quarta-feira, 29 de setembro de 2010

PROCEDIMENTOS DE COMO ELABORAR UMA CONFERÊNCIA

O quê é uma Conferência?
Orientação Geral sobre Objetivos, significados e encaminhamentos de uma
Conferência Pública.
O que é uma Conferência?
Uma conferência de determinada política pública tem o objetivo de verificar como está o
desenvolvimento de um assunto de interesse global no âmbito local, estadual, nacional e internacional.. Assim, dependendo da periodicidade estabelecida pela organização nacional, de tempos em tempos – 2,3 ou quatro anos, em geral –, são realizadas novas conferências para avaliar o seu desenvolvimento e estabelecer novas metas, sempre somadas às deliberações anteriores.
Quem convoca?
O ideal é que lideranças especializadas em determinado setor determinem o chamamento da sociedade à participação. Caso isto não aconteça, o movimento social organizado, através dos Conselhos ou não, podem se auto-convocar através de edital público ou eletrônico e de livre acesso da comunidade.
Quais os procedimentos?Convocar a realização da mesma, nomear uma Comissão de Organização, estabelecer o cronograma de ação. Esta Comissão tem a tarefa de elaborar o Regulamento da Conferência e o Regimento da mesma.
O que é Regimento de uma Conferência?
São as normas que regulam a sua realização, o cronograma, o local, as condições materiais e humanas para sua realização, o temário, quem são os participantes, os convidados, os palestrantes e quais os encaminhamentos aos documentos produzidos.
O que é o Regulamento de uma Conferência? São as normas que devem ser consensuadas pelos participantes; este é um documento que deve ser elaborado pela Comissão Organizadora e pactuado por todos os participantes, sua leitura e aprovação, então, precisa ser o primeiro ato da Conferência, precedendo inclusive os atos de abertura da mesma, pois é nele que se estabelecem os princípios que orientarão os debates e sua sistematização. Deve estabelecer até que horas é aceito o credenciamento de participantes; a lista de presentes com identificação completa de cada participante (nome, RG, endereço, endereço eletrônico, telefone de contato), a distribuição dos temas e a formação dos grupos, como são apresentados os documentos de análise, e a consolidação das resoluções e moções.
1 Orientação geral sobre o significado e encaminhamentos de uma Conferência,
Credenciamento:Deve ser feito na entrada do espaço da Conferência, com a identificação de cada um dos participantes, na Lista de Presentes, através do nome legível, número da Carteira de Identidade – RG, endereço, endereço eletrônico – email, e telefone de contato. Esta relação deverá ser encaminhada à Coordenação da Conferência, isto é, da instância superior, para a construção do documento que orientará o documento de políticas relativas ao tema abordado.
Grupos de Trabalho
Via de regra, são formados a partir dos eixos determinados para a discussão do temário central, por exemplo, saúde, educação, geração de emprego e renda, quando o eixo é de determinada parcela da sociedade.
O que são resoluções? São as sugestões apresentadas nos grupos, aprovadas nos grupos e submetidas à Plenária Final, que, após aprovada pela Plenária passa à memória da Conferência como Resolução da Conferência.
O que são moções? São opiniões consensuadas pelos participantes, podem vir aprovadas pelos grupos ou submetidas direto à Plenária Final, dizem respeito a outros assuntos que não especificamente à política em discussão ou à instância onde está sendo discutida e deverá, após sua aprovação, ser encaminhada à instância devida.
Plenária Final, o que é?
É a reunião realizada com a participação de todos os inscritos com direito a voz e voto –os conferencistas – pessoas ligadas diretamente àquela política, que, inscritos devidamente, são habilitados ao voto. É nesta reunião, realizada ao final dos trabalhos, que serão apresentadas todas as resoluções de cada grupo para serem aprovadas, rejeitadas/suprimidas ou modificadas cada uma das resoluções ou em grupo de resoluções.
Encaminhamento das Resoluções da Conferência:
1. É o documento de acompanhamento da política que foi analisada;
2. Deve ser disponibilizado a todos os participantes;
3. Será o documento básico da próxima Conferência...
Bom e próspero trabalho a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário