de
pensar em como seria gostoso, já que o pensamento associado
subjetivo é muito importante. Você deseja fazê-lo porque é uma
coisa à qual reagirá emocionalmente, reagirá mesmo antes do ato,
por antecipação. Se persistir apenas nesses pensamentos
acabará dissociando, e flutuará suavemente para cima, saindo do
físico. Talvez não o consiga na primeira i:~ oportunidade, nem na
segunda. Mas, sem dúvida alguma, se conseguiu superar as
etapas anteriores de exercícios, conseguirá.

Um segundo sistema é a técnica de "rotação", mencionada em,
algum ponto do livro. Sob as mesmas condições já descritas,
procure virar-se lentamente, como se procurasse uma posição
mais cômoda na cama. Não tente ajudar-se a virar com braços ou
pernas. Comece torcendo a parte superior do corpo, cabeça e
ombros em primeiro lugar. A todo custo mexa-se vagarosamente,
exercendo pressão suave, mas firme. Se não o fizer poderá
soltar-se e girar como um toro de tenha no rio, antes de conseguir
modificar a pressão. Esse gesto é perturbador somente porque
você pode perder toda a orientação e ser forçado a encontrar o
caminho de volta cautelosamente, conectando-se em rotação.

A tranqüilidade com que você começa a girar, sem fricção ou
senso de peso, vai informá-lo de que principiou a ter sucesso na
dissociação. À medida que isso for acontecendo, gire lentamente
até sentir que se mexeu 180" (isto é, cara a cara com seu corpo
físico). f impressionante como você reconhecerá essa posição. Os
180º e o cara-a-cara são meramente duas voltas de 180º e, sem
orientação, é fácil de sentir.

Uma vez na posição de 180º, cesse a rotação simplesmente
pensando em fazê-lo. Sem hesitar, pense em flutuar para cima,
afastando-se do corpo físico. Novamente, se alcançou o estado
vibratório com êxito, esse método certamente 1he trará resultados.

Das duas técnicas de separação, a primeira deveria ser tentada'
antes da segunda. Então, depois de ambas serem examinadas e
testadas, a que parecer mais fácil deverá ser utilizada.

Experimentos locais e familiarização. Depois que você tiver êxito
no processo de separação, é muito importante para sua própria
continuidade de objetivo que permaneça em completo controle. A
única maneira possível de fazer isso é ficando perto do físico nos
primeiros estágios. Tudo o que sentir emocionalmente mantenha
bem próximo c1o físico. Essa advertência não é feita por causa de
qualquer perigo conhecido, mas para que você mantenha uma
familiarização gradativa, reconhecendo assim exatamente o que
está acontecendo. As viagens loucas e sem controle nessa altura
das coisas bem podem produzir situação e condições
desagradáveis, que o forçarão a reaprender muito do que já
assimilou. O processo de adaptação mental será diferente de
qualquer um que você já tenha praticado conscientemente. A
adaptação gradual realçará grandemente sua paz interior e
confiança.

A essa altura o exercício principal é o do retorno. Mantenha sua
distância separatória a não mais de um metro, pairando sobre o
físico. Não faça tentativa alguma, nessa ocasião, para mexer-se
lateralmente ou mais "para cima". Como saber a que distância
está? De novo,, isso é coisa que você sente. Sua visão agora é
zero. Você condicionou-se a não abrir os olhos e deixá-los
fechados por ora. Fique próximo do físico. A noção mental disso o
manterá na distância devida.

Durante os três ou quatro próximos exercícios não faça mais nada
além de "sair" e regressar para o físico. Para retornar sob tais
condições, simplesmente "pense" em si mesmo voltando para
dentro dele, e voltará. Se usou o primeiro método de separação, a
reintegração será relativamente simples. Assim que se vir de volta
num alinhamento exato, poderá mexer qualquer porção do corpo
físico,
reativar qualquer um ou todos os sentidos físicos. Cada vez que
regressar abra os olhos físicos e sente-se fisicamente para saber
que está completamente "de volta e uno". Isso é para assegurar
uma orientação: instilar confiança no fato de você poder retornar à
vontade e, o que é mais importante, para garantir-1he o contato
não interrompido com o mundo material ao qual pertence
atualmente. Seja lá em que acredite, essa afirmação é muito
necessária.

Se você aplicou o método rotativo, desloque-se lentamente de
volta ao físico, de novo pensando nele e, quando sentir que fez
contato completo, inicie sua rotação de 180º para ligar-se com o
físico. Parece não haver diferença se você continua o círculo de
rotação ou, inverte e regressa num movimento oposto àquele que
o ajudou na liberação.

Em ambas as técnicas parece haver ligeiro sacolejão, semelhante
a um estalido, quando você entra de novo em junção com o físico
extremamente difícil a descrição de tal sensação, mas você a
reconhecerá. Aguarde sempre alguns momentos antes de
sentar-se após o regresso, basicamente para evitar qualquer
possível desassossego. Dê algum tempo a si mesmo para
readaptar-se ao meio-ambiente físico. O ato físico de sentar-se
oferece prova de continuidade em forma demonstrável; você
saberá que pode consciente e voluntariamente atuar num
movimento físico intercalado com experimentos no ambiente não
físico, e ainda reter a conscientização das coisas no decorrer do
processo.

Você terá completado o ciclo quando conseguir separar-se, voltar
ao físico, sentar-se e anotar o tempo despendido; repetir o
processo de separação e regressar ao físico uma segunda vez.
tudo sem perda da continuidade de consciência. A leitura da
numeração relógio auxiliará na tarefa.

O próximo passo na familiarização é separar-se até uma distância
ligeiramente maior, aplicando os mesmos procedimentos. Qualquer
distância até três metros serve. Mantenha sempre a concentração
mental num só propósito, sem padrões de pensamentos
dispersivos, especialmente nesses exercícios alongados. Após
você ficar acostumado com a sensação de estar meio "separado",
diga mentalmente para si mesmo que pode enxergar. Não pense
no ato de abrir os olhos, pois isso pode muito bem transferir você
para o físico, enfraquecendo o estado vibratório. Ao invés disso,
pense em ver; pense que consegue ver, e verá. Não haverá
sensação de olhos abrindo-se. A escuridão simplesmente sumirá
de repente. No princípio sua visão poderá ser fraca, como na
meia-luz, indistinta ou míope. Até hoje não se sabe por que é
assim mas, com a prática, sua visão se tornará mais aguda.

A primeira imagem do seu corpo físico deitado abaixo de você não
deverá ser desalentadora, caso tenha efetuado os primeiros
exercícios. Depois de certificar-se de que é "você" deitado ali,
examine visualmente o quarto da perspectiva da sua posição.
Mentalmente desloque-se em uma direção ou outra, de modo
lento, e jamais com violência. Mexa braços e pernas para
certificar-se de sua mobilidade. Role e pule pelo quarto, no novo
elemento, se quiser, sempre permanecendo dentro do limite
prescrito do seu físico.

Nesse estágio você poderá ser invadido por fortes desejos, que
talvez serão quase irresistíveis. Esse é o maior problema que
poderá enfrentar. Esses desejos, surgindo sem aviso,
inesperadamente, são subjetivos e emocionais e podem facilmente
anular a posição racional a priori que você elaborou com tanto
esmero. O mais importante conselho é que eles não devem ser
rotulados de mal nem de erro. Simplesmente existem, e você deve
aprender a lidar com eles. A regra é: não negue a existência de
tais desejos. Reconheça-os como parte profunda e integrante de
você que não pode ser afastada pelo "pensar". Até conseguir isso
você estará incapaz para controlá-los.

Os desejos incluem liberdade (deleitar-se com a libertação das
limitações físicas e efeitos gravitacionais), contato sexual (primeiro
com a pessoa amada, depois em nível estritamente sensorial),
êxtase religioso (variável, baseado na intensidade do
condicionamento da vida pregressa), e outros que se podem
originar de invulgares experiências ambientais do indivíduo. A
crença apresentada aqui é a de Ne todo mundo sofrerá esses
desejos subjetivos, a despeito da maior disciplina rígida e
auto-análise. Referimo-nos a esses elementos muito abaixo da
consciência superficial que abrange nosso caráter fundamental e
nossa personalidade. Como já foi explicado anteriormente, esses
elementos surgem porque você não é mais simplesmente uni ego
consciente, intelectual. Você é, e talvez pela primeira vez, uma
totalidade. Cada parte sua ficará conhecida, e deverá ser levada
em consideração em todas as ações em que tomar parte. O truque
é manter o você consciente e racional (aquele mais informado no
mundo físico) numa posição dominante. Não é fácil.

Sendo assim, você enfrentará problemas se tentar negar seu ego.
Em vez disso, deve aceitar esses por vezes surpreendentes
impulsos como eles são: parte sua, e seguir em frente. Não poderá
eliminá-los, mas sim colocá-los de lado por ora. Ofereça a
promessa de realização futura, e não verá resistência. Essas
necessidades sabem identificar um engodo, já que foram
submetidas a ele toda a sua vida!

Quando você tiver lidado razoavelmente com essas outras partes
suas e demonstrando isso para sua satisfação, cinco a sete vezes
num estado de quase separação (no mesmo aposento, em
proximidade imediata), estará pronto para viagens mais distantes e
específicas que se segue neste livro presume que você venceu a
maior parte dos medos que encontrou até esta fase. Caso
contrário, repita os exercícios que produzem medo até que sua
familiarização com eles elimine,
o receio.

Sinal infalível de retorno. Como já registrado, o medo de ser
incapaz de reentrar no físico é restrição básica para deixar o
corpo. Nos meus primeiros experimentos encontrei esse problema
diversas vezes. Felizmente uma solução era achada sempre que
tal dificuldade se apresentava. Após cuidadosa análise de
centenas de testes, uma técnica infalível foi elaborada. A única
garantia disponível foi a de que continuou funcionando para mim.

Primeiro: se tiver dificuldades, não entre em pânico. Acima de tudo
mantenha dominados seus processos de pensamento racional. O
terror apenas agrava a situação. Assimile essa fórmula simples e
use-a para retornar ao físico de qualquer lugar onde esteja, pense
no seu corpo físico. Comece mentalmente a mexer alguma parte
do seu corpo físico. Mexa um dedo da mão ou do pé. Fisicamente
faça uma inalação profunda. Reative seus cinco sentidos, ou
somente qualquer um deles. Mova o maxilar. Engula, ou mexa com
a língua. Qualquer ato que deva envolver movimento físico, ou
usar energia física serve. Se um não tiver efeito imediato, tente
outro, Sem dúvida, tal ação de pensamento o levará de volta ao
físico. P. apenas questão de decidir qual funciona melhor no seu
caso.

Quando essa técnica é aplicada, o regresso é virtualmente
imediato. f uma combinação de descobridor automático de direção
com a detonação de um foguete: A reintegração parece
instantânea quando é realizado. Contudo, esse método de retorno
imediato elimina seu poder de opção ou decisão. Uma vez posto
para funcionar, você não consegue detê-lo. E regressará ao físico
sem qualquer oportunidade de saber o que é como está
acontecendo. Logo, isso deve ser considerado como medida de
reserva de emergência, ao invés de um passo consistente na sua
metodologia.

Sob condições normais você deverá pensar ou sentir a direção e a
localização do seu corpo físico. Então, sem pressa, e de maneira
calma e voluntária, inicie o retorno.

A mecânica do movimento. Agora que você armou os devidos
controles, inclusive o sinal de regresso de emergência, está
preparado' para o mais solene passo de todos: "ir" até um ponto
distante e voltar. Decididamente não é aconselhável tentar
propositadamente esse exercício antes de haver completado todos
os testes prévios e estar ' acostumado com eles. É muito possível
que você tenha ido inadvertidamente até um ponto distante
durante as fases iniciais. Se for esse o caso, você pode
reconhecer a importância de obedecer a certo procedimento.

Primeiro, estabeleça o seu "alvo". Lembre-se da regra: você deve
"ir" até uma pessoa, não a um local. Talvez seja possível chegar
ao último, se você tiver profunda ligação emocional com o lugar,
mas os experimentos têm demonstrado pouco êxito nesse terreno.
Isso, lógico, pode dever-se à personalidade do autor.

Escolha a pessoa (viva) que deseja visitar. Selecione alguém que
conhece bastante. Não informe a ela que está fazendo o teste.
Isso é muito 'importante, pois eliminará qualquer auto-sugestão da
parte dele ou dela. Faça a escolha antes de entrar no estado
vibratório e de iniciar o processo de descontração.

Efetue a relaxação e o estado de vibração. Use o método
escolhido para separar-se. Afaste-se até curta distância, mais ou
menos dois metros do físico. Com a visão ainda em "escuridão",
cautelosamente "pense" na pessoa que planeja visitar. Pense não
apenas nome, mas na personalidade e caráter dela. Não procure
visualizar um ser físico, pois é o reflexo da essência da pessoa
que o atrairá, e não os atributos físicos.

Elaborando esse padrão, gire lentamente numa rotação de 360°.
Em algum ponto do circuito "sentirá" a direção correta. É coisa
intuitiva; uma certeza que o atrai como suave ímã. Mesmo assim, é
bom verificar tudo. Passe por esse ponto no seu giro, e volte até
ele., De novo o sentirá com muita força. Pare de frente para essa
direção. Pense que a visão funcionará e comece a enxergar. Para
dar a si mesmo movimento rumo à sua destinação, empregue uma
versão total do segundo corpo para o "estiramento", que você
praticou nos primeiros exercícios com mão e braço. O sistema
mais fácil é colocar seus braços não físicos acima da cabeça, com
os polegares recolhidos, como um caçador submarino a ponto de
mergulhar. Com os braços nessa posição pense na pessoa que
deseja visitar e estire o corpo nessa direção. Poderá deslocar-se
depressa ou 4 devagar, dependendo do esforço desse gesto de
estiramento. Quanto mais "esticar-se", mais rápido irá. Chegando
ao seu destino, automaticamente deixará de esticar-se sem
percebê-lo.

Para regressar aplique método semelhante. Pense no seu corpo
físico, faça o movimento de alcançar alguma coisa e estire-se, e
voltará prontamente. Normalmente nada mais se exige além disso.
Existe certa especulação quanto à necessidade de manter os
braços, na posição de nadador. Originalmente presumia-se que tal
postura interromperia um rumo, ou desviaria quaisquer objetos
encontrados com as mãos, ao invés de com a cabeça. Ajuda
bastante criar o gesto de estiramento, em vez de manter os braços
ao lado do corpo.

Aí está. O que vem a seguir parecerá ritualístico, mas a intenção
não é essa. Pode não parecer mais eficaz do que as fórmulas
mágicas da Idade Média. Até hoje não há explicação de por que a
técnica funciona. Talvez nos anos por vir, médicos interessados e
curiosos, químicos, neurologistas e outros cientistas elaborarão
teorias exeqüíveis que se combinarão com a ação. Se gente
bastante resolver examinar o assunto empiricamente, talvez daí
resulte nova ciência.

Nesse ínterim, as fronteiras podem desaparecer também para
você, se tiver coragem e paciência. A única maneira de aceitar e
conhecer essa verdade disseminada é experimentar por si mesmo.
Boa sorte!















Os fatores desencadeadores da projeção podem ser relacionados
como segue:

1 – Força de vontade.
2 – Persistência.
3 – Estudo árduo.
4 – Conhecimento de suas energias.
5 – Eliminação do medo.
6 – Eliminação de idéias preconcebidas.
7 – Aperfeiçoamento em qualquer um dos métodos mais a
frente acrescentados ou criar seu próprio método.

Estes ítens podem parecer simples à primeira vista, mas aqueles
que já se projetam de forma mais controlada sabem muito bem que
cada item representa uma conquista que 1hes custaram anos de
aperfeiçoamento. Isto geralmente, causado não por dificuldade,
mas por bloqueios semeados pela realidade sócio-familiar ou
mesológica do próprio indivíduo.

Métodos aplicativos para indução da projeção extrafísica

Antes de partirmos para os métodos por mim utilizados, gostaria de
fazer um breve comentário sobre as mais variadas técnicas que
induzem uma pessoa à projeção consciente.

Na realidade existem mais de uma centena de técnicas projetivas,
mas particularmente sinto que para quem está iniciando nesta
nova área de autoconhecimento apenas aquelas que apresentarei,
logo a seguir, serão suficientes para dar uma percepção mais clara
sobre a projeção em si.

Se fizermos uma viagem no tempo, até os redutos dos "grandes
homens santos" da Índia, veremos que muitos métodos de controle
energético, bem como a meditação, eram instrumentos primordiais
para induzir um indivíduo a sair conscientemente do seu corpo
físico. Muitas vezes isto era traduzido como estado de êxtase.

A simbologia arcaica hindu está intimamente ligada com todo este
processo de despertamento interior, fazendo com que os neófitos
acreditassem que determinado símbolo pudesse libertá-los do
fardo físico e assim permitir-lhes o acesso a outros planos de
consciência.

O jejum absoluto foi amplamente usado, mas sempre com controle
adequado de algum mestre, para que assim o neófito não entrasse
em choque com sua própria natureza.

Desta forma, o indivíduo descompensaria sua carga energética
espiritual forçando o psicossoma a procurar o balanceamento
energético em planos paralelos trazendo consigo toda uma carga
de força vital.

Em nossos dias, sabemos que este tipo de técnica não mais faz-se
necessário, pois o autoconhecimento e a noção das manipulações
de energia são instrumentos fundamentais para uma boa projeção
consciente.

Segue abaixo uma relação de algumas técnicas mais utilizadas por
mim e também por muitos outros projetores:

1 – Relaxamento parte a parte.
2 – Visualização projetiva.
3 – Meditação.
4 – Solicitação direta aos mentores extrafísicos.
5 – Manipulação onírica.

Vamos comentar agora cada uma delas:



1) Relaxamento parte a parte

Esta técnica permite que o físico fique em total inércia e como tudo
em nosso mundo é motivado por uma dinâmica universal, o corpo
extrafísico inicia sua sintonização com o estado vibracional
molecular existente na própria atmosfera autoimpulsionando-se
para fora do corpo físico.

A técnica em si é simples e aqui apresentarei uma sugestão que
poderá ajudá-lo a iniciar o exercício pr6vio de decolagem, cujo
objetivo é o de causar os seguintes estados reacionais baseados
em estímulos autógenos:

a) Bloquear qualquer sensação táctil.
b) Causar a sensação de leveza.
c) Induzir o estado vibracional.

Isto irá orientar a mente de forma organizada visto a maioria dos
exercícios de desdobramento não enfocarem qualquer preparação
de sugestibilidade.

Visto não apenas condicionar a mente para um desdobramento,
mas também atingir a consciência de forma direta e eficaz,
condicionando-a a tornar-se vígil toda vez que deslocada do corpo
físico.

Os exercícios de relaxamento fundem-se com os de concentração,
pois cada parte do corpo deverá ser induzida a relaxar-se graças a
estímulos subliminares do próprio cérebro.

Este tipo de auto-hipnose, se assim me permitem considerar,
ajudará, leitor, a condicionar o psicossoma no momento da
decolagem.

Deve-se dar tempo suficiente para o subconsciente absorver os
comandos induzidos por você mesmo, até o mesmo aceitá-lo e
assim conectar-se automaticamente ao superconsciente, ou seja,
consciência do espírito.

Cada passo deverá ser praticado com seriedade e vontade, nunca
com ansiedade, pois assim evita-se tensão e conseqüentemente o
fracasso da experiência. Estes passos serão o alicerce básico
para o bom desenvolvimento da projeção consciente.

1 – Agora respire fundo e lentamente, retendo o ar o máximo
possível.
2 – Expire vagarosamente e quando achar que o ar excessivo
exalou-se contraia os músculos do estômago para forçar a saída
do resto do ar contaminado (saturado).
3 – Repita o processo cinco vezes.

Isto poderá ser realizado deitado ou mesmo sentado
confortavelmente em uma poltrona.

O roteiro a seguir poderá ser memorizado ou gravado numa fita
cassete para que assim seja tocado várias vezes.

Lembre-se, o objetivo não é dormir, mas sim criar uma psicosfera
de tranqüilidade e segurança, pois só assim o bom resultado virá.
Agora acompanhe detalhadamente cada passo aqui sugerido.

Indução projetiva

Fecho os olhos e, ao fechá-lo, sinto que tem início o estado de
relaxação. Relaxo-me mais e mais e logo estarei no mais profundo
estado de relaxação que me é possível no momento. À medida que
me deixo relaxar, torno-me cada vez mais consciente de minha
mente e cada vez menos consciente de meu corpo físico.

Estou também bastante cônscio de que posso controlar meu
perespírito, em vez de permitir que o corpo físico atrapalhe minha
decolagem. Agora descanso profundamente – corpo, mente e
perespírito –, todos estão na paz completa. Vejo que meu
perespírito lentamente começa a deslocar-se muito sutilmente.

Dele começa a emanar ondas de radiação cósmica, trazendo-me
paz e relaxação. Sinto-me confortável e seguro.

Estou sentindo-me cada vez mais relaxado. À medida que relaxo
cada vez mais torno-me mais consciente do meu corpo
psicossomático, para o qual lentamente transfiro minha
consciência para assumir meu verdadeiro "EU".

Toda insegurança e todo medo estão indo embora, sendo
substituídos pela consciência plena e dinâmica.

Todo o pessimismo e sentimento de insucesso estão
desaparecendo sendo substituídos pelo otimismo e confiança
própria.

Toda falha consciencial e o desespero deixam-me, sendo
substituídos por gloriosa esperança e prazer infinito.

O ódio e o amargor estão deixando-me, sendo substituídos por
amor desinteressado.

À medida que me deixo relaxar cada vez mais a existência
extrafísica torna-se real em minha vida. O amor, ajuda, incentivo,
paz e alegria estão sempre ao meu alcance.

Com esta maravilhosa capacidade de soltar-me do corpo físico
mantendo a consciência total em corpo perespiritual, conto
inversamente de dez até zero, para aprofundar meu estado de
relaxação.

Dez

Cada vez mais profundamente.

Nove

Continuo a sentir a radiação energética do corpo perespiritual à
medida que se afasta do corpo físico, deixo-me assim aprofundar
cada vez mais.

Oito

Todas as partículas do meu corpo perespiritual estão se soltando
do corpo material total e completamente.


Sete

Mais profundamente, mais, mais, cada vez mais, mais projetado
para cima.

Seis

Subindo, subindo, subindo cada vez mais.

Cinco

Deixo-me envolver cada vez mais.

Quatro

Três
Dois
Um
Zero

Pronto: agora sinta seu corpo perespiritual. Eu após a contagem
de um a cinco me verei longe do corpo físico com total consciência
e calma.

Um

Se caso sentir o estado vibracional aceitarei a sensação com amor
pois não me afetará emocionalmente.

Dois

Estou flutuando, sentindo um pouco de vertigem, mas tudo bem
controlado.

Três
Quatro

Estou flutuando, começando a criar consciência total fora do
corpo.

Cinco

Pronto. Estou fora do corpo material, consciente e em paz.

Vou vagarosamente voltar-me para ver meu corpo material e assim
constatar a veracidade dos fatos.

Daqui em diante estarei a mercê dos meus próprios pensamentos
controlados e sempre ciente de minha consciência para me
amparar.

A qualquer momento que desejar retornar ao físico, bastará
apenas pensar nele e assim me encontrarei dentro do corpo
material consciente e não sentirei qualquer sensação ruim que me
deixe em estado depressivo.

E assim, toda vez que desejar passar pela experiência fora do
corpo, precisarei apenas deitar-me e pronunciar a palavra
"Projete", e estarei fora do corpo físico conscientemente, mas
apenas quando desejar, lembre-se, apenas quando desejar.



2) Visualização projetiva

Este método também é eficaz mas exige um pouco mais de
concentração do praticante.
A técnica da visualização é a seguinte:

a) O praticante deverá visualizar mentalmente o local que desejará
estar extrafisicamente.
b) Em sua própria mente procurará observar em detalhes o
panorama sentindo inclusive o aroma, temperatura e todos os
pormenores do local.
c) Gradativamente seu "EU" interior começará a se imbuir de
vontade para projetar-se até o referido local.
d) A projeção poderá dar inicio através de cenas oníricas
estimulantes que despertarão as ondas vibratórias por todo o
corpo

Isto poderá ser feito no momento em que desejar recolher-se para
dormir. O horário entre 22:00 hs. em diante é propício, pois as
ondas vibratórias do local onde se vive oferecem menos
interferências neste período.

Muitas pessoas queixam-se por não conseguirem o menor efeito
projetivo, mas analisando caso a caso o procedimento usado,
pude perceber que as pessoas visualizavam o local como um
quadro pintado, não sentindo-se adequadamente como parte
integrante da cena construída mentalmente.

A persistência também faz-se necessária.



3) Meditação

Este é um assunto que merece uma boa explanação diferencial
entre meditação, concentração e contemplação.

Conforme planilha estatística anteriormente apresentada, vi-mos
que, para mim, particularmente, este foi o método mais eficaz para
uma saída efetiva do corpo físico.

Assim, achei-me no dever de explicar o que é realmente a
meditação.

Concentração

Focalização da atenção na observação e conclusão de algo, ou
um princípio.

Contemplação

O conjunto entre discernimento e razão empregados
conjuntamente para a avaliação de nossos estímulos sensórios e
imagens mentais. Através de certas técnicas conseguimos
controlar nosso mundo interior e exterior.

Meditação

Técnica de discernimento e indicação de futuras possibilidades.

Estímulos interiores são despertados, auxiliando-nos a encontrar
maneiras novas de agir levando-nos a novas descobertas.

Algumas vezes estas soluções vêm através de símbolos oníricos
ou sonhos em seu contexto simbólico. O sonho será abordado
mais a frente.

A meditação é uma arte que deve ser praticada diariamente e não
treinada por alguns dias e deixada de lado. Trata-se de
persistência e perseverança, ambas combinadas para, assim,
conquistarmos um objetivo.

Esta técnica possui um efeito direto no físico, quando devidamente
praticada. Já tive a oportunidade de observar pessoas totalmente
estressadas recuperarem-se em questão de minutos de
meditação.

Qual será, então, o segredo?

1 – Contenção de qualquer estímulo sensorial e emocional.
2 – Relaxamento do corpo físico mas a mente desperta para as
impressões provenientes do próprio subconsciente.
3 – Vontade de praticar a técnica

Lembre-se, a meditação não é um momento de solicitações
divinas. É mais que isso. Trata-se de um momento usado para seu
próprio restabelecimento, paz e interiorizarão, fazendo com que o
"eu" menor fique sob controle total.

Um garoto não se torna um homem de um dia para o outro. Em
termos espirituais os homens da Terra não passam de embriões
que estarão nascendo em breve para o verdadeiro caminho do
autoconhecimento.

A meditação, em nosso caso específico, pode ser considerada
como uma contemplação das realidades paralelas. O
conhecimento, pelo menos introdutório, desta arte, fará com que
determinados mecanismos de transformação interior comecem a
ser disparados mostrando ao iniciante que existem verdades que
encontram-se ocultas no seu próprio "EU".

O objetivo desta técnica é justamente despertar no homem aquilo
de mais essencial que existe dentro de si possibilitando-o a
integrar-se diretamente com as mais variadas realidades de sua
vivência sobre este Planeta.

A meditação está intimamente ligada com a ativação chácrica
(veículos de manifestação), assunto este que demandaria mais um
capítulo para explicar de forma detalhada o funcionamento
específico destes vórtices de energia, os quais possibilitam a
interconexão com os mundos paralelos.

Acredito que o fato do leitor submeter-se aos exercícios da
projeção, não só constantes neste livro, mas em outros vários,
iniciará o despertamento necessário para que a ativação chácrica
ocorra. A idéia é tornar a experiência da viagem fora do corpo mais
simples possível, evitado tantos dados técnicos que possam,
porventura, complicar o praticante.

No intuito de não alongarmos mais, gostaria de apresentar
algumas preparações prévias para o início da meditação.

Vestimentas

Se possível, a meditação deverá ser realizada em vestimentas
folgadas e de cores claras, tais como branco, amarelo infantil, azul
claro, etc. Muitos preferem meditar totalmente nus.

Uma vestimenta específica para este fim é aconselhável pois além
das características do tipo da confecção, a mente criará um
estímulo automático cada vez que visualizá-la, ajudando na
motivação em meditar. Poderíamos considerar isto como uma
simbologia especificamente falando.

Postura

Muitos consideram a postura como algo extremamente importante.
Na realidade devemos lembrar que a postura mental é o que
realmente é válido pois não importa se sua meditação está sendo
realizada na posição vertical, horizontal, inclinado ou o que seja,
mas sim o que voga, e muito, é a condição mental para a
realização da interiorização.

A meditação é mais importante que a postura, exatamente como o
tronco da árvore é mais importante que os galhos.

Se sua postura for sentada, sua coluna vertebral deverá ser ereta
e não esticada. A coluna, em sua forma anatômica, fica deformada
causando problemas de sustentação do peso e conseqüentemente
o cansaço sobrevêm.

Se uma cadeira ou poltrona for usada, escolha aquela que mais
confortável e que molde o corpo, no sentido de que todos os
músculos posteriores possam relaxar.

Lembre-se, a meditação exige uma mente alerta, não
confundindo-se com o sono ou devaneio. A atenção faz-se
necessária, o que não ocorre no sono.

Respiração

Como exercício preliminar à meditação, o hábito de se respirar
bem poderá ajudar imensamente na desintoxicação orgânica e
conseqüentemente na irrigação da energia prânica ao cérebro
material, intensificando determinadas áreas envolvidas no
desprendimento do duplo etérico.

Para aqueles que nunca praticaram este tipo de respiração,
proposto logo a seguir, o efeito poderá ser de tontura, enjôo, ou
elevação de temperatura, conseqüência do choque energético do
organismo deficiente com uma energia mais vitalizante.

Nossa proposta para uma respiração preliminar é a seguinte:

1 – Respire profundamente. Ao relaxar contraia os músculos do
estômago para que o restante do ar já utilizado seja expelido,
ocasionando, assim, uma limpeza geral dos pulmões. Repita o
processo três vezes. Agora siga para o segundo passo.
2 – Respire profundamente e prenda respiração, até o mexi-mo
que agüentar. Agora exale vagarosamente. Retire o resto do ar
contido contraindo os músculos do estômago. Repita o processo
três vezes.
3 – Após as respirações profundas, vamos partir para a respiração
oposta.
Exale todo o ar dos pulmões. Mantenha-os sem ar o máximo de
tempo que agüentar. Dado seu tempo limite, inspire
vagarosamente e retorne sua respiração normal por alguns
segundos. Repita o processo.

Após este exercício mantenha-se calmo e quieto, na posição que
mais 1he aprouver. Interiorize-se e instigue sua mente a pensar
sobre uma saída do corpo físico.

Os seguintes estímulos poderão ser sugeridos:

a) Imaginar estar olhando seu próprio corpo.
b) Visualizar o ambiente fora de sua casa.
c) Visualizar um vôo sobre o local onde se encontra.
d) Ir em direção a algum amigo ou amiga que se encontra distante.
e) Imaginar o corpo tão leve como uma pluma etc.

Lembre-se, qualquer pensamento que invada sua mente, que não
seja aquele solicitado por você, dever ser rejeitado para não
atrapalhar o bom andamento do trabalho da meditação.

Este trabalho de meditação ajuda a acelerar o processo de
transformação psicobioenergética do indivíduo, preparando-o para
uma experiência transcendental.

Esta transformação gradativa, demandando apenas persistência e
força de vontade.

A visualização não é imaginação. Imaginação é, geralmente,
disparada por estímulos sensoriais. Um exemplo elucidativo pode
ser elucidado. Quando andamos por uma estrada escura e
subitamente ouvimos alguns arbustos se mexendo logo adiante,
imediatamente a nossa mente "imagina" o que poderia ser. "Talvez
um animal? ou um ladrão?"

Somos, em geral, negativamente estimulados, ou melhor,
receptivos a estímulos. A imaginação é uma faculdade negativa e
incontrolável, pelo menos para a maioria de nós.

Por outro lado, a visualização é um processo positivo. Imagens
visuais são introduzidas em nossa mente de uma forma controlada
De fato, a mente. sob controle constrói a imagem à margem do
mundo material, deliberada e criativamente. O procedimento não é
iniciado por um impulso súbito, por exemplo, o resultado de um
susto, ou desejo, ou estímulo sensorial.

Na realidade, a visualização é bem sucedida quando a entrada
sensória é cortada completamente, isto é, quando os sentidos
convencionais ficam suprimidos pela vontade.

Os estímulos visuais anteriormente propostos, deverão ser
praticados minuciosamente, ou seja, um deles deverá ser
escolhido e sua visualização mental deverá ser clara e bem
definida.

Lembre-se que quanto mais inerte o corpo físico melhor a
visualização e conseqüentemente a saída do corpo em completo
grau de consciência ocorrerá.

Você e somente você ser responsável pelo primeiro passo para a
exploração de si mesmo. Após isto, a grande alquimia interior
iniciará sua transformação de simples ninfa em uma esplendorosa
borboleta.













O sono em si é algo muito curioso. Muitos foram os grandes
homens que estudaram o estado onírico, mas poucos conseguiram
explicar o que ocorria quando suas consciências tomavam
conhecimento de que estavam sonhando e assim assumiam o
comando dos acontecimentos.

A isto chamamos de sonhos translúcidos.

Farei uma melhor comparação entre os mais variados tipos de
sonhos.

Primeiramente, perguntaríanos, o que é um sonho?

Algumas respostas são propostas por muitos pesquisadores, como
por exemplo:

– Um sonho é uma manifestação de imagens e, às vezes, sons os
quais apresentam interrelaçóes comuns ou incomuns.

– Um sonho é um espelho que reflete algum aspecto da vida ou do
inconsciente.

– Um sonho é um chamado para viver a vida de uma forma mais
intensa do que pode ser vivida em apenas um estágio de
consciência.

– Um sonho é a criação da noite etc...

Freqüentemente, as imagens oníricas são o foco central de um
conflito ou tensão interagindo com o eu desafiado. Então, existe a
finalização ou resolução no sonho, no qual o conflito ou
complicação é terminado pela situação onírica, criando-se a
sensação de desabafo ou equilíbrio. Mas nem sempre assim
ocorre. Isto dependerá do grau de complicação no qual o sonhador
está envolvido.

Não me cabe aqui discutir o que seja o sonho, mas sim, de
explicar, ou melhor, fornecer alguns dados referenciais sobre
algumas modalidades de sonho e proporcionar ao leitor uma
sensibilidade mais acurada de distinguir um determinado
fenômeno onírico de uma projeção, e certamente ensinar como
despertar o "EU" extrafísico através de um sonho translúcido.


Tipos de sonho

Existem muitos tipos de sonhos que podem ocorrer em uma noite
apenas.

Existem os pesadelos, ou sonhos de extrema ansiedade nos quais
o que não é encarado conscientemente pelo sonhador, sobrevirá a
toda força inconscientemente num sonho.

Muitas vezes os pesadelos podem ser utilizados como molas
impulsoras para o estímulo de uma projeção consciente.

Ocorre, então, o que chamamos de sonhos estimuladores, os
quais classificam-se como sonhos translúcidos, e
conseqüentemente, após algum treino, poderão ser dominados e,
assim, serão como portas de entrada para uma nova dimensão.

Vamos então classificar melhor alguns tipos de sonhos mais
comuns.


1 – Os grande sonhos

São aqueles que refletem a maior parte de nossas vidas e os
quais são repletos de simbolismos espirituais de total significado
para o nosso "EU" interior. Eles ajudam a clarificar nossas mentes
conscientes e nos fornecem informações curativas para qualquer
problema que esteja perturbando nossa vida consciente.


2 – Sonho ordinário

É o sonho do dia-a-dia, muitas vezes apresentados de maneira
jocosa e sem sentido.

São imagens sem significado, decorrentes de impulsos
psicoemocionais saturados em nossa mente subconsciente.

3 – Sonho comprobatório

São aqueles que mostram que o caminho que tomamos em nossa
vida foi o melhor que poderíamos ter feito.

Por exemplo: Uma pessoa sonhou um dia depois de ter saído de
seu emprego, o qual não mais suportava, que sua avó, há muito
falecida e a qual era muito querida, vinha de um lugar muito
distante para parabenizá-lo pela decisão que havia tomado e que
assim que iniciasse o novo emprego seria muito bem sucedida. No
dia seguinte, a pessoa acordou cheia de coragem para enfrentar a
nova situação.


4 – Sonho premonitório

São aqueles os quais o indivíduo sonha algo que irá ocorrer com
ele mesmo ou com alguém bem próximo de sua convivência diária.
Trata-se de uma expansão de consciência podendo ser
considerada até mesmo como um impulso que desfia o tempo e
espaço.


5 – Sonho translúcido

Descreve o estado onírico no qual o ego, ou melhor, o EU, para
aquela experiência em si orientando as cenas e imagens oníricas
conforme seu desejo e livre escolha, ou então, o sonhador
percebe que está sonhando e passa a perceber q que está
ocorrendo, passando então a ponderar e orientar as cenas. Isto é
o que está bem próximo para o disparo de uma projeção
consciente. Certamente alguns sonhos são mais intensos ou
vívidos que outros.

Na realidade, o estado de sonho translúcido deveria ser o ponto
que todas as pessoas, ao menos, deveriam alcançar, no intuito de,
posteriormente, analisarem de uma forma mais ponderada o que
ocorre a nível subconsciente, pois sabemos que muitos de nós
deixamos nossos impulsos apoderarem-se de nós sem ao menos
questionarmos a nós mesmos o porquê daquilo realmente
acontecer.

Através do sonho translúcido podemos ter acesso que desejamos
aos pontos mais sensíveis de nossas mentes.

Como chegar ao ponto de controlarmos o próprio sonho?

Para tal, aqui proponho alguns exercícios que poderão ser úteis ao
desenvolvimento do estado translúcido. Esta experiência foi
extraída do tratado sobre "Dreamwork" desenvolvido pelo
Jungian-Senoi Institute dirigido pelo professor Strephon Kaplan
Williams, como segue:


Sonhando translucidamente

1 – Determine seus valores, razões e intenções para produzir o
sonho translúcido.
2 – Faça uma lista dos perigos, em termos de importância própria,
os quais poderão ocorrer e perturbar seu intento de produzir o
sonho translúcido.
3 – Formule uma ação simples ou sinal, o qual, no momento em
que o sonho ocorrer fará disparar a consciência de que está
sonhando. Você poderá escolher qualquer objeto ou parte do
corpo, como sinal, o qual assim que focalizado na cena onírica
entrará em reação com aquilo previamente determinado
conscientemente.
4 – Mantenha sempre um registro de sucessos e falhas.
5 – Assim que conseguir engendrar em sua mente o sinal, procure
perceber em detalhes o momento certo de influenciar seu próprio
sonho. Procure dominar exatatamente o que está acontecendo,
tornando-se senhor de seu próprio mundo onírico.
6 – A próxima fase é escolher o que fazer com a habilidade de se
influenciar o sonho. Você pode manipular o estado onírico de
várias formas, por exemplo, escolher voar ou deixar seu corpo e
explorar ~a outra cidade.
7 – Registre o que viu e sentiu. Avalie seu significado.
8 – Examine detalhadamente os sonhos translúcidos espontâneos
pois os mesmos podem conter sinais que poderão tornar-se sinais
para o disparo permanente de indução a novas experiências
translúcidas.

Como podemos notar, esta foi mais uma dica útil que poderá
auxiliar o leitor a vivenciar, de uma forma mais efetiva e controlada,
a experiência fora do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário